Na manhã desta segunda-feira (25/6), foi aberta oficialmente a ABF Franchising Week 2018 com o 12º Seminário Setorial ABF de Food Service e Pós-NRA Show. O presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior, relacionou o tema da semana do setor deste ano à Copa do Mundo: “’Juntos Somos o Franchising Brasileiro – Propósito, Transformação e Colaboração’. União nos remete a trabalho em equipe, equipe a um time de futebol. E como estamos em plena Copa, faço aqui uma analogia entre nós, que atuamos no franchising, e o futebol, esse esporte que identifica o Brasil e une o mundo. Nas franquias, como no futebol, franqueadores e franqueados formam um time, unem-se em torno de um mesmo sonho, que é a vitória nos negócios, e para chegar à meta e fazer gols, jogamos de forma colaborativa, sabendo que cada um em sua função tem um papel fundamental para que a vitória seja alcançada”.
João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Food Service ABF, deu as boas-vindas aos participantes e detalhou o rico conteúdo que será apresentado durante todo o dia, no qual os resultados da 12ª Pesquisa Setorial ABF de Food Service estão entre os principais assuntos.
Gabriel Mariotto, gerente de inteligência da Cielo, apresentou tendências do mercado de alimentação e um overview do desempenho do varejo e do sistema de franquias. Segundo ele, para crescer as redes devem investir mais em inteligência de mercado.
O estudo setorial foi debatido no painel que contou com as participações de Reinaldo Varela, fundador da rede Divino Fogão, Ricardo Alves, CEO da Halipar – holding que detém as marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho – Marcelo Farrel, diretor do Bob’s, Victor Giansante, fundador da Boali, Enzo Donna, diretor geral da ECD Food Service, moderado por Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.
Saudabilidade
“A maior inovação está ligada à saudabilidade”, disse Donna. Um dos dados da pesquisa que comprovam o crescimento dessa tendência é a adoção do cardápio com pratos mais saudáveis, que sobe de 43% para 55% do ano passado para 2018 e 2019. “É a sintonia do segmento com as tendências do consumidor. Saudabilidade veio para ficar”, observou o especialista. E, concluindo, disse: “Você estar ao lado do seu cliente é o melhor remédio em época de crise”.
A tendência de crescimento é observada também por Giansante, que comanda a rede de alimentação saudável. Para ele, o crescimento vem ocorrendo gradativamente e “a alimentação saudável ainda tem muito espaço para crescer”.
De acordo com Farrel, customização do pedido e redução do atrito com o cliente no balcão foram os principais motivos que levaram o Bob’s a lançar em 2014 as lojas digitais. O modelo, disse o executivo, está atualmente em 40% das unidades da rede que até 2020 deve estar totalmente digitalizada. Ainda segundo Farrel, há uma forte tendência de simplificação de menu no food service.
As tendências de monitoramento do consumidor foram comentadas por Varella. “Estamos atentos às mídias sociais o tempo inteiro”, ressaltou. Segundo o executivo, responder rápido e divulgar as receitas e tudo o que a rede faz no Minuto Divino Fogão, hoje com 2 milhões de visualizações, tem dado muito resultado.
“O delivery já é uma realidade, não é mais uma expectativa”, observou Alves, da Halipar. Ainda de acordo com o executivo, o sistema de entrega tem que ser muito pensado e estruturado.
Saiba mais:
- Transformação digital e experiência do cliente em debate no evento ABF;
- Pós-NRA Show ABF encerra o 12º Seminário de Food Service;
- Congresso de Expansão de Redes 2018 abre 2º dia da ABF Franchising Week;
- Os caminhos para se desenvolver franquias consistentes e duradouras;
- Especialistas abordam etapas indispensáveis para o sucesso na expansão;
- As lições inspiradoras de Amyr Klink para o franchising;
- Começa a 27ª ABF Franchising Expo com novidades e tendências;
- Oportunidades e desafios em foco no 4º Congresso Internacional de Franchising ABF;
- De uma loja de gelo à maior rede do mundo: o case de sucesso da 7-Eleven;
- Multifranqueados, educação e ferramentas de gestão;
- Ministro do STF Luiz Fux abre o 11º Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial ABF;
- Simpósio Jurídico ABF debate jurimetria e os desafios dos novos modelos de negócios;
- Vencedores do Prêmio Design de Estande 2018 são anunciados durante 27ª edição da ABF Franchising Expo;
- Feira anuncia vencedores do Prêmio ABF Estande Sustentável 2018;
- Marcas comemoram participação na 27ª ABF Franchising Expo;
- Espaços especializados aprofundam experiência na ABF Expo 2018;
- Exposição do Bem: ABF Expo traz produtos solidários da Amigos do Bem;
- Balanço: ABF Expo 2018 apresenta nova face do franchising brasileiro.
Fotos: Keiny Andrade