Na Mira Edição 88

Na mira ed88 lei de franchising

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 88

 

Senado aprova alteração na Lei do Franchising
Perto de completar 25 anos, em dezembro de 2019, a Lei do Franchising (8.955/94) foi atualizada. No dia 6 de novembro, o plenário do Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 219/2015, que revogou a lei vigente e introduziu novas regras. Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o PL 219/2015 trouxe novidades importantes, como a previsão expressa de que não existe relação de consumo entre franqueador e franqueado (entendimento já consolidado nos tribunais brasileiros), a validade da eleição de juízo arbitral entre as partes e de que não há vínculo empregatício entre os funcionários dos franqueados e a franqueadora, mesmo que em período de treinamento. “Com esta nova regra, conseguimos manter as conquistas originais, deixar mais claros alguns pontos e acrescentar dispositivos que podem acelerar, por exemplo, a abertura de novos unidades e, portanto, o crescimento do setor como um todo”, disse o presidente da ABF André Friedheim.

Franqueado do Divino Fogão representa o Brasil no Best Franchisee of the World
O franqueado do Divino Fogão Luiz Fernando Canizares representará o Brasil na final mundial do prêmio Best Franchisee of the World, que ocorrerá na Itália em janeiro de 2020. O franqueado, que agora disputará com finalistas de outros oito países (Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, México e Suíça), ficou em primeiro lugar na etapa brasileira da premiação, ocorrida em novembro de 2019. Em segundo e em terceiro lugares ficaram, respectivamente, Aline Opitz, do SPA das Sobrancelhas, e Wagner Andreatto da Silva, da Açaí Concept. Nessa fase, foram inscritos 33 cases, que foram avaliados por jurados qualificados em três critérios: impacto do franchising na vida do franqueado, da família e da comunidade; inovações e crescimento acima da média do segmento; e paixão do franqueado pelo trabalho e sua capacidade de comunicar isso de forma eficaz. Criado em 2010, o Best Franchisee of the World – Etapa Brasil é organizado pela Global Franchise Consulting e pela Editora Lamonica.
www.bestfranchiseeoftheworld.com/

Cielo anuncia taxa zero para novo cliente
A Cielo passou a oferecer a partir de outubro de 2019 taxa zero de desconto para novos clientes que adquirirem maquininhas da companhia. Eles serão isentos da tarifa por três meses ou até atingir R$ 1,5 mil em vendas no débito e crédito à vista; o que ocorrer primeiro. “Estamos simplificando para ajudar o empreendedor brasileiro a impulsionar seus negócios”, afirma o presidente da Cielo Paulo Caffarelli. Desde março de 2018, a Cielo vendeu mais de 1 milhão de maquininhas. Até aquela data, a empresa apenas alugava os equipamentos. Atualmente a empresa conta com um portfólio de oito máquinas, que atendem desde o microempreendedor até grandes empresas. A Cielo também lançou em outubro a aplicativo Cielo Pay, voltado ao empreendedor.
www.cielo.com.br

Grupo Heineken promove reciclagem de vidro
O Grupo Heineken disponibilizou nove máquinas que trituram garrafas de cerveja de vidro em unidades dos supermercados da rede Pão de Açúcar e Extra, localizadas na capital paulista. Batizada de Volte Sempre, a iniciativa, que está em fase piloto e terá duração de três meses, faz parte do Movimento Mais com Menos criado pela companhia, e busca promover o descarte correto desse tipo de resíduo. Para incentivar a participação do público, o Grupo trouxe a Méliuz como parceira da ação, startup brasileira de cashback. Para essa iniciativa específica, a cada garrafa reciclável de vidro depositada na máquina de triturar, o participante receberá R$ 0,10 de cashback no aplicativo da Méliuz. Ao completar R$ 20,00 de saldo no extrato da Méliuz, o consumidor poderá solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança, sem nenhum custo.
www.heineken.com/br

Container Segurança adota sistema “ganha-ganha”
A Container Segurança, rede de locação de containeres para obras do Brasil, decidiu adotar o sistema “ganha-ganha” com seus franqueados. Aqueles que indicam um novo franqueado recebem, caso essa indicação resulte em venda, parte dos royalties da nova operação e 50% da taxa de franquia, que atualmente é de R$ 30 mil. “Quem vende franquia é franqueado satisfeito. E nada mais justo do que recompensá-los por eventuais indicações que se concretizem em novas franquias”, disse o diretor de Franquias e Operações Walmir Castanha. A Container Segurança tem 115 franquias em 13 estados e no Distrito Federal e pretende abrir novas franquias em todo o Brasil, especialmente em regiões que considera promissoras, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e os estados do Nordeste.
www.containerseguranca.com.br

