Na Mira Edição 87

Na mira edição87 revista franquia negocios

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 87

Burger King® investe em energia limpa e renovável
O Burger King® se uniu à empresa de energias renováveis H2energy para desenvolver cinco usinas de geração de energia a partir de painéis fotovoltaicos. Os empreendimentos serão construídos em São Paulo, Rio de Janeiro e em Brasília e totalizarão 6,5 megawatts de potência para abastecer, a partir de julho do ano que vem, 60 unidades da marca com energia limpa e renovável. A energia limpa que será gerada com a parceria equivale ao consumo médio de mais de cinco mil residências e representa a redução de 270 mil toneladas no volume de emissão anual de gás carbônico nos restaurantes da rede.
www.burguerking.com.br

Usaflex alcança a marca de 200 franquias
A Usaflex, marca que produz calçados predominantemente em couro, comemorou em agosto a abertura de sua 200ª franquia. Com 75 metros quadrados, a unidade de número 200 fica na avenida Borges de Medeiros, uma das principais do município de Gramado, no Rio Grande do Sul. A rede franqueadora pretende alcançar 340 lojas até o ano de 2022. Fundada em 1998 e há três anos no franchising, a Usaflex está presente em todos os estados do Brasil e em mais de 20 países. A empresa produz em suas quatro unidades fabris localizadas no Rio Grande do Sul cerca de 25 mil pares de sapatos por dia.
www.usaflex.com.br

OAKBERRY anuncia parceria com iFood
A OAKBERRY anunciou parceria exclusiva com o iFood, aplicativo de delivery de comida que entrega 18 milhões de pedidos mensais. Segundo a rede de alimentação saudável, a parceria rende boas perspectivas, uma vez que, segundo dados da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, até 2021 o mercado de alimentação saudável deve crescer cerca de 4,41% por ano no Brasil. Em 2018, a OAKBERRY faturou mais de R$ 30 milhões e para este ano o objetivo é que o número chegue a R$ 90 milhões. A rede está presente no Brasil, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Portugal e Dubai.
oakberry.co/pt-br/

Mundo Verde tem nova CEO
O Mundo Verde anunciou em setembro a contratação da executiva Cláudia Abreu como sua nova Chief Executive Officer (CEO). Com formação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cerca de 25 anos de experiência no mercado, Cláudia tem passagem por empresas como Microsoft, L’Oréal, Estée Lauder e Kipling, e assume o desafio de ampliar o faturamento e a rentabilidade da rede Mundo Verde no País. A executiva ocupará a posição de Charles Martins, sócio da empresa que esteve à frente da empresa nos últimos cinco anos. Martins passará a atuar como presidente do Conselho de Administração do Mundo Verde. Atualmente, a empresa tem 400 lojas em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. A rede faturou R$ 580 milhões em 2018 e a estimativa é encerrar 2019 com crescimento de 25% em receita, além de 450 lojas.
www.mundoverde.com.br

Instituto Gourmet lança novos cursos
O Instituto Gourmet lançou na Expo Franchising ABF Rio, em setembro, dois novos cursos. Um é o de Padeiro Profissional devido ao potencial desse mercado que, segundo o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, demanda mais de cinco mil profissionais com salário a partir de R$ 2,5 mil só na capital do Estado. E o outro curso é o de Alimentação Funcional e Fit, uma vez que a rede detectou a crescente busca dos consumidores por qualidade de vida e alimentação saudável. O Instituto Gourmet tem 54 unidades comercializadas e no ano passado faturou mais de R$ 14 milhões.
www.institutogourmet.com

