Redes de franquias associadas, integrantes do projeto Franchising Brasil, participaram nessa terça-feira (1º/10) do Workshop de Internacionalização promovido pela ABF em conjunto com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O evento realizado na sede da entidade foi preparatório para a próxima missão internacional que será realizada no âmbito do projeto, para Portugal, de 11 a 15 de novembro.
De acordo com Leonardo Machado, coordenador de internacionalização da Apex-Brasil, buscar a expansão no exterior por meio do Franchising Brasil ajuda a empresa a acelerar o processo, a refletir sobre o negócio, reduz os riscos de implantação da operação, os custos envolvidos são detalhados e as equipes são estimuladas a interagir no processo.
Internacionalizar também traz outros benefícios para as franquias. Segundo Marcos Vale, analista de negócios internacionais da Apex-Brasil, entre eles estão o acesso a mercados, recursos, ativos estratégicos e promoção de ganhos de eficiência.
O workshop contou com representantes de diversas marcas (veja a lista completa abaixo). Durante o evento, por meio de um exercício, os participantes foram levados a refletir sobre quais as razões para expandir internacionalmente ou para Portugal, cuja população é de cerca de 10 milhões de habitantes.
“A palavra principal da internacionalização é foco”, ressaltou Vale. Segundo o especialista, as empresas precisam ter uma curva de maturidade, que pode ser acelerada, mas não menosprezada. Além disso, é preciso ter humildade para reconhecer que se sabe nada ou quase nada a respeito do país ou mercado almejado. Ainda de acordo com o analista, existem dois tipos principais de empresas, aquelas que têm pouquíssima aversão ao risco e outras totalmente avessas a ele.
Entre as estratégias para se internacionalizar, Vale destacou algumas questões cruciais que o empresário deve responder antes de ultrapassar fronteiras: quais as razões para internacionalizar? Sua estratégia é competitiva? Como pretende competir no exterior? Quais são os resultados esperados da internacionalização? Por que este é o país-alvo? Quais são as oportunidades no mercado? E numa missão internacional, é necessário também, segundo ele, ter clareza das próprias necessidades. “Você precisa ir para a missão sabendo o que vocês precisam saber”, disse.
Oportunidades
Português de Braga, norte do país, Afonso Antunes, sócio-gerente da Market Access, falou a respeito do panorama socioeconômico e das oportunidades de negócios em Portugal na atualidade.
Antunes ressaltou que há um conjunto de incentivos ao investimento estrangeiro no país ibérico. Entre eles, o Golden Visa, uma Autorização de Residência para Investidores (ARI), é um visto de permanência para quem deseja morar e empreender em terras lusitanas.
Alguns números saltam aos olhos de potenciais investidores em Portugal. O país recebeu 23 milhões de turistas em 2018 e tem atraído um novo perfil de imigrantes de nações como França, Inglaterra, Holanda, Alemanha e do próprio Brasil, que, segundo o executivo, conferem a Portugal um perfil mais cosmopolita.
Outro fator que pode atrair os investidores brasileiros é a facilidade no processo de empreendedorismo por lá. Segundo Antunes, em Portugal é tudo mais simples para se abrir uma empresa comparado ao Brasil.
O executivo destacou algumas marcas brasileiras com forte presença em Portugal: Chilli Beans, iGUi, Information Planet, Morana, O Boticário e ShowColate.
De acordo com a pesquisa Nielsen Global Consumer Loyalty Survey 2019, 89% dos consumidores portugueses gostam de experimentar novos produtos e marcas e o mesmo percentual compra produtos premium e o fazem em lojas físicas. A grande maioria afirma estar disposta a pagar um preço premium por produtos com essas características, aponta o estudo Changing Consumer Prosperity 2019, também da Nielsen.
Segundo Antunes, há oportunidades para franquias brasileiras de produtos alimentares étnicos, com apelo a um estilo de vida saudável e sustentável; moda e calçado; cosméticos com apelo saudável e com ingredientes brasileiros; serviços inovadores (saúde, conveniência, esporte etc.) e tecnologia. Neste segmento, o especialista citou a rede de franquias TOTVS e a provedora de soluções de negócios baseadas em tecnologia Stefanini, como exemplos de empresas brasileiras de tecnologia da informação (TI) bem-sucedidas no país lusitano. “O nome do Brasil está muito associado à inovação em Portugal”, afirmou.
O especialista recomenda aos potenciais investidores brasileiros em Portugal que entendam a cultura, os hábitos e costumes locais. É preciso “europalizar sem deixar de tropicalizar”, adaptar-se ao mercado português e europeu, valorizando a identidade do produto ou serviço brasileiro, e apresentar e destacar sempre o que o Brasil tem de inovador. “Portugal está muito familiarizado com a cultura brasileira”, disse, além de ser uma entrada privilegiada para outros países da Europa e da África.
O evento foi elogiado pelos participantes. Os diretores da The Joy School, Ludmila e Rinaldo Fernandes, disseram ter gostado bastante. “O workshop nos dá uma visão bem global dos passos que precisamos tomar”, completou Ludmila.
Confira a lista de marcas participantes do Workshop de Internacionalização ABF e Apex-Brasil:
Alexandre David Advogados |
All Pé Gestão de Negócios S/A |
Brandão & Oliveira Advogados |
Cacau Show |
Casa da Empada |
Casa do Construtor |
Cia. Hering |
Coife Odonto |
Fábrica de Bolo Vó Alzira |
Flamy Franquias |
Global Franchise |
Goakira |
Mania de Churrasco! |
Mercadão dos Óculos |
Mr. Cheney Cookies |
Padaria Pet |
PopCorn Gourmet |
Purific Brasil |
Sobrancelhas Design |
Spé, O Spa Do Pé |
The Joy School |
Fotos: ABF/Divulgação