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Especialistas abordam etapas indispensáveis para o sucesso na expansão

Especialistas abordam etapas indispensáveis para o sucesso na expansão
(A partir da dir.) André Friedheim (ABF), Susana Figoli (Geofusion), Julio Takano (Kawahara Takano) e Alberto Oyama (ABF e L'Occitane au Brésil)

As “etapas indispensáveis para o sucesso na expansão de redes” foram debatidas por Alberto Oyama, diretor de franqueados da ABF e desenvolvedor de área da L’Occitane au Brésil, Julio Takano, fundador e CEO da Kawahara Takano Retailling, Susana Figoli, sócia-fundadora e diretora de inteligência de mercado da Geofusion e André Friedheim, vice-presidente da ABF, como moderador.

Os especialistas ressaltaram a importância do planejamento estratégico, de dimensionar o mercado, conhecer o público-alvo e o ponto de localização da franquia para alcançar e conquistar o cliente.

Marca lançada no Brasil em 2013, a L’Occitane au Brésil  possui  19 linhas, 187 pontos de venda (PDVs) e 218 produtos. Segundo Oyama, atualmente 114 unidades têm um plano de expansão para os próximos cinco anos, 90% com os atuais franqueados e 10% com os novos.

A executiva da Geofusion falou a respeito das áreas de influência, que são definidas na mensuração do tempo gasto ou da distância percorrida pelos clientes para chegar a uma loja ou ponto comercial. De acordo com Susana, “o conceito de área de influência é muito importante para os negócios. Quem define é o seu cliente e depende do que você oferece a ele”. Ainda segundo a especialista, 70% a 80% do faturamento das unidades virão da área de influência primária.

Para Takano, o departamento de expansão como guardião das informações de geolocalização faz um trabalho essencial para a rede. “Guardar as informações é fundamental porque os ciclos de sucesso se repetem. O problema é que as empresas estão perdendo essas informações, seja por problemas de gestão, seja por processos”, alertou.

Foto: Keiny Andrade