Na Mira Edição 80

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 80

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição

As notícias mais quentes do mercado

ANJOS COLCHÕES INAUGURA UNIDADE NO INTERIOR DO PARAGUAI
Depois de abrir, há quatro anos, a primeira unidade no Paraguai – em Ciudad Del Leste –, a Anjos Colchões inaugura mais uma loja naquele país, na cidade de Katuete. Já no Brasil, o plano da rede especializada no segmento de colchões e estofados é inaugurar mais 30 unidades em 2018 e chegar a 200 lojas no prazo de dois anos. Hoje, são 60 unidades em sete estados brasileiros. Para alcançar a meta, a empresa lançou recentemente um novo
modelo de negócio, o “Chave na Mão”, que tem por objetivo arcar com todos os custos
iniciais de implantação e permitir que, a princípio, o franqueado apenas gerencie a unidade.
Após um prazo acordado, ambas as partes decidem pela continuidade (ou não)
do acordo, quando, enfim, o franqueado adquire interinamente o negócio e financia os custos iniciais.
www.anjos.ind.br/colchoes

Doctor Feet comemora 20 anosDOCTOR FEET COMEMORA 20 ANOS
A rede Doctor Feet, especializada em cuidados e saúde para os pés, completou 20 anos em maio, com 80 lojas em operação, em 14 estados brasileiros.
A expectativa da empresa é abrir mais quatro unidades até o final do ano e elevar o faturamento em 15%. Segundo o presidente da Doctor Feet, Jonas Bechelli, a região Sul é alvo da expansão. “Essa região, como um todo, deve ser explorada com atenção especial. Esse é um desejo antigo da rede por entender que, no Sul, as pessoas adoram se cuidar”, diz. A empresa também projeta entrar em cidades com menos de 400 mil habitantes. “Estamos otimistas. Acreditamos que o Brasil volte a crescer muito a partir de julho de 2019”, afirma Bechelli.
www.doctorfeet.com.br

Arranjos Express lança projeto risco zeroARRANJOS EXPRESS LANÇA PROJETO RISCO ZERO
A Arranjos Express lançou na ABF Franchising Expo, no final de junho, o Projeto Risco Zero. Por meio dele, do 7º ao 12º mês de operação, caso o investidor não tenha atingido o break even (ponto de equilíbrio) da franquia, a empresa cobre a diferença necessária para estabilizar o negócio. No 13º mês, se o ponto de equilíbrio ainda não for atingido, a rede assume a unidade. A Arranjos Express conta atualmente com mais de 80 lojas espalhadas pelo País, além de uma em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e projeta continuar expandindo internacionalmente em 2018.
www.arranjosexpress.com.br

CVC em expansãoCVC PRETENDE ABRIR 100 LOJAS POR ANO
A CVC, que atua há 46 anos no segmento de turismo, intensificou seu plano de interiorização
e pretende abrir 100 lojas a cada ano em pequenas cidades brasileiras. Dessas, 60% serão em municípios com menos de 50 mil habitantes. Até então, a estratégia de expansão da operadora levava em consideração cidades a partir de 300 mil habitantes. Com esse redesenho, cidades como Lagarto (SE), Piripiri e Picos (PI), que até então não figuravam no plano de expansão, são consideradas hoje bons cases de empreendedorismo em turismo no interior do Brasil. A CVC tem 1,2 mil lojas franqueadas. A empresa também lançou o modelo de quiosque e a digitalização das lojas, que direciona o fluxo do televendas para a rede física. www.cvc.com.br

