Xuxa só para altinhos

Xuxa só para altinhos

Matéria reproduzida da revista Franquia Negócios – Edição 43

Apresentadora entra no franchising com a marca de festas infantis Casa X

Por Andréa Cordioli

Se tem uma música que, há 25 anos, toca em praticamente todas as festas infantis é o Parabéns da Xuxa: ‘Hoje vai ser uma festa, bolo e guaraná, muitos doces pra você. É o seu aniversário, vamos festejar e os amigos receber…’. Agora, o hit ganhará lugar cativo no mais novo empreendimento da Rainha dos Baixinhos; a Casa X, rede de buffets de festas infantis formatada em parceria com a SMZTO Participações e que vem coroar o franchising justamente no ano das bodas de prata da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O investimento na criação da marca, desenvolvimento do projeto, pesquisas e implantação da primeira franquia piloto será de aproximadamente R$ 3 milhões, mais R$ 1 milhão para suportar as primeiras franquias até atingir o ponto de equilíbrio do negócio, informa José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO. A primeira unidade da Casa X será inaugurada este ano – possivelmente até o final de agosto – na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, mas o projeto contempla a implantação de 300 franquias no mercado brasileiro.

‘Porém, estamos cientes de que, ao conquistar essa primeira meta, estaremos prontos e preparados para invadir mais 500 pequenos municípios do Brasil e, para que isso aconteça, precisamos ter volume e fornecedores desenvolvidos nas regionais’, afirma o empresário. De acordo com ele, as 300 franquias em operação devem gerar um faturamento aproximado entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões por mês, com taxa de royalties de 8% mais 2% de fundo de propaganda. A taxa de franquia da Casa X é de R$ 150 mil.

Segundo Semenzato, a rede contará com parque de diversões, animadores de festas e buffet completo. O tamanho das unidades irá variar de 300 a 1.000 metros quadrados, com capacidade para 100 a 500 convidados. Uma das apostas é na conversão de bandeiras: ‘Queremos atingir as casas de festas existentes, que já possuem expertise no setor e uma clientela. Queremos levar novidades e a marca da Xuxa agregará valor a estas casas de festas existentes. Nossa crença para o rápido crescimento é na conversão’, afirma o empresário.

A expectativa de Semenzato é de que 70% da rede seja composta por conversão de bandeiras. Nestes casos, o investimento em capitais e cidades de grande porte é estimado entre R$ 250 mil e R$ 500 mil, dependendo do tamanho da unidade e da necessidade de reforma do imóvel. Para a montagem de uma Casa X nessas regiões, o investimento previsto oscila entre R$ 750 mil e R$ 1 milhão, exceto ponto comercial e construção.

Já para cidades de médio porte (entre 100 mil e 300 mil habitantes), Semenzato prevê investimento entre R$ 500 mil e R$ 600 mil para novas unidades e entre R$ 200 mil e R$ 300 mil para a conversão de bandeiras. Em cidades de pequeno porte, com até 100 mil habitantes, a Casa X deverá iniciar operações só a partir do segundo ano de atividades.

De acordo com Semenzato, o faturamento médio previsto é de R$ 200 mil, por mês, nas capitais de grande porte, entre R$ 120 mil e R$ 150 mil nas cidades médias e R$ 80 mil nas pequenas regiões. Com base em estudos de mercado, diz o empresário, o prazo de retorno é estimado entre dois anos e três anos. Segundo ele, o ponto de equilíbrio é alcançado de forma imediata nos casos de conversão e entre o terceiro e o sexto mês no caso de novas unidades.

‘Em todos os bairros existe uma casa de festas infantis, seja na periferia ou nos bairros mais ricos. E nós queremos abocanhar esse mercado e consolidar o setor, que ainda não é maduro e tem muita informalidade’, afirma. Os preços praticados pela Casa X, diz ele, estarão em linha com os praticados no mercado, pois o objetivo é atingir a classe aspiracional – maioria absoluta em consumo, que hoje está ‘sonhando e realizando’.

