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1ª Real Estate CEO Conference do Itaú BBA tem participação da ABF

1ª Real Estate CEO Conference do Itaú BBA tem participação da ABF

Renata Rouchou, coordenadora da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais, representou a entidade no evento.

A ABF participou da 1ª Real Estate CEO Conference do Itaú BBA, realizada nos dias 24 e 25 de janeiro, em São Paulo. A coordenadora da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais, Renata Rouchou, representou a entidade no evento que contou com a presença de executivos de mais de 20 empresas e associações setoriais.

No Painel de Associações, a ABF ao lado da Alshop (Associação dos Lojistas de Shoppings), representada pelo diretor de Relações Institucionais, Luís Ildefonso, debateram temas como as perspectivas das vendas das operações de franquias neste ano, de expansão das redes, repasses, entre outros.

De acordo com Renata, “o setor vem desenhando uma curva de recuperação robusta nos últimos trimestres, sendo que no terceiro trimestre de 2022 ganhou ainda mais ritmo, principalmente, com a volta mais forte do consumo e hábitos presenciais. O aquecimento de serviços e do varejo de forma geral e a maior digitalização das redes (o delivery mantém níveis elevados) foram outros fatores importantes”, disse.

A executiva destacou dados da ABF, mostrando que o setor de franquias apresentou um incremento de mais de 8 mil operações, com perspectiva de fechamento do ano com total de mais de 180 mil unidades e um faturamento superior a R$ 204 bilhões.

Segundo Renata, as vendas de delivery seguem fortes, mas trazem um custo adicional que não existia na pré-pandemia (take rate das plataformas) e esse trafego é gerado por marketplaces e não pelos shoppings.

Quanto à taxa de repasse cobrada pelos shoppings, a coordenadora defendeu que elas deveriam ser flexibilizadas em função do legado deixado pelo período mais crítico da pandemia.

Ainda de acordo com Renata, “nesse momento de retomada é importante os administradores identificarem os bons operadores que possam estar enfrentando ainda algum desafio relacionado à pandemia e criarem mecanismos, ainda que passageiros, para perpetuidade desses negócios de forma a gerar ganhos mútuos no médio e longo prazo. Esses pontos merecem um olhar especial pela parceria estabelecida entre shoppings, marcas e franqueados”, concluiu.

Ambos os palestrantes mencionaram que a consolidação do setor de shopping centers era esperada. Renata observou, ainda, que o aumento na abertura de novas franquias é possível mesmo em ciclos econômicos menos favoráveis, considerando-se, por exemplo, que o franchising é uma porta de entrada para o empreendedorismo e uma alternativa de investimento mais seguro em relação aos negócios independentes.

Foto: ABF/Divulgação