Na Mira Edição 79

Na Mira Edição 79

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 79

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição

As notícias mais quentes do mercado

CNA lança plataforma de ensino de inglês on-line
O CNA lança seu modelo híbrido de ensino, o CNA Go. O objetivo dessa plataforma de ensino colaborativa, adaptativa e gamificada é atender a um público de jovens e adultos, a partir de 18 anos, por meio de um sistema inteligente que se adapta às necessidades e ao jeito de aprender do aluno, permitindo a ele escolher sua jornada de aprendizagem. O estudante não precisa seguir uma cronologia de aprendizado rígida e não será avaliado exclusivamente por notas. Ele também poderá acessar a página do CNA Go quando quiser e onde estiver.
www.cnago.com.br

Quem Disse Berenice? na miraquem disse, berenice? tem novo diretor
A quem disse, berenice?, marca especialista em maquiagem e unidade de negócio do Grupo Boticário, contratou Álvaro Garcia para dirigir a empresa, reportando-se à Vice-Presidência de Negócios Franquias. Garcia possui 20 anos de experiência em gestão de negócios em Marketing e Inovação em empresas nos setores de alimentos e bebidas, em marcas globais como Smirnoff, Kellogg´s, Johnnie Walker, Buchanan’s e Old Parr.
www.quemdisseberenice.com.br

Imaginarium na Mira Revista Franquia & NegóciosImaginarium prevê crescimento de 13% para 2018
A Imaginarium pretende expandir a receita bruta em 13% este ano, período em que deu início à migração de suas operações para um novo padrão arquitetônico, que apresenta o ponto de venda sem vitrine e torna o produto o grande protagonista da loja. No ano passado, a rede faturou R$ 256 milhões. A marca atua em 245 pontos de venda – sendo 230 lojas em shoppings e 15 lojas de rua – e planeja inaugurar 30 operações em 2018, com foco no interior do Brasil.
www.imaginarium.com.br

Home Angels Na Mira Revista Franquia & NegóciosHome Angels vira premium
A Home Angels, especializada em cuidar de pessoas e, principalmente, de idosos, expandiu seus negócios e agora passa a se chamar Home Angels Premium. Com isso, a empresa conta com mais dois modelos: a Home Angels Fisio Care, para especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição, e Home Angels Mental Care, com atendimento através do AT (Acompanhante Terapêutico); um cuidador especial para portadores de transtornos psiquiátricos que não podem ficar sozinhos. Fazem parte desse grupo pessoas com depressão e com transtornos afetivo bipolar, de ansiedade, estresse pós-traumático, déficit de atenção e hiperatividade. Além de oferecer terapeutas especializados em esquizofrenia, síndrome do pânico, fobias (sociais), compulsões, psicoses, neuroses, autismo e Asperger, para esses casos os atendimentos serão sempre orientados por um psicólogo ou psiquiatra. Mais informações no site www.homeangels.com.br

Grupo Restaura Jeans na Mira Revista Franquia & NegóciosGrupo Restaura Jeans foca Minas Gerais
De olho na expansão em Minas Gerais, o Grupo Restaura Jeans planeja abrir dez unidades no estado até o fim deste ano. “Recentemente, inauguramos a nossa primeira fábrica para tingimento de roupas em Brodowski, interior de São Paulo e próximo ao estado mineiro. A inauguração facilita o acesso de nossos serviços em Minas Gerais. Acreditamos que a expansão do Grupo Restaura, aliada ao crescimento econômico mineiro, é um casamento duradouro”, diz Paulo Conrad, CEO do Grupo. O Grupo Restaura é detentor das marcas DNA Natural, Restaura Jeans e Minha Lavanderia.
www.gruporestaura.com.br

Brastemp na Mira Revista Franquia & NegóciosBrastemp aposta em franquias
A Brastemp quer crescer por meio do franchising de venda de purificadores de água e de serviços associados, e planeja abrir oito unidades este ano, totalizando 40 em operação. Entre as cidades que fazem parte do seu plano de expansão estão Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP). O investimento inicial é estimado a partir de R$ 250 mil, com previsão de retorno de 30 meses. O modelo prevê uma receita recorrente, por meio da base de assinantes do purificador e da instalação dos produtos e venda de novas assinaturas.
www.brastemp.com.br/seja-um-franqueado

