Na Mira Edição 69

Matéria reproduzida da Revista Franquia & Negócios – Edição 69


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Rei do Mate lança campanha com Universal Orlando
O Rei do Mate promove até novembro a campanha “Você de Rei na Universal”, na qual os clientes que comprarem um Copão de Pão de Queijo (com doze unidades) ou um Super Copão (com dezoito unidades), acompanhado de qualquer bebida do cardápio, concorrem a uma viagem de seis dias e cinco noites com três acompanhantes para os parques temáticos Universal Studios Florida e Universal’s Islands of Adventure, em Orlando (EUA). Para concorrer, o cliente deve cadastrar a nota fiscal recebida na loja, com o CNPJ do estabelecimento, no site da promoção, gerando um cupom que concorre à viagem. Outra novidade na rede: o lançamento da linha de salgados integrais, com sabores inéditos, como brócolis, milho com catupiry e camarão.
www.promocaoreidomate.com.br

2016-odonto-company-revista-franquia-negocios-ed69OdontoCompany atinge a marca de 320 unidades
A OdontoCompany alcançou a marca de 320 unidades em todo o País, sendo 120 em implantação. Segundo a rede, hoje, mais da metade dos seus franqueados operam, ao menos, duas unidades. “Nossos franqueados encontram uma grande margem de lucratividade e um índice de conversão de vendas entre 80% e 90%. Além disso, nossas estatísticas mostram que diariamente, no mínimo, oito novos clientes fazem orçamento em nossas unidades”, afirma o fundador e presidente da OdontoCompany, Paulo Zahr. A previsão da marca é fechar o ano com crescimento no faturamento de mais de 60% na comparação com o ano anterior, chegando ao patamar de R$ 200 milhões. A OdontoCompany é sócia da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, de José Carlos Semenzato, desde 2010.
www.odontocompany.com

2016-imaginarium-revista-franquia-negocios-ed69Imaginarium completa 25 anos com novo layout
Ao completar 25 anos este ano, a Imaginarium abriu a loja de número 200, no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, com uma novidade: novo projeto, assinado pelo escritório Bebo. Os arquitetos optaram por uma base em cinza escuro nas paredes – onde as cores e as formas dos itens ganham destaque nas prateleiras – e pela cor amarela no teto para trazer personalidade e alegria ao ambiente. Além disso, todos os equipamentos são móveis, incluindo a iluminação, gerando, segundo a marca, versatilidade na exposição e criando diferentes opções de layouts. A Imaginarium também optou pela ausência de portas e de vitrine, substituída por um painel de vídeo wall. Até dezembro, a rede espera abrir mais 30 pontos de venda no País.
www.imaginarium.com.br

2016-igui-revista-franquia-negocios-ed69iGUi inaugura nova fábrica em Taquara (RS)
A iGUi, franquia de piscinas em fibra de vidro, acaba de inaugurar uma fábrica de equipamentos e acessórios para piscinas e decoração em Taquara, no Rio Grande do Sul. Segundo a rede, a nova unidade iGUi Progeu – que recebeu investimento de R$ 50 milhões – é a maior da América Latina, estando instalada em um terreno de 85 mil metros quadrados e com cerca de 16 mil metros quadrados de área construída. A fábrica emprega diretamente cerca de 60 pessoas. “Essa unidade objetiva redução de custos em energia e transporte”, explica o fundador e CEO da iGUi, Filipe Sisson. Segundo ele, há previsão de instalar mais uma unidade para produção de piscinas a médio prazo no Ceará. Hoje, a iGUi tem 33 fábricas no Brasil, sendo 18 exclusivamente de piscinas, cinco Progeu (fábricas de filtros, demais equipamentos e acessórios da marca) e dez de diversos outros produtos.
www.igui.com.br

2016-beryllos-revista-franquia-negocios-ed69Beryllos chega ao mercado com técnica inovadora
A fundadora da Sóbrancelhas, Luzia Costa, lançou a marca Beryllos, especializada no cuidado com as unhas. A marca trabalhará com materiais 100% descartáveis, esmaltes individuais (4 ml) e uma técnica que dispensa o alicate: o excesso de cutícula é retirado por uma ponta diamantada odontológica – instrumento usado por dentistas para tratamento de cárie –, junto com um emoliente. Luzia chama esse método de “cuticularia”. A marca também venderá produtos, como removedor de esmalte, sérum de unhas, cremes e esfoliantes para mãos e pés. A primeira unidade da Beryllos foi inaugurada no Taubaté Shopping, no interior de São Paulo, e a expectativa é abrir vinte unidades da nova marca até dezembro.
cuticulariaberyllos.com.br

