Início Notícias ABF em Ação Começa a 27ª ABF Franchising Expo com novidades e tendências

Começa a 27ª ABF Franchising Expo com novidades e tendências

Começa a 27ª ABF Franchising Expo com novidades e tendências
Feira da ABF aberta: José Danhesi (Informa Exhibitions), Diego Elizarraras, secretário geral da FIAF, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, Altino Cristofoletti Jr. e Artur Grynbaum (ABF), Douglas Finardi (MDIC) e deputado federal Walter Ihoshi

A ABF Franchising Expo 2018 abriu para o público em ritmo de Copa do Mundo às 9 horas desta quarta-feira (27/6). O horário excepcional foi alterado apenas em virtude do jogo do Brasil nesta quarta. A partir do dia 28, a exposição volta ao seu horário normal: 5ª e sexta-feira, das 13h às 21h, e no sábado, das 11h30h às 18h30.

Feira oficial do franchising brasileiro, a ABF Expo acelera na sua 27ª edição com novidades e lançamentos das redes para o novo momento da economia brasileira. O setor de franquias manteve uma taxa de crescimento de cerca de 8% nos últimos 3 anos e projeta aumento da receita para 2018 também. Realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a feira ocorre de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Dentre as novidades, está a criação do Boulevard de Microfranquias, espaço dedicado a redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, do ABF Lab by Oasis, com soluções de start-ups para o setor de franchising, e do Lounge da Copa, com transmissões dos principais jogos do torneio. A feira reunirá cerca de 400 marcas expositoras e prevê receber uma visitação de 65 mil pessoas nos 4 dias do evento. Esta edição tem o patrocínio de Bradesco, Santander, Getnet, Banco do Brasil, Cielo, Itaú Empresas, Itaú e Rede.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “estamos vivendo um momento de mudança da maré: inflação baixa, crescimento do PIB e recuperação do emprego e outros indicadores. Tudo isso em um ambiente com custos mais baixos, especialmente os relacionados a imóveis. Logo, é um ótimo momento para investir e estar posicionado para a nova curva de crescimento que se avizinha. Na ABF Franchising Expo, empreendedores de diferentes perfis poderão conferir o que as redes estão preparando para este momento, além de outras inovações em termos de modelo, faixa de investimento, nichos e condições especiais”.

Nos 31 mil m² de exposição, a ABF Expo trará franquias com investimento inicial de menos de R$ 10 mil até mais de R$ 1 milhão, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores, shopping centers e pontos comerciais. Dentre as tendências observadas entre os expositores, destaque para a maior integração de tecnologias inovadoras a diversas fases do negócio, a diversificação de modelos e canais de venda, o desenvolvimento de formatos de franquia com custo reduzido (“franquias light”) e novos nichos. Nota-se também uma presença mais significativa de fintechs (jovens empresas do setor financeiro) que adotam o modelo de franquias e a reinvenção de segmentos tradicionais como o de Alimentação e de Serviços Educacionais.

Na área de inovação, temos exemplos de sistemas de automação e para melhorar a gestão das unidades e reduzir custos, óculos 3D, plataformas de mobile marketing, games de realidade virtual, software em inteligência em varejo, simulador de montanha russa que ensina a escolher uma franquia, uso de inteligência artificial e Big Data, assistente pessoal digital e até uma solução que permite escolher o nível do colarinho do chopp e efetuar diretamente o pagamento. Em termos de formato, além dos já conhecidos quiosques, cresceu a presença de containers, bikes, carrinhos, vending machines, e-commerce, delivery, venda direta e store in store (a exemplo de uma cafeteria dentro de um banco). Nichos como moda sertaneja, escolas de gastronomia, efeitos visuais, rock, robótica e programação, arcade de realidade virtual, reparo rápido de celular, produtos de limpeza, cosméticos capilares, mental care, crédito online, farmácia de manipulação veterinária, estágios e até personal organizer abraçaram o franchising. Ao menos seis fintechs com soluções para seguros, crédito pessoal, consignado, com garantia de imóveis, além de meios de pagamento, participarão da feira.

Pioneiros no franchising brasileiro, os segmento de Alimentação e Serviços Educacionais mostram ter grande capacidade de adaptação. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual, casual dinner, saudáveis e frescas. Este movimento foi, inclusive, detectado na Pesquisa Setorial ABF Food Service que será lançada durante a ABF Franchising Week. Já o segmento de Serviços Educacionais mergulhou fundo na revolução tecnológica. Na feira, temos exemplos de modelo de negócio baseado em aplicativo, aplicação de realidade aumentada na metodologia de ensino e suporte de um assistente pessoal dotado de inteligência artificial desenvolvido para o ensino do inglês.

Mais atrações

Dois espaços que fizeram sucesso em 2017 estarão de volta: Arena do Conhecimento, espaço com apresentações sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil e a área Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising dos mais diversos tipos como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Dentro desta área, o Smart Mall – espaço da ABF Expo dedicado à inovação aplicada ao franchising e ao varejo – terá este ano o patrocínio da TOTVS, líder no desenvolvimento de soluções de negócio no Brasil e na América Latina. Com a parceria, o espaço ganhou uma nova configuração: serão cinco ambientes que simulam pontos de venda (ótica, perfumaria, loja de roupas, fast food e inclusive uma loja autônoma) com tecnologias inovadoras para diversas etapas do processo de compra. O objetivo é maximizar a experiência do consumidor, ganhar eficiência operacional e potencializar as vendas, de forma orgânica e privilegiando o relacionamento de longo prazo.

“A inovação continua a ser um dos focos da feira. Uma pesquisa inédita da ABF em parceria com a CNS e a Dom Cabral mostra que mais de 90% das redes franqueadoras entrevistadas introduziu alguma inovação entre 2014 e 2016. Na feira, vamos promover um grande benchmark do setor, que já possui vários casos de sucesso nesta área, mas que precisa mergulhar ainda mais fundo em tecnologias disruptivas e nas mudanças de comportamento do consumidor”, completa Altino Cristofoletti Junior.

Venda de ingressos online – Os interessados em visitar a ABF Franchising Expo 2018 já podem garantir seu ingresso. O primeiro passo é realizar o credenciamento online pelo site www.abfexpo.com.br, o que agiliza a entrada na feira e garante um desconto sobre o preço da bilheteria local. Ou seja, a compra do ingresso online sai pelo valor promocional de R$ 70, mesmo durante a realização do evento, de 27 a 30 de junho. E na bilheteria local, a venda de ingressos terá o custo de R$ 80 (sem o desconto). Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.

Foto: Keiny Andrade

SERVIÇO

27ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 27 a 30 de junho de 2018
Horário de Funcionamento:
> Quarta-feira 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)
> Quinta e Sexta 28 e 29/06 – das 13h às 21h
> Sábado 30/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 70
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$80
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.
Informações ao público: (11) 3017-6800

Website: www.abfexpo.com.br

Fotos da edição de 2017: https://www.flickr.com/photos/134212753@N06/