InicioFranchising BrasilNoticiasRelembre 4 marcas brasileiras que abriram unidades no exterior após missões promovidas pelo Franchising Brasil

Relembre 4 marcas brasileiras que abriram unidades no exterior após missões promovidas pelo Franchising Brasil

Relembre 4 marcas brasileiras que abriram unidades no exterior após missões promovidas pelo Franchising Brasil

Um processo indispensável para qualquer marca que deseja se internacionalizar e conquistar novos mercados pelo mundo é visitar os destinos desejados. Ajudar nesse processo é o principal objetivo das missões comerciais promovidas pelo Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Estados Unidos, Portugal, México, Paraguai, Bolívia e Emirados Árabes foram alguns dos destinos visitados pelo Programa e seus participantes nos últimos anos. E foi com a ajuda das reuniões comerciais, visitas técnicas a centros comerciais, workshops e outras ações estratégicas promovidas para aproximar franqueadores brasileiros de possíveis novos franqueados e parceiros locais que muitas marcas conseguiram inaugurar novas unidades de suas franquias em países distantes.

Relembre, a seguir, quatro empresas brasileiras participantes do Franchising Brasil que tiveram sucesso em abrir novas unidades de suas franquias em outros países após participarem de viagens internacionais promovidas pelo Programa.

Focada no serviço de perda de peso com acompanhamento profissional, a My Diet Life esteve presente na Missão Paraguai e Bolívia 2022 representada por Matheus Velani, CEO do grupo BF Brands, que detém a marca. A viagem, que teve como principal objetivo aumentar a presença comercial do Brasil na América do Sul, resultou no primeiro contato com um master franqueado no Paraguai, que irá abrir a primeira unidade da franquia no país em 2023, já com planos para rápida expansão.

A ideia inicial da My Diet Life surgiu ainda em 2014, quando Velani foi apresentado à Dieta Flexível por um nutricionista. Motivado pelos resultados positivos, ele reuniu uma equipe de nutricionistas para desenvolver um protocolo único de emagrecimento definitivo, que passou a vender para clientes de outras franquias do grupo. Com o sucesso, a My Diet Life passou a ser uma marca própria em 2022, e além da primeira unidade no Paraguai, conta ainda com duas unidades no Brasil.

Uma das marcas consagradas com o Prêmio Destaque de Internacionalização 2020, promovido pelo Franchising Brasil, a Hot ‘N Tender, franquia brasileira de frango crocante também conhecida HNT Chicken, se destacou em 2019 ao inaugurar seis lojas nos Estados Unidos em um período de apenas seis meses. 

O investimento aconteceu com a ajuda de um master franqueado, mas a empresa estudou o mercado norte-americano por meses antes de começar a movimentação. Parte desse estudo contou com uma participação, por meio do Franchising Brasil, na Multi-Unit Franchising Conference, evento sediado anualmente em Las Vegas.

Fundada em 1995, a Hot n´Tender iniciou sua expansão em 2015 e atualmente conta com mais 50 unidades por todo o país, além da operação nos Estados Unidos, se consolidando como uma das maiores franquias brasileiras de frango frito.

Após viagem comercial conduzida pelo Franchising Brasil ao México em 2020 para participação na Feira Internacional de Franquias (FIF), a Maple Bear Brasil, escola de educação bilíngue, expandiu com sucesso seus negócios para o país latino-americano. O primeiro contato entre a marca e aquele que viria a ser seu novo parceiro no país, que ficou interessado no potencial da escola e nas possibilidades de retorno financeiro, aconteceu  no estande promovido pela ABF.

Com origem canadense, mas adquirida pela Máster-franquia brasileira no início de 2020, a Maple Bear é uma rede presente em todos os estados brasileiros com 159 escolas, que oferecem ensino de excelência fundamentada na metodologia canadense bilíngue, classificada entre as melhores do mundo, em nível Infantil, Fundamental e Médio. Ao redor do mundo, são mais de 500 escolas em 30 países.

A edição de 2020 da Feira Internacional de Franquias do México também rendeu bons frutos para outra empresa participante do Programa: a Sobrancelhas Design. Pouco tempo após o evento, a franquia de cuidados e beleza inaugurou sua loja conceito na Cidade do México com o objetivo de mostrar ao público local todo o projeto da marca, incluindo suas iniciativas de sustentabilidade. 

Primeira rede de lojas dedicada exclusivamente ao design de sobrancelhas no mundo e consolidada como líder do segmento de beleza e bem-estar, a Sobrancelhas Design conta com mais de 400 lojas distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e América Central. Em 2020, ao mostrar um alto potencial de escala internacional, a marca foi finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.