Piticas quer R$ 100 milhões em faturamento
A Piticas, franquia de camisetas licenciadas, planeja fechar o ano com R$ 100 milhões em faturamento, resultado 66% maior que o obtido em 2015. Em número de unidades, a marca prevê abrir 70 franquias até dezembro, alcançando cerca de 250 pontos de venda. Uma franquia da Piticas custa, em média, R$ 80 mil, sendo que o faturamento médio mensal do franqueado é de R$ 42 mil. As camisetas têm estampas autorais e são desenvolvidas em uma fábrica em Guarulhos, com mais de 400 funcionários e produção de 15 mil peças por dia. O portfólio também conta com personagens da DC, Marvel, Star Wars, Universal Studios, Maurício de Souza, Nickelodeon e Disney.
www.piticas.com.br

2016-gou-franquias-revista-franquia-negocios-ed69GOU Franquias mira região Sudeste
A GOU Franquias, rede de clínicas com atuação no segmento odontológico, decidiu focar os investimentos de expansão na região Sudeste, onde já concentra 90% de suas unidades. Com isso, a marca planeja crescer 40% este ano, para um faturamento superior a R$ 58 milhões. Fundada em 2010 e com sede em Uberlândia, a rede possui mais de 100 unidades. “A região Sudeste continua sendo um de nossos focos. Com o maior PIB entre as regiões brasileiras, temos driblado a crise e chegado a novas cidades. Nosso plano é conquistar de forma sólida uma parcela ainda maior do market share desse setor na região”, explica o diretor de operações da GOU Franquias, Bruno Magalhães.
www.goufranquias.com.br

2016-bobs-revista-franquia-negocios-ed69Bob’s investe em expansão no interior do País
O Bob’s investirá R$ 150 milhões este ano na abertura de unidades, reformulação de pontos de venda e em marketing. Desse total, R$ 80 milhões serão alocados na abertura de pontos no interior, especialmente em cidades com mais de 60 mil habitantes. Em 2016, o Bob’s prevê abrir cerca de 100 unidades em todo o Brasil, das quais 65 estarão no interior. A marca também lançou a campanha “Milk Shake do Bob’s só no Bob’s” para reforçar o seu shake Crocante: “não tem textão. A questão é simples: quem conhece o sabor de verdade não toma #Milk Fake”, afirma a peça publicitária em referência ao shake da marca Ovomaltine, que agora é encontrado no McDonald’s.
www.bobs.com.br

2016-habibs-revista-franquia-negocios-ed69Alberto Saraiva, dono do Habib’s, lança livro
Alberto Saraiva, dono do Habib’s, lançou o livro “25 verbos para construir sua vida”, no qual o empresário compila os principais ensinamentos que norteiam sua vida. Com prefácios de Augusto Cury, Miguel Falabella, Nizan Guanaes e Geraldo Alckmin, além de orelha assinada pelo publicitário Washington Olivetto e contracapa do técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardinho, 25 verbos conta, ainda, com reproduções de obras da artista plástica Suzana Garcia que transformou em arte as palavras inspiradoras de Alberto Saraiva. Parte da venda do livro será revertida a uma entidade beneficente.
www.institucional.habibs.com.br

DNA Natural abre a 7ª loja em Santa Catarina
A DNA Natural abriu recentemente a sétima loja em Santa Catarina. Localizada no Continente Shopping, o novo restaurante apresenta aos consumidores a versão atualizada do cardápio da rede, com linhas de saladas, sanduíches, sucos terapêuticos, sobremesas e refeições executivas. “Nossa marca nasceu em Florianópolis e desde o início a aceitação dos clientes foi um dos maiores incentivadores para o crescimento nacional”, disse a criadora da marca, Jeane Moura. A DNA Natural tem 41 unidades em funcionamento e pretende chegar a 60 franquias até o final de 2017. As cidades de maior interesse são as com mais de 60 mil habitantes.
www.dnanatural.com.br

Grupo NQZ assume a Temakeria Makis Place nos EUA
O Grupo NQZ acaba de assumir a gestão e a expansão da rede de Temakeria Makis Place no sul da Flórida, nos Estados Unidos. As unidades serão administradas pelo Grupo, e os brasileiros poderão obter parte do empreendimento por meio do sistema de cotas, criado pela holding. Por esse sistema, cada nova unidade das marcas que a NQZ é sócia é dividida em cotas, que podem ser adquiridas por qualquer pessoa disposta a investir na marca. O máximo de participação que cada investidor pode obter é 49% por unidade, tendo direito aos lucros proporcional à porcentagem negociada e sem precisar se envolver da administração diária da unidade. O Grupo, que fundou e administra as franquias The Original Cake e The Original Cupcake e controla a expansão das marcas Mundo Cheff e Estética Hollywood no Brasil, já possui cinco unidades da Temakeria Makis Place em desenvolvimento nos Estados Unidos, sendo três em Miami e duas em Orlando, e busca investidores para, até o final do ano, inaugurar mais cinco no sul da Flórida.
nqzbra.com.br

