Na Mira Edição 75

Na Mira Edição 75

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 75

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Robinson Shiba, do China in Box, lança livro
O fundador do China in Box, Robinson Shiba, lançou em agosto o livro “Sonhos in Box”, no qual fala sobre a relação com a família e os desafios pessoais que o impulsionaram a construir “um verdadeiro império de comida chinesa”. Natural de Maringá, no interior do Paraná, Shiba fundou a primeira unidade do China in Box no bairro de Moema, em São Paulo, há 25 anos – pouco tempo depois da morte de sua mãe. A obra pode ser adquirida nas principais livrarias do País por até R$ 39,90.
www.chinainbox.com.br

Petland abre primeira unidade no Maranhão

Petland MA
Depois de projetar unidades na Bahia, Ceará e Pernambuco, a Petland entrou no quarto estado da região Nordeste: Maranhão, no município de São Luis do Maranhão. A rede norte-americana de franquia para pet shop está presente em outros cinco estados brasileiros: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 50 lojas abertas atualmente, a Petland espera finalizar o ano com 60 unidades. Presente em 19 países, a rede comemora 50 anos de sua fundação este ano.
www.petlandbr.com.br

Rei do Mate ElephatRei do Mate patrocina Elephant Parade São Paulo 2017
O Rei do Mate patrocinou o Elephant Parade São Paulo 2017, uma das maiores exposições de arte do mundo que espalhou pela cidade no mês de agosto 85 esculturas de elefantes (no tamanho real de um elefante bebê). Cinco elefantes foram “adotados” pela rede, recebendo seu logo em destaque. Eles foram pintados por Inos Corradin, que criou releituras das obras do pintor Gustavo Rosa, falecido em 2013 e cuja arte estampou copos e xícaras do Rei do Mate. No final da exposição, os elefantes foram leiloados com parte do dinheiro sendo destinada a projetos de preservação dos elefantes.
www.reidomate.com.br

NYS Collection chega na região SulNys Collection do Sul
A NYS Collection, marca norte-americana especializada em óculos, iniciou as operações na região Sul, no estado de Santa Catarina. A loja, localizada no Balneário Shopping, é a primeira da rede que oferece o serviço óptico para inclusão de lentes de grau. Já o quiosque, implantado no portão de embarque do Aeroporto Internacional de Florianópolis, foi pensado de forma estratégica, pois a franqueadora comprovou que expandir em terminais aéreos é interessante devido ao intenso fluxo, público rotativo e também compra por impulso, já que algumas pessoas esquecem dos óculos para levar em viagens.
www.nysbrasil.com.br

Franquias ganham 19º Prêmio Lojista Alshop
Diversas redes de franquias conquistaram o 19º Prêmio Lojista Alshop, premiação que reconhece anualmente os principais players do varejo de shopping brasileiro. Na categoria de Alimentação ganharam Kopenhagen (Chocolates e Docerias), Habib’s (Culinária Árabe), Spoleto (Culinária Italiana), Montana Grill (Culinária Rápida), McDonald’s (Fast Food), Jin Jin Wok (Culinária Oriental), Griletto (Culinária Rápida Grill) e Patroni (Pizzaria). Na categoria Artigos para o Lar, levaram MMartan (Cama, Mesa e Banho), Colchões Ortobom (Camas e Colchões) e Imaginarium (Presentes e Utensílios para o Lar). Em Moda ganharam Overboard (Esportiva, Praia e Surg), Colcci (Feminina e Masculina), Any Any (Íntima), Morana (Bijuterias e Acessórios), Tip Top (Infanto Juvenil e Bebê) e Sketch Men’s Collection (Masculina). Em Saúde e Estética, as premiadas foram Smart Fit (Academias) e Depyl Action (Beleza e Bem-Estar). Na categoria Ótica levaram a Grandvision by Fototica (Ótica) e Chilli Beans (Ótica Casual). E tem mais: Drywash (Prestação de Serviços), CVC Viagens (Agência de Viagens, Hotelaria e Turismo), Arezzo (Calçados – Feminino) e Ri Happy (Games e Brinquedos).
www.alshop.com.br

