Na Mira Edição 81

Na Mira Edição 81 Fisk

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 81

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição

Por Andréa Cordioli (envie sugestões para andrea@editoralamonica.com.br)

As notícias mais quentes do mercado


Fisk celebra 60 anos de história

Mais de 900 pessoas compareceram ao 8º Congresso Internacional da Fisk, em julho. O evento marcou a celebração dos 60 anos de fundação da empresa, relembrando o passado, mas com um olhar no futuro. Uma das atrações do evento foi o Túnel do Tempo, que contou a história da marca e também de seu fundador, Mr. Richard Hugh Fisk, em números e memórias. “Temos a vantagem de poder aproveitar toda a experiência de seis décadas de mercado e ter bastante energia para continuarmos sendo empreendedores e competindo”, disse o CEO da rede, Bruno Caravati, durante sua palestra.

Franquia Centro BritânicoCentro Britânico começa a franquear escolas regulares
Escolas de ensino regular são o novo alvo da rede Centro Britânico. A proposta do School in School (escola dentro da escola) é otimizar espaço, aumentar o tíquete médio e entregar facilidade financeira e logística para os pais. O modelo já representa 15% do total de alunos da rede, em duas escolas: Caieiras (SP) e Curitiba (PR). De acordo com a marca, nesse modelo as margens passam de 60%. Até o final do ano devem ser inauguradas mais oito unidades. “Sabemos que as escolas têm enfrentado problemas por conta da crise, da diminuição de natalidade e da exigência cada vez maior dos pais para receber serviços de alta qualidade a um preço que caiba no bolso”, explica o CEO da marca, Bruno Gagliardi.

Franquia 10 PastéisRede 10 Pastéis comemora 22 anos e mira internacionalização
A marca paranaense comemora mais de duas décadas de vida e, neste ano, foca sua expansão no modelo store in store (dentro de outras lojas). Grandes redes como Havan, Grupo Pão de Açúcar e Extra têm recebido franquias da marca. Além disso, a 10 Pastéis já tem negociado a internacionalização de unidades para o Canadá e Qatar (sede da Copa do Mundo da Fifa 2022).

Franquia The Body ShopThe Body Shop inaugura novo conceito de loja
O Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, recebeu a nova loja conceito da The Body Shop, que traz referências da natureza e do programa Community Trade global da marca, que consiste na compra de acessórios e ingredientes naturais de mais de 28 pequenas comunidades em todo mundo, inclusive no Brasil.  “É um espaço repleto de oportunidades e descobertas, onde damos vida a nossos produtos icônicos através de experiências sensoriais, além de trazermos referências sobre o nosso programa de comércio com comunidades, nossos valores e nossas histórias únicas”, explica a diretora de Marketing da The Body Shop no Brasil, Karina Meyer.

Franquia Montana GrillChef padre Evandro cria prato para o Montana Grill
O Montana Grill ganhou um prato exclusivo, composto por arroz biro-biro e bife ancho, criado pelo chef padre Evandro, um dos participantes do reality show de culinária Masterchef, da TV Bandeirantes, que conquistou diversos fãs durante a sua passagem pelo programa. O prato será vendido a partir de R$ 27,90 e estará disponível até 15 de outubro. “O ancho é uma carne de excelente qualidade, com uma textura muito saborosa. O arroz biro-biro tem uma presença de sabores muito marcantes, que combina com a carne”, explica o criador do prato.

Banneg oferece cursos de educação financeira
Com o objetivo de ajudar os franqueados e colaboradores a controlar suas finanças e a investir de forma saudável, a Banneg – Banco de Negócios colocou um curso de Educação Financeira dentro da plataforma on-line Academia Banneg. Os módulos falam de orçamento familiar, valor do dinheiro, como administrar prestações, crédito e perigos do endividamento. A previsão é qualificar 200 pessoas ainda neste segundo semestre. “As aulas têm duração, em média, de 45 a 60 minutos e os colaboradores, parceiros de negócios e franqueados não pagam nada por esses acessos”, explica o diretor-executivo da marca, Carlos Alexandre Gomes.

Franquia Mania de ChurrascoMania de Churrasco anuncia programa de fidelidade
Para participar do programa de fidelidade da Mania de Churrasco, o consumidor deve informar o número do celular ao realizar o pedido e finalizar o cadastro por um link, que será informado pelo funcionário. A partir daí, a cada R$ 15 consumidos, o cliente ganha um ponto e pode acumular para trocar por pratos ou bebidas. O programa será válido inicialmente nas unidades da marca na região da Grande São Paulo e nas lojas do estado do Rio de Janeiro.

