Início Notícias ABF em Ação 12º Seminário Setorial Food Service e Pós-NRA Show dá o ponta-pé inicial na ABF Franchising Week 2018

12º Seminário Setorial Food Service e Pós-NRA Show dá o ponta-pé inicial na ABF Franchising Week 2018

12º Seminário Setorial Food Service e Pós-NRA Show dá o ponta-pé inicial na ABF Franchising Week 2018
Altino Cristofoletti Jr., presidente da ABF, abre a Franchising Week 2018

Na manhã desta segunda-feira (25/6), foi aberta oficialmente a ABF Franchising Week 2018 com o 12º Seminário Setorial ABF de Food Service e Pós-NRA Show. O presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior, relacionou o tema da semana do setor deste ano à Copa do Mundo: “’Juntos Somos o Franchising Brasileiro – Propósito, Transformação e Colaboração’. União nos remete a trabalho em equipe, equipe a um time de futebol. E como estamos em plena Copa, faço aqui uma analogia entre nós, que atuamos no franchising, e o futebol, esse esporte que identifica o Brasil e une o mundo. Nas franquias, como no futebol, franqueadores e franqueados formam um time, unem-se em torno de um mesmo sonho, que é a vitória nos negócios, e para chegar à meta e fazer gols, jogamos de forma colaborativa, sabendo que cada um em sua função tem um papel fundamental para que a vitória seja alcançada”.

João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Food Service ABF, deu as boas-vindas aos participantes e detalhou o rico conteúdo que será apresentado durante todo o dia, no qual os resultados da 12ª Pesquisa Setorial ABF de Food Service estão entre os principais assuntos.

Gabriel Mariotto, gerente de inteligência da Cielo, apresentou tendências do mercado de alimentação e um overview do desempenho do varejo e do sistema de franquias. Segundo ele, para crescer as redes devem investir mais em inteligência de mercado.

Food
(A partir da esq.) Reinaldo Varella (Divino Fogão), Marcelo Farrel (Bob’s), Simone Galante (Galunion), Ricardo Alves (Halipar), Victor Giansante (Boali) e Enzo Donna (ECD Food Service)

O estudo setorial foi debatido no painel que contou com as participações de Reinaldo Varela, fundador da rede Divino Fogão, Ricardo Alves, CEO da Halipar – holding que detém as marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho – Marcelo Farrel, diretor do Bob’s, Victor Giansante, fundador da Boali, Enzo Donna, diretor geral da ECD Food Service, moderado por Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.

Saudabilidade

“A maior inovação está ligada à saudabilidade”, disse Donna. Um dos dados da pesquisa que comprovam o crescimento dessa tendência é a adoção do cardápio com pratos mais saudáveis, que sobe de 43% para 55% do ano passado para 2018 e 2019. “É a sintonia do segmento com as tendências do consumidor. Saudabilidade veio para ficar”, observou o especialista. E, concluindo, disse: “Você estar ao lado do seu cliente é o melhor remédio em época de crise”.

A tendência de crescimento é observada também por Giansante, que comanda a rede de alimentação saudável. Para ele, o crescimento vem ocorrendo gradativamente e “a alimentação saudável ainda tem muito espaço para crescer”.

De acordo com Farrel, customização do pedido e redução do atrito com o cliente no balcão foram os principais motivos que levaram o Bob’s a lançar em 2014 as lojas digitais. O modelo, disse o executivo, está atualmente em 40% das unidades da rede que até 2020 deve estar totalmente digitalizada. Ainda segundo Farrel, há uma forte tendência de simplificação de menu no food service.

As tendências de monitoramento do consumidor foram comentadas por Varella. “Estamos atentos às mídias sociais o tempo inteiro”, ressaltou. Segundo o executivo, responder rápido e divulgar as receitas e tudo o que a rede faz no Minuto Divino Fogão, hoje com 2 milhões de visualizações, tem dado muito resultado.

“O delivery já é uma realidade, não é mais uma expectativa”, observou Alves, da Halipar. Ainda de acordo com o executivo, o sistema de entrega tem que ser muito pensado e estruturado.

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Fotos: Keiny Andrade