Onodera Estética inicia internacionalização
A Onodera Estética decidiu iniciar a sua internacionalização com a abertura em 2020 de uma unidade na cidade de Braga, em Portugal. “A Onodera sempre foi procurada por empresas para iniciar esse processo de internacionalização, mas não tínhamos a confiança necessária para seguir em frente. Afinal, o segmento de estética demanda conhecimento e, sobretudo, cuidado. Quando recebemos a proposta de um dos melhores franqueados da rede, entendemos que era o momento de expandir a marca”, disse a sócia-diretora da rede Lucy Onodera. Menor que as unidades convencionas, a nova operação terá uma mescla de funcionários brasileiros e portugueses. No Brasil, a rede está presente em dez estados com 50 unidades.
www.onodera.com.br

CI Intercâmbio e Viagem investe em nicho religioso
A CI Intercâmbio e Viagem lançou novo produto com foco no público religioso. É o Intercâmbio Zion, que oferece hospedagem com famílias cristãs e em residências próximas a igrejas, além de priorizar instituições de ensino com tradição cristã. Segundo a empresa, Estados Unidos, Canadá e Austrália aparecem como os principais destinos para esse formato de intercâmbio. Além dos programas educacionais, a CI passa a ofertar também programas de imersão de dez dias em Israel e programas missionários, como, por exemplo, voltado para trabalhos voluntários em destinos como África do Sul e Moçambique. De acordo o último censo do IBGE, havia cerca de 42,3 milhões de fiéis no país, o que representava 22,2% da população brasileira.
www.ci.com.br

Água de Cheiro lança modelo de loja container
A Água de Cheiro lançou novo modelo de negócio: a loja container. Com investimento inicial de aproximadamente R$ 119 mil, a loja de 15 m² aparece como alternativa aos dois modelos que a marca já trabalha – quiosque e loja completa. “Nosso objetivo é ofertar novas possibilidades ao investidor e estar na vanguarda do mercado de franquias brasileiro, uma vez que se trata de um modelo que tem ganhado o varejo internacional cada vez mais”, comenta o diretor da Água de Cheiro Olindo Caverzan Junior. A Água de Cheiro pretende atingir a marca de 70 operações abertas em 2019. Atualmente, a rede conta com mais de 140 unidades em todo o Brasil.
www.aguadecheiro.com.br

GrandVision by Fototica lança e-commerce
A GrandVision by Fototica lançou no último trimestre de 2019 seu e-commerce, em linha com a iniciativa global da companhia de acompanhar a transformação digital que ocorre em todos os segmentos do mercado. O objetivo é atingir novos clientes e reforçar a presença e reconhecimento no território brasileiro. “Essa é uma oportunidade para entrada em mercados antes não explorados. Atingiremos praças nas quais não temos lojas físicas, aumentando assim o reconhecimento da marca e, consequentemente, a base de clientes”, disse a gerente de marketing da GrandVision By Fototica Ana Paula Farias. O e-commerce está disponível para todos os estados e regiões brasileiras. A marca tem no País 100 lojas, entre franquias e unidades próprias.
www.grandvisionbyfototica.com.br

Oral Unic quer alcançar 60 unidades em 2019
Fundada há três anos pelo dentista Nadim Farid Nicolau Neto, a Oral Unic abriu 49 unidades em dez estados brasileiros e prevê fechar 2019 com 60 clínicas em funcionamento – outras 31 já foram vendidas e devem ser abertas no decorrer de 2020. A rede de clínicas odontológicas também espera elevar o seu faturamento de R$ 91 milhões, em 2018, para R$ 215 milhões em 2019. A empresa foi uma das 12 selecionadas, entre as 150 inscritas, para participar do programa ScaleUp da Endeavor, cuja mentoria visa a escalar o negócio mais rapidamente. A Oral Unic se posiciona no mercado premium, focado nas classes C e B. O investimento em uma unidade da marca é de aproximadamente R$ 950 mil, incluindo equipamentos odontológicos.
oralunic.com.br