Franquia Não mais PeloNão+Pelo ABRE lojas em São Paulo
A rede multinacional Não+Pelo acaba de inaugurar uma franquia em Mauá, na Grande São Paulo. Mesmo com uma meta de abrir unidades em cidades com até 100 mil habitantes, os próximos meses devem ser focados em mais duas inaugurações na região. A marca abrirá as portas nos bairros Jabaquara e Praça da Árvore, ambos na zona Sul da capital paulista.

Cielo apresenta nova tecnologia para transações
A Cielo é a primeira empresa a oferecer uma solução baseada nos protocolos 3DS 2.0, o novo padrão mundial de autenticação nas transações. A novidade é capaz de autenticar uma transação de forma impercebível, sem a intervenção do cliente. Para as transações que demandarem autenticação, o processo pode ser realizado na modalidade conhecida como “dois fatores”, com a validação ocorrendo via biometria, envio de código via SMS, reconhecimento de voz ou facial. “O processo anterior era burocrático e com muitas barreiras, com baixa conversão e alto índice de desistência dos consumidores. Graças às facilidades trazidas pelo 3DS 2.0, a tendência é que esse cenário mude já que ele foca no que mais importa no mercado de e-commerce: a experiência do cliente, o que aumenta a conversão”, afirma o diretor de E-commerce e Canais Digitais da Cielo, Rogério Signorini.

Fini fecha parceria com Ultragaz
Clientes da Ultragaz que compraram botijão de gás de 13kg em setembro ganharam de presente um pacote de 15g de balas Fini em formato de botijões azuis. O objetivo, segundo a marca, era aumentar a visibilidade do produto e “promover o encontro e de duas importantes marcas que conquistam os domicílios brasileiros”.

 

Franquia Cacau ShowCacau Show abre mega store em shopping paulista
No final de agosto, a Cacau Show abriu as portas da maior loja de shopping da América Latina focada em chocolates finos. A operação fica no Morumbi Shopping, em São Paulo, e ocupa 450 metros quadrados. Dentro do espaço há a Cafeteria Cacau Show, com lanches especiais; a Bean to Bar, onde os consumidores podem acompanhar o processo de torra e drageamento do cacau; e o Cacau Lab, que proporciona uma imersão no mundo da empresa, com programações para adultos e crianças. “Essa será mais uma experiência incrível, por meio de nossos produtos e serviços especialmente desenhados para encantar todos os públicos”, afirma o presidente e fundador da Cacau Show, Alexandre Costa.

Franquia Mundo VerdeMundo Verde chega ao metrô do Rio de Janeiro
A estação Carioca, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, recebeu o primeiro quiosque Mundo Verde da cidade e a primeira unidade da marca instalada em uma estação de metrô. O advogado Gustavo Madureira Fonseca e o economista Bruno Bravo, agora também empresários, são os franqueados da unidade. “Cerca de 150 mil pessoas circulam pela estação todos os dias e, poder oferecer a elas opções saudáveis e práticas para se alimentar, certamente será um diferencial”, afirma Fonseca.

Franquia Jin JinJin Jin inaugura a primeira loja no Rio de Janeiro
A rede de culinária asiática do Grupo Halipar abriu a sua primeira loja no Estado do Rio de Janeiro, em agosto. O restaurante está no Shopping Partage, em São Gonçalo, segunda cidade mais populosa do Rio de Janeiro, e compõe o plano de expansão da marca na região Sudeste. O plano é crescer 10% ainda em 2018. “Após um estudo de campo, vimos uma oportunidade nesse shopping que possui uma alta circulação local, gerando uma visibilidade maior para a nossa marca”, afirma o diretor de Comunicação e Marketing do Grupo Halipar, Christiano Evers.

Franquia EspaçolaserXuxa LEVA clínica da Espaçolaser PARA a Argentina
Buenos Aires, capital da Argentina, recebeu a primeira unidade internacional da Espaçolaser, franquia de depilação a laser de Xuxa, em sociedade com o grupo SMZTO. O nome da marca no outro país será Definit. A apresentadora esteve presente na inauguração da unidade, que recebeu investimento de US$ 2 milhões, e anunciou a expectativa de abrir mais 90 clínicas nos próximos cinco anos em toda a América Latina. O próximo país a receber uma clínica Definit é o Uruguai.

