Na Mira Edição 86

Na Mira Ed86 Restaura Jeans

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 86

Restaura Jeans lança microfranquia
A Restaura Jeans, marca de tingimento e customização de roupas do Grupo Restaura, lançou este ano o modelo de microfranquias. Com investimento de até R$ 18,9 mil, a empresa prevê abrir, pelo menos, 15 unidades nesse formato até o final deste ano. Inicialmente, o foco de expansão do novo negócio da empresa com sede em Santa Catarina são as regiões Sul e Sudeste do País. Ao longo dos próximos dois anos, a rede deve ampliar a atuação para as outras regiões do Brasil. O formato dessa microfranquia possibilita ao franqueado o trabalho em home office ou agregando o serviço em algum negócio que já atenda ao público em geral. No mercado desde 1991, a Restaura Jeans tem mais de 130 unidades no Brasil.
www.restaurajeans.com.br

Croasonho apresenta nova identidade visual
No ano em que completa dez anos no franchising, a Croasonho lança identidade visual – a primeira mudança desde a sua fundação, em 1997. Segundo a rede de franquia especializada em croissants, a marca possui agora traços modernos e arredondados, com cores mais leves, que demonstram aspecto acolhedor e envolvente, além de ter visibilidade e facilidade de aplicação. “Damos nova vida à marca e assumimos a essência que ela sempre teve, destacando a sua espontaneidade, alegria e carisma”, afirma o diretor de Marketing e Comunicação da Halipar (detentora da franquia) Christiano Evers. As mais de 70 lojas espalhadas pelo Brasil terão até dois anos para se adaptarem às novidades.
www.croasonho.com.br

Carlos Wizard anuncia fusão da MultiQSR com a IMC
A International Meal Company – IMC, o empresário Carlos Wizard Martins e seus filhos Charles Martins e Lincoln Martins anunciaram em julho a assinatura de um acordo de associação pelo qual a IMC incorporará a MultiQRS, detentora dos direitos de máster-franquia dos sistemas Pizza Hut e KFC no Brasil. Pelo acordo, a família Martins receberá, em conjunto, 15% das ações ordinárias da companhia – já considerando o aumento de capital decorrente da incorporação, passando a ser o maior acionista individual da IMC. O acordo está sujeito à aprovação pela Assembleia Geral da companhia, e posteriormente, pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). O executivo Newton Maia Alves permanecerá como CEO da companhia.

Kumon América do Sul tem novo presidente
O Kumon América do Sul, cujo escritório está localizado em São Paulo, tem novo comando: Kazunori Watabe, nascido em 1962 na cidade de Kawasaki, província de Kanagawa, no Japão. Formado em Letras (Japonês) pela Universidade Kokugakuin, Watabe está na empresa desde 1986, tendo trabalhado como coordenador e líder, oferecendo suporte à orientação de alunos, bem como consultoria às unidades. O executivo já passou por 12 departamentos do Kumon Japão e, para seu período de trabalho no Brasil, a sua gestão se baseará na palavra “jikkuri”, que significa fazer as coisas com calma.
www.kumon.com.br

Regus lança formato “franquia de território”
A Regus, franquia de espaços flexíveis de trabalho, coworking e escritórios compartilhados, lançou durante a sua estreia na ABF Franchising Expo deste ano o formato “franquia de território”, em que o investidor se compromete a abrir cinco unidades da marca em até três anos em um espaço pré-estabelecido em comum acordo. O investimento estimado para iniciar uma franquia Regus é de R$ 4 mil por metro quadrado, sendo que cada unidade Regus deve ter, pelo menos, 800 metros quadrados. Com 70 unidades em 13 cidades brasileiras, a empresa espera abrir cerca de 50 franquias no País neste ano.
www.regus.com.br