Multicoisas completa 33 anos


A Multicoisas completou em setembro 33 anos de fundação e 27 anos de franchising. Hoje com 204 lojas em 21 estados brasileiros, a rede campo-grandense especializada em soluções para o dia a dia prevê abrir 15 unidades este ano e faturar R$ 507 milhões. Para suportar a expansão e aumentar a exposição da marca no mercado, a rede reestruturou as áreas de Expansão, Operações e Marketing. “Temos um crescimento sólido e o sucesso de tantos anos é o resultado do compromisso de fornecer soluções às necessidades de reparos, acessórios e utilidades do cotidiano, buscando a excelência no atendimento aos clientes, através de pessoas qualificadas”, afirma o CEO da rede de franquias Multicoisas, Fabian Magalhães.
www.multicoisas.com.br

Sterna CaféSterna Café abre unidade no Edifício Wilson Mendes Caldeira
O Sterna Café inaugurou no segundo semestre loja no edifício Wilson Mendes Caldeira, prédio localizado na zona Sul de São Paulo que abriga a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre outras empresas. Essa é a 11ª unidade da rede e a quinta a ser inaugurada este ano. A expectativa da marca, criada há dois anos e associada à ABF desde fevereiro, é alcançar vinte unidades até dezembro. “Para o Sterna será ótimo estar no mesmo prédio que a ABF. Com certeza isso nos trará ainda mais visibilidade entre os associados”, afirmou o franqueador da marca Deiverson Migliatti. Em 2016, foram consumidas duas toneladas de café no Sterna Café e o faturamento chegou a R$ 4 milhões. Em 2017, o consumo do grão já alcançou 4 toneladas e o faturamento superou os R$ 6 milhões.
www.sternacafe.com.br

Amor aos Pedaçõs Sobremesa congeladaAmor aos Pedaços lança sobremesas congeladas
A Amor aos Pedaços, que este ano completou 35 anos, lançou no segundo semestre uma linha de sobremesas congeladas. São quatro opções de bolo de 550 gramas cada, que pode servir até dez pessoas: Dois Mousses, Frutas Vermelhas, Limão e Pão de Mel. “Esse é um mercado pouco explorado no Brasil. Hoje, existem poucas opções de sobremesas congeladas disponíveis. Queremos atender esse público que não abre mão de saborear um produto de qualidade e aprecia soluções práticas”, afirma a sócia da rede, Silvana Marmonti. As sobremesas podem ser encontradas em todas as lojas da doçaria e também nas redes de supermercados Pão de Açúcar e Carrefour. O preço sugerido do produto é de R$ 43.
www.amoraospedacos.com.br

Bibi Calçados InternacionalCalçados Bibi inicia expansão internacional
A Calçados Bibi, rede de franquia de calçados infantis, iniciou a expansão internacional, com a inauguração de uma loja no Shopping Mall del Sur, na cidade de Lima, no Peru. “De acordo com a aceitação e bons resultados, analisamos implantar mais cinco lojas no Peru até 2019”, afirma a diretora de franquias da Bibi, Andrea Kohlrausch. Segundo ela, outro país que deve receber um quiosque da Bibi é a Costa Rica. A rede também prospecta implantar unidades na Argentina e no Chile e trabalhar com parceiros visando à expansão da franquia para Colômbia, Equador e Bolívia. Com 97 unidades, sendo vinte delas próprias e uma internacional, a marca exporta produtos para o comércio multimarcas de mais de 70 países.
www.bibi.com.br

