O franchising entra em campo

O franchising entra em campo

ABF Franchising Expo espera receber mais de 65 mil visitantes este ano. Saiba o que encontrar na feira de franquias, que é uma das maiores do mundo

A 27ª edição da maior feira de franquias da América Latina, a ABF Franchising Expo, reúne em junho, em São Paulo, mais de 400 marcas expositoras, com investimentos iniciais que variam de R$ 10 mil a mais de R$ 1 milhão, nos pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte. São esperados mais de 65 mil visitantes de todas as partes do País e do mundo. São mais de 31 mil m² de exposição com marcas de Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos. Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, shopping centers e pontos comerciais. O evento manterá iniciativas de sucesso que foram implementadas em edições anteriores, como a Arena do Conhecimento, Montando Minha Franquia e Smart Mall ABF, patrocinado pela TOTVS.

Novidades

Também estão programadas novidades como o Boulevard de Microfranquias, que reunirá marcas com investimento inicial de até R$ 90 mil e os Lounges da Copa, que transmitirão os principais jogos do Mundial. “A ideia (do Boulevard de Franquias) surgiu de sugestões dos próprios visitantes, na avaliação do ano passado”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior. No primeiro dia de feira, dia 27 de junho, inclusive, está prevista uma partida entre Brasil e Sérvia, às 15 horas. Por conta disso, a feira começará pela manhã, às 9 horas, e terá sua abertura oficial realizada às 11 horas.

Estreantes

Em sua primeira participação na feira, a rede de beleza Makevator levará seu catálogo de 18 cursos voltados para maquiagem e cabelos, destinados aos profissionais que desejam se aperfeiçoar ou pessoas que enxergam nessa área uma oportunidade de sucesso.
A franquia de reparo de smartphones Hashtec também estreará no evento deste ano. Ela segue o conceito “FastRepair”, que conserta aparelhos celulares no menor tempo possível.
Ainda na seara de tecnologia, a SuperGeeks participa pela primeira vez da feira e já lançará uma nova marca no mercado, voltada para atender o público da classe C.

O Instituto Gourmet atingiu faturamento de R$ 1,4 milhão em 2016, em 2017 ingressou no franchising e já conta com 30 unidades. A marca estreia na feira da ABF este ano e a expectativa é de crescimento de 200%.

A Fábrica de Bolo Vó Alzira também estará na feira pela primeira vez este ano. O estande da rede já vai retratar o novo visual das futuras franquias e a extensão do mix de produtos. A fundadora da marca, Alzira Ramos, a Vó Alzira, estará presente todos os dias para compartilhar sua experiência de empreender aos 60 anos, além de fazer bolos quentinhos na hora.

_______ Saiba Mais __________

Conheça cada um dos espaços especiais da ABF Franchising Expo:
Arena do Conhecimento: espaço de aprendizado com palestras sobre diversos temas associados ao franchising.

Montando Minha Franquia: reúne fornecedores dos mais diversos ramos como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, para que o franqueado possa montar sua loja.

Smart Mall ABF, patrocinado pela TOTVS: localizado dentro do Montando Minha Franquia, o espaço apresenta tendências tecnológicas aplicadas ao varejo: soluções para aumento de produtividade, redução de custos, otimização da gestão e aprimoramento da experiência do consumidor.

____________________________

Conheça as novidades de marcas que participarão do evento:

Loja automatizada
A Laundromat apresentará seu modelo de loja self service, 100% automática. Tudo é feito automaticamente: de pagamento a abastecimento de sabão e amaciante. O investimento é de R$ 85 mil para o formato Express Plus, lojas a partir de 25 m², com três stacks (dupla lavadora/secadora empilhadas), uma lavadora industrial e
uma secadora industrial.

Veterana
A Pello Menos vem do Rio de Janeiro para participar da feira, em São Paulo, pelo 11º ano consecutivo. Para este ano, a marca projeta um crescimento superior aos anos anteriores, com a abertura de 15 unidades. Durante a feira, a rede contará com um espaço de 24 m², onde fará demonstrações de alguns dos serviços prestados.

Mais espaço
A Yes! Cosmetics acaba de completar dois anos como franqueadora e pretende comemorar o aniversário na ABF Expo com um estande de 90m², o dobro do tamanho do ano anterior. A rede já possui 90 unidades e pretende dobrar esse número ainda em 2018.

Montanha russa
A SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais vai apostar na tecnologia em sua participação na feira este ano, com o objetivo de trazer informações ao visitante sobre o universo das franquias, explicando de forma lúdica, por meio de um simulador de realidade virtual, que fará o visitante se sentir em uma montanha russa.

Multifranqueados
Para esse ano, a 5àsec preparou um estande com adesivos que mostram a localização de suas lojas. Além disso, a marca passa a disponibilizar modelos de negócios para abertura de lojas em cidades menores e opções para quem deseja investir logo de início em mais de uma unidade, dando como alternativa a abertura de uma loja padrão e pontos de coleta, que representam de 20% a 30% do custo do investimento.

Franquia maior
A Nutrimais, de nutrição animal, funciona em modelo home based, mas, a partir da feira, passará a oferecer o modelo de loja. O investimento atual está na casa dos R$ 35 mil; a loja é estimada em R$ 120 mil. “Nosso objetivo ao participar da feira é mostrar os benefícios e vantagens de se investir na primeira franquia no ramo do agronegócio voltada para alimentação de animais rurais, além de oferecer uma modalidade com baixo investimento e fácil operação”, analisa Welington Oliveira, CEO da rede.