Água de Cheiro inaugura novo conceito de loja
A Água de Cheiro lançou recentemente novo conceito de loja, com projeto arquitetônico moderno e minimalista executado pelo AVR Studio, com liderança da arquiteta Adriana Rotenbergh. Lançado na nova unidade da rede, no JundiaíShopping, a mudança mostra o reposicionamento da marca e imprime, segundo ela, identidade simples e sofisticada para o negócio. O novo conceito apresenta padrões de cores mescladas do bege e do cinza, além de forte presença do azul na fachada das lojas, cor que representa o novo momento da Água de Cheiro. Pertencente ao Grupo Narsana desde 2014, a Água de Cheiro tem mais de 140 unidades no Brasil. Em 2018, a rede inaugurou 32 operações e obteve crescimento de 35% em sua receita. Para este ano, a expectativa é dobrar o faturamento e ultrapassar 200 unidades até o final do ano.
www.aguadecheiroonline.com.br

Grupo CI reformula Conselho Consultivo
O Grupo CI reformulou o seu Conselho Consultivo: além dos sócios-fundadores Celso Garcia e Victor Hugo Baseggio e do diretor-geral Gilberto Mingrone, passam a fazer parte do time Sylvio Mode (presidente da Autodesk), André Friedheim (presidente de ABF) e Leonardo Xavier (CEO da Pontomobi). O mandato tem validade de um ano, com possibilidade de renovação. Segundo Mingrone, a reformulação é mais um passo dentro do novo plano de negócios da empresa, que prevê crescer de 15% a 20% este ano. Em 2018, o Grupo CI faturou R$ 325 milhões. O Grupo CI detém três unidades de negócios: CI Intercâmbio e Viagem, Amaze Travel e CI Seguros.
www.ci.com.br

Getnet lança serviço de inteligência para clientes
A Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, acaba de lançar um serviço de inteligência de informações aos clientes: o GetData. A solução de gestão entrega um panorama completo do desempenho do negócio e comportamento de compra dos consumidores de acordo com o mercado de atuação do negócio e visão do segmento em que atua. Com dados globais da Mastercard e tecnologia Getnet, o serviço oferece também dicas de estratégias para impulsionar as vendas. O serviço possui duas versões: intermediário e avançado, e está disponível no aplicativo Getnet. Para clientes Getnet, a contratação é eletrônica e pode ser feita pelo app ou pelos canais de atendimento da empresa.
site.getnet.com.br/

Microcamp APRESENTA modelo de franquia simplificado
A Microcamp lançou o modelo de franquia Smart, com menores taxas de investimento (R$ 98 mil) e de royalties (2%). Nesse formato, são necessários apenas dois laboratórios na escola. “Estamos apostando muito nesse modelo para voltarmos a expandir e chegarmos em locais onde a marca ainda não está presente”, avalia Davi Tuffi, executivo que há dois anos assumiu como CEO da Microcamp, empresa fundada há 42 anos por seu pai Eloy Tuffi. A Microcamp também está investindo na oferta de cursos voltados para as novas profissões no mercado de trabalho, como desenvolvedor de aplicativos e de jogos, técnico de manutenção em drones, youtuber, casemoder, programador de robô, entre outros. Com essas ações, a Microcamp esperar abrir vinte unidades franqueadas este ano e aumentar em 10% o número de alunos na rede e em 12% o faturamento.
www.microcamp.com.br

Odontoclinic investe R$ 10 milhões em clínicas digitais
A Odontoclinic investirá neste ano cerca de R$ 10 milhões na expansão de suas clínicas digitais – espaços em que todos os processos são digitalizados, não envolvendo nem papel, nem gesso (substituído por impressão 3D). Desse total, R$ 7 milhões serão investidos na área de tecnologia e R$ 3 milhões serão destinados à estrutura física das lojas. Atualmente, já há duas unidades da Odontoclinic Digital em operação na cidade de São Paulo, sendo uma no bairro Vila Olímpia e a outra no Itaim Bibi. Até o final do ano, a marca pretende inaugurar mais quatro unidades na capital paulista. A Odontoclinic tem mais de 170 clínicas em 15 estados brasileiros.
franquiaodontoclinic.com.br