Mundo Verde abre primeira flagship store
Em linha com a estratégia de crescimento focada na experiência do consumidor, o Mundo Verde abriu a sua primeira loja conceito no País. Localizada na rua Oscar Freire, em São Paulo, a flagship tem 82m² divididos em dois andares e o diferencial de promover ações para os consumidores, como a orientação dos benefícios dos produtos por uma equipe de nutricionistas. “A proposta é que a loja seja completamente focada na experiência 360º do consumidor e referência para as 400 lojas que temos em todo o País. O brasileiro está aberto ao lifestyle saudável e experiências que gerem conexão com as marcas, o que nos motiva a planejar lojas diferenciadas”, afirma a CEO do Mundo Verde Cláudia Abreu. Com cinco mil produtos, 60% a mais que as unidades franqueadas, a flagship terá como destaques a marca própria Mundo Verde Seleção e a nova marca Elixir.
www.mundoverde.com.br

Petz chega a Itu com casa de cachorro gigante
Com investimento de R$ 5 milhões, a Petz inaugurou a sua primeira megaloja na cidade de Itu. A unidade foi construída em terreno de mais de 1.100 metros² na Av. Dr. Otaviano Pereira Mendes, 1254, na Liberdade, bairro que fica a 20 minutos da região central de Itu. A primeira unidade inaugurada na “Cidade dos Exageros” conta com ambiente instagramável de 4,5 metros de altura, iluminado, mobiliado e aberto para visitas diariamente, das 8 horas às 22 horas. A Petz também lançou um álbum de figurinhas com informações sobre diversas raças de cães e gatos. O livro colorido tem 52 páginas com espaços para 272 figurinhas, entre elas 32 cromadas, e está à venda em todas as unidades e pode ser adquirido também no site da rede por R$ 7,90. O pacotinho de figurinhas custa R$ 1,99 (com cinco unidades).
www.petz.com.br

Grupo Acerte busca investidores para SP, MA, MG, PR e RS
Com 220 unidades em operação, o Grupo Acerte – detentor das marcas de franquias Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderias Express, Laundry 4 You e Linha e Bainha Costuras – busca investidores nas cidades de Barueri, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos e São Paulo, no Estado paulista, Araguari e Uberlândia, em Minas Gerais, além das capitais São Luís (MA), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). “Temos unidades nesses locais, mas vemos que a demanda permite essa ampliação em bairros diferentes. Além de novos empreendedores, também estamos avaliando com franqueados que desejam ampliar o negócio e se tornarem um multifranqueado do Grupo”, comenta a gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte Claudia Coifman. Até o final desse ano, o Grupo Acerte prevê aumentar o faturamento em 20% em relação ao ano passado.
www.afranquia.com.br

Sabrina Sato investe na rede de franquias Peixe ao Cubo
A apresentadora e empresária Sabrina Sato inaugurou em novembro de 2019 o seu mais novo investimento em sociedade com Ricardo Tavares, dono do Manihi, Rafael Bertani, especialista em franquias, e Fabio Freitas, da FCB: é o Peixe ao Cubo, rede de franquias de comida japonesa. “Já conhecia o Peixe ao Cubo e sempre gostei dos produtos e do modelo de negócio. Quando recebi o convite para sociedade percebi que havia ali uma grande oportunidade”, disse Sabrina. O objetivo da rede é conquistar 100 franquias até 2025, sendo metade de lojas físicas e metade de contêineres. O investimento inicial em uma unidade do Peixe ao Cubo com cerca de 120m² é estimado em R$ 580 mil. A taxa de franquia é de R$ 50 mil e a projeção de faturamento é de R$ 180 mil no primeiro ano e de R$ 285 mil no quinto ano.
www.peixeaobubo.com.br

Majô Beauty Club quer 35 unidades no primeiro ano
A diretora da Regional Centro-Oeste da ABF Claudia Vobeto lançou nova rede de franquias: é a Majô Beauty Club, clube de beleza especializado em serviços de depilação, manicure, estética facial e corporal e sobrancelhas. Com investimento inicial a partir de R$ 180 mil, a empresa espera fechar 2019 com 177 mil atendimentos de beleza, faturamento de R$ 12 milhões e 35 unidades. Hoje, a rede tem 30 lojas em oito estados: Maranhão, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Roraima e Mato Grosso do Sul, além de Brasília. Entre os serviços oferecidos pela rede estão depilação com cera, a laser e à linha, tratamentos faciais, estética avançada, podologia, limpeza e design de sobrancelha, tintura e alongamento de cílios, day spa (massagem e spa para os pés) e em algumas unidades, serviços de cabeleireiros. A Majô trabalha com uma linha própria de cosméticos, que está à venda para o consumidor final.
majobeautyclub.com.br