UPVET aposta em formato de quiosque
Com o objetivo de expandir a sua presença em shoppings e galerias de comércio, a rede de farmácias de manipulação para pets UPVET lançou o formato de quiosque. A primeira unidade foi inaugurada no Maringá Park, em Maringá, cidade onde a rede nasceu. Em parceria com a FreeFaro, o novo modelo busca ampliar o portfólio de produtos estéticos para animais, como shampoos, aromatizantes de ambiente e perfumes. “Com esse formato, vamos ampliar nosso mercado e passar a vender produtos também para pets saudáveis, como guias e coleiras”, explica o fundador da UPVET Lisandro Corazza. A rede tem 20 unidades em nove Estados brasileiros e pretende abrir mais cinco no modelo convencional até o fim do ano.
www.upvet.com.br

iGUi inicia a operação da 1ª fábrica nos Estados Unidos
Com investimento de US$ 5 milhões, a iGUi inaugurou a sua primeira fábrica nos Estados Unidos, em uma área de 16 mil metros quadrados em Cocoa, na Flórida. De acordo com o fundador e CEO da iGUi Felipe Sisson, os Estados Unidos são o maior mercado de piscinas do mundo e apenas na Flórida são construídas sete mil delas por ano. “É estratégico para a iGUi estar nos Estados Unidos, por ser um novo mercado, por aprendermos algumas coisas com eles e pela lucratividade”, disse Sisson. A iGUi conta atualmente com dez lojas no país do Tio Sam: Miami, Orlando, Pompano Beach e Merritt Island (Flórida), McAllen e San Antonio (Texas), Salt Lake City (Utah), Lawrence (Kansas), Rio Rancho (Novo México) e Las Vegas (Nevada). “Se conseguirmos atingir o market share que temos no Brasil, de 30% de participação no mercado, produziremos duas mil piscinas por ano”, finaliza Sisson.
www.igui.com.br

Casa Bauducco planeja ter 300 lojas até 2024
A Casa Bauducco, rede de lojas pertencente à Pandurata Alimentos, calcula abrir 25 unidades este ano, totalizando 85 lojas. Entre as estratégias da rede está a expansão no Nordeste – começando por Salvador e Recife –, a conquista de novos espaços comerciais fora de shopping centers, como aeroportos, prédios comerciais, hospitais e lojas de rua, e o lançamento do Tuk Tuk Casa Bauducco. A meta da empresa é ter 300 lojas distribuídas pelo País até 2024 e se consolidar como uma loja de café e empório, com baixa manipulação de alimentos: 85% do fornecimento dos produtos são feitos diretamente pela própria Casa Bauducco. No ano passado, a rede faturou R$ 60 milhões, ante R$ 37 milhões do ano anterior.
www.bauducco.com.br/casabauducco

Gracyanne Barbosa abre segunda unidade da Pink Lash
A modelo fitness Gracyanne Barbosa inaugurou neste segundo semestre a sua segunda franquia Pink Lash. A nova unidade está localizada no shopping Downton, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao lado da CEO da Pink Lash, a empresária Samara Martins, Gracyanne declarou que deseja abrir dez franquias Pink Lash na cidade. Segundo Samara, a franquia cresceu 400% em um ano. Além de Gracyanne, outras famosas abriram franquias da rede, como Fernanda Lacerda, a Mendigata, dona da loja de São Bernardo, em São Paulo, e a ex participante do reality A Fazenda, Monick Camargo, franqueada de Goiânia. Outros famosos investidores da marca são Aline Mineiro, Dani Russo, MC João e o goleiro Ewerton, do Palmeiras. Atualmente, a Pink Lash tem mais de 70 unidades.
www.pinklash.com.br

Jah do Açaí investe R$ 1 milhão em nova fábrica
A Jah do Açaí investiu cerca de R$ 1 milhão em nova fábrica localizada em Sorocaba, no interior de São Paulo. Com a inauguração da segunda fábrica – a primeira está localizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais –, a rede espera alcançar 100 lojas até o final deste ano e faturar R$ 100 milhões por ano até 2021. Segundo o sócio Rafael Corte, além de sextuplicar a capacidade de produção, a nova fábrica desenvolverá produtos para o alcance de novos mercados, como sorvetes em pote com marca própria para venda ao consumidor final no varejo. Atualmente, a franquia conta com 60 unidades em cinco estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
jahdoacai.com.br

