Home A ABF Atuação e Objetivos

Atuação e Objetivos

A ABF – Associação Brasileira de Franchising – é uma entidade sem fins lucrativos, criada em julho de 1987.

Hoje, com mais de 30 anos de história, a ABF desfruta de um grande prestígio e de uma imagem consolidada no mercado. Possui mais de 1.100 associados, divididos entre franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores do setor que, nos últimos anos, vêm organizando e participando de diversas ações para o desenvolvimento do sistema no Brasil.

Além de representada por uma Seccional no Rio de Janeiro, a ABF conta também com o apoio de suas regionais: Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordestes, Centro-Oeste e Sul.

Ao longo destes anos a entidade vem ampliando sua atuação em âmbito nacional e internacional. Dedicou-se à realização de inúmeras atividades, sempre visando beneficiar seus associados, promovendo conferências, simpósios, seminários, palestras, cursos, além de encontros de formação técnica sobre o Franchising. Criou, em conjunto com a FIA/PROVAR, o primeiro curso de MBA em Gestão de Franquias da América Latina.

Assinou diversos acordos com bancos nacionais que oferecem um relacionamento melhor com os franqueados e franqueadores. Possui convênio com a Apex-Brasil, um projeto que estimula o crescimento da exportação do franchising brasileiro.

No cenário internacional, a ABF se destaca por seu perfil empreendedor.

A Associação é membro-fundador do WFC (World Franchise Council), entidade que congrega as mais importantes associações no mundo, bem como da FIAF (Federação Ibero-Americana de Franquias). Integra ainda o quadro da IFA (International Franchise Association), além de ser membro correspondente da Federação Européia de Franchising e ocupa uma cadeira no FIRAE – Forum for International Retail Association Executives.

MISSÃO

Sua missão é divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional deste moderno sistema de negócios.

Para isso, congrega todas as partes envolvidas no franchising – franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – em torno de um ideal comum: o Franchising forte, próspero e ético.

OBJETIVOS

  • Promover a defesa do sistema de Franchising junto às autoridades constituídas, órgãos públicos, entidades e associações de classe.
  • Incentivar o aprimoramento das técnicas de atuação de seus associados, através de permanente intercâmbio de informações, dados, ideias, experiências, bem como a elaboração e divulgação de pesquisas, cursos, palestras, seminários, eventos e feiras. Atua, também, publicando e divulgando, constantemente, assuntos atualizados da área, e prestando serviços aos associados.
  • Estabelecer padrões para a prática de Franchising no Brasil, de modo a moralizar o mercado e garantir a seriedade do sistema.
  • Manter o intercâmbio constante com entidades congêneres situadas no exterior, inclusive promovendo e participando de congressos, seminários, debates, e qualquer evento desta ordem, desde que seja de interesse dos associados.

COMISSÃO DE ÉTICA

A Associação Brasileira de Franchising oferece, dentre sua gama de atividades, o Selo de Excelência em Franchising – SEF e a análise de representações, sob a ótica da ética e dos fundamentos que regem o franchising, defendidos pela Comissão de Ética da entidade. Pautando-se pelo sigilo e obedecendo os preceitos éticos do sistema de franquias, os membros da comissão mantêm uma discrição na sua conduta, bem como em relação aos critérios que norteiam os seus trabalhos.

Clique aqui e faça o download do novo Código de Conduta e Princípios Éticos da ABF.

OPERAÇÃO NO BRASIL

Além de prestar apoio e informações sobre o sistema, a ABF oferece um amplo calendário de cursos e eventos destinados, principalmente, às pessoas que desejam ingressar no Sistema de Franchising como Franqueados, Franqueadores ou Prestadores de Serviços.

Periodicamente, a diretoria realiza reuniões abertas a todos os associados, criando uma linha direta para o debate de ideias e discussões de assuntos sobre o setor. Através de um amplo contato com a imprensa, a ABF procura transmitir informações acerca do Sistema de Franchising, seu funcionamento, vantagens, novidades e tudo o mais que possa interessar a mídia externa.

Internamente, as novidades e opiniões são divulgadas através do ABF News (periódico informativo mensal realizado pela editora Lamonica) e do Portal do Franchising, uma forma de todos os associados receberem as principais notícias do setor de franchising de forma simples e dinâmica.

Outra importante atividade é o relacionamento com instituições públicas e privadas, visando criar parcerias e novas possibilidades para o desenvolvimento seguro e acelerado da franquia no Brasil, através de financiamentos, incentivos, legislação e programas de apoio gerencial nas mais diversas áreas.

ESTATUTO SOCIAL E CÓDIGO DE CONDUTA E PRINCÍPIOS ÉTICOS

Clique aqui  e faça o download do arquivo com o Estatuto de Social da ABF.

Clique aqui e faça o download do Código de Conduta e Princípios Éticos da ABF.

Clique aqui e faça o download do Regimento Interno da Comissão de Ética da ABF.

Legislação Conheça a integra da Lei 8.955/94 do Franchising.

CARTILHAS

Para fazer o download do arquivo clique no título da cartilha

– CARTILHA CONSELHO DA FRANQUIA
– CARTILHA DE FRANQUIA TRABALHISTA
– CARTILHA PROPRIEDADE INTELECTUAL
– CARTILHA DA FRANQUIA
GUIA DE ORIENTAÇÃO – MICROFRANQUIAS
– COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR
– COMO ADQUIRIR UMA FRANQUIA
– CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA CANDIDADOS A FRANQUEADO
– GUIA DE ORIENTAÇÃO À INTERNACIONALIZAÇÃO DE FRANQUIAS

Publicado em 10/05/2013