Calçados Bibi pretender abrir 25 lojas
Dando continuidade ao plano de expansão da marca, que visa a abrir 25 pontos de operação em 2018, a Calçados Bibi anunciou a abertura de novas lojas na Bahia e em São Paulo. A Bahia irá receber duas unidades em shopping centers, uma na capital, Salvador, e a outra no município de Vitória da Conquista. Em São Paulo, a rede irá implantar a oitava unidade na capital paulista. Com essas inaugurações, a marca totaliza 109 lojas funcionando no primeiro quadrimestre do ano.
www.bibi.com.br

Casa de bolo na mira Revista Franquia & NegóciosCasa de Bolos quer 350 unidades este ano
A Casa de Bolos prevê finalizar o ano com 350 unidades e chegar a 2020 com 400. Atualmente, a rede tem 316 unidades, sendo que no ano passado foram inauguradas 55. O faturamento também cresceu 17% no ano passado em relação a 2016, totalizando
R$ 182 milhões. Para manter o crescimento, a Casa de Bolos planeja investir em ações de marketing e em estudos aprofundados, com ferramentas de geolocalização, sobre potencial de consumo e perfil sociodemográfico.
casadebolos.com.br

Petland na mira Revista Franquia & NegóciosPetland lança a franquia de clínicas veterinárias Dra. Mei
A Brasil Pet, dona da marca Petland, franquia norte-americana de petshops, prepara-se para lançar a Dra. Mei, uma franquia de clínicas veterinárias que vai replicar as práticas da rede de lojas para pets com operações em 19 países. A primeira clínica piloto será instalada, em junho, na unidade da Petland Mooca, na avenida Paes de Barros, na capital paulista. Com investimento a partir de R$ 50 mil, a Dra. Mei poderá funcionar junto com as franquias Petland ou de forma isolada.
www.petlandbr.com.br

Sorridentes na mira Revista Franquia & NegóciosSorridents vai a Harvard pela 3ª vez
A Sorridents voltou este ano à Harvard Business School para apresentar o seu modelo de negócio para mais de 60 alunos dos Estados Unidos, Ásia, África e América do Sul. A primeira participação da Sorridents em Harvard aconteceu em 2016, quando a escola de negócios norte-americana escolheu a marca para o seu estudo de caso por conta da visão de seus executivos, de servir melhor a população da base da pirâmide social. Já na segunda participação, em 2017, os executivos da rede debateram o conceito de walk-in-clinic com mais de 80 alunos da escola de pós-graduação da entidade.
www.sorridents.com.br

Makevator na mira Revista Franquia & NegóciosMakevator tem novo presidente
Com o objetivo de alcançar maior visibilidade, a Makevator nomeou Sidney Marques de Oliveira como presidente da rede. Natural de São Paulo e formado em Ciências da Computação pela Universidade Anhembi Morumbi, Sidney – que tem mais de 30 anos de experiência nos mercados financeiro, varejista e de franquias – estava há um ano e meio como diretor Financeiro e Administrativo da empresa especializada em formação e aperfeiçoamento profissional na área da beleza.
www.makevatortijuca.com.br

Santander na mira Revista Franquia & NegóciosSantander inaugura espaço dedicado ao atendimento às empresas
O Santander inaugurou recentemente o Centro Negócios & Empresas, espaço dedicado ao atendimento e relacionamento do banco com os clientes pessoa jurídica. Localizado no bairro da Vila Olímpia, uma das mais importantes regiões de negócios da capital paulista, o Centro foi planejado para destacar serviços do Santander e contribuir para o avanço da base de clientes do segmento, principalmente de multinacionais, em um ambiente mais interativo e agradável para a realização de negócios.
www.santander.com.br

