Início Notícias ABF em Ação Simpósio Jurídico ABF debate jurimetria aplicada às redes de franquias

Simpósio Jurídico ABF debate jurimetria aplicada às redes de franquias

Simpósio Jurídico ABF debate jurimetria aplicada às redes de franquias
Jurimetria no franchising é analisada por Claudio de Moraes (TOTVS), Fernando Correa (ABJ) e Sidnei Amendoeira ( (Melchior, Micheletti e Amendoeira Advogados)

A jurimetria, emprego da estatística no direito, aplicada às redes de franquia, foi tema do painel moderado por Sidnei Amendoeira (Melchior, Micheletti e Amendoeira Advogados), com a participação de Fernando Correa (Associação Brasileira de Jurimetria) e Claudio de Moraes (TOTVS) no Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial ABF, que integrou a Franchising Week 2018. Os especialistas falaram sobre a importância da utilização do instrumento.

Por meio da jurimetria é possível às redes tomarem decisões estratégicas, disse Correa. O especialista apresentou modelos de cases com análises estatísticas que permitem aos gestores prever as possíveis decisões judiciais com base nos dados já conhecidos e tomar, assim, a melhor decisão. Mas, advertiu: “A jurimetria não veio para fazer milagre”. Segundo ele, devem ser coletados os dados do Judiciário e da empresa, que analisados servem para tomar decisões estratégicas. “A grande dificuldade para expansão da jurimetria é a obtenção dos dados”, observou.

Para Moraes, trata-se de uma jornada, na qual a qualidade do dado é fundamental. Segundo o executivo da TOTVS, nessa jornada o caminho é desenvolver uma controladoria jurídica.

Ainda de acordo com o painelista, a partir da conexão e correlação de diversas informações, como as originárias de provedores de dados, mídias sociais, internet das coisas (IoT) e sensores de dados, as empresas usam o aprendizado automático, ou maching learning, para obter resultados. “Usando esses poderes computacionais conseguimos ter esses insights”, afirmou Moraes.

Foto: Keiny Andrade