Bob’s no Rock in Rio

Bobs Rock in Rio
Pelo sexto ano, o Bob’s foi o fornecedor oficial de hambúrgueres do Rock in Rio. A empresa implantou no festival cinco pontos de vendas, 130 caixas fixos e 50 caixas móveis. Todos os pontos somaram 192 metros lineares de frente, o que correspondeu a um aumento de 6 metros em comparação com a última edição do evento. Cerca de 2,5 mil funcionários, sendo mais de 1 mil temporários, trabalharam durante os sete dias de evento no Bob’s.
Bobs copo Rock in Rio A rede também criou para o evento o Big Rock, com dois hambúrgueres, cream cheese e pão, e firmou parceria com a Coca-Cola – patrocinadora oficial do festival – para a distribuição de copos colecionáveis. Em todas as lojas do Brasil, o Bob’s também lançou a promoção Rock in Trio, com a criação dos mini burgers Big Bob, Cheddar e Barbecue.
www.bobs.com.br

Magic Feed novo visualMagic Feet muda layout das lojas
A Magic Feet, pertencente ao Grupo Afeet, mudou o layout com o objetivo de colocar as crianças como foco da operação. “Identificamos que o comportamento de consumo mudou, as crianças estão com mais autonomia para escolher seus produtos, demandando por itens mais descolados e antenados ao seu universo interativo”, afirmou o sócio-diretor, Salomão Salum. Entre as mudanças estão a arquitetura de “gamificação” nos mobiliários e equipamentos, a abertura completa da frente da loja para facilitar o acesso da criança e a reformulação dos uniformes dos vendedores, sacolas e suprimentos da loja, que ganharam estampa “pixelada”. A rede quer levar o novo layout para as 46 lojas e incrementar as vendas e o fluxo de clientes em mais de 20% ao final desse período.
www.magicfeet.com.br

Griletto realiza Convenção em Indaiatuba

Convenção Griletto
O Griletto realizou em setembro sua Convenção de franqueados. O encontro, que ocorre a cada dois anos, tem como objetivo o alinhamento das estratégias operacionais e de venda. O evento deste ano ocorreu em um hotel em Indaiatuba (SP), onde está a sede da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), que administra o Griletto. Participaram do evento executivos como Marcelo Cherto, um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e Carlos Júlio, comentarista da rádio CBN no quadro “Gestão Descomplicada”. Em 2016, o Griletto faturou R$ 200 milhões e a previsão para este ano é chegar a um faturamento de R$ 230 milhões. A rede está presente em 17 estados com cerca de 160 lojas.
www.griletto.com.br

Malwee contrata sistema de gestão Cigam
Com o objetivo de melhorar a gestão do negócio e o atendimento ao consumidor, a Malwee contratou a solução da Rede Cigam – fornecedora de software de gestão empresarial –, após avaliar outros sete sistemas de gestão. “Já neste início de projeto, com algumas lojas utilizando o Cigam, percebemos claramente que conseguimos entregar mais valor agregado ao nosso franqueado por estarmos adotando um sistema confiável, ágil e suporte eficiente, o que reflete na melhor qualidade de atendimento ao consumidor final”, afirmou o gerente de Varejo do Grupo Malwee, Edigar Zimmermann. O sistema do Cigam é integrado aos sistemas de controle de operações industriais e back office da companhia. A Malwee tem seis unidades fabris, 30 mil pontos de vendas multimarca, mais de 280 lojas monomarca e cerca de oito mil colaboradores.
www.malwee.com

Expansão MordidelaMordidela prevê 300 unidades até 2018
A Mordidela inaugurou 25 unidades no primeiro semestre deste ano em dez estados de quatro regiões brasileiras: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A previsão da rede é comercializar 150 lojas até o final deste ano. Atualmente com mais de 100 unidades, a rede pretende chegar em 2018 com 300 pontos. Para atrair novos investidores, a Mordidela aposta em novidades no mix de produtos. Em 2017 foram lançados itens para café da manhã, almoço e as opções de salgados em tamanhos maiores dos que os tradicionalmente comercializados pela rede. São os ‘grandinos’, feitos para atender festas e eventos. Fundada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Mordidela vendeu mais de dez milhões de salgados de janeiro a junho deste ano.
www.mordidela.com.br