OrthoDontic faz campanha com Michel Teló
A OrthoDontic lançou a campanha “Seu sorriso vale a pena” protagonizada pelo cantor Michel Teló, que compôs uma música exclusiva para a ação. Essa é a segunda vez que o artista protagoniza uma campanha da marca. Com investimento de R$ 5,5 milhões, a campanha idealizada pela agência Heads Propaganda objetiva mostrar como um bom tratamento odontológico contribui para melhorar a autoestima das pessoas, aumentando as chances delas conquistarem seus objetivos. “Mesmo com todas as facilidades que temos hoje em dia, ainda existem pessoas que não buscam tratamento por receio do custo, medo ou mesmo comodismo”, disse a diretora de Marketing e Operações da OrthoDontic Claudia Consalter.
www.orthodonticbrasil.com.br

Calçados Bibi entra na Romênia e no Equador
Após inaugurar unidades em Lima, no Peru, e em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, a Calçados Bibi iniciou operações com loja física em Bucareste, na Romênia, e em Quito, no Equador. Ambas contam com distribuidores locais, que já têm familiaridade com a marca e com os produtos, e foram implantadas em shopping centers: no ParkLake Shopping, em Bucareste, e no Shopping Quicentro, em Quito. Na Romênia, o modelo de negócio escolhido foi o de quiosque, também conhecido como express, que tem investimento inicial menor, a partir de R$ 160 mil, e será uma estratégia da marca para crescer nacional e internacionalmente nos próximos anos, tornando-se uma marca global de desejo. O plano de expansão da Bibi tem como objetivo a abertura de dez novas unidades no exterior até o final deste ano, quando completa 70 anos.
www.bibi.com

Instituto Pello Menos investe em retrofit
O Instituto Pello Menos lançou durante a Expo Franchising ABF Rio, em setembro, novo projeto arquitetônico para as suas lojas com o objetivo de tornar as unidades mais aconchegantes e tecnológicas, fortalecendo a experiência do cliente já nos primeiros momentos. Segundo a rede, o layout mais clean simboliza o profissionalismo e a simplicidade de se fazer depilação. Além disso, o Instituto Pello Menos passou a comercializar pelo e-commerce o Assinante Vip, plano de assinatura mensal para serviços de depilação a cera no País que garantiu à rede crescimento de 12% no faturamento das unidades e aumento de 15% na fidelização dos clientes. “Conquistar novos clientes é muito importante, mas fidelizar aqueles que já conhecem e utilizam nossos serviços é essencial”, disse a CEO e fundadora da rede Regina Jordão.
www.pellomenos.com.br

The Kids Club mira cidades com até 50 mil habitantes
A rede The Kids Club, que comemora 25 anos no Brasil, quer repetir este ano o crescimento de 15% apurado no ano passado com a expansão para cidades com até 50 mil habitantes. Entre as cidades que estão no radar da franquia de ensino de inglês estão as cidades goianas de Cristalina, Jaraguá e Goianira. De acordo com a The Kids Club, entre os motivos que despertam o interesse nas regiões interioranas estão a menor concorrência, a proximidade com o público final e o valor de investimento mais acessível, compatível com o mercado local. “A nossa proposta é que as famílias encontrem em suas cidades um ensino de inglês de qualidade”, comenta a CEO Sylvia de Moraes Barros. A rede prevê 12 unidades novas este ano, totalizando 90 escolas.
www.thekidsclub.com.br

48% dos jovens brasileiros preferem fazer compras na loja
Pesquisa feita pela plataforma de pagamentos Adyen com jovens de 12 países apontou que a Geração Y (entre 24 e 38 anos) é mais mobile que a Geração Z (entre 18 e 23 anos). A adesão de compras via web em smartphones é de 78% na Geração Y e de 70% na Geração Z, enquanto via aplicativos é de 64% na geração Y e de 56% na geração Z. Segundo a pesquisa, 38% dos jovens da Geração Z preferem fazer comprar em lojas físicas – no Brasil esse número sobe para 48%, perdendo apenas para a Austrália. Os jovens, no entanto, buscam conveniência e praticidade: sete entre dez já desistiram de adquirir produtos na loja devido à espera em filas. A Geração Z é mais propensa a não só abandonar a compra (35%), mas a desistir completamente de adquirir o produto, independentemente do canal. O imediatismo da geração Z também é visto no e-commerce, já que 71% já abandonou o carrinho por encontrar dificuldades técnicas para completar a transação, enquanto 60% já desistiu de comprar no e-commerce por não encontrar seu método de pagamento preferido.
www.adyen.com/pt_BR/