Jani King na mira revista franquia & negóciosJani-King inicia programa de webinars para franqueados
A Jani-King inaugurou uma série de webinars (webconferências onde uma pessoa se expressa e as outras escutam) para os franqueados. Segundo a empresa, a iniciativa tem a finalidade de proporcionar capacitação e reciclagem em vários temas como vendas, recursos humanos, marketing e outros aspectos da operação de franquias de limpeza, através de palestras on-line ministradas por executivos da empresa e especialistas convidados. O tema do primeiro webinar, que será mensal, foi o programa de desenvolvimento humano “Você Cinco Estrelas”.
www.janiking.com

Mundo Verde na mira revista franquia & NegóciosMundo Verde anuncia novo posicionamento de comunicação
O Mundo Verde anunciou recentemente novo conceito da marca, que traz o slogan “É por você que a gente faz o mundo”. O objetivo é reforçar o seu compromisso com a saudabilidade e em oferecer a máxima qualidade no atendimento. Outra novidade é a atriz Paolla Oliveira como embaixadora da marca. “Com o novo posicionamento, queremos mostrar ao mercado que não somos apenas uma loja, mas sim uma curadoria/consultoria onde os clientes poderão ter suas necessidades plenamente atendidas”, diz a COO (diretora de Operações) do Mundo Verde, Daniela Heldt.
www.mundoverde.com.br

Franquia Multicoisas Revista Franquia & NegóciosMulticoisas pretende crescer 14% e inaugurar 25 novas lojas em 2018
A marca de franquias Multicoisas fechou 2017 com 206 pontos pelo Brasil e planeja inaugurar 25 lojas em 2018, com faturamento de cerca de R$ 545 milhões, o que representará crescimento de 14% em relação ao ano passado. Para completar o plano de expansão deste ano, a empresa inaugurou um novo centro de distribuição em Araçariguama, no interior paulista, e trouxe a sede administrativa para a capital. Além disso, a empresa firmou parceria de imagem publicitária com a apresentadora Ana Maria Braga.
www.multicoisas.com.br

Escape 60 na mira revista franquia & negóciosEscape 60 aposta na internacionalização da marca
O Escape 60, especializado em salas de jogos presenciais, anunciou a primeira operação no exterior, mais precisamente em Santiago, capital do Chile. Para a sócia e diretora do Escape 60, Jeannette Galbinski, a internacionalização foi consequência do crescimento da rede: em 2017, a marca aumentou em 40% o seu faturamento em relação a 2016, e, para este ano, a expectativa é crescer 30%, e a metade desse aumento deve vir das unidades no exterior. Segundo Jeannette, está prevista a inauguração de mais unidades no Brasil e no exterior, com foco nas Américas do Sul, Central e do Norte.
www.escape60.com.br

Ceofood na mira revista franquia & NegociosAplicativo de delivery quer crescer com franquias
Ex-CEO da Acqio Franchising, Kawel Lotti lançou a Ceofood, aplicativo de delivery para restaurantes focado em pequenas cidades e zonas periféricas. A ferramenta atua com planos fixos mensais, que variam entre R$ 49,99 a R$ 399,99, e a expansão será feita por meio de franquias. O franqueado será o responsável pela prospecção de novos estabelecimentos – 50% dos valores são repassados ao empreendedor. O modelo é home based e o investimento é de R$ 12 mil. A empresa quer chegar este ano a 200 unidades e atingir um faturamento de R$ 5 milhões.
www.ceofood.com.br

Franquia 5àsec revista franquia & Negócios5àsec é eleita a melhor rede de lavanderias de São Paulo
A 5àsec foi eleita pelo terceiro ano consecutivo pelos paulistanos como a melhor rede de lavanderias de São Paulo. A pesquisa, realizada pelo Instituto DataFolha, entrevistou 1.012 moradores das classes A e B de todas as regiões da capital para saber quais as melhores marcas de serviço em 39 categorias. De acordo com o CEO da marca no Brasil, Fabio Roth, lavar roupa fora de casa representa, na ponta do lápis, uma economia de até 35%. A rede conta com 457 unidades distribuídas em todo o País.
www.5asec.com.br