Segundo Semenzato, um diferencial da Casa X é a preocupação com a sustentabilidade. ‘Desde o primeiro momento, a Xuxa manifestou a sua preocupação com a qualidade, com a segurança das crianças, com a construção da marca, com as questões do meio ambiente, com a proteção da natureza e até em como termos um negócio ecologicamente correto. Claro que, tudo isso, sempre tratado com equilíbrio, pois, nem sempre, conseguimos viabilizar todas as ideias por razões de custos para quem vai operar o negócio na ponta’, afirma.

Atualmente, a SMZTO administra 11 marcas de franquias: Instituto Embelleze, Estação BellezaPura, Casa do Sorvete Jundiá, Donna’s Cozinha Criativa, Mixirica, OdontoCompany, Praquemarido, Multicanalidade, L’Entrecôte de Paris, Casa X e Protezione. Também administra as marcas ACE Películas (películas de segurança para vidros), NS Water (máquina de fazer água a partir do ar) e EagleSat (máquina geradora de ozônio). A empresa foi criada em 2010 por Semenzato e é responsável pela operação de mais de 400 unidades de franquias no Brasil.

Início da parceria

A semente da sociedade entre Xuxa e Semenzato foi plantada há uma década, quando o empresário foi apresentado à Xuxa em um evento anual de confraternização da Fundação Xuxa Meneghel, localizada em Pedra de Guaratiba (RJ): ‘Ali nasceu o desejo de fazermos uma escola profissionalizante dentro da Fundação. Alguns meses depois, iniciamos as obras e, em seguida, inauguramos a escola. Dali em diante, o nosso relacionamento cresceu e a credibilidade instalada nos permitiu sonhar mais’, afirma Semenzato.

Segundo o empresário, a ideia da casa de festas para crianças foi apresentada no final do ano passado ao sócio e empresário da Xuxa, Luiz Claudio Lopes Moreira, que prontamente teria entendido o projeto como sinérgico.

‘A Xuxa demonstrou paixão pelo projeto, engajamento e espírito empreendedor, contribuindo em todas as etapas. Em uma das reuniões, ficamos cinco horas sem sairmos da mesa de reunião. Gosto dessa forma de entrega para os projetos e isso demonstra o porquê do sucesso em tudo o que a Xuxa faz’, diz.

De fato, a carreira de Maria da Graça Xuxa Meneghel é marcada por números que impressionam. São mais de 217 discos de ouro, 80 de platina, 35 de platina duplos, 18 de platina triplos, 11 discos de diamante e 5 discos de diamante duplo, em mais de 27 milhões de cópias vendidas. O disco Xou da Xuxa 3 entrou para o Livro Guiness, após vender 3,2 milhões de cópias. A série audiovisual Xuxa Só Para Baixinhos, em sua 11ª edição, já ultrapassou as 9 milhões de cópias vendidas, e duas de suas edições ganharam o Prêmio Grammy Latino na categoria de melhor álbum infantil.

Na televisão, a loira está no ar ininterruptamente desde 1983, já tendo apresentado 40 programas. No cinema, Xuxa já estrelou 17 filmes, alcançando um público somado de mais de 38 milhões de pessoas. Na área de licenciamento de produtos, ela foi pioneira com o lançamento, em 1986, da primeira sandalinha da Xuxa com a Grendene. Hoje, existem mais de 200 produtos no mercado, em diferentes segmentos, com as marcas Xuxa e Turma da Xuxinha. O Parque O Mundo da Xuxa, em São Paulo, também faz parte das empresas licenciadas, e é considerado o maior parque coberto da América Latina.

‘O projeto é a realização de mais um sonho da Xuxa. Com 25 anos de experiência, ela faz questão de acompanhar o projeto para que tudo seja feito com qualidade e voltado aos desejos deste público. A paixão da Xuxa por este negócio faz a diferença’, afirma Semenzato.

Em entrevista exclusiva à Revista Franquia Negócios, a apresentadora Xuxa afirmou que sempre acreditou em seus sonhos e que a Casa X é mais um sonho realizado.