Ortoplan abre primeira unidade na região Norte
A Ortoplan abriu a primeira unidade franqueada na região Norte, na cidade de Ji-Paraná, no Estado de Rondônia. Com essa abertura, a marca soma a 36ª clínica da rede. Segundo Faisal Ismail, sócio-fundador e presidente da Ortoplan, a meta é chegar a 65 unidades no Brasil até o final de 2019, o que representará, pelo menos, 30 novos contratos no ano. O investimento total para a abertura dessas franquias é de, aproximadamente, R$ 8,4 milhões. A clínica inicia suas atividades com o formato Plus (maior porte), ou seja, tem três consultórios para atendimento simultâneo dos pacientes. A nova unidade também abre no conceito Ortoplan For You, que permite ao franqueado aprovado pela marca customizar sua franquia.
www.franquiasortoplan.com

Não+Pelo avança para o interior de São Paulo
A Não+Pelo chega em outubro ao município de Leme, no interior de São Paulo. Com essa inauguração, a empresa marca presença em 30 cidades interioranas nesse Estado, sendo que, até dezembro, o objetivo é fechar novos contratos em Bauru, Limeira, Sorocaba e Itapevi, além de Guarulhos. Segundo a Não+Pelo, São Paulo é a principal regional do País, com 70 unidades, sendo que este ano foram inauguradas quatro unidades e outras cinco foram reinauguradas. O investimento em uma unidade da marca, que no ano que vem completa dez anos no Brasil, parte de R$ 125 mil. A Não+Pelo tem hoje 291 unidades em todo o País.
www.naomaispelo.com.br

TFlow quer 120 unidades novas até o final do ano
A TFlow prevê a abertura de 120 novas unidades em 2019, o que representará crescimento de 40% sobre o ano anterior. Desses, a franqueadora já fechou 60 contratos e tem mais de 50 negociações em andamento. Pertencente à holding ZNTT, a rede de franquias do segmento de moda acaba de inaugurar sete unidades em cinco Estados. Três delas estão situadas em São Paulo (Santos, Campinas e Jundiaí), uma em Pernambuco (Petrolina), uma em Minas Gerais (Uberaba), uma em Espírito Santo (Serra) e uma em Mato Grosso (Colniza). No primeiro semestre deste ano, a empresa – que veste artistas como Zé Neto e Cristiano, Jorge & Matheus e Fernando e Sorocaba – teve faturamento de R$ 6 milhões e registrou crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2018.
www.tflow.com.br/franquia-tflow

HNT parte para contêiner drive-thru para crescer
A rede de frango HNT quer expandir as operações com o seu novo modelo de negócio: o contêiner drive thru, que apresenta custo mais baixo e alta rentabilidade. “Esse formato teve excelentes resultados na primeira operação inaugurada em Pará de Minas”, disse o CEO e fundador da HNT Dany Levkovits. O investimento inicial nesse formato parte de R$ 350 mil (300m²), com taxa de franquia de R$ 50 mil e média de faturamento/mês em torno de R$ 150 mil. Com 35 lojas em oito Estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte –, a HNT prevê faturar R$ 70 milhões este ano, o que representará aumento de 108% em relação a 2018.
www.hotntender.com.br

Chiquinho Sorvetes aposta em máster franqueados
A Chiquinho Sorvetes decidiu implantar a máster franquia para alcançar praças ainda pouco exploradas. Até o momento são quatro estados que terão máster franqueados para desenvolvimento de áreas: Ceará, Pernambuco e Alagoas, no Nordeste, e Rio Grande do Sul. “Já estamos presentes em todas as regiões do Brasil, com mais de 480 unidades em funcionamento, mas avaliamos que um máster franqueado, com conhecimento de sua região e experiência na rede, vai conseguir desenvolver melhor sua localidade”, informa Thiago Artibale, responsável pelo desenvolvimento do novo setor de expansão da Chiquinho. Com a novidade, a Chiquinho pretende abrir mais 50 unidades até o final deste ano.
www.chiquinho.com.br