Mercadão dos Óculos se aproxima de 200 unidades
A Mercadão dos Óculos deu mais um passo rumo às 200 unidades abertas. A rede, que atualmente conta com mais de 190 lojas, inaugurou mais duas franquias, uma em Itapema (SC) e outra em Barretos (SP). Com a unidade de Itapema, a Mercadão dos Óculos chega à oitava franquia em Santa Catarina. As demais estão localizadas em Criciúma, Tubarão, Sombrio, São José, Joinville e duas em Florianópolis – estas últimas consideradas top 1 e 2 em faturamento de toda a rede. Já no Estado de São Paulo, a rede está próxima a completar 80 unidades. Até 2020, a rede quer alcançar 600 unidades.
www.mercadaodosoculos.com.br

Yes Cosmetics na mira revista franquia & NegociosYes! Cosmetics inaugura franquias no interior
A Yes! Cosmetics inaugurou unidade no Marília Shopping, em Marília, e no Shopping Pátio Limeira, em Limeira, ambas cidades do Estado de São Paulo. Este ano, o foco da expansão da marca são as regiões Sul e Sudeste, especialmente as capitais e regiões metropolitanas. A Yes! iniciou no franchising em 2016 e hoje tem 60 unidades franqueadas em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além das 30 operações próprias em funcionamento.
www.yescosmetics.com.br

Ri Happy completa 30 anos e lança conceito One Stop Shop

Ri Happy na mira revista franquia & negócos
Neste ano em que completou três décadas de atividades, a Ri Happy lançou a loja Mundo Ri Happy. Inaugurada na zona Norte de São Paulo, esse novo espaço de 1.600 m² usa o conceito One Stop Shop, onde é possível encontrar diversos produtos para crianças, desde brinquedos até artigos esportivos, vestuário, fraldas, calçados, linha bebê e linha geek.
A partir do segundo semestre, a loja também oferecerá itens de papelaria e produtos de beleza infantil. O plano da marca é inaugurar 18 lojas Mundo Ri Happy ainda neste ano por todo País, com investimento aproximado de R$ 50 milhões.
www.rihappybaby.com.br

Não+Pelo pretende faturar R$ 200 milhões
Não+ Pelo na mira revista franquia & Negocios

A Não+Pelo prevê faturar este ano R$ 200 milhões e inaugurar mais de 40 unidades. Entre os destinos estão Belém, Brasília, Curitiba, João Pessoa, Recife e Rondonópolis. Segundo a empresa espanhola, o Brasil já é o maior mercado da rede, com cerca de 300 unidades. A Não+Pelo aposta no método de fotodepilação com luz pulsada para manter o crescimento. Este ano, a empresa completa dez anos de franchising nacional. O investimento em uma unidade da Não+Pelo vai de R$ 80 mil a R$ 220 mil, com prazo de retorno médio de 18 a 24 meses.
www.naomaispelo.com.br

Beryllos na mira revista franquia & negóciosBeryllos quer chegar a 300 operações em cinco anos no País
Em cinco anos, a Beryllos pretende ter 300 operações no País. Até o final deste ano, serão dez novas unidades. Para fazer frente ao crescimento, a rede aposta em se tornar um centro estético, com procedimentos que vão além da depilação definitiva, com tratamentos para celulite, estrias, redução de medidas, lifting corporal, rejuvenescimento facial, entre outros. A Beryllos pertence ao Grupo Cetro, também detentor da rede Sóbrancelhas, dirigido por Luzia Costa.
beryllos.com.br

Casa do Construtor na mira Revista Franquia & NegóciosCasa do Construtor inicia operação internacional
A Casa do Construtor, rede especializada em locação de equipamentos para a construção civil, inaugurou a primeira unidade internacional. Com 25 anos de operação no franchising brasileiro, a organização escolheu o Paraguai como país destino. A meta é inaugurar mais seis unidades naquele país até o final de 2022, além de chegar a outros países do Mercosul. O investimento total da internacionalização foi de aproximadamente US$ 300 mil, incluindo treinamentos, tradução total de manuais, obras e equipamentos. A marca chega ao Paraguai com o nome “Casa del Constructor”.
www.casadelconstructor.com.py

