InicioFranchising BrasilNoticiasFranquias de Beleza: empresas brasileiras do segundo segmento que mais cresce no mercado para conhecer

Franquias de Beleza: empresas brasileiras do segundo segmento que mais cresce no mercado para conhecer

Franquias de Beleza: empresas brasileiras do segundo segmento que mais cresce no mercado para conhecer

Segundo dados da Pesquisa de Desempenho trimestral realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2022 foi um ano de retomada do crescimento para esse mercado no Brasil. Nos primeiros nove meses do ano, as franquias faturaram R$ 147,6 bilhões, cerca de 15,02% a mais que no mesmo período do ano anterior. Desse valor, o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar foi responsável por faturar R$ 33,7 bilhões, ficando atrás apenas do ramo de Alimentação, que faturou R$ 35,7 bilhões.

Com o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, o Brasil oferece excelentes opções de negócios relacionados à higiene e beleza para quem está em busca de uma oportunidade de investimento. Se é o seu caso, conheça a seguir algumas marcas que fazem parte do Franchising Brasil — programa de internacionalização da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —  e com certeza podem ser ótimas representantes da tão desejada “Brazilian Beauty” em diferentes mercados do globo.

Criada há mais 40 anos pela empreendedora Edna Onodera, que começou a oferecer sessões de massagens, limpeza de pele e até procedimentos de estética e bem-estar na escola de judô do marido, a Onodera oferece hoje diversas opções em tratamentos faciais e corporais, depilação a laser, atendimento nutricional e até serviços estéticos médicos. Com unidades no Brasil e em Portugal, foi chancelada 13 vezes com o Selo de Excelência da ABF, além de ser reconhecida com o Certificado de Franquia Internacional em 2021 e em 2022.

A Espaçolaser nasceu em 2002, tornando-se oficialmente uma franquia em 2015. Atualmente, é reconhecida como a maior rede de depilação do Brasil, contando com mais de 800 unidades no Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai e Chile. Em 2020, a Espaçolaser ocupou a 26ª posição no ranking de 50 maiores franquias da ABF e, em outubro de 2022, conquistou o certificado de Franquia Internacional ABF pelo segundo ano consecutivo, recebendo a chancela na categoria Máster, que contempla empresas que estão com o processo de internacionalização avançado.

Atualmente com mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil e EUA, a marca Emagrecentro foi fundada em 1987 por Edson Ramuth, médico que é referência na área de emagrecimento e estética. A rede oferece hoje diversos procedimentos corporais com foco em emagrecimento rápido, gordura localizada, flacidez, celulite e pós-parto. Filiada à ABF desde 1994, a franquia foi dez vezes chancelada com o selo de Excelência em Franchising, além de vencedora do prêmio especial de Melhor Franquia do Mundo na Área de Serviços em 2013 em Florença, na Itália.

Franquia de esmalteria criada em 2017 pelo casal Marina e Maurício César, a Unhas Cariocas rapidamente se tornou referência no mercado de beleza no Brasil, expandindo para mais 80 unidades em apenas 6 anos de existência. Única marca do segmento a possuir uma fábrica para a produção de seus próprios produtos, vendidos nas unidades da rede, a franquia é reconhecida também pela criação de um emoliente exclusivo que solta as cutículas de maneira rápida e prática, garantindo um atendimento muito mais seguro e agradável, que não agride a pele.

Fundada em 2013 e com mais de 400 lojas distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e América Central, a Sobrancelhas Design é uma rede especializada na prestação de serviços estéticos com foco em sobrancelhas, incluindo design, tratamentos de recuperação, depilação facial, massagem, aulas de automake e maquiagem profissional. Além disso, a marca conta ainda com uma linha de maquiagem com mais de 30 produtos. Em 2022, foi uma das cinco vencedoras da segunda edição do Prêmio Destaque de Internacionalização, promovido pelo Franchising Brasil.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.