Royal Face – Estética Facial BUSCA 50 unidades até dezembro
Em uma parceria com a holding Up Franquias, de São José do Rio Preto (SP), a Royal Face – Estética Facial acelerou o projeto de expansão e prevê alcançar 50 unidades até o final deste ano, das quais duas localizadas em Foz do Iguaçu e em São José dos Pinhais, no Paraná. A rede tem hoje quatro unidades em funcionamento, sendo uma em Curitiba (PR), uma em Aparecida de Goiânia (GO) e duas na capital paulista. Com 50 mil clientes, a Royal Face oferece cerca de 40 procedimentos estéticos a preços acessíveis. Entre os mais procurados estão o preenchimento com ácido hialurônico, a toxina botulínica, o peeling e a aplicação de fios de sustentação.
www.royalface.com.br

GOU Odonto aposta em conversão para crescer
Com o objetivo de inaugurar 30 unidades até o final deste ano, a GOU Odonto aposta na conversão de clínicas. Com isso, a clínica de odontologia passa por uma transformação não apenas na identidade visual, mas em todos os processos, que deverão seguir o padrão da rede, e o profissional passa a focar só na gestão estratégica. A GOU Odonto já inaugurou 13 unidades com esse modelo e agora foca a sua expansão para as cidades do interior do País. Segundo a empresa, a conversão de uma clínica sai por R$ 10 mil mais o valor correspondente à mudança de fachada. O prazo médio de retorno é de 3 meses a 4 meses.
www.gouodonto.com.br

Mundo Cheff anuncia nova estratégia após reestruturação em 2019
A franquia de utensílios culinários Mundo Cheff anunciou a expansão focada em microfranquia, no modelo de quiosque em shopping centers, a partir do segundo semestre deste ano. “Percebemos que as pessoas se interessam pelo negócio, mas têm receio de investir em um modelo com as dimensões de uma loja física na rua por fatores como o custo e a complexidade da operação” conta Rodrigo Chiavenato, um dos idealizadores da marca e fundador da CHIA Franchising, empresa responsável pela expansão da rede Mundo Cheff. O investimento no quiosque é de R$ 95 mil, sem a necessidade do franqueado operar, com lucratividade projetada entre 15% e 20% e retorno de investimento em até 24 meses de operação.
www.mundocheff.com.br

Blue Sol Energia Solar inicia operações em Macaé
A empresa de energia solar fotovoltaica Blue Sol Energia Solar iniciou operações na cidade de Macaé, no Rio de Janeiro. “Queremos levar a energia solar a escolas de médio porte, creches, restaurantes, pequenos supermercados, academias clubes, fábricas de pequeno e médio portes, entre outros estabelecimentos”, afirmou o franqueado de Macaé Emmanoel Azevedo. De acordo com Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, essa é a 21ª unidade da marca em operação e a segunda no Rio de Janeiro, onde a franqueadora planeja ter 15 unidades. Outra meta da empresa é fechar o ano com 40 franquias entre abertas e contratadas e alcançar 150 unidades em todos os estados brasileiros até 2025 e mais 50 unidades na América Latina.
www.bluesol.com.br

Netinho de Paula vira franqueado da Enjoy Inglês Profissionalizante
O músico e apresentador Netinho de Paula tornou-se franqueado da rede Enjoy Inglês Profissionalizante, que conta com mais de 50 unidades no Brasil. Sua unidade será inaugurada em Fortaleza (Ceará), onde o artista mantém outros negócios, como uma emissora de TV. Netinho de Paula também estampará as campanhas publicitárias da Enjoy. “O Netinho irá contribuir em duas frentes ao firmar essa parceria conosco. Ele tem uma identidade muito parecida e sabe falar com nosso público, das classes C e D. Ele simboliza superação, provando que não importa de onde você vem, o que determina você é onde quer chegar e com quem quer ir. Além disso, ele é experiente nos negócios, tendo investido em diferentes áreas ao longo da carreira. Ele enxergou na Enjoy um negócio atemporal, lucrativo e com propósito, que impacta vidas”, explica o diretor da rede de franquias Denis Sá.
www.cursoenjoy.com.br