Franquia Vivenda do CamarãoVivenda do Camarão amplia presença em aeroportos
Em agosto, a Vivenda do Camarão abriu a sua terceira loja em aeroporto. Dessa vez, foi no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ). As outras duas lojas estão em Guarulhos (SP) e no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza (CE). Essa é a 15ª unidade da marca na cidade do Rio de Janeiro.

Grupo SD expande atuação com lojas em três cidades
São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus são as novas praças de atuação do Grupo SD, que detém a marca Sobrancelhas Design. Em São Paulo são duas: uma na região central de Itapecerica da Serra e, outra, no bairro Vila Mascote, na zona Sul. Já no Rio de Janeiro, a nova loja Sobrancelhas Design chega no Carioca Shopping, localizado na zona Norte da capital fluminense. Manaus também ganha reforço da marca com unidade no Shopping Ponta Negra. Com isso, a rede soma 480 lojas no Brasil, Estados Unidos e América Central. “Os shoppings centers fecharam 2017 com bons números e têm uma projeção ainda melhor para este ano. Por isso estão sempre entre os nossos principais alvos da rede”, explica o vice-presidente do Grupo, Alisson Ramalho.

Franquia Terra MadreTerra Madre AGORA TEM loja no Espírito Santo
A meta da marca de orgânicos Terra Madre é chegar a 25 unidades até o fim do ano. Para isso, aposta forte na expansão e acaba de inaugurar mais uma loja no Espírito Santo, na cidade de Vila Velha. “Estamos contentes e realizados em fincar a nossa bandeira em mais um estado brasileiro. Com isso, estamos conseguindo cumprir a nossa meta de crescimento e seguindo, à risca, nosso plano estratégico de expansão”, comemora a sócia-fundadora da marca, Leila Oda.

Franquia PiticasPiticas parte para a internacionalização ainda em 2018
Até o fim de 2018, a Piticas dará o seu primeiro passo internacional. Atualmente, a marca possui 304 pontos de venda no Brasil, sendo 281 quiosques e 23 lojas, e planeja inaugurar mais 100 unidades neste ano. Até 2019, o objetivo é abrir dez lojas ou quiosques em outros países, principalmente Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Portugal, chegando a 50 até 2020, e totalizando 600 pontos abertos no território brasileiro e no exterior. “O mercado de fãs no Brasil cresceu nos últimos anos e deixou de ser um nicho. Os consumidores não são divididos por sexo ou faixa etária. Os nossos produtos agradam homens e mulheres, crianças e idosos”, comenta o sócio-fundador da Piticas, Felipe Rossetti.

Franquia AcqioZona da Mata mineira recebe unidade da Acqio
A franquia especializada em maquininhas de cartão, Acqio, acaba de inaugurar uma unidade na Zona da Mata mineira, em Minas Gerais. “O principal fator foi a proximidade com a nossa franquia de Governador Valadares que obteve muito sucesso desde a sua implantação”, explica o diretor de expansão da marca, Antônio Brizotti Junior.
De acordo com a marca, a prospecção da área surgiu após o início da expansão na região Norte do País.

Franquia SorridentsSorridents inaugura quatro unidades em São Paulo
A rede de clínicas odontológicas Sorridentes inaugurou quatro clínicas em São Paulo, nos bairros de Santana, Moema, Largo do Socorro e Tiradentes. Com as inaugurações das quatro unidades, a rede alcança o número de 250 franquias presentes em 15 estados do País. Somente no Estado de São Paulo, a rede já contabiliza 147 clínicas franqueadas.

iGUi inicia operação na Austrália com cinco lojas
As lojas estão localizadas nas cidades de Adelaide, Brisbane, Kingswood, Melbourne e Perth e são comandadas pelos quatro filhos do franqueado Michael Chapman. O empreendedor conheceu a marca brasileira na maior feira de piscinas dos Estados Unidos, Pool Spa Patio, em Las Vegas, em novembro do ano passado. “O mercado de piscinas da Austrália é bastante tradicional e estratégico para a iGUi. Conseguimos ingressar nele pelos diferenciais que a iGUi oferece: inovação, qualidade em produtos e serviços, credibilidade, confiabilidade, suporte ao franqueado e uma ótima relação custo-benefício tanto para o franqueado como para o cliente”, afirma o fundador e CEO da iGUi, Filipe Sisson.

Rei do Mate inaugura mais uma loja no Rio de Janeiro
A nova loja carioca do Rei do Mate foi aberta no Shopping UnigranRio, em Duque de Caxias, sendo a sexta na cidade.  O Rio de Janeiro é o segundo Estado com mais lojas do Rei do Mate no Brasil – das 320 lojas da rede, mas de 120 estão no Estado carioca. Isso confirma o plano de expansão da empresa de aumentar a presença na região ainda em 2018.