Bar do Urso no franchisingBAR DO URSO, DA CERVEJA COLORADO, ENTRA PARA O FRANCHISING
O Bar do Urso, da Cervejaria Colorado, entrou para o franchising. A marca da cerveja originária de Ribeirão Preto, fundada em 1996, estreou este ano na ABF Franchising Expo, em junho, oferecendo três modelos de negócio: rua, quiosque e container. Com 14 unidades – sendo uma franqueada –, o Bar do Urso espera abrir mais cinco operações este ano. De acordo com o responsável por franquias, Antonio Teodoro Cafarella, São Paulo e interior são alvo da expansão, sobretudo as cidades de São José do Rio Preto, Campinas, São José dos Campos, Santos e Jundiaí. Rio de Janeiro também está no radar, principalmente a região Sul da cidade e a Barra da Tijuca. Com investimento inicial a partir de R$ 150 mil, o Bar do Urso utiliza a tecnologia de realidade aumentada, na qual o cliente, por meio de um par de óculos, faz uma incursão em outros bares.
www.cervejariacolorado.com.br/onde-encontrar

CNA realiza jantar beneficenteCNA REALIZA JANTAR BENEFICENTE
O CNA realizou em junho um jantar beneficente no Restaurante Abbraccio, no Morumbi, com objetivo de arrecadar fundos para o Instituto Moacyr Nogueira da Gama (Instituto CNA), anteriormente conhecido como Fundação CNA. O evento contou com a presença de lideranças, franqueados e colaboradores do CNA, além de empresários e
parceiros. Foram arrecadados  mais de R$ 30 mil para o Instituto CNA por meio do apoio de 162 pessoas. Essa quantia será destinada à finalização da reforma do consultório odontológico,  compra de equipamento de raio-x e aquisição de brinquedos pedagógicos para as crianças.
www.cna.com.br/fundacao/

Emagresee em expansãoEMAGRESEE ALCANÇA 140 UNIDADES EM UM ANO
A Emagresee alcançou 42 unidades em atuação e 98 em processo de inauguração em um ano, período em que os fundadores Christiane Bitencourt Perin e Atylah Marçal uniram-se à holding de franquias Grupo 10X, que inclui também as marcas Medic Mais, Armazém Fit Store e DuckBill. A meta da rede de clínicas de estética criada em 2014 é alcançar 500 unidades em cinco anos. No ano passado, a Emagresee obteve faturamento de R$ 12 milhões. A rede oferece tratamentos corporais, faciais e de depilação a laser e combate à gordura localizada.
www.emagresee.com.br

Sertanejo investe em 2ª loja do Espetto CariocaSERTANEJO INVESTE NA 2ª UNIDADE DO ESPETTO CARIOCA
O cantor Matheus, da dupla sertaneja Matheus e Kauan, investiu na segunda unidade do Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes especializada em espetos. Ela foi aberta no bairro dos Jardins, marcando a estreia da rede na capital paulista. A outra unidade do sertanejo, aberta no final de 2017, está localizada em Campinas, no interior de São Paulo. O Espetto Carioca tem hoje 33 unidades, sendo 28 no Rio de Janeiro (RJ), quatro em São Paulo (SP) e uma em Juiz de Fora (MG). Para este ano, a marca quer inaugurar 15 unidades e aumentar em 17% o faturamento de R$ 68 milhões, obtido no ano passado.
espettocarioca.com.br

Havanna deseja expansãoHAVANNA QUER CRESCER POR FRANQUIAS
A Havanna, marca argentina de alfajores da Argentina, quer crescer no mercado de franquias. Para tanto, além de reforçar a sua representatividade nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a rede estruturou um sistema de distribuição e logística para conseguir atender regiões mais distantes. A Havanna também fez parcerias store in store com redes como Saraiva e Santander e esperar inaugurar mais dez cafeterias nesse modelo de negócio até a metade do próximo ano. Com ações como essas, a empresa prevê duplicar o número de lojas, passando de 53 para 106 unidades até o final de 2018, e fechar o ano com um faturamento de mais de R$ 100 milhões.
www.havanna.com.br

