Início Notícias ABF em Ação Projeto Franchising Operation USA é lançado pela ABF

Projeto Franchising Operation USA é lançado pela ABF

Projeto Franchising Operation USA é lançado pela ABF
André Friedheim: "Nosso objetivo é facilitar a entrada de marcas brasileiras no mercado americano"

O Comitê de Exportação de Franquias da ABF realizou nessa segunda-feira, 9/11, o lançamento do Projeto Franchising Operation USA. A iniciativa em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) visa a ampliar a presença de marcas nacionais nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor do mundo. O ato ocorreu durante reunião do Comitê na sede da entidade, que contou com a participação de mais de 30 marcas e cerca de 60 pessoas das redes associadas.

“O nosso objetivo por meio do projeto é facilitar a entrada das franquias brasileiras no mercado americano, que é a porta para expansão das nossas marcas para todo o mundo e é fundamental sempre olharmos novas oportunidades de atuação no mercado externo”, observa André Friedheim, diretor internacional da ABF.

Projeto Franchising Operation USA é lançado pela ABF
Participantes da reunião recebem informações do consultor Paulo Cesar Mauro

Inicialmente comporá o projeto ABF USA um grupo de dez empresas franqueadoras interessadas em ingressar no mercado norte-americano, que se enquadrem nos seguintes critérios: seja associada à ABF há pelo menos três anos, não tenha pendências no Conselho de Ética, tenha no mínimo cinco anos de existência, três anos de atuação como franqueadora e no mínimo 25 unidades franqueadas. É necessário, ainda, que a franqueadora apresente um business plan resumido (plano de negócios) especialmente elaborado para sua atuação nos Estados Unidos, se comprometa a abrir uma unidade piloto no país num período de 12 a 24 meses após aderir ao projeto e participe do Franchising Brasil – projeto também fruto da parceria com a Apex, que promove a participação de franquias brasileiras em feiras e missões de negócios internacionais.

Formulário de adesão

As franqueadoras interessadas têm até o dia 16 de dezembro para enviarem à ABF o formulário de adesão que será encaminhado por e-mail a todos os participantes da reunião. Aos demais interessados, basta solicitá-lo através do endereço: [email protected]. O projeto terá início em 1º de março de 2016.

O grupo de franqueadoras ficará instalado no Escritório da Apex em Miami, na Flórida, ponto de partida do projeto e porta de entrada para diversas marcas brasileiras. Com uma forte e pujante atividade econômica, se fosse um país a Flórida seria a 15ª economia mundial e a 8ª maior economia do Ocidente.

Atualmente, segundo dados da ABF, há 106 marcas brasileiras presentes em 53 países. Os Estados Unidos concentram a maior parte delas, com 31 franquias no total. Segundo Friedheim, a meta da ABF é ampliar para 180 o número de redes brasileiras no exterior até 2017.

Fotos: ABF Divulgação