Odontoclinic na mira revista franquia & NegóciosOdontoclinic fecha parceria com Instituto Projeto Neymar Jr.
A Odontoclinic e o Instituto Projeto Neymar Jr. (INJR) firmaram uma parceria para beneficiar as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto social do craque de futebol, no Jardim Glória, na Praia Grande. O projeto acolhe crianças e adolescentes com idades entre sete e 17 anos que residem nas microrregiões de Aeroclube, Aprazível, Guaramar, Guilhermina, Marília, São Sebastião, Sítio do Campo e Vila Sônia. Localizado em uma área de 8.400 m², o INJR impacta diretamente mais de dez mil pessoas.
www.odontoclinic.com.br

Minds na mira revista franquia & negóciosMinds levanta a taça com o Corinthians
Com a campanha – O Esporte Liberta e a Educação também –, a Minds Idiomas comemorou com o Corinthians, em abril, o título de Campeão Paulista 2018. Patrocinadora do time, a Minds renovou o contrato com o Corinthians pelo segundo ano consecutivo. Além de estampar a camisa dos jogadores, a rede oferece aulas de inglês no Centro de Treinamento do clube para os jogadores e os funcionários da Arena e do clube que se interessarem em aprender um novo idioma. A Minds tem mais de 70 unidades no País.
mindsidiomas.com.br

Cacau Show na mira revista franquia & negóciosCacau Show chega a mil cidades e prevê expansão
No ano em que completa 30 anos, a Cacau Show prevê triplicar a abertura de franquias em relação a 2017, de 69 pontos de venda para 250 neste ano. A marca também aposta em novos modelos de negócios para aumentar a capilaridade em todo o País, como a Loja Smart para cidades menores. Os outros modelos de negócio são Microfranquia de Distribuição, Microfranquia Gelateria Cacau Show, Microfranquia Chocolateria Cacau Show, Loja Convencional e Quiosque. Presente em mil cidades, a marca conta com mais de duas mil lojas espalhadas por todo o território nacional
www.cacaushow.com.br

Megamatte tem novas agências de marketing
A Megamatte, rede de franquias de alimentação saudável com mais de 140 unidades em seis estados brasileiros, tem novas agências cuidando de seu marketing on e off-line. O on-line está sob a responsabilidade da Agência Oslo, dos sócios Marcelo Oliveira e Ula Amaral, que cuidarão dos Sites B2B e B2C e redes sociais. Com o off-line está a Agência 80 20 Marketing, dos sócios Eduardo Pedreira, Beto Werneck e José Emilio Pol, que passam a cuidar da identidade visual das unidades Megamatte, campanhas de produtos, branding, entre outros serviços.
www.megamatte.com.br

Heliar na mira revista franquia & NegóciosMais uma indústria entra no franchising: Heliar
A Heliar, marca de baterias automotivas da divisão Power Solutions da Johnson Controls, ingressou no franchising. Com consultoria do Grupo Bittencourt, a rede converteu em máster franqueados os distribuidores que antes vendiam as baterias da Heliar para o mercado de reposição (lojas de autopeças, concessionárias e oficinas). Por conta disso, a rede já nasceu com cem unidades. Neste ano, a Heliar também inaugurou uma loja-piloto em Sorocaba (SP), onde faz entrega e instalação grátis. A meta inicial da Johnson Controls é ter cobertura nacional com a loja nos próximos cinco anos.
www.heliar.com.br

Ragazzo na mira revista franquia & negóciosRagazzo reposiciona marca
Com investimento de cerca de R$ 20 milhões, o Ragazzo reposicionou sua marca e passou a se apresentar como a “rede especialista em comida gostosa”. Além da nova estratégia de marca e redesign das identidades visual e verbal, o projeto – feito em parceria com a agência de branding FutureBrand São Paulo – englobou um novo modelo de negócio e arquitetura das lojas, que resultou no formato ‘on the go’. A reforma dos 175 restaurantes e quiosques será gradativa em todo o Brasil.
www.deliveryragazzo.com.br