Alphabeto traça plano de expansão pelo País
Melhorar a experiência de compra do consumidor e garantir qualidade e preço competitivo são os objetivos da Alphabeto em 2020, ano em que a marca de vestuário infantil pretende diversificar seu modelo de negócio para fortalecer a presença na região Sudeste e impulsionar a expansão nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. A rede também pretende investir em treinamento e capacitação dos colaboradores, modernização do parque fabril e na eficiência de processos. Hoje, a Alphabeto produz mais de dois milhões de peças ao ano para atender 76 lojas e 650 multimarcas. O investimento em uma loja de 50m² gira em torno de R$ 300 mil.
www.alphabeto.com

Dídio Pizza mira cidades do interior de São Paulo
A Dídio Pizza traçou um plano de expansão gradual que mira cidades do interior de São Paulo, como Mogi das Cruzes, Americana, Sorocaba, Limeira, Piracicaba e Paulínia. “Nossa expansão sempre será de forma espiral, na qual as lojas antigas ajudem a alavancar vendas para as recém-inauguradas, sendo todos beneficiados, franqueados com apoio da assessoria, fornecedores com menor custo logístico, franqueador menor custo operacional e clientes bem atendidos”, disse o diretor e fundador da Dídio Pizza Elidio Biazini. Atualmente, a rede de pizzarias delivery conta com 25 unidades e espera fechar o ano com 34. O investimento inicial na marca é de R$ 265 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 81 mil com rentabilidade a partir de 12%. O retorno do investimento é estimado em 27 meses.
www.didio.com.br

Megamatte lança novo modelo de negócio
A Megamatte lançou novo modelo de negócio: é o Megamóvel, formato exclusivo para quem já possui uma franquia da marca e cujo investimento parte de R$ 60 mil e o faturamento médio mensal está previsto em R$ 35 mil. O primeiro Megamóvel foi inaugurado dentro da loja de artigos de festa Vivian Festas, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A Megamatte tem mais de 140 lojas em seis estados brasileiros e a meta é atingir 160 unidades até abril de 2020. Para abrir uma franquia da Megamatte, o investimento inicial começa a partir de R$ 199 mil, com lucro médio aproximado de 12 a 15% sobre o faturamento (modelo quiosque).
www.megamatte.com.br

Espaçolaser inaugura loja número 500 em São Paulo
A Espaçolaser, marca de depilação a laser, inaugurou em novembro sua loja de número 500, no Shopping Anália Franco. A unidade é própria e nasce com o novo conceito de loja da rede: arquitetura aberta, iluminação diferenciada e tecnologia para o ambiente de loja. Com 40m² e equipada para aplicar diversos tipos de tratamento de depilação a laser, a loja tem capacidade para realizar, em média, mais de dois mil procedimentos por mês. Em 2019, a Espaçolaser inaugurou 91 novas unidades, sendo 5 próprias, 32 franquias e 54 franqueadas. Para 2020, a expectativa é inaugurar mais 125 novas operações em todo o Brasil, chegando a um total de 625 lojas. Desde a fundação da empresa, em 2002, já foram realizados cerca de 19 milhões de procedimentos. Atualmente, a rede tem mais de dois milhões de clientes ativos em sua base.
www.espacolaser.com.br

AME e salve a Marina
A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença neurodegenerativa que atinge 1 em cada 10 mil recém nascidos, sendo fatal na infância por causar fraqueza e atrofia muscular progressiva. Mas existe uma chance de cura: um medicamento especial que deve ser tomado antes dos dois anos. Entretanto, esse remédio só está disponível nos Estados Unidos e por um custo elevado: R$ 9 milhões. A Talita Souza é funcionária da Cielo e sua filhinha, Marina, é portadora da AME. Nós entramos na campanha para ajudá-la a levantar os recursos necessários para a cura da Marina e pedimos que você também faça parte dessa campanha. As doações podem ser feitas para Marina Moraes de Souza, CPF: 556.839.808-95, nos seguintes bancos: Caixa (Agência 3007/ CP 17897-5), Bradesco (Agência 1382/ CP 1005166-5) e Itaú (Agência 3006/ CP 20442-8). Saiba mais sobre a história de Marina no cureamarina.com