Início Notícias ABF em Ação Convenção da IFA debate uso de RA, gamificação, robótica e IA nas franquias

Convenção da IFA debate uso de RA, gamificação, robótica e IA nas franquias

Convenção da IFA debate uso de RA, gamificação, robótica e IA nas franquias
Amar Dhaliwhal e o uso da realidade aumentada (AR em inglês), no franchising

A realidade aumentada (RA) já é uma realidade no franchising dos Estados Unidos. Esta foi uma das constatações do Grupo ABF nessa terça-feira (26), penúltimo dia de plenárias e mesas-redondas da Convenção da International Franchise Association (IFA) 2019. O evento termina nesta quarta em Las Vegas (Nevada, EUA).

O assunto foi tratado por Amar Dhaliwhal, diretor de operações da Atheer. Segundo o executivo, a RA já é uma tecnologia aplicada a treinamentos e em indústrias, serviços, reparos, consertos, inspeção e suporte ao cliente. Redes de revendedoras de automóvel nos Estados Unidos, por exemplo, estão utilizando.

Um case de sucesso apresentado por Dhaliwhal é o da Porsche. Nela, um técnico conecta-se a um outro em local distante por meio da RA, numa comunicação quase direta.  De acordo com o executivo, além de eliminarem o tempo de viagem para o deslocamento do técnico, o tempo de resolução de problemas foi reduzido em 40%.

Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF, observou que o uso da RA “melhora muito a experiência do cliente”. A executiva analisou também o uso da tecnologia no suporte aos franqueados. É possível ao franqueador, por exemplo “dar orientação em tempo real para soluções em produtos e serviços no lugar de especialistas o tempo todo” e “escalar o processo de aprendizado e suporte”.

Outro tema em foco na convenção foi o uso dos games para motivar colaboradores. Sam Caucci, fundador e CEO da Huddle, falou sobre “Como usar a gamificação para motivar, melhorar e engajar a força de trabalho de hoje (millennials e geração Z)”.

O Grupo ABF assistiu, ainda, a palestra de John Miller, chairman e CEO do Cali Group & Founder. Sob o tema “Nexus de robótica, automação e inteligência artificial [IA] no restaurante e no ambiente de varejo e como essas inovações vão mudar as estruturas operacionais e ampliar o acesso dos consumidores”, o executivo mostrou como transformaram um restaurante de cheeseburger em uma empresa de tecnologia.

Esses e outros interessantes temas e cases apresentados na IFA 2019 serão detalhados pelos curadores do Grupo ABF no Pós-IFA. O evento será realizado no dia 14 de março, no Auditório da TOTVS, na capital paulista. É imperdível e as vagas são limitadas. Inscreva-se!

Fotos: ABF/Divulgação