Manhã de imersão no franchising envolveu insights trazidos pela ABF da NRF, maior evento do varejo global, com tecnologias e evoluções de forma mais realista e racional.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou nesta terça-feira, 7/2, o Pós- NRF Retail’s Big Show 2023, encontro de especialistas que discutiram as novas tecnologias e tendências internacionais para o mercado varejista, além de seus desafios. O evento aconteceu no Auditório Santander, no Itaim Bibi, em São Paulo, e foi transmitido ao vivo através do canal do YouTube ABF Transforma, contou com o apoio do Santander e patrocínio da BTR Varese. A ABF participou da NRF de 14 a 20 de janeiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Fabiana Estrela, diretora-executiva da ABF, coordenou o evento e apresentou o cronograma do dia, composto pelos painéis: Inovações e Tendências para 2023; Inovações tecnológicas: o futuro do varejo e do franchising; e Aterrisagem: as oportunidades e aplicações para o Franchising Brasileiro.
Em seu discurso de abertura, Tom Moreira Leite, presidente da entidade, subiu ao palco, agradeceu a presença de todos os presentes, conectados e a parceria do Santander. Em seguida, apresentou pontos abordados na NRF importantes para os negócios brasileiros. Seus principais insights foram voltados para as estratégias de suprimentos e gestão de estoque – que devem aumentar a vida dos alimentos e facilitar toda a cadeira de fornecimento. Além da relação com o cliente usando a tecnologia e as influências da geração Z. “A tecnologia segue tendo um papel fundamental para acelerar os negócios, mas não podemos deixar os fundamentos do varejo de lado: eficiência de custos, operações mais fáceis, diferentes escolhas para o consumidor e experiência personalizada”, afirmou.
Inovações e tendências para 2023
O primeiro painel do dia contou com a palestra de Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que trouxe uma visão de que o varejo está em um momento de racionalidade. “A NRF, pela primeira vez, mostrou como a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e em diferentes nichos. Não foi futurista como antes”, disse. Apesar das constantes evoluções do varejo, instabilidades em decorrência da pandemia ainda impactam o setor. Nesse contexto, Eduardo frisou a dificuldade que os EUA estão passando para obterem matéria-prima, o que está impulsionando uma certa lição de independência para o país e para o mundo.
Em relação às tecnologias apresentadas na NRF, a intensificação da robotização pelas grandes marcas e o uso da inteligência artificial pelos e-commerces também foram destaques. “A atual revolução para a Web 3.0 que estamos vivendo caminha para uma melhor interação com o cliente e chegada do Metaverso em alguns anos”, afirmou.
Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, foi palestrante da NRF pela 21ª vez e acrescentou, ainda, que as jornadas de experiências e consumo mudaram e se adaptaram aos novos gostos durante a pandemia. Sendo assim, o varejo atual se encontra com maior penetração digital, novas e diferentes jornadas, menor tráfego físico de pessoas, mudanças nas bases cadastrais e mais transações omnicanais. “Gestão de conteúdo é crítico e importante. Temos que parar de achar que cadastro é responsabilidade de estagiário e conteúdo é responsabilidade do marketing”, alertou.
Para o executivo, as lojas precisam ser reinventadas. “A loja física será cada vez mais estratégica, sobretudo em sua capacidade de capturar, reter, manter e engajar clientes. A loja também deve funcionar como hub logístico e de serviços. Ou seja, o que vai definir a loja do futuro é a transformação invisível”, finalizou.
Inovações tecnológicas: o futuro do varejo e do franchising
Toda tecnologia que agrega o consumidor final em suas experiências foi destaque no painel apresentado por Grasiela Tesser, diretora Executiva da NL Informática. “Temos que olhar para trás e aperfeiçoar a cadeia toda, até a ponta. As tecnologias que podem ser usadas no varejo não são novas, mas estão sendo aprimoradas para facilitar os caminhos das marcas e encantar o consumidor”, afirmou. No entanto, o desafio de fazer um negócio ser rentável e operacionalmente estável em meio à imensidão de tecnologias é bem maior.
A executiva reiterou, ainda, que a NRF abordou muitas soluções que englobam as devoluções das compras de maneira inteligente, eficiente e sem custo. “Os varejistas dos Estados Unidos já perceberam que uma má experiência na devolução causa uma perda desse cliente”, alertou.
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Fotos: Marcelo Justo