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ABF marca presença na NRF 2023

ABF marca presença na NRF 2023
Público na entrada do pavilhão da Expo NRF 2023

Maior evento do varejo global vai até dia 20 de janeiro em Nova York.

A ABF participa de 14 a 20 de janeiro da NRF Retail’s Big Show 2023, em Nova York. Membros do Conselho e da diretoria da entidade participam deste que é o maior evento do varejo mundial para trazer insights para o mercado brasileiro de franquias, que serão apresentados no Pós-NRF ABF no dia 7 de fevereiro, no Teatro Santander, em São Paulo.

Entre os participantes da ABF estão o presidente, Tom Moreira Leite; a presidente do Conselho, Cristina Franco; o membro do Conselho e presidente da Força-Tarefa (Task Force) do World Franchise Council (WFC), André Friedheim; o membro do Conselho, Altino Cristofoletti Junior; o diretor-adjunto de Estratégia Digital, Carlos Zilli, e a diretora-executiva, Fabiana Estrela.

A edição deste ano, que reúne 35 mil participantes, ainda em seu início já trouxe ao debate importantes temas. Entre eles destacam-se a tendência de um maior crescimento do consumo consciente, a educação para o consumo, a loja física como investimento em branding, uma vez que a experiência tangibiliza valor, a monetização dos dados, a digitalização do varejo, a escassez de mão de obra e a loja como fonte de dados.

“A NRF sempre nos traz conteúdos inspiradores e relevantes para o mundo dos negócios e cada vez mais para apontar tendências para o futuro da humanidade. Vale citar a magnífica palestra de Kate Ancketill, CEO e fundadora da GDR Creative Intelligence, que nos fala sobre a disrupção causada pelos 3 Cs: Covid, Conflito e Clima, que nos colocam em permanente estado de atenção e produzem mudanças de comportamento de consumo que influenciam todos os negócios. Bem, isto e muito mais você poderá acompanhar em nossa cobertura e no Pós-NRF”, declarou Cristina. O Pós-NRF ABF será presencial e com transmissão ao vivo para associados da entidade.

Sustentabilidade
De acordo com Fabiana, estudo apresentado na NRF aponta que 70% dos consumidores pensam em sustentabilidade, que o uso de peças de segunda mão é considerado positivo ou neutro para as marcas de luxo, e que 65% dos clientes que compraram peças de segunda mão retomaram as compras. “Elas aumentam a conversão e o TM. A ‘segunda mão’ é uma porta de entrada para o mercado de luxo”, assinalou.

Em sua palestra, Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), afirmou que, ao atrair e manter clientes, é preciso que a empresa varejista mensure isso para entender também as perdas e lucros. “Tudo começa com os dados. Os modelos de negócios de varejo precisam ser centrados no cliente e ‘data-driven’. Toda decisão de varejo precisa ser direcionada dessa forma”, disse ele. Ao falar de operações e modelos de negócios rentáveis, Serrentino defendeu a busca por novos KPIs para avaliar esse impacto da loja física, da venda digital e da integração entre ambos.

A comitiva da ABF destacou, ainda, diversas outras palestras e relevantes insights, como:

* “Fidelidade no varejo é inevitável”, na visão de John Furner, do WALMART;

* “Experiência Personalizada, Tecnologia, Machine Learning e, sobretudo, Inteligência Artificial são fundamentais”, para o Dr. James Cash, professor da Harvard Business School;

* “Jornada do cliente: loja física é experiência, digital é conveniência e vice-versa, e isso é igual à experiência completa”, para Jeff Gennette, CEO da Macy’s; e

* “Preocupação com a inflação versus entrega de valor no nível de exigência do cliente e no preço que ele gostaria de pagar”, na visão de Jack Sinclair, CEO da Sprouts Farmers Market.

Já na LEGO, a sustentabilidade é palavra de ordem. Segundo explicou Martin Urrutia, que lidera a equipe global de Experiência e Inovação no Varejo com uma Flagship digital, o mobiliário das lojas é local, o tijolo LEGO é feito de plástico reciclado de garrafas pet e a empresa está reduzindo o papel nas embalagens, mesmo utilizando-o para substituir as sacolas de plástico.

Ainda tratando de materiais sustentáveis, o palestrante enfatizou que a longevidade do material favorece a reciclagem e o reuso. Como exemplo, ele citou o reuso em escolas. “É um caminho sem volta, constantemente sendo incrementado, com revisão de processos para otimizar a circularidade e também para reduzir os impactos ambientais”, afirmou.

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Foto: ABF/Divulgação