Os principais insights da convenção da National Restaurant Association, maior evento da indústria de alimentação do mundo realizado em fevereiro na cidade de Chicago (EUA), foram apresentados no Pós-NRA Show ABF. A missão foi organizada pela Galunion Consultoria.
João Baptista Junior apresentou um panorama do mercado de food service norte-americano. Segundo o coordenador do comitê da ABF, estudos apontam que a população dos Estados Unidos gasta 13% da renda em alimentação.
“O franchising ainda é a estratégia de expansão mais adotada pelas redes de alimentação americanas”, afirmou André Friedheim, vice-presidente da ABF.
O case da rede Naf Naf Grill, referência em hospitalidade, uma das visitas técnicas feitas pelo grupo Galunion-ABF na missão ao NRA Show, foi analisado por Friedheim.
Segundo o executivo, as inovações têm garantido o crescimento das redes de franquias de alimentação. Inovação em produtos, formatos e tecnologia são os principais fatores que impulsionam esse crescimento, disse.
Dentre os dados apresentados por Friedheim, 64% dos consumidores sul-americanos querem mais integração entre os canais de tecnologia no seu atendimento.
A feira de tecnologia em alimentação, realizada paralelamente à convenção da NRA, foi detalhada por Rodrigo Oliveira, diretor de ofertas food service da Linx. O executivo destacou no auto-atendimento, a “gaveta inteligente”, que conta o dinheiro, controla todas as transações e traz uma auditoria on-line do recebimento em cash (dinheiro em espécie).
Multicanalidade
A multicanalidade vai prevalecer. Segundo Oliveira, os aplicativos são apenas mais um canal de atendimento e eles não substituirão canais tradicionais, como as lojas físicas, por exemplo, que podem oferecer nova experiência ao cliente. Ainda de acordo com o especialista, pesquisas mostram que 78% dos millennials sempre vão consultar o menu antes de ir ao restaurante, 52% usam app mobile e outros 50% seguem restaurantes nas mídias sociais, portanto, eles devem estar integrados a um app.
Para Simone Galante, CEO da Galunion, os principais insights do evento foram a alimentação plant based (baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural), o tempo como nova moeda do jogo, os robôs e todas ferramentas de automação.
Simone abordou os diversos tipos de comidas, analisando o conceito do que é saudável e afirmou: “Saúde e bem-estar também estão na pauta dos brasileiros”.
Dentre as dicas para revitalizar a marca, Simone destacou: comece sempre com a história de qualidade da comida, fazer o básico bem feito, ter relacionamento profundo com os franqueados, o “rebrand” começa com a comida, use as estratégias e insinghs do cosumidor para lançamento de produto. Entre os desafios, o primeiro é conectar todos os dados, em segundo, estipular preço por demanda e terceiro, a forma de interagir (mobile mindset). Mas, alertou a especialista, “o que importa é o que os clientes estão falando sobre nós. Tudo mudou, mas nada mudou ao mesmo tempo”, concluiu.
Um painel final com uma análise do NRA Show encerrou o evento, moderado por André Friedheim e participação de João Baptista Junior, Simone Galante e Rodrigo Oliveira.
Fotos: Keiny Andrade