Confira os principais trechos dessa entrevista:

RFN – Qual é a proposta da Casa X e o que irá diferenciá-la das demais casas de festas infantis?
Xuxa – A Casa X terá a proposta de realizar um sonho de festa. A criança sonha e a Casa X realiza. A diferença é que a Casa X é da Xuxa. Pesquisamos o que há pelas casas de festas do Brasil e usamos tudo que eu aprendi com as crianças nesses 30 anos de trabalho.

Quais serão as atrações da Casa X?
As atrações dependerão do tamanho de cada casa, que poderá variar de cidade para cidade. Mas criança é criança em qualquer lugar do mundo e existem brinquedos que fazem parte da infância desde sempre, como piscina de bolas, escorrega, brinquedos educativos e, claro, tudo que a tecnologia nos oferece: jogos, simulador 4D com filme exclusivo da Turma da Xuxinha e mais algumas surpresinhas.

Qual é a sua participação nesse negócio e por que da decisão de franquear a nova marca?
Minha empresa, Xuxa Produções, é sócia da SMTZO, de José Carlos Semenzato, empresa detentora da marca Casa X, que será a franqueadora.

Por que da decisão de franquear a nova marca?
Para ter o maior número de Casas X no Brasil, o mais rápido possível, e poder levar a Turma da Xuxinha, que os baixinhos conhecem pelos DVDs, para todos os cantos do Brasil. O José Carlos Semenzato tem a experiência em franquias que eu precisava para fazer um negócio assim.

Quando e onde será inaugurada a primeira unidade da Casa X?
Esperamos inaugurar a primeira unidade da Casa X, no Rio de Janeiro, ainda este ano.Será a primeira franquia.

O Parque O Mundo da Xuxa também promove festas de aniversário. Como se dará o posicionamento da Casa X em São Paulo em relação a esse espaço?
O Mundo da Xuxa é um parque, o maior indoor da América Latina, que também faz festas. São Paulo é uma cidade muito grande, já tem muitas casas de festas infantis. Agora terá também a Casa X.

Você sempre atuou no setor de licenciamento, contando com mais de 200 produtos no mercado com as marcas Xuxa e Turma da Xuxinha. O que fez com que, dessa vez, você entrasse em um negócio como empresária?
Ter o José Carlos Semenzato como parceiro. A experiência dele me dá a possibilidade de ter mais Casas X, em muitos lugares e em pouco tempo.

Como é a Xuxa empresária? Que características pessoais você imprime nos negócios?
No licenciamento, no meu programa de televisão, nos meus DVDs… me meto em tudo. Todos os detalhes que levam meu nome e minha marca têm que ser aprovados por mim. É a minha imagem, o meu nome, só uso nos produtos e negócios que eu acredito.

Quais razões fazem com que o público infantil – de geração em geração – mantenha o vínculo afetivo com você?
Amor verdadeiro. As crianças me escolheram, me permitiram entrar no mundo delas. Muitos ex-baixinhos hoje são pais e mães que continuam gostando de mim e trazendo seus filhos para perto. A razão? Verdade e sinceridade. Eu amo criança. Não sou uma personagem. Amo estar com eles, amo o cheirinho deles. Amo ouvir um baixinho, que ainda nem fala direito, dizendo ‘Tuta’ ou ‘Fufa’. Amo ouvir os pais e mães contando que eles aprenderam com os meus DVDs, amo estar com os baixinhos especiais que dançam e cantam minhas músicas.

Como se aproximar das crianças de hoje em dia que, ao contrário de gerações passadas, brincam menos na rua e em turma e convivem mais com televisão, computador e celular? É diferente emocionar essa nova geração?
Emoção é emoção e criança continua sendo criança, só que com muito mais informação do que antes. A internet está aí… Os baixinhos mexem em iphones, ipads e computadores com uma rapidez que eu mesmo não consigo, mas meus 11 DVDs, da coleção Xuxa Só Para Baixinhos, já venderam mais de 9 milhões, então acho que consegui agradar.

 

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