Início Notícias ABF em Ação Feira anuncia vencedores do Prêmio ABF Estande Sustentável 2018

Feira anuncia vencedores do Prêmio ABF Estande Sustentável 2018

Feira anuncia vencedores do Prêmio ABF Estande Sustentável 2018
Rede Água Doce venceu na categoria Montagem Básica

Os vencedores do 8º Prêmio ABF Estande Sustentável foram divulgados nesta sexta-feira, 29 de junho. As marcas iGUi, categoria Grande; Grupo Trigo, categoria Médio; Mordidela, categoria Pequeno e Água Doce; categoria Montagem Básica e suas montadoras foram as que mais se destacaram por adotarem práticas de sustentabilidade durante a 27ª ABF Franchising Expo. Os troféus foram entregues pelo presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior e pelo vice-presidente, André Friedheim. Representantes da Informa Exhibitions também acompanharam a entrega dos troféus.

Dividido em quatro categorias de acordo com o porte do estande – Grande, Médio, Pequeno e Montagem Básica –, o prêmio criado na edição de 2011 da ABF Franchising Expo reconhece e valoriza as marcas expositoras que adotam boas práticas socioambientais em seus espaços, como redução do consumo de água e energia elétrica, reciclabilidade do estande, desperdício de alimentos e controle da emissão de gases causadores do efeito estufa. As informações e dados apurados são analisados pela BR+10, empresa de gestão ambiental especializada em gestão de resíduos, logística reversa e coleta seletiva.

Antônio Leite, presidente do Grupo Trigo, recebe o prêmio do presidente e do vice-presidente da entidade.

Antônio Leite, presidente do Grupo Trigo, conta que toda a montagem do estande foi pensada para reduzir ao máximo os resíduos produzidos: “Utilizamos materiais que serão reaproveitados como o mobiliário e peças em vidro. Não temos plástico aplicado ao estande. A visão do Grupo Trigo para a sustentabilidade gira em torno da preocupação com o meio ambiente, um modelo de negócio que efetivamente se pague e gere ganhos financeiros para o sistema e que também faça bem para a sociedade”.

O presidente da Mordidela, Bruno Zanetti, é categórico: “A sustentabilidade é o futuro da marca”. Para o executivo, é importante que a rede compense, de alguma forma, o uso contínuo de materiais extraídos da natureza: “Fazemos toda a coleta seletiva do óleo utilizado no prepara dos nossos produtos, reutilizamos todo o material do estande e também apoiamos diversos trabalhos sociais”. A rede ganhou o mesmo prêmio também em 2016.

Mordidela ganha prêmio de Sustentabilidade pela segunda vez

Anderson Macelani, arquiteto da iGUi, conta que todo material do estande foi pensado para ser totalmente reutilizado: “A loja TRATABEM em exposição vai direto para um novo franqueado. As estruturas do estande também serão utilizadas em uma loja iGUi ou na feira do próximo ano”. A rede também ganhou o prêmio no ano passado.

iGUi ganha os dois prêmios da feira: Design de Estande e Estande Sustentável

Este ano o prêmio trouxe um dinâmica mais simples de inscrição. A categoria Grande comtempla as redes com estande maiores de 100 m², a Médio de 50 a 99 m², a Pequeno de 26 a 49 m² e a Montagem Básica até 26m².