Oportunidades e desafios em foco no 4º Congresso Internacional de Franchising ABF

(A partir da esq.) Altino Cristofoletti Jr. (Brasil), José Roberto Fernández (Guatemala), Daniel Gavilan (Paraguai), Paulo Antunes (Portugal), Lucas Secades (Argentina), Julio Beleki (México) e Marcel Burgos (Uruguai)

Estreando na programação da ABF Franchising Week, o Congresso Internacional de Franchising, em sua quarta edição, debateu na manhã desta quinta-feira (28/6) oportunidades e desafios que envolvem o setor globalmente. Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade, deu as boas-vindas a todos e apresentou um panorama do processo de internacionalização das franquias made in Brazil. De acordo com dados da ABF, há 142 redes nacionais atuantes em 100 países.

A internacionalização das marcas made in Brazil foi analisada por Thelma Rodrigues, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O assunto é tratado na coletânea de livros publicados bienalmente desde 2010, fruto de uma parceria entre a ABF e a ESPM. Sob o tema “marca”, a quinta edição do chamado “livro verde” intitulado A internacionalização das franquias brasileiras será divulgada em outubro, durante a Convenção ABF do Franchising.

A professora detalhou os aprendizados obtidos em cada um dos estudos. Entre as principais recomendações da especialista para as redes estão: considerem operar no exterior, pois a concorrência aumentará no Brasil; planejem sua atuação internacional, tenham uma estrutura que permita crescer e invistam em pessoas.

Israel: “a nação das startups”

As lições que podemos aprender com Israel, “a nação das startups”, foram apresentadas por Luciana Detoni, diretora de desenvolvimento de negócios do Consulado de Israel. O país tem cultura criativa e DNA empreendedor, é número 1 do mundo em capacidade de inovação, densidade de starups per capita e em gastos totais com planejamento e desenvolvimento (P&D) e o segundo em gestão de capital de risco.

Segundo Luciana, entre as principais características dos Israelenses, o “chutzpah”, a ousadia, se destaca. “A frase ‘missão dada, missão cumprida’ está no mindset [mentalidade] dos israelenses”, disse. Esse mindset israelense explica, por exemplo, a criação de 1.000 startups por ano.

A falta de recursos naturais e as adversidades de um país desértico não são problemas para Israel, onde 80% da água potável é dessalinizada. De acordo com Luciana, o empreendedor israelense se agarra às soluções, não aos problemas.  E diante das limitações de um país pequeno, com reduzido mercado interno, os israelenses criam soluções para serem usadas não em Israel, mas no mundo.

Franchising ibero-americano

Um painel sobre os principais desafios e oportunidades no franchising ibero-americano reuniu líderes do setor, membros da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF).

Participaram Lucas Secades (Argentina), José Roberto Fernández (Guatemala), Julio Beleki (México), Daniel Gavilan (Paraguai), Paulo Antunes (Portugal) e Marcel Burgos (Uruguai). Sob moderação de Altino Cristofoletti Junior, representante do Brasil, eles detalharam o ambiente e as oportunidades de negócios em seus países. Já o mexicano Diego Elizarrarás, secretário geral da FIAF, falou a respeito da trajetória da entidade e do seu papel na representação do sistema de franquias ibero-americano.

Por ocasião da ABF Franchising Week, o Brasil sediou a segunda reunião do ano da FIAF, realizada nesta quinta-feira.

Fotos: Keiny Andrade