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ABF Rio debate temas da Convenção IFA

ABF Rio debate temas da Convenção IFA

As principais tendências e conteúdos relevantes da Convenção da International Franchise Association (IFA) de 2019, realizada em Las Vegas de 24 e 27 de fevereiro deste ano, foram apresentados na manhã dessa quarta-feira (20/03), no evento “Pós-IFA 2019” da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio). O evento aconteceu no Hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 85 inscritos.

Na abertura e contextualização, a presidente da ABF Rio Eliane Bernardino falou sobre a delegação brasileira com cerca de 40 integrantes e sobre a força do mercado norte-americano, com mais de 800 mil unidades franqueadas, faturamento anual de US$ 868 bilhões e geração de 9 milhões de empregos. A executiva explicou que, por ser o berço do sistema de franchising, ter tamanha expressividade e ser um mercado com contínua inovação, a Convenção da IFA é uma indispensável fonte de referência e inspiração.

O ciclo de palestras do Pós-IFA da ABF Rio começou com o especialista e diretor adjunto da ABF Rio Rogério Gama, principal curador da Convenção da IFA pela Seccional Rio, que sintetizou as palestras e conteúdos mais relevantes, dentre os quais a palestra do empreendedor americano Gary Vaynerchuk (“Gary Vee”), um dos profissionais de marketing mais reconhecidos e respeitados do mundo. Outras palestras sintetizadas por Gama foram as dos especialistas Todd Davis e Mark Levy, buscando apresentar ao associado que não pôde ir na Convenção o máximo possível de reflexões e conselhos desses renomados oradores. Finalizada a apresentação, o diretor destacou a palestra motivacional do especialista Patrick Sweeney sobre o tema “medo”, como o empresário deve usá-lo a seu favor e até mesmo como ele pode servir de estímulo nos negócios.

Surpreender nos negócios

O consultor Paulo Mendonça falou sobre a atenção ao cliente e a inovação nos negócios como forma de surpreender o consumidor e torná-lo fiel. Como exemplo, compartilhou as lições aprendidas na palestra do escritor americano Shep Hyken a respeito da experiência do cliente.

“É preciso ter um senso crítico, fazer adaptações, mas a relação com o cliente é igual a um papel que você amassa. Ao amassar, ficam marcas. O que acontece na vida do cliente no seu ponto de venda fica uma marca, por isso, surpreenda-o”, ressaltou.

Para Mendonça, os processos nas redes para todos os clientes precisam ser transparentes e ter fluidez nas ações. Em todos os momentos é preciso estar atento sempre na conveniência para que a experiência seja disruptiva e o cliente se torne leal ao seu negócio ou produto.

Franqueador e Franqueado

Finalizando o ciclo de palestras, o empresário Beto Filho, franqueador da Astral, apresentou suas percepções sobre a Convenção da IFA, relacionadas às melhores práticas para as empresas franqueadoras no contexto brasileiro e um pouco sobre a própria vivência na empresa que dirige, com recomendações de imediata aplicação.

Segundo Beto, os empresários precisam mudar a atitude de gerenciamento nas relações com os seus parceiros e também nas estratégias com o público final. “Precisamos ter atitudes millennials para termos sucesso nos nossos negócios. O mundo está mudando, é preciso estar atento a essas mudanças e se adaptar, e chamar para si os seus franqueados para serem verdadeiramente parceiros”, afirmou.

No fim das apresentações, a presidente da ABF Rio Eliane Bernardino formou um painel de debates com os palestrantes e com o diretor adjunto Flavio Maia, gerando uma interação com insights sobre alguns dos temas debatidos durante toda a manhã.

Dentre os assuntos discutidos, os debatedores observaram que não há como fugir dos vídeos e dos ensinamentos com a gameficação. “Vídeos e a utilização de games são as melhores formas atualmente de se comunicar com essa geração e principalmente nos treinamentos das equipes”, afirmaram Flavio Maia e Rogério Gama.

A presidente Eliane encerrou o evento fazendo um apanhado de suas impressões, dentre as quais a grande importância da humanização do relacionamento com os franqueados e o aumento do ambiente colaborativo na rede, transformações estas que estão claramente emergindo e sendo muito valorizadas no sistema de franchising, ajudando no bom relacionamento das redes e aumentando a sua perenidade, competitividade e satisfação.

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