Início Notícias Pós-NRF ABF 2023: especialistas abordam inteligência artificial e chegada da Web 3.0

Pós-NRF ABF 2023: especialistas abordam inteligência artificial e chegada da Web 3.0

Pós-NRF ABF 2023: especialistas abordam inteligência artificial e chegada da Web 3.0
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, em seu discurso de abertura do evento

Manhã de imersão no franchising envolveu insights trazidos pela ABF da NRF, maior evento do varejo global, com tecnologias e evoluções de forma mais realista e racional.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou nesta terça-feira, 7/2, o Pós- NRF Retail’s Big Show 2023, encontro de especialistas que discutiram as novas tecnologias e tendências internacionais para o mercado varejista, além de seus desafios. O evento aconteceu no Auditório Santander, no Itaim Bibi, em São Paulo, e foi transmitido ao vivo através do canal do YouTube ABF Transforma, contou com o apoio do Santander e patrocínio da BTR Varese. A ABF participou da NRF de 14 a 20 de janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

NRF ABF
Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF, na abertura do Pós-NRF 2023

Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF, coordenou o evento e apresentou o cronograma do dia, composto pelos painéis: Inovações e Tendências para 2023; Inovações tecnológicas: o futuro do varejo e do franchising; e Aterrisagem: as oportunidades e aplicações para o Franchising Brasileiro.

Em seu discurso de abertura, Tom Moreira Leite, presidente da entidade, subiu ao palco, agradeceu a presença de todos os presentes, conectados e a parceria do Santander. Em seguida, apresentou pontos abordados na NRF importantes para os negócios brasileiros. Seus principais insights foram voltados para as estratégias de suprimentos e gestão de estoque – que devem aumentar a vida dos alimentos e facilitar toda a cadeira de fornecimento. Além da relação com o cliente usando a tecnologia e as influências da geração Z. “A tecnologia segue tendo um papel fundamental para acelerar os negócios, mas não podemos deixar os fundamentos do varejo de lado: eficiência de custos, operações mais fáceis, diferentes escolhas para o consumidor e experiência personalizada”, afirmou.

NRF ABF
Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)

Inovações e tendências para 2023
O primeiro painel do dia contou com a palestra de Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que trouxe uma visão de que o varejo está em um momento de racionalidade. “A NRF, pela primeira vez, mostrou como a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e em diferentes nichos. Não foi futurista como antes”, disse. Apesar das constantes evoluções do varejo, instabilidades em decorrência da pandemia ainda impactam o setor. Nesse contexto, Eduardo frisou a dificuldade que os EUA estão passando para obterem matéria-prima, o que está impulsionando uma certa lição de independência para o país e para o mundo.

Em relação às tecnologias apresentadas na NRF, a intensificação da robotização pelas grandes marcas e o uso da inteligência artificial pelos e-commerces também foram destaques. “A atual revolução para a Web 3.0 que estamos vivendo caminha para uma melhor interação com o cliente e chegada do Metaverso em alguns anos”,  afirmou.

NRF ABF
Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail

Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, foi palestrante da NRF pela 21ª vez e acrescentou, ainda, que as jornadas de experiências e consumo mudaram e se adaptaram aos novos gostos durante a pandemia. Sendo assim, o varejo atual se encontra com maior penetração digital, novas e diferentes jornadas, menor tráfego físico de pessoas, mudanças nas bases cadastrais e mais transações omnicanais. “Gestão de conteúdo é crítico e importante. Temos que parar de achar que cadastro é responsabilidade de estagiário e conteúdo é responsabilidade do marketing”, alertou.

Para o executivo, as lojas precisam ser reinventadas. “A loja física será cada vez mais estratégica, sobretudo em sua capacidade de capturar, reter, manter e engajar clientes. A loja também deve funcionar como hub logístico e de serviços. Ou seja, o que vai definir a loja do futuro é a transformação invisível”, finalizou.

NRF ABF
Grasiela Tesser, diretora-Executiva da NL Informática

Inovações tecnológicas: o futuro do varejo e do franchising
Toda tecnologia que agrega o consumidor final em suas experiências foi destaque no painel apresentado por Grasiela Tesser, diretora Executiva da NL Informática. “Temos que olhar para trás e aperfeiçoar a cadeia toda, até a ponta. As tecnologias que podem ser usadas no varejo não são novas, mas estão sendo aprimoradas para facilitar os caminhos das marcas e encantar o consumidor”, afirmou. No entanto, o desafio de fazer um negócio ser rentável e operacionalmente estável em meio à imensidão de tecnologias é bem maior.

A executiva reiterou, ainda, que a NRF abordou muitas soluções que englobam as devoluções das compras de maneira  inteligente, eficiente e sem custo. “Os varejistas dos Estados Unidos já perceberam que uma má experiência na devolução causa uma perda desse cliente”, alertou.

Para saber mais sobre a missão NRF 2023, clique aqui.

Fotos: Marcelo Justo