ABF e Apex renovam convênio para internacionalizar franquias

ABF e Apex-Brasil desde 2005 atuam em conjunto,  já tendo levado mais de 100 empresas brasileiras a mais de 50 países para a promoção de seus conceitos.

ABF e Apex renovam convênio para internacionalizar franquias
André Friedheim, diretor internacional da ABF, apresenta o projeto

Novidade do convênio de cooperação entre ABF e Apex-Brasil é a criação do Projeto Franchising Operation USA que apoiará grupo de franqueadoras brasileiras interessadas em operar no mercado americano

A ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) anunciaram a renovação do Convênio de Cooperação para o biênio 2015-2017 durante a 15ª Convenção ABF do Franchising, realizada na Bahia de 21 a 25/10. A continuidade da parceria entre ambas instituições, iniciada em 2005, possibilitará manter, ampliar e estimular a presença de franquias brasileiras no exterior, com foco em sua capilaridade, um dos pilares da gestão da ABF.

“Reforçamos, assim, o compromisso da ABF no apoio aos seus associados no que diz respeito à exportação, uma pauta extremamente relevante para as empresas brasileiras, especialmente no contexto atual de retração econômica. Produtos e serviços do Brasil são desejados e valorizados em diversos países e temos certeza de que as franqueadoras brasileiras estão cada vez mais voltadas ao mercado internacional”, declara o diretor internacional da ABF, André Friedheim. Até hoje, convênio já levou mais de 106 empresas a mais de 50 países, em feiras e eventos.

Uma novidade do convênio é a implantação do Projeto Franchising Operation USA. A iniciativa consiste na formação de um grupo de marcas franqueadoras brasileiras que querem iniciar suas operações nos Estados Unidos, maior mercado consumidor do mundo e até 2014 o principal destino das franquias brasileiras (31 no total, de acordo com dados da ABF). “Organizado pela ABF e com apoio da Apex, o grupo irá compartilhar custos e recursos para se instalarem no país. Vamos fazer com que planejem, se estabeleçam e que vivam o dia a dia do mercado norte-americano”, explica André Friedheim.

Já no âmbito do Projeto Franchising Brasil, iniciado em 2015, a agenda de feiras e missões comerciais internacionais até 2017 envolve a participação de franquias brasileiras em eventos como, Prêmio Best Franchisee of the World (Itália), Expo Paris, Franchising & Retail Expo (F&RE) – Bolonha (Itália), Feira Andina de Negócios em Expansão e Franquias (Colômbia), Feira Internacional de Franquias (FIF – Chile), The National Franchise Exhibition (Inglaterra), dentre outros. Segundo o diretor internacional da ABF, em todas as feiras sempre haverá sessões de matchmaking [rodadas de negócios], para promover encontros com franqueados locais, novas redes, consultores, para que os franqueadores brasileiros vivenciem mais cada mercado visitado, buscando também ganho de conhecimento e experiência locais.

 

Foto: ABF Divulgação