Tecnologia
A Acqio apresentará uma maquininha Verifone C680, na feira, que opera em 3G/GPRS, BT e Wifi, com tela colorida de 3.5 sensível ao toque, suporta captura de assinatura digital e
é certificada para pagamentos
NFC/Contactless. Indicada para qualquer volume de transações, a ferramenta oferece o recurso de enviar o comprovante da venda via SMS – ou imprimir, caso o cliente prefira.

Novos modelos
A franquia de alimentação Mordidela levará à feira dois novos modelos de negócio: loja em shopping e container. A rede prevê a abertura de dez unidades container e 20 lojas de shopping até o final de 2018. Os interessados em adquirir a franquia devem investir a partir de R$ 120 mil para o formato container e a partir de R$ 150 mil para o modelo loja de shopping.

Foco no crescimento
Dez novas lojas: essa é a meta do Divino Fogão para este ano e boa parte disso deve sair da ABF Expo, de acordo com o presidente da rede, Reinaldo Varela. Ele ainda revela que, no último ano, a rede teve a oportunidade de inaugurar lojas em espaços maiores, graças a negociações mais flexíveis com os shopping centers no que diz respeito ao valor do aluguel, metragem e às luvas. O objetivo é fechar o ano com crescimento de pelo menos 10% no faturamento e 5,4% no número de lojas.

Enxutos
A franquia de corretora de seguros Seguralta vai expor três modelos de negócios, focando nos formatos reduzidos: Standard, Home Based e Basic. O investimento inicial é de R$ 150 mil,  R$ 30 mil e R$ 50 mil, respectivamente.

De olho em São Paulo
Natural de Capitão Leônidas Marques, interior do Paraná, a Anjos Colchões vem fortalecendo a presença pelo País, especialmente na região Sul, onde está localizada a maioria das unidades. A presença na ABF Expo tem por objetivo fortalecer a marca na capital paulista, onde chega ainda esse ano. A expectativa é de abrir 30 lojas em 2018.

De volta
A empresa de crédito consignado MTCred estará pela segunda vez consecutiva na feira expondo a nova franquia Smart, que é home office e tem um investimento inicial de R$ 14.990,00.

Novos negócios
O Grupo Cetro apresentará novidades em suas duas marcas.
A Sóbrancelhas apresentará dois novos modelos: a Sóbrancelhas Premium, focada em público A e B e a Smart, focada em cidades menores e custo de a partir de R$ 70 mil. Já a Beryllos muda seu foco, tornando-se uma clínica especializada em estética completa para atender a todas as demandas das clientes.

Semana de aprendizado e networking

A feira acontece dentro do conjunto de congressos da ABF, conhecido como ABF Franchising Week. O evento está em sua terceira edição e engloba todos os principais simpósios do franchising brasileiro. “Nós vamos manter em cada dia da semana eventos setoriais, para que tenhamos profundidade em cada tema. Nosso objetivo é entregar para o sistema de franchising conhecimento, troca de informações e networking”, afirma Cristofoletti Junior.

Confira os destaques de cada evento:

25 de junho

Alimentação
A semana já começa com o Seminário Setorial de Food Service e Pós-NRA Show, que traz um apanhado do maior evento de alimentação do mundo, a NRA Show, da National Restaurant Association (NRA), que aconteceu em Chicago (EUA), em maio e uma pesquisa inédita sobre as franquias de alimentação brasileiras.

26 de junho

Expansão
O Congresso de Expansão de Redes reúne especialistas do setor de franquias e também do mercado em geral com técnicas para captar novos leads para as redes. Entre os palestrantes estão Lyana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, Fernando Tardioli, diretor Jurídico da ABF e o velejador Amyr Klink, entrevistado desta edição da Revista Franquia & Negócios ABF.

28 de junho

Ferramentas de Gestão
Em sua segunda edição, o Seminário de Metodologia e Ferramentas de Gestão de Redes de Franquia traz técnicas e instrumentos que visam a modernizar a rotina das redes. Para esse ano, os destaques são a metodologia de Employee Experience e as novas soluções para otimização de processos das HRTech (startups voltadas à área de recursos humanos).

Serviços educacionais
Também em sua segunda edição, o Seminário Setorial de Redes de Educação receberá marcas como The Kids Club, Cultura Inglesa, Kumon, Instituto Embelleze, Movedu, CNA e Happy Code para debater o cenário e os novos caminhos para desenvolver mais o segmento.

Internacionalização
O Congresso Internacional de Franchising será incorporado ao evento pela primeira vez. Representantes de associações ibero-americanas de franquias se reunirão para apresentar desafios e também oportunidades de expansão em seus respectivos países. Na ocasião, também será iniciada a pesquisa ABF-ESPM de internacionalização de franquias. Os resultados serão apresentados em outubro.

Multifranqueados
Os multifranqueados têm seu próprio evento durante a Semana do Franchising. O Seminário de Multifranqueados receberá empreendedores de diversas marcas para falar sobre como utilizar o e-commerce para gerar fluxo nas lojas e sobre o relacionamento com shopping centers. A ABF trará ainda os insights de sua primeira delegação oficial ao Multi-Unit Franchising Conference 2018, em parceria com o Grupo MD – Make a Difference.

29 de junho

Jurídico
O tradicional Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial encerra a ABF Franchising Week. O evento trará discussões importantes, como atualização jurídica e legislativa, o panorama eleitoral no Brasil e os desafios políticos do modelo de franquia social. Na parte da tarde, os participantes poderão conferir painéis paralelos que discutirão temas como: “Gestão de Redes – A evolução do modelo e as relações trabalhistas”, “Principais tendências nas decisões judiciais em franquias” e “Desafios do direito do consumidor nas operações de franquia”.

 

Veja alguns artigos interessantes do Portal do Franchising, clique e te levaremos para lá: