Na Mira Edição 82

Na Mira Edição 82

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 82

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Presidente da 5àSec recebe homenagem, em Paris
Em outubro, o presidente da 5àSec, Fábio Roth, representou a marca no lançamento do livro Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos. A noite de autógrafos foi realizada no Carrossel du Louvre, em Paris, na França. No mesmo mês, ele recebeu uma condecoração de Embaixador da ONG Divine Academie, que incentiva as artes e a cultura na integração Brasil e França, além de prestar apoio em questões humanitárias no mundo todo.
www.5asec.com.br

Vivenda do Camarão lança linha de congelados Vivenda do Camarão
A rede especializada em frutos do mar acaba de colocar nas prateleiras do Carrefour e Pão de Açúcar duas linhas de pratos prontos para levar para casa: Especialidades (200g) e Pratos Prontos (400g). “Nossos pratos prontos congelados mantêm o sabor e a textura de quando acabam de ser feitos graças a um rígido processo de produção e resfriamento imediato. Os produtos são mantidos a -18°C para conservar a qualidade nutricional da receita”, conta Rodrigo Perri, sócio-diretor da Vivenda do Camarão.
www.vivendadocomarao.com.br

McDonald’s inaugura quiosque na Cidade Tiradentes
Durante a primeira quinzena de novembro, viralizou um post de uma professora no Facebook falando sobre a alegria de seus alunos com a chegada do McDonald’s à Cidade Tiradentes, bairro periférico na Zona Leste paulistana, que conta com 230 mil habitantes. A marca abriu um quiosque de sorvete no estacionamento do supermercado Negreiros. Antes dessa inauguração, a unidade mais próxima ficava a 12 km de distância. Além disso, a unidade opera de acordo com a “Cooltura de Serviço”, um novo modelo de atendimento que estimula os colaboradores a atenderem os clientes de forma mais natural, sem frases padronizadas.
www.mcdonalds.com.br

Rei do Mate avança em cidades com mais de 80 mil habitantes
Até o final de 2018, mais seis lojas do Rei do Mate devem ser abertas em cidades com mais de 80 mil habitantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. Recentemente, a marca ampliou sua presença no litoral paulista com uma nova loja no Litoral Plaza Shopping, na Praia Grande. Ao todo, a rede tem mais de 320 unidades, espalhadas por 17 estados brasileiros.
www.reidomate.com.br

Rockfeller Language Center lança formato enxuto de franquia
O novo modelo, já testado e em funcionamento no interior de Santa Catarina, requer investimento inicial de R$ 95 mil e um ponto comercial de aproximadamente 120 metros quadrados. “Montamos a primeira escola nesse formato em uma cidade com 18 mil habitantes que não comportaria o modelo tradicional de uma Rockfeller, e foi um sucesso. Decidimos, então, expandir também dessa forma”, afirma André Belz, fundador da Rockfeller. O novo modelo tem como foco cidades a partir de 15 mil habitantes. Em 2017, a rede faturou R$ 28,3 milhões e a expectativa é chegar a R$ 31 milhões neste ano.
www.rockfeller.com.br

Fórmula recruta clientes reais para campanha de 30 anos
A rede de farmácias de manipulação A Fórmula completa 30 anos e lança uma campanha estrelada por clientes reais. O slogan é “Especialista em Você” e a campanha é dividida em diversas peças publicitárias. “Além disso, teremos spots em rádios, material impresso e outdoors em algumas praças onde atendemos”, explica Milena Tapioca, coordenadora de Trade Marketing da empresa.
www.aformulabr.com.br

Carlos Wizard anuncia investimento de R$ 1,6 bilhão
As empresas controladas pelo empresário Carlos Wizard Martins devem investir cerca de R$ 1,6 bilhão no Brasil, nos próximos cinco anos. O objetivo é gerar 45 mil empregos. As redes de fast food KCF, Pizza Hut e Taco Bell projetam um investimento de R$ 1,3 bilhão até 2023 na abertura de mil novas unidades das três marcas nos principais mercados do Brasil, gerando uma média de 25 empregos por loja (25 mil novos empregos no total). Atualmente, as três marcas têm, juntas, 250 unidades no Brasil. Já a Mundo Verde planeja abrir 300 unidades nos próximos cinco anos, com investimento de R$ 150 milhões e a geração de três mil novos empregos.
www.sforza.com.br

Mestre-Cervejeiro.com inaugura franquia em São Paulo
Os empresários Edwin Paia Bahamondes, 30, e Luciano Budeano Ferreira, 35, são os novos franqueados da Mestre-Cervejeiro.com, que abriu as portas recentemente, em São Paulo. “O layout da loja é convidativo e planejado para toda a família, temos bancadas com tomadas e wi-fi liberado, snacks selecionados e, também, itens presenteáveis como bonés, camisetas, growlers, copos e taças”, explica Bahamondes. A marca surgiu em 2004 como site de conteúdo e consultoria especializada em cervejas e em 2009 inaugurou sua primeira loja física em Curitiba (PR). Já são mais de 60 lojas, em todo o País.
mestre-cervejeiro.com

Chocolateria Brasileira quer 400 lojas em dez anos
Sob o comando de Christian Neugebauer, a Chocolateria Brasileira pretende chegar a 400 pontos em todo o Brasil nos próximos dez anos. As regiões de maior interesse da marca são o Norte e o Nordeste, mas o Sudeste não fica atrás, pois deve receber 240 franquias, segundo o empreendedor. Atualmente, a franquia tem seis unidades próprias, localizadas em Alphaville/Barueri, Itatiba e na capital de São Paulo, e mais 21 lojas franqueadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul.
chocolateriabrasileira.com.br

Quiosque é o novo modelo de expansão da Casa de Bolos
Depois de inaugurar mais de 330 lojas pelo País, o Grupo Casa de Bolos coloca na vitrine outro modelo de expansão: Quiosque Bolo Caseiro no Pote. Os centros comerciais são foco. “Criamos esse produto com o propósito de atender à uma necessidade do mercado, de um produto caseiro, de excelente qualidade, mas que poderia também servir para consumo no local”, explica Rafael Ramos, diretor de Marketing do Grupo Casa de Bolos.
A previsão da marca é inaugurar 100 unidades do novo modelo até 2020.
www.casadebolos.com.br

DNA Natural ganha rebranding
O Grupo Restaura deu uma nova cara às lojas da rede DNA Natural. Com o slogan “Vital é comer bem”, as unidades apresentarão um cardápio saudável mais amplo e um novo design de loja. “Nós acreditamos que o verdadeiro significado de comer bem é ter uma alimentação que seja leve, saborosa e dê energia durante todo o dia. Era isso que nós queríamos traduzir nesse rebranding”, conta Jéssica Librelato, coordenadora de Marketing. A renovação do design da marca foi promovida pela agência Uno, de Ribeirão Preto (SP). Com as novidades, a rede tem a expectativa de crescer 20% em faturamento em 2019 e bater a marca de 30% de crescimento em unidades.
www.dnanatural.com.br

Nutty Bavarian reformula quiosque
A Nutty Bavarian reformulou seus quiosques e lançou novas embalagens. As mudanças foram inspiradas no estilo da Bavária clássica, por meio de ícones com cores mais modernas, abertas e festivas e linguagem contemporânea, que ajudam a contar a história da marca. O novo quiosque tem acabamentos claros e formas regulares, deixando seu volume mais impactante, e tem cubas sobrepostas, o que coloca as castanhas mais próximas do olhar do consumidor.
www.nuttybavarian.com.br

Ceofood lança recurso de delivery especializado para autônomos
A rede de franquias Ceofood é um aplicativo de delivery gastronômico que permite o cadastro de profissionais autônomos, focado na periferia e no interior. Na prática, o franqueado deve prospectar restaurantes para pagarem mensalidades em troca de serem inclusos no aplicativo. Com um ano de fundação, saltou de 1 para mais de 80 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros. No final de outubro, a Ceofood lançou um novo recurso, o Plano Silver, feito exclusivamente para MEIs.
www.ceofood.com.br

Mordidela inaugura dez lojas em outubro
A região Sudeste foi a que mais ganhou novas lojas da Mordidela, sendo três em Minas Gerais. Os estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro receberam uma nova unidade cada. Na região Sul foram três novas operações: duas em Santa Catarina e uma no Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste, a cidade de Nova Mutum, Mato Grosso, recebeu a segunda unidade da rede.
www.mordidela.com.br

Maple Bear anuncia inaugurações para 2019
De olho em uma possível retomada econômica, a Maple Bear Canadian School tem bons planos para o Brasil. Atualmente, são mais de 100 escolas em operação distribuídas em diversos estados, atendendo a mais de 20 mil alunos. O plano é crescer 30% nos próximos anos. Cerca de 30 unidades já estão em processo de implantação, sendo seis na cidade de São Paulo (Barueri, Taboão da Serra estão entre as localidades).
www.maplebear.com.br

Casa Graviola abrirá sexta unidade em dezembro
No final de outubro, a Casa Graviola inaugurou duas operações da rede, uma no shopping Rio Design Barra, a quarta em solo carioca, e a outra, em Vitória, no Espírito Santo, a primeira na região. A franquia conta com cinco unidades e, em dezembro, deve inaugurar a sexta, em Fortaleza (CE). O objetivo é fechar 2018 com faturamento de R$ 6,3 milhões. A estimativa para 2019 é chegar a R$ 20 milhões, com a abertura de, pelo menos, mais quatro franquias, totalizando dez unidades.

No Sul, Anjos Colchões entrega franquia pronta
Para acelerar a expansão na região Sul do País, a Anjos Colchões lançou o modelo “chave na mão”. A modalidade consiste em entregar a franquia pronta para o franqueado, deixando todo o investimento inicial a cargo da própria marca. Para a rede, uma das principais vantagens desse modelo é a agilidade no mapeamento dos pontos estratégicos na cidade e a facilidade de negociação com o novo franqueado, que assume a loja pronta sem assumir as despesas iniciais, como taxa de franquia, reforma e estoque.
www.anjoscolchoes.com.br

Depyl Action reformula marca
As 107 unidades da rede passam a incorporar uma nova identidade visual, sintonizada com a proposta de ser “única, diversa, plural, para todos”. “A evolução da marca é também parte da minha evolução. Queremos valorizar a experiência do cliente, reforçar o posicionamento da rede, ampliar serviços e atrair mais público”, comenta a fundadora da rede, Danyelle Van Straten. Com 140 mil clientes por mês, entre homens e mulheres, a Depyl Action se reinventa para atender o público diverso, com serviços que vão de depilação e design de sobrancelhas à aparo de pelos e coloração de barba para os homens.
www.depylaction.com.br

Sorveteria Gela Boca mira mercado paulista
A marca conta atualmente com 50 unidades franqueadas espalhadas pelos estados do Paraná e São Paulo. Para o próximo ano, a rede focará sua expansão no interior paulista e já tem negociações avançadas em Bauru, Araçatuba, Ourinhos, São José do Rio Preto, Marília, entre outras. Atualmente, a rede tem como diretor Thiago Ramalho, filho do fundador da marca. Thiago foi o responsável pela entrada do negócio no franchising.
www.hummsorvetes.com.br/gela-boca

Mr. Kids prepara expansão para o Triângulo Mineiro
Já são 140 franqueados, com mais de sete mil máquinas espalhadas por todo o País. Agora, a Mr. Kids mira Minas Gerais para levar seu modelo autônomo de operação. “Temos quase 30 pontos já negociados em todo o Triângulo Mineiro, em locais com excelente circulação de público, o que garante retorno mais rápido ao investidor e faturamento elevado”, comenta Antônio Chiarizzi, fundador da Mr. Kids. A rede faturou R$ 4 milhões em 2017.
www.mrkids.com.br

Dr. Infiltração projeta faturar R$ 4,5 milhões
A rede projeta ampliar o faturamento em 2019 e passar de R$ 3,5 milhões para R$ 4,5 milhões. Atualmente, a marca possui 21 unidades franqueadas, em nove estados. A Dr. Infiltração trabalha com tecnologia própria na impermeabilização com borracha líquida, blindagem antes da pintura, limpeza de limo, proteção de móveis contra fungo e bolor e a fórmula com nano partículas à base de sílica que age em paredes atingidas pela umidade. A meta é abrir outras 50 unidades franqueadas no próximo ano.
www.drinfiltracao.com.br

Laundromat acelera expansão no Rio de Janeiro
Em outubro, a rede de lavanderias Laundromat ampliou sua atuação no Rio de Janeiro. Na capital, as novas operações estão no supermercado Hortifruti no Leblon e na BR Stores Anil. Já em Três Rios, a instalação da franquia é no Posto Ipiranga, na Vila Izabel. Com as aberturas, a marca passa a ter 23 pontos no estado, sendo 16 na capital. De acordo com o diretor da empresa, Nicolas Lopez, os espaços não convencionais são extremamente vantajosos para o segmento de lavanderia, pois oferecem pontos comerciais aderentes, com boa movimentação e valores atraentes ao custo de ocupação, além de uma estrutura com segurança e horários diferenciados.
www.laundromat.com.br

Saladenha realiza entregas por bicicleta, em São Paulo
Recentemente, a Saladenha adotou o modelo de delivery via bicicletas. A operação funciona na Avenida Paulista, em São Paulo. Outra forma apontada pela rede de colaborar com a natureza é na redução de energia elétrica. A Saladenha encomendou especialmente para suas lojas uma “pista fria”, local onde os alimentos são condicionados, e o equipamento gera uma economia de 30% no consumo de energia elétrica
www.saladenha.com.br

Chiquinho Sorvetes lança modelo econômico de franquia
A primeira unidade da versão econômica da Chiquinho Sorvetes acaba de ser inaugurada em Cruzeiro do Oeste (PR), com 63 metros quadrados e capacidade para atender 300 clientes por dia. A modalidade reduzida tem como foco cidades com até 50 mil habitantes e segue os mesmos padrões de uma loja de rua convencional, mas a diferença está nos itens utilizados – desde utensílios até móveis e projeto arquitetônico.
www.chiquinho.com.br

Fórmula Animal investe em produtos oftálmicos para pets
As lojas da Fórmula Animal passam a oferecer produtos oftálmicos manipulados para pets. De acordo com a marca, as pomadas e colírios auxiliam no tratamento de doenças como Ceratoconjuntivite Seca, também conhecida como olho seco, catarata, conjuntivite e glaucoma. A rede inaugurou duas novas unidades recentemente, em São Paulo e em Palmas, no Tocantins. Atualmente, a franquia conta com 32 unidades e inaugurará mais três em 2018. A expectativa é chegar até 50 unidades até 2020.
www.formulanimal.com.br

Reviewr analisa reputação on-line das empresas
A Reviewr, startup catarinense incubada há 1 ano e 8 meses no MIDI Tecnológico – incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e mantida pelo Sebrae/SC – criou uma plataforma automatizada de análise da reputação on-line de seus clientes, baseada nos reviews que o estabelecimento possui em sites como Trip Advisor, Foursquare, Google, Facebook, Guia Mais, Yelp, Booking e muitos outros. “Com uma gestão bem planejada por uma startup capacitada para isso, os estabelecimentos poderão aumentar a satisfação e fidelização dos clientes, engajar e transformá-los em propagadores da marca. Os reviews são uma fonte inesgotável de inteligência, tudo que temos a fazer é passar a ter controle sobre eles”, explica o CEO e Fundador da Reviewr, Santiago Edo.
reviewr.me

Jani-King Brasil é licenciada para vender franquias em Portugal
Empreendedores interessados em negócios em Portugal, agora têm a oportunidade de adquirir uma franquia Jani-King naquele país. A máster-franquia portuguesa da marca licenciou a subsidiária brasileira para negociar suas unidades no país. “O fato de pertencermos a uma rede mundial com presença em países em três continentes nos dá a capilaridade para captar franqueados em praticamente todas as regiões do globo. No nosso caso, particularmente, a Jani-King Brasil que é uma subsidiária da Jani-King Internacional, reúne todas as condições para comercializar franquias em países representados por máster franqueados”, diz o diretor da Jani-King Brasil, Christian Rojas.
www.janikingbrasil.com.br

Mil e Uma Sapatilhas inaugura fábrica própria
A marca, que começou com a revenda de calçados femininos de porta em porta, inaugurou em 2018, em parceria com a Intimus Pés, uma nova fábrica com seis mil metros quadrados, na região de Jaú, interior de São Paulo. A planta gerou cerca de 500 pessoas entre empregos diretos e indiretos. Além disso, a previsão é que o novo local tenha fabricação de onze mil pares de sapatilhas por dia e mais de quatro milhões ao ano.
www.mileumasapatilhas.com.br

OrthoDontic amplia presença no interior paulista
A OrthoDontic acaba de fechar o contrato para a abertura da sua primeira unidade em Campinas (SP). A franquia faz parte do plano de expansão da rede para 2018, ano em que pretende atingir a marca de 230 unidades. A OrthoDontic vê potencial para a abertura de outras seis unidades somente em Campinas e 22 considerando toda a região metropolitana, com projeção de investimento aproximado de R$ 11 milhões e geração mais de 200 novos postos de trabalho.
www.orthodonticbrasil.com.br