JANI-KING AVALIA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
A Jani-King desenvolveu um sistema de satisfação do cliente via QR Code. Adesivos com QR Code são afixados em diversos pontos dos empreendimentos cuja limpeza seja responsabilidade de franquias Jani-King, permitindo aos usuários aferirem o padrão do serviço realizado. “Temos, agora, a visão do usuário, em tempo real, o que nos possibilita corrigir imediatamente falhas eventuais”, afirma o diretor-geral da Jani-King Brasil, Christian Rojas. Em condomínios residenciais e comerciais, o QR Code está disponível também para a contratação de serviços pay-per-use, sistema que permite aos condôminos contratarem serviços de limpeza para suas unidades em bases semanais, mensais ou mesmo pontualmente.
www.janikingbrasil.com.br

Acerte Franchising lança Laundry 4 YouGRUPO ACERTE LANÇA A LAUNDRY 4 YOU
O Grupo Acerte, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha Costuras e Inova Lavanderia Industrial, lançou a Laundry 4 You; rede
de lavanderias exclusiva para condomínios, com gerenciamento 100% on-line. Com investimento de R$ 5 milhões em operações próprias, a nova marca do Grupo opera no modelo home-based. Via aplicativo, o franqueado acompanha o consumo dos serviços da lavanderia e o rendimento de diversas unidades. O aplicativo também está à disposição do morador, que pode programar, reservar e pagar o serviço de lavagem de roupas. A tecnologia conta com conectividade via cartão RFID para liberação do ciclo das máquinas. Com o lançamento da marca, o Grupo Acerte projeta crescimento de 30% no faturamento deste ano e aumento de 28% no número de novas lojas.
www.laundry4you.com.br

HOLDING SMZTO INVESTE NA UNITED
A holding SMZTO investiu na rede de escolas de idiomas United, que conta com 16 unidades (15 franquias e uma própria) na Região Metropolitana de São Paulo e em Brasília. Como a holding SMZTO já tinha um investimento nessa área, na LifeUSA – focada no ensino de idiomas para adultos –, as dez unidades dessa marca serão incorporadas pela United, totalizando 26 unidades. “A previsão é chegar a 200 unidades nos próximos três anos”, afirma o fundador da holding, José Carlos Semenzato. A SMZTO é sócia ou investidora das seguintes marcas: L’Entrecôte de Paris, Instituto Embelleze, Casa X, Espaçolaser, OdontoCompany, PartMed, Gua. Co, Joy Juice, United, My Lash e Yakisoba Factory.
www.smzto.com.br

Intimissimi planeja expansão para 2019INTIMISSIMI PROJETA TER 65 LOJAS EM 2019
Hoje com 19 lojas próprias e 31 franquias, a Intimissimi calcula fechar o ano de 2019 com 65 lojas. Para tanto, a marca italiana de lingerie aposta em preços competitivos, recompra das sobras de coleção, sistema inteligente de estoque e isenção na cobrança de royalties, entre outras estratégias. Fundada em 1996, a Intimissimi faz parte do grupo italiano Calzedonia. A rede tem mais de 1,4 mil lojas em 42 países, das quais 700 são franquias, e está no Brasil há seis anos. O investimento em uma unidade da marca parte de R$ 480 mil. O faturamento médio está calculado em R$ 180 mil ao mês.
www.intimissimi.com.br

MOLDURA MINUTO REPOSICIONA A MARCA
A Moldura Minuto adotou mudança de conceito e de posicionamento da marca, e passou a focar na oferta de obras prontas, a partir de acervo exclusivo de fotos e imagens. Opções de produtos voltados ao público mais jovem também faz parte dessa reestruturação, com a oferta de artes modernas com motivos abstratos, geométricos, letras do alfabeto para formar nomes, personagens famosos e do universo geek, lugares etc. “Nossa intenção é atrair uma maior variedade de públicos, incluindo os mais jovens, além de oferecer uma curadoria cada vez mais apurada na decoração com quadros”, afirma o CEO da Moldura Minuto, Antonio Viegas. A rede também lançou o formato de quiosque, com investimento inicial de R$ 99 mil.
www.molduraminuto.com.br