2016-jorge-bischoff-revista-franquia-negocios-ed69Jorge Bischoff traça plano de internacionalização
A rede de franquias Jorge Bischoff anunciou recentemente seu projeto de franquias internacionais, que começa com a abertura da primeira flagship em novembro deste ano. O plano também contempla a inauguração de outras cinco lojas nos Estados Unidos. Segundo a marca, a estratégia está apoiada na solidez do plano de franchising da Jorge Bischoff no Brasil e na sua expertise na produção para exportação. Atualmente, 20% dos sapatos e bolsas desenvolvidos pela marca são destinados ao mercado externo, que já responde por 25% do volume de negócios da grife. Hoje, a Jorge Bischoff tem mais de 60 unidades em funcionamento no País.
www.jorgebischoff.com.br

2016-eventt-revista-franquia-negocios-ed69Eventt aposta em divulgação por meio do Lifebox
A franquia de mídia indoor Eventt, especializada em instalar monitores para publicidade em locais de grande fluxo, lançou novo serviço: a divulgação de publicidade por meio da estação de carregamento para celular Lifebox. A Eventt tem hoje 53 unidades e pretende alcançar faturamento de R$ 2 milhões em 2017. Segundo a marca do empresário João Paulo Venturelli, o setor de mídia exterior movimentou mais de R$ 2,24 bilhões em 2015 e a expectativa é que, até o ano que vem, o Brasil cresça duas vezes mais que a média mundial no segmento out of home, incluindo o marketing indoor. Uma franquia da Eventt custa a partir de R$ 25.890.
www.eventt.com.br

2016-quem-disse-berenice-revista-franquia-negocios-ed69quem disse, berenice? lança campanha “pode”
Pode querer ter filhos? Pode. Pode não querer ter filhos? Pode. Pode ter tatuagem? Pode. Pode ser moderna sem tatuagem? Também pode. Com essas questões, a quem disse, berenice?, marca especialista em maquiagem, lançou a campanha “pode” para enaltecer que ser livre é saber que não existem verdades absolutas e que todas elas devem, sim, ser respeitadas. “A quem disse, berenice?, que já nasceu livre, acredita que todas as pessoas devem ser livres, inclusive pra encontrar a sua verdade e beleza, seja ela qual for”, afirma a empresa, em comunicado oficial. No site da campanha, a marca compartilha histórias de mulheres que acreditam em sua própria liberdade.
www.quemdisseberenice.com.br/pode

2016-mestre-cervejeiro-revista-franquia-negocios-ed69Mestre-Cervejeiro.com alcança 50 lojas em operação
A Mestre-Cervejeiro.com, rede de franquia de lojas de cervejas artesanais, alcançou a marca de 50 lojas em operação no País. Até o final deste ano, a rede pretende ter 91,8% mais operações do que no ano passado, chegando a 71 unidades em funcionamento e aumentando a sua receita em 157%, ultrapassando os R$ 17 milhões no ano. As próximas franquias serão inauguradas em Natal (RN), São Carlos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Niterói (RJ), Macaé (RJ), Santa Maria (RS), Governador Valadares (MG), entre outras cidades concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
www.mestre-cervejeiro.com

2016-sunglass-revista-franquia-negocios-ed69Sunglass Hut inaugura primeira franquia no Brasil
Em conjunto com o Grupo Bittencourt, a Sunglass Hut – marca global especializada em óculos de sol premium e fashion – acaba de inaugurar sua primeira franquia no Brasil. A loja está localizada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, e pertence aos sócios Erik Cavalheri, Fábio Suzart e aos irmãos Roseli, Ricardo e Roberto Albuquerque. A Sunglass Hut pretende, nos próximos dois ou três anos, abrir cerca de 100 unidades franqueadas.
www.sunglasshut.com/br

2016-vivenda-camarao-revista-franquia-negocios-ed69Vivenda do Camarão aposta em aplicativo
Para fidelizar clientes e evitar filas, a Vivenda do Camarão lançou seu aplicativo, em parceria com a empresa de mobile payment MyChek. Disponível em todo o Brasil e à disposição na App Store e Google Play, o aplicativo permite ao cliente acessar o cardápio, fazer o pedido, pagar e ganhar pontos que valem produtos. O pedido é processado de forma automática e o consumidor é chamado pela senha no painel normalmente. “Percebemos desde o ano passado essa tendência, especialmente fora do Brasil, e devido ao grande número de consumidores conectados, decidimos também investir no segmento. Queremos estar mais próximos dos nossos clientes, levando facilidades e benefícios”, afirmou o sócio-fundador da empresa, Rodrigo Perri.
www.vivendadocamarao.com.br

