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ABF encerra participação na NRF 2023 com novos aprendizados e insights

ABF encerra participação na NRF 2023 com novos aprendizados e insights
Participantes da NRF 2023 na entrada da Expo que integra o evento

Especialistas da entidade e do setor varejista apresentarão esses novos aprendizados e insights no Pós-NRF ABF, dia 7/2, no Teatro Santander, em São Paulo.

A comitiva da ABF encerrou nessa sexta-feira (20/1) sua participação na convenção 2023 da National Retail Federation (NRF), em Nova York, trazendo na bagagem novos aprendizados e insights.

Fazendo um balanço do maior encontro do varejo mundial, o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, detalhou alguns dos principais aprendizados para o franchising nesse próximo ciclo extraídos do evento. “O primeiro deles é o foco no cliente e toda uma gama de tecnologias que permitem não só aprendermos mais sobre os dados transacionais, mas também a tecnologia empregada dentro das lojas, do varejo, permitindo termos maior conhecimento sobre a jornada do cliente dentro desses ambientes e obviamente toda uma tecnologia empregada para facilitar a operação de armazenagem, de pickings, de controle de inventário, cada vez mais sem atrito, utilizando devices que estão nas palmas das mãos, com códigos de leitores de barras super-rápidos, check-outs automatizados (…), enfim, você tem uma tecnologia empregada tanto para a experiência do cliente quanto para facilitar as operações dentro dos negócios”, observou.

Ainda de acordo com Leite, um segundo ponto muito discutido na NRF 2023 foi a relação dos empregadores com os funcionários. “A agenda de cultura organizacional e de focar no desenvolvimento no ambiente de trabalho se torna cada vez mais estratégica. Cuidar de gente é para mim o pilar número um dos nossos negócios e que foi muito debatido aqui”, enfatizou.

Entre outros assuntos relevantes tratados no evento, o executivo assinalou “a experiência omnichannel e as soluções imersivas que tornam o digital commerce uma experiência mais próxima de uma loja real, a partir da realidade virtual, sem a necessidade de aparelhos, como os óculos usados para acessar o metaverso”.

Pós-NRF ABF
Para André Friedheim, membro do Conselho da entidade e presidente da Força-Tarefa (Task-Force) do World Franchising Council (WFC), “a NRF é muito mais do que o Congresso em si e o networking com a enorme delegação brasileira. As visitas ao varejo norte-americano são inspiradoras”, disse. Dentre os temas que Friedheim pretende abordar durante o Pós-NRF da ABF estão “as lojas voltadas para a comunidade e como o franchising brasileiro deve encarar essa nova tendência. Quando falamos em loja de comunidade, estamos falando em um novo formato de operação com projeto arquitetônico, portfólio de produtos e serviços que atendam a comunidade local, que mora ou trabalha no entorno. Espaços para encontros e eventos pra comunidade são encontrados nessas operações. E o franchising nisso tudo?”, questionou.

Já o também membro do Conselho da ABF, Altino Cristofoletti Junior, destacou ter observado “as principais tendências, tudo o que tem de mais moderno, o metaverso, a web 3D, o que tem de bacana no varejo e a gente pode implementar nos nossos negócios”.

Eduardo Terra, presidente da SBVC e sócio da BTR-Varese, afirmou que “foi uma NRF cheia de novidades”.

Alberto Serrentino, vice-presidente da entidade e fundador da Varese Retail, definiu a jornada da NRF 2023 como um “caldeirão de insights e de inspiração”.

Tudo o que foi observado pela comitiva da Associação – que contou também com Cristina Franco, presidente do Conselho, Carlos Zilli, diretor-adjunto de Estratégia Digital, e Fabiana Estrela, diretora-executiva –  e pelos também especialistas Terra e Serrentino, líderes do grupo BTR-Varese no evento, serão apresentados no Pós-NRF ABF, dia 7 de fevereiro, no Teatro Santander, em São Paulo. Imperdível! Inscreva-se aqui.

Foto: ABF/Divulgação