Maple Bear pretende ampliar rede ate 2020MAPPLE BEAR PREVÊ DOBRAR NÚMERO DE ESCOLAS NO BRASIL ATÉ 2020
A Maple Bear Canadian School pretende dobrar o número de escolas em operação no Brasil até 2020. Hoje, a rede tem cerca de 100 escolas em diversos estados brasileiros. “Sabemos que, em 2017, nem todos os segmentos tiveram um bom ano. A educação de excelência, no entanto, desponta como investimento prioritário das famílias, que buscam garantir o melhor preparo para seus filhos”, diz o CEO da Maple Bear Canadian School, ArnoKrug. A empresa chegou ao Brasil em 2006 com a proposta de globalizar a expertise do Canadá em ensino bilíngue e, segundo ela, a operação nacional é a mais bem-sucedida entre os 16 países onde a rede está presente. O investimento em uma unidade da marca parte de R$ 1,5 milhão.
www.maplebear.com.br

MAXILABOR FAZ PLANO DE EXPANSÃO PARA OS PRÓXIMOS CINCO ANOS
Pela primeira vez como expositor na ABF Franchising Expo, em junho, o Maxilabor anunciou que prevê conquistar 200 unidades em seis anos. Desde o início do processo de franquias, em outubro de 2017, o laboratório de análises toxicológicas abriu uma unidade em Taboão da Serra (SP), firmou oito contratos e realizou mais de 50 prospecções. Fundado em 1999, o Maxilabor tem 21 unidades próprias (fora a sede). O investimento inicial em uma franquia da marca é de R$ 25 mil. O faturamento médio mensal está previsto em R$ 10 mil, sendo o prazo de retorno de 12 a 18 meses. O exame toxicológico é uma exigência da Lei 13.103, que determina que motoristas com habilitação categorias C, D e E realizem o exame toxicológico na primeira habilitação, renovação ou troca de categoria.
www.maxilabor.com.br

Mais Laser entra para o franchisingMAISLASER COMEÇA NO FRANCHISING
A empresária e apresentadora Ana Hickmann, o Grupo Kalaes e o especialista em negócios Wlamir Bello anunciam a entrada da MaisLaser no franchising, rede de clínicas de depilação a laser. Com a novidade, a marca pretende inaugurar dez unidades em 2018 e faturar R$ 13 milhões. Fundada em 2018 por Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo, e Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae, a marca fortalece sua presença e experiência no ramo com a mais recente sócia Ana Hickmann. O investimento inicial em uma unidade de MaisLaser inicial varia entre R$ 257 mil e R$ 271 mil. O prazo de retorno estipulado é de 19 meses.
www.maislaser.com.br

MONTANA GRILL CHEGA A 100 LOJAS
O Montana Grill inaugurou no Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte, a primeira unidade nessa cidade mineira e a centésima da rede. Com 20 anos completados em 2017, o Montana Grill espera faturar R$ 180 milhões e vender 7,8 milhões de pratos este ano. Com o slogan “Tradicional como Churrasco”, a rede de grelhados tem hoje cerca de 100 unidades em 15 estados. O Montana Grill foi adquirido em 2014 pelo Grupo J. Alves (que, junto com a Ornatus Alimentação, forma a holding Halipar) e, desde então, implantou algumas ações de reposicionamento da marca.
www.montanagrill.com.br

Mr Fit anuncia o fim dos canudos plásticosMR. FIT ANUNCIA O FIM DOS CANUDOS PLÁSTICOS NA REDE
A Mr. Fit, franquia de fast food saudável, anunciou o fim do uso de canudos plásticos em toda a rede. A partir de agora, serão utilizados canudos produzidos com material biodegradável. “Identificamos que, como uma rede de alimentação saudável, podíamos incentivar nossos clientes a cuidar não somente da saúde, mas também do ambiente”, afirma a fundadora e diretora da Mr. Fit, Camila Miglhorini.