Wizard by Pearson lança programa para escolas de educação básica
A Wizard by Pearson lançou o programa de inglês Wizard International Program (WIP), voltado para os três primeiros anos do Ensino Fundamental – período em que o aprendizado da língua ainda não é obrigatório. O WIP oferece cinco horas semanais de ensino de inglês de maneira integrada à grade curricular ou no contraturno da escola. “Possibilitamos que o nosso franqueado explore novas oportunidades de negócio, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura”, disse o vice-presidente de Franquias da Pearson Piero Franceschi. A empresa também lançou o Wiz.me, assistente pessoal dotado de inteligência artificial para o ensino de idiomas. O assistente é capaz de ouvir e responder perguntas, dar feedback sobre a pronúncia do usuário e medir o progresso de aprendizagem do aluno.
www.wizard.com.br

Pizza Hut chega a Passo Fundo
A Pizza Hut abriu a sua primeira unidade em Passo Fundo, no Passo Fundo Shopping, no Rio Grande do Sul. “Chegamos ao norte gaúcho com muita expectativa, pois temos recebido muitos pedidos via redes sociais pedindo pela massa pan da Pizza Hut. Acreditamos que a primeira unidade em Passo Fundo repetirá o sucesso que temos na capital do Rio Grande do Sul”, afirmou o gerente-geral da Pizza Hut no Brasil Saddy Nardino. Nesse estado, a rede já tem cinco unidades em Porto Alegre. Em todo o Brasil, a empresa pretende alcançar 700 unidades até 2023. Presente desde 1989 no País, a Pizza Hut tem cerca de 200 restaurantes em 24 estados e mais de 60 cidades.
www.pizzahut.com.br

Yes! Idiomas ABRE universidade corporativa
A Yes! Idiomas lançou este ano uma universidade corporativa para capacitar seus franqueados. A empresa contratou a consultoria Praxis Business para ministrar módulos presenciais e on-line gratuitos sobre Gestão de Pessoas, Finanças e Empreendedorismo. Outra novidade na empresa é a oferta de um aplicativo que oferece videoaulas de inglês com duração de quatro a cinco minutos, que podem ser acessadas de forma gratuita. Além dessa funcionalidade, com a nova ferramenta é possível fazer ou renovar a matrícula, comprar o material didático sem a necessidade de ir a uma das unidades da rede e acessar áreas exclusivas, como a seção dedicada aos alunos, que engloba vídeos, quiz e jogos. A Yes! Idiomas tem mais de 180 escolas em todo o Brasil.
www.yes.com.br

Escape 60 inaugura unidade no México
Com 60 unidades entre São Paulo, Santo André, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa e Santiago, no Chile, o Escape 60 iniciou atividades no México. “Tão grande quanto São Paulo, a Cidade do México é o berço ideal para nossa nova unidade. Responsável por quase 25% do PIB do país, a capital mexicana é rica em oportunidades de negócios”, afirmou a sócia-diretora do Escape 60 Jeannette Galbinski. Segundo ela, a marca está em negociação para abrir outras unidades este ano em países da América Latina e da Europa. No Brasil desde 2015, a marca seu faturamento aumentou em 20% no último ano. O Escape 60 é um jogo temático, presencial e interativo, no qual seus participantes são desafiados a descobrir em 60 minutos o enigma do jogo.
www.escape60.com.br

Fast Açaí lança alternativa compacta de negócio
A Fast Açaí lançou o modelo de negócio Toten Fast Açaí como alternativa compacta para enfrentar os custos de ocupação nos grandes centros. O investimento nesse modelo parte de R$ 45 mil. A novidade foi apresentada na 28ª ABF Franchising Expo, em junho, por meio de realidade virtual. “A Fast Açaí não possui apenas lojas e quiosques em shoppings, tem aberto novas áreas brutas locáveis (ABL) em estacionamentos, postos de gasolina, faculdades, ou seja, locais de passagem, onde o custo do aluguel não pode ser um fator que onere o nosso franqueado”, afirmou o diretor da rede Frederico Junqueira. Presente em 12 estados, Distrito Federal e nos países África do Sul, Angola e Estados Unidos, a marca de açaí esperar abrir mais 80 unidades até 2020.
www.fastacai.com.br

