Na Mira Edição 89

Na Mira Edição 89

Instituto Gourmet anuncia sociedade com a holding SMZTO
Após meses de negociação, a escola de educação profissional em gastronomia Instituto Gourmet passou a integrar a holding SMZTO com o objetivo de expandir rapidamente em todo o território nacional. Os números da transação não foram divulgados. No ano passado, o Instituto Gourmet comercializou 88 unidades e obteve faturamento de R$ 45 milhões. Com a sociedade, a meta da rede é comercializar 100 unidades e atingir faturamento de R$ 70 milhões, além de lançar de novos cursos. “Fato curioso é que Glaucio e Robson (sócios fundadores da rede) foram nossos melhores franqueados tanto na Microlins quanto no Instituto Embelleze. Acreditamos muito no potencial deles e estamos muito empolgados com este novo investimento”, afirmou o fundador e presidente da SMZTO José Carlos Semenzato.
www.institutogourmet.com

Água de Cheiro fecha store in store com a Besni
A Água de Cheiro fechou parceria com a Besni para a venda de seus produtos no interior da rede varejista no formato conhecido como store in store. Já foram inauguradas três operações na cidade de São Paulo e o plano é expandir o projeto neste ano para toda a rede Besni, que conta com 34 pontos no Estado. De acordo com Olindo Caverzan Junior, diretor da Água de Cheiro, existe total sinergia entre os públicos das duas marcas, que conversam diretamente com a classe C brasileira, sendo que a iniciativa deve aumentar o sellout da Água de Cheiro em 20%. A rede franqueadora tem 140 unidades e mais de 400 produtos no portfólio.
www.aguadecheiro.com.br

Conheça as profissões em alta em 2020
Você sabe quais são as profissões que estão em alta este ano? De acordo com o levantamento Profissões Emergentes, do LinkedIn, as profissões ligadas aos setores de tecnologia da informação e internet foram as que mais apareceram lista, com 13 de 15 cargos relacionados a algum deles. As profissões com maior expansão são respectivamente gestor de mídias sociais, engenheiro de cibersegurança, representante de vendas, especialista em sucesso do cliente, cientista de dados, engenheiro de dados, especialista em Inteligência Artificial, desenvolvedor em JavaScript, investidor Day Trader, motorista, consultor de investimentos, assistente de mídias sociais, desenvolvedor de plataforma Salesforce, recrutador especialista em Tecnologia da Informação e coach de metodologia Agile.

Hot N’Tender abre primeira unidade nos Estados Unidos
A Hot N´Tender abriu no final do ano passado seu primeiro restaurante nos Estados Unidos, em Philadelphia. O local tem 500m2, drive thru e expectativa de faturamento mensal em torno de R$ 300 mil a R$ 500 mil. A unidade é a primeira das 50 previstas para serem abertas na Costa Leste daquele país, em um prazo de cinco anos, por meio de uma parceria com o empresário Jay Pandya, CEO do Rohan Group. O investimento total nas aberturas chega a US$ 50 milhões. Segundo a empresa, as redes de frango estão crescendo em um ritmo de 8% ao ano nos Estados Unidos, acima da média da indústria de restaurantes daquele país, que deve crescer 3,9% em 2019. No Brasil, a Hot N´Tender tem 44 unidades e calcula ter faturado R$ 70 milhões no ano passado.
www.hotntender.com.br

Fábrica de Bolo Vó Alzira aposta em Brasília
A Fábrica de Bolo Vó Alzira prevê inaugurar vinte unidades este ano em Brasília, onde promoveu road show no início de fevereiro. Atualmente, a marca está presente na capital nos bairros Jardim Roriz em Planaltina e no Setor Comercial Sul na Asa Sul. “O plano para alavancar a expansão em todo Brasil é difundir o conceito do modelo de negócio prático, rápido e com um custo baixo satisfatório ao consumidor. Enxergamos muito potencial no mercado de bolos caseiros em Brasília e na região Centro-Oeste para consolidar a marca”, afirma o diretor de expansão da Fábrica de Bolo Vó Alzira Rodrigo Neves. A Fábrica de Bolo Vó Alzira tem hoje 222 unidades em todo o País.
www.fabricadebolo.com

Delivery Center recebe aporte de shoppings para acelerar expansão
A Delivery Center, empresa de centrais de entrega alocadas dentro de shoppings e centros comerciais, recebeu aporte de R$ 69 milhões das administradoras de shoppings brMalls e Multiplan, que são sócias da startup desde 2018 e 2019, respectivamente. Também têm participação no negócio a Cyrela Commercial Properties (CCP), o grupo de restaurantes Trigo, Bloomin Brands, entre outros. Com o investimento, a intenção da brMalls é conectar o varejo físico ao on-line, bem como a meta da Multiplan é integrar as experiências físicas e digitais de suas propriedades, fortalecendo o aplicativo Multi, que oferece conveniência e serviços em todos shoppings da companhia. Já a Delivery Center quer entrar este ano nos mercados de Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

Next Tecnologia da Informação é adquirida pela 300 Franchising
A Next Tecnologia da Informação foi comprada pela aceleradora de franquias 300 Franchising. O porcentual da compra e o valor da transação não foram divulgados. A Next fechou 2019 com 30 unidades em operação em 13 estados brasileiros e faturamento de R$ 4 milhões. A previsão da aceleradora é negociar 140 novas unidades este ano, totalizando faturamento R$ 20 milhões. “Nos próximos três anos, chegaremos a 300 unidades franqueadas no Brasil e, para os próximos cinco anos, o objetivo é iniciarmos a nossa expansão internacional em países estratégicos para o nosso nicho e em toda a América do Sul”, projeta o fundador e CEO da Next Adriano Sene. A 300 Franchising, liderada pelos irmãos Leandro e Leonardo Castelo – fundadores da Ecoville –, calcula chegar a 30 empresas aceleradas este ano, gerando 250 empregos focados em vendas.
nexttecnologiadainformacao.com.br

Uso das mídias digitais nas redes de franquias
Estudo sobre o uso das mídias digitais nas redes de franquias, realizado com mais de 700 franqueados de 27 marcas, apontou que 86% possuem o perfil da sua franquia nas redes sociais e que o Instagram passou o Facebook na preferência: 78% mantêm conta no Instagram e 71% no Facebook. Em terceiro lugar aparece o WhatsApp, com 59%. Entre os 14% que não possuem conta própria da franquia nas redes, parte alega não ter autorização da franqueadora para essa ação. Entre os que usam, 86% o fazem para captar clientes, 73% para manter relacionamento com os atuais consumidores, 44% para replicar os posts publicados no canal oficial da franqueadora e 32% para captar cadastros para futuras ações. A pesquisa foi realizada pela
MD | Make a Difference

Fran’s Café lança marca própria de gelatos
O Fran’s Café fechou um acordo comercial com a empresa fabricante de sorvetes DÚO Art Ice e lançou a sua marca própria de sorvetes tipo italiano (massa) e picolés. É a F/C Gelato, que se junta ao portfólio de outras duas marcas próprias da cafeteria paulista: a de panetones e o Café Moído, em parceria com a 3Corações. “Estamos muito felizes com essa novidade, que chega às lojas junto com nosso novo cardápio, que certamente é o mais completo e equilibrado de nossa história de 47 anos. Entendemos que, após alguns anos de estudo, era hora de inovar e lançar nossa própria marca de produtos”, explica o diretor de Marketing do Fran´s Café Francisco Conte.
www.franscafe.com.br

Park Idiomas abre a primeira unidade em Limeira
A Park Idiomas, que se propõe a ensinar a fluência do segundo idioma em 140 horas, abriu a sua primeira unidade em Limeira, no interior de São Paulo. A unidade segue o modelo de negócios Mini, com 60 metros quadrados. Atualmente, a rede conta com mais de 80 unidades em Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba e Goiás e a sua meta é chegar a 300 unidades no Brasil e em vinte no exterior até o final de 2023. “Acreditamos na solidez do negócio e no potencial do mercado”, disse o CEO da Park Idiomas Paulo Arruda. A rede foi criada há 23 anos em Uberlândia, no interior de Minas Gerais, e entrou para o franchising em 2000.
parkidiomas.com.br

Nova lei de Franquias é sancionada pela Presidência da República
No dia 26 de dezembro de 2019 foi sancionado pela Presidência da República o projeto da nova Lei de Franquias (13.966/19). Ele entrará em vigor em 27 de março de 2020 e trará uma série de inovações positivas para o franchising. Por exemplo: ausência de relação de consumo entre franqueador e franqueado; ausência de vínculo empregatício, seja em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que em período de treinamento; possibilidade de sublocação do ponto comercial pelo franqueador ao franqueado; punição por omissão ou veiculação de informações falsas na Circular de Oferta de Franquia (COF), e validade da eleição do juízo arbitral pelas partes. O artigo 6º, que cuidava das franquias públicas, foi vetado sob o argumento de que estava em desacordo com a Lei das Estatais (13.303/2016) – o veto em questão será submetido ao Congresso Nacional. A ABF continuará acompanhando o tema.

Flyworld Viagens planeja crescer 35% este ano
A Flyworld Viagens planeja crescer 35% este ano e abrir 20 unidades. A estratégia da empresa é estar em todas as capitas do país e em estados onde ainda não possui unidade, como Santa Catarina e Espírito Santo, além de ampliar a presença em estados com índice de potencial de consumo elevado, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Com isso, a Flyworld calcula alcançar 100 unidades em 2021 (o dobro das unidades atuais). “Em 2019 chegamos a quatro novos estados: Bahia, Goiás, Paraná e Pernambuco. Além disso conseguimos ampliar nossa presença em regiões importantes, como Minas Gerais e São Paulo”, disse a gestora da rede Márcia Ximenes.
www.flyworld.com.br/franquia

Água Doce Sabores do Brasil traça plano de expansão
A Água Doce Sabores do Brasil fechou 2019 acréscimo de 10% no faturamento e 80 unidades em operação, sendo cinco delas implantadas no ano passado. Para 2020, a rede espera abrir 11 unidades, sendo que cinco serão no modelo Água Doce Express, formato enxuto e com foco em alimentação rápida. Os outros modelos são o formato máster Água Doce Sabores do Brasil e o quiosque Rei do Escondidinho, inspirado no prato referência da rede. “Temos como meta ingressar em cidades ou regiões estratégicas que ainda não contam com unidades da rede, como o estado do Rio de Janeiro. A região Nordeste, por exemplo, apresenta grande potencial econômico. Além disso, também há interesse em implantar restaurantes nas capitais dos estados que compõem as regiões Sul e Sudeste, onde a marca já tem reconhecimento do público”, explica o diretor de franquias Julio Bertolucci.
www.aguadoce.com.br

Óticas Diniz aposta em novo conceito de loja
A rede de franquias Óticas Diniz inaugurou em São Paulo, no bairro do Tucuruvi, sua primeira loja com o novo conceito da marca, que valoriza a experiência de moda e a maior interação com os produtos. O projeto, assinado pela DesignNoVarejo e executado pela arquiteta Simone Pierallini e FD Displays, trabalha formas suaves, arredondadas, grafismos contemporâneos e tons complementares à logomarca, que também ganhou uma releitura moderna. “Iniciamos 2020 com essa grande novidade para tornar a jornada do consumidor ainda mais completa e agradável”, garante Ariane Diniz, diretora Executiva. A expectativa das Óticas Diniz é que em até três anos as mais de 1.000 unidades no País implementem o novo conceito.
www.oticasdiniz.com.br

Sorridents comemora 25 anos com show de Ivete Sangalo
A Sorridents comemorou 25 anos de fundação em um grande evento realizado no Espaço das Américas, em São Paulo, no dia 25 de janeiro. A noite contou com homenagens, premiações, performances artísticas e show da escola de samba Águia de Ouro e da cantora Ivete Sangalo. Estiveram presentes cerca de três mil pessoas, entre franqueados, colaboradores, fornecedores, parceiros e empresários do franchising e do varejo, como Luiza Trajano, da Magazine Luiza, e até do terceiro setor, como Alcione Albanesi, dos Amigos do Bem. “Para nós é motivo de um orgulho que não cabe dentro do peito; ver a transformação que ajudamos a causar de tantas pessoas. Hoje, mais do que nunca, a gente celebra o poder que existe em um sorriso”, afirmou a CEO da Sorridents Carla Sarni, ao lado de seu marido e parceiro nos negócios Cleber Soares. A Sorridents fechou 2019 com faturamento acima de R$ 360 milhões e mais de 360 unidades entre contratos fechados e clínicas em operação em 17 estados brasileiros. A estimativa para 2020 é inaugurar 144 unidades e alcançar a receita de R$ 485 milhões.
www.sorridents.com.br

Calçados Bibi inaugura oitava loja internacional
A Calçados Bibi inaugurou a sua oitava loja fora do Brasil: em Arequipa, no shopping Mall Aventura Porongoche. A unidade é a quinta da rede no Peru (além de Arequipa, são três em Lima e uma em Trujillo) e todas são do mesmo franqueado: Luis Castro. As outras três unidades internacionais da Calçados Bibi estão em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; em Quito, no Equador; e Bucareste, na Romênia. Em 2020, a marca pretende implantar, ao menos, mais dez unidades internacionais e o foco principal são os países da América do Sul, como Peru, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, entre outros. Ao todo, a rede tem 123 unidades, está presente em cerca de 3,5 mil pontos de venda multimarcas e exporta seus produtos para mais de 70 países. A expectativa da Bibi Calçados é crescer 20% este ano.
www.bibi.com

Mais da metade dos brasileiros não consome produtos de marcas preconceituosas
Pesquisa realizada pela Insights & Data Analytics Croma com 1.814 brasileiros, apontou que 53% deles não consomem produtos de marcas com comportamentos preconceituosos ou racistas. Além disso, 72% dos entrevistados disseram não acreditar na autenticidade das marcas quando elas lidam com a diversidade. O público LGBTQ+, inclusive (81%), é o que mais sente falta de elementos de diversidade nas propagandas, seguido por pessoas com deficiência (57%). Esses grupos também acreditam, em sua grande maioria, que as lojas sequer estão preparadas para atendê-los. “Isso abre um debate sobre o quanto o posicionamento, a oferta e a comunicação de marcas e empresas podem estar descolados da realidade, isto é, o quanto as marcas que atuam no Brasil estão ainda distantes de ser Oldiversity®”, alerta o CEO do Grupo Croma Edmar Bulla.
www.cromasolutions.com.br

Maple Bear quer alcançar R$ 1 bilhão até 2023
A Maple Bear quer conquistar a marca de 300 escolas no Brasil e mais 80 na América Latina em 2023, totalizando 50 mil alunos e mais de R$ 1 bilhão em faturamento. Para isso, o plano da empresa é direcionar a expansão para o interior do País, concentrando os esforços em cidades menores, mas expoentes de todas as regiões brasileiras. A rede, que chegou ao Brasil em 2006 e foi adquirida pelo grupo SEB em 2017, tem hoje 145 escolas em funcionamento – com outras 50 em construção – e 25 mil alunos no País. No ano passado, a Maple Bear faturou cerca de R$ 710 milhões, sendo que a operação brasileira é a mais bem-sucedida mundialmente.
www.maplebear.com.br