A rede também assumiu recentemente o compromisso com a política cage-free, em parceria com a Mercy For Animals, para utilização de “ovos livres de gaiolas” em todos os seus preparos até 2025.
www.redemrfit.com.br

Antilhas recebe certificaçãoANTILHAS É RECERTIFICADA COM O SGI
A Antilhas, desenvolvedora de soluções para embalagens, foi recertificada com o SGI – Sistema de Gestão Integrado, garantindo certificações de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Gestão Ambiental (ISO 14001) e Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (ISSO 45001). Segundo a empresa, esses três sistemas de gestão permitem controlar a qualidade dos produtos e serviços, a satisfação dos clientes e o descarte correto dos resíduos; garantem a eficiência dos processos e a preocupação com a saúde e a segurança dos colaboradores. “Estamos sempre atentos em alinhar o nosso crescimento com a valorização socioambiental para garantir aos nossos clientes produtos e serviços com alto padrão de qualidade”, afirma
a gerente de RH e Sustentabilidade da Antilhas, Sandra Ramos.
www.antilhas.com.br

MUNDO CHEFF LANÇA FORMATO DE QUIOSQUE
Ao participar pela primeira vez da ABF Franchising Expo, em junho deste ano, a Mundo Cheff lançou o formato de quiosque, com custo de R$ 88 mil. Segundo a rede, o faturamento estimado é de R$ 28 mil e a lucratividade do negócio pode variar entre 10% e 20%, dependendo da performance do franqueado. A microfranquia de utensílios culinários foi fundada como loja virtual em 2010 pelos irmãos Rodrigo e Ronaldo Chiavenato. Em 2012, inaugurou sua primeira loja física e, em 2015, entrou para o franchising.
O cozinheiro Raul Lemos, que foi finalista da 2ª edição do programa MasterChef, da TV Bandeirantes, também é sócio da marca. A Mundo Cheff tem 11 operações atualmente e espera fechar o ano com 20 e com um faturamento de R$ 6,8 milhões. Além de São Paulo (capital e interior), as cidades-alvo da expansão são as capitais de Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
www.mundocheff.com.br

Pizza Hut irá aumentar número de lojas ate 2023PIZZA HUT PLANEJA ABRIR 700 LOJAS NO BRASIL ATÉ 2023
A Multi-QSR – empresa que administra no Brasil a Pizza Hut – anunciou o plano de abrir 700 unidades no País até o final de 2023. Atualmente, a Pizza Hut conta com 180 restaurantes em 58 diferentes cidades brasileiras. De acordo com o CEO da Multi-QSR, Lincoln Martins, a quase totalidade das 700 unidades serão implantadas no modelo de franquia. “Vamos investir R$ 75 milhões nos próximos dois anos para abrir 35 lojas próprias, mas nosso foco será a expansão por franquias”, diz, acrescentando que, até o final de 2018, a Pizza Hut deve superar 200 unidades. “Boa parte das lojas próprias serão inauguradas ainda neste ano e em 2019”, conclui Martins.
www.pizzahut.com.br

QUINTA VALENTINA INAUGURA NOVO MODELO DE NEGÓCIO
A Quinta Valentina, rede especializada na venda de sapatos femininos, lançou novo modelo
de negócio, o Office. A modalidade oferece às mulheres um ambiente personalizado, com hora marcada e massagem nos pés. “Com o modelo, cada cliente é atendida de forma exclusiva. Os modelos, a cor e o número dos sapatos que foram selecionados por telefone já são separados antes mesmo da chegada da cliente. É um negócio que traz um ambiente diferenciado. Assim, acredito que nos consolidaremos no mercado”, afirma o fundador da marca, Renato Kuyumjian. A primeira unidade desse novo formato já foi aberta em Campo Grande (MS) e a marca planeja abrir mais dez unidades até o final do ano. Com o modelo de venda direta, a Quinta Valentina conta atualmente com mais de 300 franqueados.
www.quintavalentina.com.br