MC Donalds novo conceitoMcDonald’s inaugura primeiro restaurante-conceito
O McDonald’s inaugurou seu primeiro restaurante-conceito no País, na Avenida Henrique Schaumann – um dos endereços mais movimentados de São Paulo. Com nova arquitetura e design, a flagship permite ao consumidor fazer um pedido personalizado por meio de totens e customizar itens do cardápio. Os funcionários também receberam novos uniformes, cujos modelos foram eleitos por eles mesmos, e foi criado um novo Espaço Kids. Além disso, o restaurante colocou à disposição tablets com acesso à internet e jogos e o cliente pode interagir com a Magic Table (mesa interativa, com jogos acionados por sensores de movimento e projeção) e com a Interactive Wall (parede que projetará imagens das pessoas em movimento e permitirá o uso de filtros por meio de realidade aumentada). O McDonald’s da Henrique Schaumann funciona 24 horas.
www.mcdonalds.com.br

Rede Leve Pizza no nordesteRede Leve Pizza aposta no Nordeste
A rede Leve Pizza quer expandir a atuação na região Nordeste, de 21 unidades atualmente para 36 até o final de 2018. “Estamos presentes em toda região, que apresenta diversos pontos positivos como amplo mercado consumidor, versatilidade no paladar, grande densidade demográfica e carência de uma maior gama de bons produtos com valor justo”, explica o diretor executivo da marca, Tiago Azem. Entre as cidades que são alvo da Leve Pizza estão Fortaleza, São Luís, Teresina, Natal e João Pessoa. A Rede Leve Pizza entrou no mercado iniciou no franchising em 2010 com a unidade piloto na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e hoje conta com 130 unidades em quase todas as regiões do País.
www.redelevepizza.com.br

Centro de distribuição Didio PizzaDídio Pizza investe em Centro de Distribuição
A Dídio Pizza investiu R$ 300 mil para criar um Centro de Distribuição único para a rede. Localizado no bairro da Lapa, em São Paulo, o novo CD, segundo a empresa, diminui o desperdício em 40%, uma vez que as compras são feitas conforme o movimento de cada unidade e todos os ingredientes são enviados aos franqueados em porções. Além disso, como os fornecedores entregam em um mesmo endereço, a iniciativa reduz custos com frete e aumenta a margem de negociação da rede, devido ao aumento do volume de compra. Outras novidades na Didio Pizza: o investimento em processos para mecanizar suas cozinhas e em um sistema integrado de gestão (que controla desde o recebimento de mercadoria, estoque, passando pelas questões fiscais até conciliação bancaria), além da criação de novos canais de venda, como o Chatbot. A Didio Pizza tem 26 lojas e faturamento de cerca de R$ 31 milhões. Por ano, a rede vende aproximadamente 560 mil pizzas.
www.didio.com.br

Expansão SeguraltaSeguralta chega a 1 mil unidades
A rede Seguralta alcançou 1 mil unidades comercializadas e espera fechar o ano com 250 novos franqueados. No ano que vem, a expectativa da empresa é crescer cerca de 40%. A Seguralta oferece três modelos de negócios: Home Office, Basic e Standard, com investimento inicial de R$ 22 mil, R$ 30 mil e R$ 120 mil, respectivamente. Segundo a rede, em 49 anos de existência foram atendidos cerca de 200 mil clientes, com produção acima de R$ 180 milhões e índice de renovação superior a 90%.
www.seguralta.com.br