Spoleto se reposiciona como trattoria
O Spoleto, rede de culinária italiana do Grupo Trigo, lançou oficialmente na ABF Franchising Expo deste ano o conceito de restaurante Minha Cozinha Italiana Trattoria. O novo projeto tem estrutura de cozinha aberta, serviço de totem para autoatendimento e 14 opções de pratos típicos de uma trattoria italiana. O novo modelo começou de forma experimental há seis meses no Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte. A segunda unidade foi aberta na capital goiana, no Flamboyant Shopping. Outras cinco operações estavam previstas para iniciar até o final de julho em São Paulo, nos shoppings Paulista, Parque da Cidade, Anália Franco, Center Norte, Ibirapuera e Boulevard Itatuapé e Iguatemi Alphaville. Até 2021, o Spoleto, que neste ano completa vinte anos, espera abrir 30 novos restaurantes Minha Cozinha Italiana Trattoria.
www.spoleto.com.br

China in Box e Gendai têm novos modelos de negócios
O Grupo TrendFoods lançou novos modelos de franquias para as redes China in Box e Gendai. O investimento mínimo para novos franqueados, que até pouco tempo beirava os R$ 650 mil, caiu 70%. Para possibilitar essa mudança, a rede modernizou a cozinha, implantando, por exemplo, fornos combinados que reúnem em um só equipamento as funções necessárias no preparo de grande parte dos pratos. A previsão é a de que sejam gastos R$ 12 milhões nas 200 unidades das redes que já estão em funcionamento. Também foram desenvolvidos formatos que funcionam em um espaço otimizado para as duas bandeiras, como a miniloja de 80m², o quiosque de 9m² e o container, que opera em 13m². Todos pensados para cidades com até 150 mil habitantes.
www.trendfoods.com.br

Rei do Mate firma parceria com Mercado Pago
O Rei do Mate firmou parceria com o Mercado Pago – fintech do Mercado Livre –, com o objetivo de oferecer aos seus clientes um método de pagamento via Código QR. Ao consumirem os produtos em uma das unidades da rede, o cliente pode realizar o pagamento por meio de qualquer celular. Para isso, basta apontar a câmera para o código disponibilizado pela loja via aplicativo do Mercado Pago ou Mercado Livre. Ao utilizarem esse método de pagamento os consumidores recebem descontos exclusivos no valor de R$ 5,00, limitados em até quatro vezes ao mês, para compras a partir de R$ 6,00 nas 300 lojas da rede espalhadas por todo o Brasil nos próximos meses.
www.reidomate.com.br

5àsec anuncia Fernando Toledo como novo diretor de Operações
A 5àsec anunciou seu novo diretor de Operações: Fernando Alves de Toledo. O desafio do novo executivo – que já atuou na liderança de grandes multinacionais, como na área comercial de expansão de franquias da Wizard Idiomas – será o de potencializar o trabalho de retomada de crescimento e governança corporativa, que vem sendo implementado desde 2016 com a chegada do CEO Fábio Roth. Junto aos demais líderes, o foco de Toledo será o de identificar meios para garantir a longevidade e a sustentabilidade do negócio, entendendo as oportunidades e visando a acrescentar novos serviços e tecnologia ao portfólio e aumentar a rentabilidade e lucratividade das lojas.
www.5asec.com.br