Fábrica de Bolo Vó Alzira na mira revista revista franquia & negociosFábrica de Bolo Vó Alzira mira São Paulo
A Fábrica de Bolo Vó Alzira pretende abrir mais 40 unidades em São Paulo este ano, tanto na capital, como no interior. “Queremos crescer significativamente em São Paulo, onde temos oito unidades abertas”, afirma o diretor de Expansão da rede, Ivan Ferreira. Após consolidar a atuação no Rio de Janeiro, onde tem 170 unidades, a rede iniciou o plano de expansão para São Paulo este ano, com abertura de um escritório e da primeira franquia em Santo André, região do ABC, onde pretende abrir mais sete unidades até o fim de 2018. Para sustentar a expansão, a Fábrica de Bolo Vó Alzira irá ampliar a sua capacidade produtiva com uma nova fábrica no Espírito Santo.
fabricadebolo.com.br/seja-um-franqueado

Dicicco na mira revista franquia & NegóciosDicico lança completa 100 anos com celebridades
Ao completar cem anos este ano, a Dicico lançou uma campanha publicitária baseada no conceito “Com a Dicico, a sua casa não perde o ritmo”. Os comerciais contam com a participação da cantora sertaneja Roberta Miranda, do guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, e do sambista Diogo Nogueira. A agência DAVID assina a campanha, que, além de filme para TV aberta, tem peças para os meios digitais. Confira o filme no QR Code ao lado.
www.dicico.com.br

Água de Cheiro na mira revista franquia & NegóciosÁgua de Cheiro inaugura quiosque com novo modelo de negócio
A Água de Cheiro inaugurou no Shopping Center 3, na Avenida Paulista, em São Paulo, o primeiro quiosque dentro do novo modelo de negócio adotado no ano passado. O novo modelo tem como objetivo democratizar o universo da beleza, unindo multimarcas e marca própria. Segundo a diretora de Franquias da Água de Cheiro, Sarah Duarte, a marca contabiliza 194 lojas e, com a estratégia de expansão, a empresa pretende chegar a 250 unidades até o final de 2018, em todo o território nacional.
www.aguadecheiroonline.com.br

Doutor Faz Tudo na mira revista franquia & negociosDoutor Faz Tudo firma parceria com Grupo Bosch
A Doutor Faz Tudo, pertencente ao Grupo Zaiom, fechou parceria com o Grupo Bosch, responsável também pelas marcas Skil e Dremel, visando a expansão de seu atendimento personalizado. O acordo prevê aos franqueados um treinamento direto com a fabricante de ferramentas e um suporte técnico on-line altamente direcionado de acordo com a reforma ou manutenção em que o franqueado esteja envolvido.
www.drfaztudo.com.br

Gracom na mira revista franquia & negóciosGracom quer crescer 50% em 2018
A Gracom School of Visual Effects, primeira escola de efeitos visuais a adotar o modelo de franquias no Brasil, completa dez anos no mercado este ano com o objetivo de dobrar o número de unidades. A rede, que faz parte do Grupo Gracom, tem hoje 21 pontos em todo o País, sendo 14 franquias e sete lojas próprias. “Nosso objetivo é expandir a rede de franquias para a região Sudeste. A previsão é que o faturamento da rede tenha um aumento superior a 30%”, diz o fundador da Gracom, Diego Monteiro. A Gracom tem 16 mil alunos em todo o País.
www.gracomonline.com.br

Ana Hickmann na mira revista franquia & negóciosAna Hickmann e Grupo Kalaes lançam franquia
A empresária e apresentadora Ana Hickmann e o Grupo Kalaes, holding de franquias multissetoriais, inauguraram em São Paulo o Instituto Ana Hickmann, escolas profissionalizantes nas áreas da beleza, fotografia e moda sustentável. A franquia conta com uma dezena de cursos profissionais, como barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar. Em 2018, a marca pretende abrir 14 unidades e atingir o faturamento de R$ 19 milhões.
www.ingrupo.online/iah/