TUTORES AMPLIA GAMA DE SERVIÇOS
A Tutores, rede especializada em serviços educacionais voltados para reforço multidisciplinar, criou a Tutores Corporate, voltada para atender à demanda de empresas que buscam correções ortográficas, traduções não juramentadas de materiais de apoio, manuais e automatização para cálculo de sistema. Para o público infantil, a empresa fortaleceu a Tutores Kids: um serviço de atividades lúdicas e oficina de leitura durante as férias, que antes era feito nas unidades e agora será ofertado também para condomínios. A Tutores pertence ao Grupo Multus e foi fundada em 2007 pelo casal de empreendedores Léa Bueno e Artur Hipólito, CEO também do Grupo Zaiom.
www.tutores.com.br

SILUETS FRANCHISING QUER CRESCER 45% ESTE ANO
A Siluets Franchising prevê aumento de 45% nas vendas em 2018. Parte desse crescimento virá da OpenLaser, modelo de franquia especializada em depilação a laser, que traz o conceito de fast depil aliado a um espaço que conta com a venda de produtos dermocosméticos. Lançada em dezembro de 2017, a OpenLaser prevê a abertura de 30 unidades este ano. A Siluets Franchising também conta com a Siluets Estética, rede de clínicas especializada em emagrecimento saudável, tratamentos estéticos e médicos, com cerca de 100 unidades no País.
www.siluets.com.br

SÓBRANCELHAS INAUGURA UNIDADE NA BOLÍVIA
A Sóbrancelhas inaugurou a primeira unidade na Bolívia. Com o novo modelo Sóbrancelhas Premium, o negócio está localizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Após ter iniciado a internacionalização em 2017 via Argentina – onde tem 13 unidades em operação –, a rede quer agora conquistar a Bolívia e, futuramente, chegar aos Estados Unidos e a outros países da América do Sul e até da Europa. Este ano, a Sóbrancelhas pretende alcançar 300 operações (inauguradas e em implantação) e dobrar o faturamento, que no ano passado foi de R$ 65 milhões.
www.sobrancelhas.com.br

SUPER ESTÁGIOS QUER DOBRAR O NÚMERO DE UNIDADES EM 2018
A Super Estágios prevê abrir 13 unidades este ano. Fundada em 2009, a rede tem 12 unidades em sete estados brasileiros. “Atuamos em um nicho mercadológico carente de inovação, que proporciona um amplo espaço de exploração e uma ótima oportunidade para o crescimento. Até 2020, queremos ser a maior agência de estágios do Brasil”, diz a fundadora e presidente, Poliana Ferraz. Com margem de lucro de 41%, o investimento inicial na Super Estágios é de R$ 120 mil. O faturamento médio bruto em uma unidade é de R$ 108 mil.
www.superestagios.com.br

SPOLETO EXPANDE COM NOVO CONCEITO
O novo conceito adotado há um ano pelo Spoleto, intitulado Minha Cozinha Italiana (MCI), apresentou 11% de crescimento no faturamento e 9,3% de aumento no número de clientes atendidos. O MCI consiste na apresentação de uma culinária mais identificada com a Itália e na mudança da identidade visual dos restaurantes. Hoje são 65 MCIs em operação em 14 estados, o equivalente a 18,4% da rede, sendo 37 convertidos (que migraram do modelo antigo para o novo) e 28 novos (que estrearam na franquia ao longo deste ano). A marca estima crescer anualmente em torno de 7,7% com o novo modelo e aumentar em 6,7% o fluxo dos clientes. Para 2018, a projeção é abrir 18 restaurantes e converter 85. O Spoleto estima a conclusão nos próximos três anos – prazo para as 357 unidades serem totalmente repaginadas.
www.spoleto.com.br