Chocolateria Brasileira quer crescer 30% este ano
No mercado desde 2015, a Chocolateria Brasileira estima aumentar neste ano em 30% o número de unidades no País. A rede de chocolates finos, que tem à frente de suas operações o herdeiro da primeira fábrica de chocolates no Brasil, Christian Neugebauer, pretende fechar o ano com 45 unidades. Atualmente, a marca tem 35 unidades espalhadas entre os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. O aporte inicial na loja é de R$ 203 mil e do quiosque é R$ 112 mil, com faturamento de R$ 67 mil e R$ 42 mil mensais, respectivamente. A perspectiva de retorno do investimento vem a partir do 20º mês do início da operação.
www.chocolateriabrasileira.com.br

Loucos por Coxinha cria instituto beneficente
A Loucos por Coxinha decidiu criar um instituto beneficente para atender cerca de vinte crianças, filhos de colaboradores da empresa. A empresa também doa o seu lixo reciclado para um grupo de catadores locais e o lixo orgânico para uma criação de suínos, além de reutilizar a água da chuva e das câmaras frias para a lavagem de piso e caminhões. “Ajudar o próximo e deixar um legado tem sido a bandeira da nossa empresa”, disse o franqueador Pablo Farias. A rede tem atualmente 45 franquias no Brasil, com predominância em São Paulo e Salvador, e quer crescer este ano em linha com a expansão prevista para o franchising, entre 8% e 10%. Com sede em Alecrim, no Rio Grande do Norte, a fábrica da Loucos por Coxinha tem capacidade de produzir dois milhões de coxinhas por dia e, recentemente, a empresa fechou parceria com o Uber Eats, o que deve aumentar em 30% o volume de vendas.
www.loucosporcoxinha.com.br

Bob’s busca 100 novas unidades este ano
O Bob’s pretende inaugurar 100 unidades em todo o Brasil ao longo deste ano em capitais e cidades com, no mínimo, 100 mil habitantes. “Já operamos cerca de 1.050 unidades em todo o País e temos espaço para crescer ainda mais, tanto em capitais quanto em cidades do interior e periferia, inclusive em praças que já contam com uma loja do Bob’s. Isso também é possível devido à adequação de investimentos que realizamos recentemente, com uma redução de aproximadamente 15% no custo total para abrir uma unidade”, afirma o diretor de Desenvolvimento Marcelo Tristão. O Bob’s tem 67 anos de mercado e 35 no sistema de franquias.
www.bobs.com.br

Sr. Vapor traça plano de expansão
A Sr. Vapor, nova rede de franquias especializada na higienização automotiva, residencial e empresarial a vapor, pretende chegar a 20 unidades até o fim deste ano. Dessas, três estão prestes a inaugurar: nos municípios mineiros de Contagem e Itaúna e na cidade paranaense de São José dos Pinhais. Atualmente, a rede tem dez pontos no Brasil, sendo três em Santa Catarina (Florianópolis, Joinville e São José), três no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Gramado, Uruguaiana) e um em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Brasília (DF). A Sr. Vapor foi criada em 2014 em Jurerê (Florianópolis/SC) e em 2017 o consultor Aristides Newton tornou-se sócio controlador da empresa, implementando os formatos de máster franqueado, franqueador regional para desenvolvimento de área e de franqueados, store, delivery, automotive e autoclean.
srvapor.eco.br

Bio Mundo apresenta novos modelos de negócio
A Bio Mundo apresentou em junho dois novos modelos de negócios com baixo investimento: o modelo quiosque – com investimento inicial de R$ 150 mil, sendo voltado para shoppings – e o modelo de 50 metros quadrados, que prevê investimento de R$ 350 mil. Ambos os modelos contam com o estoque primário. “Hoje é preciso pensar em como atender aos mais diversos tipos de investidores. Mostrar ao empreendedor não só uma variedade de produtos, mas de formas para vender o mesmo”, afirma o CEO e fundador da empresa Edmar Mothé. Fundada em 2015, a empresa tem 85 unidades contratadas em todo o País e a meta de alcançar 120 lojas até o final de 2019.
www.biomundo.com.br