De uma loja de gelo à maior rede do mundo: o case de sucesso da 7-Eleven

7 Eleven
Jerome Del Porto, vice-presidente internacional da 7-Eleven, e Marcelo Cherto no painel de encerramento do 4º Congresso Internacional ABF

O 4º Congresso Internacional de Franchising ABF terminou com a apresentação do case internacional de sucesso da gigante norte-americana 7-Eleven, maior rede de franquias do mundo, que conta com mais de 66 mil unidades em 18 países. São 10 mil lojas nos Estados Unidos e 20 mil no Japão, maior operação da rede no mundo. O Vietnã é o mais recente mercado onde a marca abriu unidades.

Com 91 anos de história, a 7-Eleven começou como uma pequena loja de venda de gelo em Dallas, no Texas (EUA). Como funcionava das 7 da manhã às 11 da noite, surgiu o nome. Hoje, todas as lojas da rede funcionam 24 horas, todos os dias.

De acordo com Jerome Pierre Del Porto, vice-presidente internacional, o cliente está no centro do modelo de negócios da 7-Eleven, primeira rede a fazer delivery comercial no mundo.  Nesse modelo, a gestão da mercadoria é feita item por item e a franqueadora trabalha com parceiros que desenvolvem produtos exclusivos. A logística da rede adota um sistema de distribuição combinada, à noite, quando há menos trânsito e clientes nas lojas. A tecnologia de informação é bastante moderna e fica na estrutura básica da companhia. Completam o modelo do negócio o  desenvolvimento de lojas, a aprendizagem e melhoria de execução constantes e a eficiência das operações.

Para o executivo, “o varejo está mudando porque o cliente final muda. Temos que liderar o caminho sempre, entendendo que devemos nos ajustar às necessidades dos clientes” e “a única forma de crescer de maneira sólida é oferecer ao cliente o que ele quer e ter uma verdadeira obsessão por qualidade”, concluiu.

Foto: Keiny Andrade