TRUST: NOVO MODELO DE MICROFRANQUIA E UNIDADE NA IRLANDA
A Trust Intercâmbio Cultural e Turismo lançou novo modelo de microfranquia com vendas exclusivas de serviços de turismo. Até então, o único modelo disponível contemplava viagens de turismo e intercâmbio. Este ano, a Trust também inaugura a primeira microfranquia internacional, localizada em Dublin, na Irlanda. Além de vendas, a unidade opera como uma base orientadora para os viajantes. Segundo a Trust, 70% da meta de abertura de unidades este ano já foi alcançada, totalizando 18 unidades em funcionamento entre franquias e microfranquias.
www.trustintercambio.com.br

REDE VIZINHANDO INICIA OPERAÇÃO EM SÃO PAULO
A rede de bares Vizinhando iniciou atividades em São Paulo, com a abertura de três unidades: nos bairros da Vila Mariana e Itaim Paulista, na capital, e em Campinas, no interior de São Paulo. “Nossa expectativa é capitanear novos franqueados para a marca em São Paulo, fechar novos contratos e abrir mais 20 lojas na região ainda esse ano”, afirma o sócio-fundador da marca, Luiz Felipe Costa. O grupo tem o objetivo de prospectar franqueados para o Rio de Janeiro, São Paulo (capital e interior) e outras cidades da região Sudeste. O investimento inicial parte de R$ 280 mil e o prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses.
vizinhando.com.br

USAFLEX PREVÊ CRESCER 88,5% ESTE ANO
A Usaflex, marca de calçados femininos de conforto feitos em couro, espera crescer 88,5% este ano e alcançar faturamento de R$ 250 milhões. No ano passado, a empresa abriu 92 franquias, em 20 estados brasileiros. Para o presidente da Usaflex, Sérgio Bocayuva, o desempenho é gerado pela oferta de experiência de compras aliada à tendência mundial de busca pelo conforto. No franchising desde 2016, o investimento inicial em uma unidade da Usafex parte de R$ 250 mil, com faturamento médio mensal de R$ 140 mil, lucro líquido de 10% ou 15% e prazo de retorno em 24 meses ou 36 meses. A taxa de franquia da marca é de R$ 50 mil e os royalties, de 10%.
www.usaflex.com.br

SANTANDER COMEMORA PARTICIPAÇÃO NA ABF FRANCHISING EXPO
Durante a 27ª ABF Franchising Expo, em junho, o Santander estruturou R$ 10,2 milhões em operações de crédito; dez aberturas de conta corrente para pessoas jurídicas; 23 novas negociações de parcerias com marcas franqueadoras, uma nova negociação de parceria em cadeias; e oito credenciamentos de máquinas Getnet. Ao final de março, a carteira total do Santander de pequenas e médias empresas, na qual estão incluídas as franquias, era de R$ 34,32 bilhões, aumento de 5,6% ante o mesmo período de 2017. No final de abril, ante o mesmo período do ano passado, o banco contava com 340 marcas franqueadoras parceiras, com aumento de 42% em sua base de clientes e de 57% em ativos.
www.santander.com.br

YES! COSMETICS: BONS RESULTADOS NA FEIRA DE FRANQUIAS
A Yes! Cosmetics informou aumento de 40% na procura este ano por interessados na ABF Franchising Expo em abrir uma franquia da marca. Segundo o vice-presidente da empresa, Felipe Espinheira, contribuíram para o resultado o aumento do estande, que dobrou de tamanho, e a criação de um mezanino para transmissão de um vídeo detalhando o projeto da marca. A Yes! Cosmetics também montou um modelo de loja e um quiosque em tamanho reais. Com cerca de 60 unidades franqueadas nos últimos dois anos – quando iniciou no franchising –, a rede espera dobrar o número de unidades este ano. O foco da expansão da marca são as regiões Sul e Sudeste, especialmente as capitais e regiões metropolitanas. A empresa também conta com 30 operações próprias.
www.yescosmetics.com.br