Mc Donald’s fecha parceria com a Fiat Chrysler
O McDonald’s no Brasil e a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciam uma parceria na qual será possível acessar o cardápio do McDonald’s diretamente pelo carro, escolher o que deseja pedir, pagar e decidir qual restaurante melhor se encaixa em sua rota. A expectativa é de que os testes com os consumidores comecem no primeiro semestre de 2020. “Estamos, a cada dia, empoderando mais e mais o nosso cliente ao disponibilizar novas opções para que ele escolha o que comer, onde comer e como pagar”, disse o presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados Paulo Camargo. Além do McDonald’s, também faz parte dessa rede de inovação da FCA a Visa do Brasil, que tem como objetivo buscar uma nova opção de pagamento durante sua jornada de mobilidade com o carro.
www.arcosdorados.com/ir

Tutores quer chegar a todas as capitais do País
A Tutores quer inaugurar pelo menos 30 operações este ano e alcançar todas as capitais brasileiras, chegando à marca de 100 franquias até dezembro. A microfranquia de reforço escolar multidisciplinar também pretende aumentar a expansão interna, levando as franquias home based a estabelecerem unidades físicas em suas regiões de atuação. Hoje a rede conta com 70 franquias. “O número de alunos com dificuldades de aprendizagem, que podem ser situacionais ou diagnosticadas como TDHA (déficit de atenção), Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, é enorme. Com nosso trabalho, conseguimos auxiliar de forma bastante eficaz esses estudantes em qualquer momento da vida acadêmica”, explica o sócio-fundador da Tutores Artur Hipólito.
www.tutores.com.br

Odontoclinic anuncia investimento de R$ 28 milhões
A Odontoclinic investirá R$ 28 milhões este ano, sendo que R$ 22 milhões serão destinados para novas unidades em diversas regiões do Brasil. No ano passado, a rede inaugurou 30 clínicas, totalizando 201 em 16 estados. Outros R$ 6 milhões serão aplicados em inovação tecnológica, especialmente em software de gestão e tecnologias de automação na fábrica de alinhadores transparentes para ortodontia (impressão 3D, software de planejamento e scanners). Com a expansão planejada em 2020, a rede de franquias deve proporcionar mais de 1.100 vagas diretas e indiretas de emprego. A empresa encerrou 2019 com um faturamento de R$ 202 milhões, alta de 12% em relação ao anterior, e projeta alcançar R$ 230 milhões neste ano.
www.franquiaodontoclinic.com.br

Boali lança aplicativo para aumentar interação com o público
Com o objetivo de criar maior interação com seu público e oferecer uma experiência de compra personalizada, a Boali lançou em meados de janeiro um aplicativo próprio com funções de entregas delivery, retirada na loja mais próxima e agendamento para o dia seguinte. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto para o sistema iOS quanto para o Android. O meio de pagamento pode ser feito via cartões de crédito, débito ou em dinheiro. Até o final do mês de março, a empresa pretende integrar o app ao Clube Boali, programa de fidelidade da rede, onde os clientes acumulam pontos para utilizar nas próximas compras. “Ao longo do ano, vamos construir novas ferramentas para aprimorar nosso canal de relacionamento com nosso público”, afirma o CEO da Boali Rodrigo Barros.
www.boali.com.br

Ortoplan planeja crescer 42% em 2020
A Ortoplan – Especialidades Odontológicas planeja crescer 42% em 2020 e alcançar 70 unidades. O investimento para a abertura dessas unidades está estimado em R$ 5,7 milhões. Hoje, a rede está presente em 14 estados brasileiros com 37 unidades em operação. De acordo com o presidente da empresa Faisal Ismail, a prioridade é expandir pelo estado do Paraná, tanto na capital Curitiba quanto em cidades com mais de 35 mil habitantes; pelos estados do Nordeste, também com foco nas capitais; e para municípios do interior do estado de São Paulo. Para crescer, a rede aposta no conceito Ortoplan For You, que oferece taxa de franquia de R$ 10,9 mil, royalties escalonáveis, taxa de propaganda com 50% do valor revertido a ações locais e customização de itens, como tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outras.
www.ortoplan.com