Um olhar positivo sobre a pandemia e o futuro

presidente da ABF

Exercitar a empatia, ser mais solidário, mais eficiente, mais inovador, mais resiliente e preparado para o futuro. Esses são para mim aspectos positivos que podemos observar em meio à pandemia da Covid-19.

Nesses dois anos de mandato, colocamos em prática importantes iniciativas que havíamos planejado. Entre elas, para promover a troca estruturada de conhecimento entre associados de redes mais experientes e players mais jovens do mercado, lançamos o Programa de Mentoria em 2019 que já beneficiou mais de 150 empresas. Já para aprofundar a análise estratégica sobre temas de interesse mais específicos, criamos novas comissões: de Fornecedores, Shopping Centers e Pontos Comerciais, e de Transformação Digital.

Em março deste difícil ano de 2020, a pandemia nos atingiu de forma surpreendente e avassaladora. Junto com os demais diretores e toda a equipe de colaboradores, estamos enfrentando a maior crise sanitária e econômica do Brasil e do mundo em mais de um século. Dando continuidade a iniciativas de diretorias anteriores, nos dedicamos e manteremos nosso foco em fazer com que nossa Associação seja mais ágil, mais moderna e mais digital.

Assim como o próprio setor do qual orgulhosamente é representante oficial, a ABF avançou na transformação digital. A pandemia nos fez antecipar projetos que seriam implementados futuramente. Esse impulsionamento, mesmo que acelerado, também tem seu aspecto positivo, pois nos prepara para sairmos mais fortes desse período desafiador.

Realizamos a primeira edição totalmente digital da ABF Franchising Week, diversos Webinars, Mesas-Redondas, Super Lives e sessões do Programa de Mentoria, tudo on-line. Lançamos também a ABF Franchising Expo Digital para levar as marcas associadas aos potenciais investidores fora do eixo Rio – São Paulo.

Outra ação relevante, dentro da modernização do Estatuto Social da entidade, é a criação de duas novas categorias de Associados: Startup, para que o ecossistema do franchising tenha contato com as soluções propostas por essas empresas mais inovadoras, e Multifranqueado, que abarca franqueados proprietários de duas ou mais unidades de uma só ou de diferentes marcas.

A Associação sempre foi muito inclusiva e preocupada com a diversidade. No biênio 2021-2022, agiremos para tornar nossa entidade ainda mais diversificada. Nesse sentido, criaremos a Comissão de Impacto Social, a 12ª da entidade, e levaremos o tema para debate nos diversos eventos que realizamos ao longo do ano. Também daremos continuidade ao processo de transformação digital e aperfeiçoaremos tudo o que já estamos fazendo.

Trabalhamos muito e continuaremos dedicados a ressignificar a ABF para todos os seus associados e para lhes entregar cada vez mais valor. Agradeço aos associados que deram à Diretoria que eu e o Tom Moreira Leite lideramos mais um mandato. Sabemos que novos desafios virão, mas também temos a plena certeza de que juntos podemos superá-los, pois é desse modo que somos mais fortes.

Um 2021 de saúde, paz e prosperidade.

Forte abraço,

André Friedheim
Presidente