Início Notícias Missão de franqueadores brasileiros a Portugal visa à internacionalização

Missão de franqueadores brasileiros a Portugal visa à internacionalização

Missão de franqueadores brasileiros a Portugal visa à internacionalização
Movimento na Rua Augusta, um dos centros comerciais de Lisboa

Com foco na internacionalização, a ABF – Associação Brasileira de Franchising, realizará entre os dias 11 e 15 de novembro de 2019, em parceria com a Associação Portuguesa de Franchising (APF), missão de franqueadores brasileiros ao mercado português.

A ação faz parte do programa Franchising Brasil, fruto de convênio firmado entre a ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de promover a internacionalização das marcas brasileiras por meio do sistema de franquias.

Como preparação para a missão, as empresas brasileiras participam de um programa de capacitação individualizada desde julho, específico para o mercado português. Ainda na fase de capacitação, será realizado um Workshop de Internacionalização, customizado para o sistema de franquias. O evento acontece no próximo dia 1º de outubro, na sede da ABF em São Paulo, com o apoio da Apex-Brasil.

Para Fabio Khouri, diretor internacional da ABF, “toda essa preparação  será muito benéfica para que os empresários da missão possam estar de fato preparados para o mercado português e para os potenciais negócios que possam se desenvolver a partir da missão internacional”.

A missão deverá contar com entre 15 e 20 redes franqueadoras brasileiras, dos mais diversos segmentos, que buscam expandir suas operações para o país ibérico. A agenda em Portugal prevê a realização de workshop promovido pela APF, envolvendo a participação de figuras-chave do franchising português, além de advogados, contabilistas, especialistas em marketing e consultores.

O SECOM – Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Lisboa receberá a delegação e apoiará na realização de uma rodada de negócios entre os empresários brasileiros e potenciais investidores portugueses. A ação de matchmaking deverá acontecer no dia 13 de novembro, que terá também o suporte da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB).

Serão realizadas, ainda, visitas a Centros Comerciais, a operações de franquias brasileiras em Portugal e a redes portuguesas. Além da agenda em Lisboa, o grupo seguirá para a cidade do Porto, onde realizará visitas e reuniões nos dias 14 e 15 de novembro.

Para participar desta e das demais ações de promoção internacional do Programa, é preciso que a empresa formalize sua adesão ao Projeto Franchising Brasil. A adesão não envolve custos e as ações são subsidiadas com recursos da ABF e da Apex-Brasil.

Foto: Divulgação