Água Doce Cachaçaria é tema de documentário

Documentário Água Doce Cachaçaria
A rede de franquias Água Doce Cachaçaria, que completou 25 anos, foi tema de documentário produzido pela escola digital de empreendedorismo meuSucesso.com. A escola de insights aborda em seus Estudos de Caso a história de vida e a trajetória de empreendedores de sucesso, apresentando lições e ensinamentos que relevantes em suas vidas. No Estudo de Caso da Água Doce foi contada a história do empreendedor Delfino Golfeto, que foi boia-fria e iniciou a empresa aos 38 anos na garagem de casa, na cidade de Tupã, no interior paulista. Hoje, a Água Doce tem mais de 90 unidades no País e fatura cerca de R$ 140 milhões por ano. Confira o teaser no QR Code ao lado.
www.aguadoce.com.br

Beryllos quer 150 unidades em cinco anos
Fundada em 2016, a rede de cuticularia Beryllos, do Grupo Sobrancelhas, pretende chegar a dez unidades até o final deste ano e ultrapassar R$ 2 milhões em faturamento. Em cinco anos, a empresa vislumbra ter 150 operações em todo o País. O plano de expansão da marca está focado inicialmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, que já contam com negociações avançadas. Além do serviço de cuticularia, a rede oferecerá fotodepilação e fotorejuvenescimento. “Queríamos oferecer algo a mais, fugir do conceito de entregar apenas um serviço com excelência. Fizemos uma pesquisa com nossos clientes e percebemos a carência por cuidados com a pele relacionados a aparelhos tecnológicos realmente modernos e testados”, conta a fundadora Luzia Costa.
www.beryllos.com.br

Mania de ChurrascoMania de Churrasco! dá uma “mãozinha” para Amigos do Bem
O Mania de Churrasco! Prime Steak House criou a campanha social “Dê uma mãozinha para a ONG Amigos do Bem”, na qual o cliente pode adquirir, por R$ 2,00, um adesivo no formato de “mãozinha” e deixar seus nomes registrados nelas. As “mãozinhas” coladas nas lojas da rede, ou em outro lugar de preferência do consumidor, ajudam a propagar a causa do Amigos do Bem, que transforma a vida de milhares de famílias do sertão nordestino com projetos educacionais e autossustentáveis.
Mania de Churrasco em parceria com Amigos do Bem De acordo com o administrador de RH da empresa de alimentação, Thiago Camelo, a estimativa é arrecadar R$ 80 mil para o projeto. A cada ano, a rede de churrasco elege uma instituição social para apoiar. No ano passado, a campanha foi realizada em prol do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), que recebeu do Mania de Churrasco
R$ 46.388,00 em doação.
www.maniadechurrasco.com/prime/

Mahogany lança linha completa de maquiagem

Linha de Maquiagem MahoganyCom o objetivo de atender à necessidade das consumidoras da marca e conquistar novos clientes, a Mahogany lançou a linha Glam de maquiagem completa. A linha conta com 14 cores de batons em bastão, oito de batons líquidos, máscara para cílios, lápis para olhos, caneta delineadora, lápis para sobrancelhas, duo de sombras, duo iluminador/contorno, três tonalidades de blush e quatro tons integrados para corretivos, base líquida e pó compacto. Com a novidade, a Mahogany pretende aumentar em 5% seu faturamento. “Sabemos que as mulheres gostam de produtos que hidratem a pele, que sejam de fácil aplicação e ofereçam longa duração. Temos expertise em produtos com essas características”, afirma o gerente de marketing da Mahogany, Brian Drummond.
www.mahogany.com.br

Nova estratégia Tip TopTip Top reposiciona estratégia de comunicação
Aos 65 anos, a Tip Top reposicionou sua estratégia de comunicação para se aproximar dos seus consumidores, deixando a cultura industrial para assumir uma feição mais varejista no mercado. A campanha publicitária com o mote “Precinho Tip, Qualidade Top” busca fortalecer a imagem de qualidade de seus produtos com preços mais acessíveis. Criada pela agência Cucumber Propaganda, a ação conta com filmes de 15 e de 30 segundos de duração para exibição na TV e na internet, spots para rádio e também ações em mídia digital, focada principalmente em redes sociais. O movimento varejista da Tip Top inclui incluiu investimento em lojas próprias e em megastores e o fortalecimento da rede de franqueados. Hoje, a marca está presente em cinco mil lojas multimarcas, dez megastores, 87 lojas tradicionais e dez outlets.
www.tiptop.com.br