Estudo sobre mídias digitais e franquias
Estudo sobre mídias digitais e franquias realizado pela MD | Make a Difference apontou que 93% dos franqueados mantêm uma página da franquia no Facebook e 84,5% no Instagram, 71% não aprovam com o franqueador ou aprovam somente às vezes o conteúdo que será publicado nas redes sociais e 19% utilizam agência externa para cuidar de suas redes sociais. O levantamento, realizado entre os meses de julho e setembro, consultou 390 franqueados e multifranqueados de mais de dez marcas. Segundo a agência, a pesquisa demonstrou, entre outras coisas, que os franqueados querem muito conteúdo produzido pelo franqueador, que a criação de conteúdo pelo franqueador diminui a incidência do mau uso das redes sociais e que o grande desafio das marcas é monitorar as páginas dos franqueados

Franquia 5àsec5àsec celebra 50 anos com campanha promocional
Até 15 de dezembro, a 5àsec irá premiar 50 clientes com um ano de lavanderia grátis, limitado ao valor de R$ 1,8 mil. A ação faz parte da campanha “50 anos, 50 prêmios”, que celebra o meio século de atuação da marca em 32 países. Para concorrer, o cliente deve cadastrar seu código promocional – conquistado a cada R$ 90 em compras –  no hotsite da campanha. Após finalizar o cadastro, será gerado um Número da Sorte, com o qual o consumidor concorrerá por meio da Loteria Federal. Para concorrer ao prêmio, o cadastro do cupom promocional deve ser feito dentro do mês vigente ao respectivo sorteio.  “Nossa campanha promocional de aniversário realiza uma ponte com a institucional ‘Liberte-se’, aumentando os esforços de comunicação e trabalhando o conceito do washing out, ou seja, trazer as roupas para as unidades da rede espalhadas em todo o território brasileiro é a proposta para trabalharmos o reposicionamento de marca”, afirma o gerente Nacional de Marketing e Comunicação da rede, Rafael Palucci.
www.5asec.com.br/50anos

Franquia MegamatteMegamatte cria modelo de loja container
A rede Megamatte apresentou um novo modelo de container sem necessidade de apoio. O franqueado não precisa mais de dois espaços para manter a franquia em pé, segundo a marca. Além de exigir um investimento menor, o novo modelo possui uma estrutura sustentável, reduzindo em 90% os resíduos de uma construção convencional, como cimento, areia, cal e tijolos. Com a iniciativa, a rede também diminui o deslocamento da equipe de um ponto para o outro, já que tudo estará concentrado em um único ambiente. “Todas essas ideias inovadoras só foram possíveis, porque temos equipes de arquitetura e de instalações, integradas e empenhadas com total sinergia, na execução e no sucesso deste novo projeto”, comenta o CEO da rede Megamatte, Julio Monteiro.

Franquia SigbolSigbol Fashion abre formação para contratar professores
Em setembro, a Sigbol Fashion iniciou o curso Formação de Professores, com a meta de formar profissionais para a área. A capacitação é dividida em 30 módulos, com duração total de 60 horas. Ao concluir a formação, o aluno estará apto a dar aulas e poderá ser encaminhado para possíveis vagas nas unidades da Sigbol, ou ainda, investir no próprio negócio. O conteúdo do curso vai focar nas técnicas de modelagem e práticas da atividade, além de ensinar noções básicas de atendimento aos alunos, organização em sala, preenchimento de relatórios e manuseio do sistema utilizado para controle de aulas. O investimento varia de acordo com o plano escolhido, e custa a partir R$ 389 por mês. A estimativa da rede é gerar mais 30 vagas até o final deste ano.

Encontre Sua Viagem aposta em lojas físicas
Com mais de 500 unidades home based pelo Brasil, a Encontre Sua Viagem dá um novo passo para fortalecer sua expansão: lojas físicas. A projeção da marca é abrir 50 unidades ainda em 2018, sendo 15% no novo formato. “Trata-se de um modelo que necessita de uma estrutura maior, com investimento também maior, porém que apresenta mais segurança, já que o cliente pode conhecer de perto as instalações da empresa”, explica o diretor-executivo da marca, Henrique Mol. O investimento no modelo será de R$ 40 mil e as praças de atuação serão cidades acima de 20 mil habitantes.