Gracom inaugura duas unidades
No início de dezembro, a Gracom inaugurou sua primeira unidade em Cascavel (PR). A escola vai funcionar no Centro e será a primeira no Paraná. Na mesma data, em Belém, no bairro Castanheiras, a cidade contará com sua segunda unidade, e a quinta do mesmo franqueado. A rede completa dez anos no mercado brasileiro. Com a inauguração das duas unidades, rompe a barreira de 20 unidades – entre próprias e franquias. A rede já atende atualmente a mais de 16 mil alunos em todo o País.
www.gracomonline.com.br

Não+Pelo mira o interior de São Paulo
A Não+Pelo prevê abrir três unidades em São Paulo até março – em São José do Rio Preto e nos bairros do Ipiranga e da Freguesia do Ó – e outros dois pontos ainda no primeiro semestre de 2019, totalizando entre dez e 12 novas franquias no ano que se inicia. O foco de expansão da empresa é o interior do Estado de São Paulo, onde a Não+Pelo tem cerca de 70 pontos de atendimento, que abrangem 30 municípios. O investimento inicial em uma unidade da Não+Pelo é de R$ 125 mil, e o faturamento médio mensal gira em torno de R$ 33 mil.
www.naomaispelo.com.br

Água Doce inaugura segunda unidade do modelo Express
O novo formato de loja, o Express, da Água Doce Sabores do Brasil tem como foco os shopping centers e praças de alimentação. A segunda unidade do projeto abriu as portas em Tupã (SP). O conceito do restaurante é oferecer o cardápio da rede, que já conta com mais de 80 unidades em todo o Brasil, mas por meio de alimentação rápida em porções individuais. Diferente das unidades tradicionais, os pratos chegam prontos à cozinha e são finalizados na unidade em poucos minutos. Isso, segundo a marca, permite que o atendimento seja rápido e prático, mas sem perder a qualidade e o sabor característico do alimento.
www.aguadoce.com.br

Emagrecentro entra nos Estados Unidos
Em novembro de 2018, a Emagrecentro abriu uma unidade própria na cidade de Orlando, na Florida (EUA). A empresa investiu U$ 100 mil no novo ponto, e uma das adaptações para ingressar no mercado foi mudar o nome para Vip Shape. Os serviços oferecidos serão os mesmos que estão disponíveis nas franquias do Brasil. A rede prevê continuar expandindo os negócios no exterior e pretende em 2019 abrir duas novas franquias em Portugal e na Espanha.
www.emagrecentro.com.br

Calçados Bibi lança vending machine para presentear recém-nascidos
O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), foi o local escolhido para a implantação da primeira vending machine da Calçados Bibi. O projeto-piloto visa a aproximar a marca dos consumidores e disponibilizar uma opção de presente aos bebês que nascem na maternidade do hospital. A ideia faz parte do projeto Ninho de Inovação, que reconhece e premia as melhores ideias submetidas e enviadas ao Comitê de Inovação da empresa por colaboradores, franqueados e fornecedores.
www.bibi.com.br

Divino Fogão abre segunda loja em Palmas
A rede de restaurantes Divino Fogão abriu as portas de sua segunda loja em Palmas (TO), no Capim Dourado Shopping. Com essa abertura, a rede passa a ter 186 lojas em operação espalhadas pelas cinco regiões do Brasil. Até o final de 2018, dez novas unidades devem ser inauguradas. “Nosso objetivo é fechar o ano com um incremento de, pelo menos, 10% no faturamento e 5,4% no número de lojas”, afirma o fundador da rede, Reinaldo Varela.
www.divinofogao.com.br

Casa do Construtor realiza convenção com franqueados
Aproximadamente 250 pessoas participaram da 14ª Convenção de franqueados da Casa do Construtor, que aconteceu no hotel Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Durante o evento, as unidades de destaque foram homenageadas no prêmio de excelência da casa. “Neste ano, a primeira colocada no ranking das lojas que mais cresceram foi Rezende (RJ), seguida pela de Mogi Mirim (SP) e Araçatuba (SP)”, afirma o sócio-fundador da rede, Altino Cristofoletti Junior. A marca entregou à rede uma nova plataforma de ensino a distância e uma ferramenta de gestão de indicadores da loja, Looqbox.
www.casadoconstrutor.com.br