Bar Vizinhando aposta em formato enxuto
O Bar Vizinhando, do Grupo Alento – também detentor do Billy The Grill –, acaba de lançar na Expo Franchising ABF Rio 2017 um novo formato mais enxuto e barato chamado de “Espetaria”. A expectativa é abrir 12 lojas nesse formato em 2018. Com a implantação do operador logístico, que garante o abastecimento das lojas e mantém o controle dos produtos, tanto o Vizinhando quanto o Billy The Grill – que têm operação consolidada no Rio de Janeiro – pretendem expandir para outros estados do Brasil, especialmente para os grandes centros da região Sudeste. O Billy The Grill, que já tem uma unidade em São Paulo, também mira as capitais do Centro-Oeste e Nordeste. Os sócios do Grupo, Luiz Felipe Ferreira da Costa e Luiz Sergio Ferreira da Costa, também criaram o Alento Day, uma espécie de reality de franquias no qual o futuro franqueado vive um dia de experiência com a marca, incluindo visita à loja, vivência na cozinha e apresentação de fornecedores e estrutura da rede.
www.grupoalento.com.br

Boticário e Brain+ inauguram o Teatro Dr. Botica

Teatro Dr. Botica
Com patrocínio do Boticário, realização da Brain+ e Instituto Grupo Boticário, foi inaugurado em setembro o Teatro Dr. Botica. Com capacidade para 259 pessoas (mais assento para obesos e pessoas com deficiência), o teatro está localizado no piso superior do Shopping Metrô Tatuapé, em São Paulo, que recebe cerca de 120 mil pessoas por dia. O fundador do Grupo Boticário, Miguel Krigsner, sempre gostou de teatro e em 2001 inaugurou o Teatro de Bonecos Dr. Botica, em Curitiba (PR), sede da empresa. O personagem Dr. Botica também foi idealizado por ele na década de 80 para ilustrar os produtos infantis da marca O Boticário.
www.teatrodebonecosdrbotica.com.br/sp/

Parceria fini com aplicativoFini fecha parceria com o aplicativo 99
Durante o mês de setembro, de segunda a sexta-feira, a Fini participou de ação em parceria com o aplicativo 99, na qual a cada quatro corridas corporativas o cliente recebia no trabalho um kit com produtos Fini, como dentadura, ursinho, tubes morango e cítrico. Segundo a empresa, a parceria impactou mais de 30% dos passageiros da 99. “O resultado foi surpreendente e nosso objetivo é estar presente na rotina do consumidor, surpreendendo-o e adoçando o seu dia”, disse a gerente de Canais Especiais da Fini, Thais Sperancini. Segundo a Fini, a parceria deve ser prorrogada até
novembro devido ao sucesso.
www.finistore.com.br

Novas instalações Damásio EducacionalDamásio Educacional tem novas instalações em SP
O Damásio Educacional inaugurou as novas instalações do campus Paulista, em São Paulo, na Alameda Santos, 2356. Segundo a empresa, o novo espaço dispõe de amplas salas de aula, salas de estudo, biblioteca e área de convivência, sendo equipadas com tecnologia de última geração para a realização de aulas presenciais e também para a transmissão telepresencial dos cursos das diferentes áreas do Damásio Educacional, diretamente da unidade sede, no bairro paulista da Liberdade. O Damásio Educacional oferece cursos preparatórios para concursos jurídicos, públicos e Exame de Ordem, e também cursos de Pós-Graduação em Direito.
www.damasio.com.br