2016-rabusch-revista-franquia-negocios-ed69Rabusch oferece desconto em taxa de franquia
Para atrair novos franqueados, a Rabusch, rede especializada em vestuário feminino, oferece desconto de 50% na taxa de franquia para quem adquirir uma unidade em 2016 e 2017, além de desenvolver o projeto arquitetônico sem nenhum custo. Com essa nova estratégia, a rede espera abrir seis unidades este ano. A marca também passou a aceitar a devolução de peças que não foram vendidas para quitar eventuais dívidas e também para substituir pelas coleções novas, aumentando a rentabilidade dos franqueados. Além disso, a rede tem negociado o frete grátis com os fornecedores para o envio das mercadorias aos franqueados e oferecido sua equipe de vendas para passar alguns dias na operação do franqueado, treinando equipe e alavancando as vendas.
www.rabusch.com.br

2016-churros-da-praca-revista-franquia-negocios-ed69Churros da Praça quer chegar a 15 unidades
A rede de franquias Churros da Praça acaba de inaugurar três lojas, alcançando onze unidades em operação – apenas um ano após a entrada no sistema de franchising. As três unidades recém-abertas estão localizadas no Estado de São Paulo: no Shopping Praça Nova, em Araçatuba, no Garden Shopping, em Catanduva, e em uma rua movimentada de Buritama. A meta da rede, que já mapeou oportunidades em mais de 70 centros de compras, é chegar a quinze unidades até dezembro. A marca Churros da Praça surgiu há 14 anos em Araçatuba e hoje oferece três modelos de negócio com investimento inicial que varia de R$ 92 mil a R$ 125 mil
www.churrosdapraca.com

2016-china-house-revista-franquia-negocios-ed69China House lança nova marca: Pizza do China
A China House lançou a bandeira Pizza do China. Com 25 sabores, além das tradicionais, a marca pretende arrebatar o público com opções peculiares com um mix dos ingredientes típicos da culinária chinesa e as versões mais populares da pizza. Entre as iguarias que podem ser degustadas estão: Pizza de Yakissoba, Costeira, Mineira e Pizza da China. “Muitas vezes é difícil entrar em consenso, alguns integrantes do grupo querem pedir comida chinesa e outros pizzas, unindo as duas paixões em um único lugar, ampliamos nosso leque de opções conseguimos agradar a todos”, explica o fundador da China House e da Pizza do China, Jorge Torres. Segundo ele, o objetivo é expandir a marca para todas as unidades da China House até o final de 2017.
www.pizzadochina.com.br

2016-the-body-shop-revista-franquia-negocios-ed69The Body Shop aposta em quiosque para crescer no Brasil
A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, lançou um modelo de quiosque desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro. A marca, que chegou ao Brasil em 2014 por meio da aquisição da rede de cosméticos gaúcha Empório Body Store, acaba de inaugurar seu primeiro quiosque com o novo conceito no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O grande foco da companhia com o modelo de quiosques são os shoppings e aeroportos e, até o fim deste ano, a previsão é abrir mais vinte pontos de venda nesse formato, além de outras dez lojas convencionais, que também foram desenvolvidas pensando na consumidora brasileira.
www.thebodyshop.com.br

Grupo Bittencourt realiza estudo sobre omnichannel nas franquias
O Grupo Bittencourt realizou em meados deste ano um estudo com o objetivo de avaliar como as franquias tem se adaptado ao conceito de omnichannel e as percepções acerca da utilização dos diversos canais de distribuição disponíveis para ampliar capilaridade e se aproximar do consumidor. O estudo apontou que o e-commerce complementar à loja física já é realidade para 53% das franqueadoras. Dos 47% restantes, 38% informam ainda não ter planejamento de ingressar no e-commerce. O estudo também trouxe a visão de como as operações estão aproveitando o ambiente on-line para gerar fluxo e receita para o off-line – loja física. Dos executivos entrevistados, apenas 24% informaram que fazem o ‘Click and Collect’ – que nada mais é comprar online e retirar o produto na loja. Outro resultado do estudo demonstra a influência do mundo digital no mundo físico: 81% das franqueadoras consultadas informaram que o investimento e a participação nas mídias digitais aumentaram consideravelmente.
www.bittencourtconsultoria.com.br

Amor aos Pedaços investe na categoria ‘take home’
A rede de franquias Amor aos Pedaços, acompanhando a crescente demanda por cafés finos no Brasil, investirá em produtos para os clientes levarem a experiência do café especial Amor aos Pedaços para casa. Entre as novidades, destacam-se lançamento da caixa de dez unidades de cápsulas de café compatíveis com máquinas Nespresso® e o relançamento das embalagens de café moído de 250g, além do pote de Cappuccino em Pó nas versões Light e Tradicional de 140g e 200g respectivamente. Os novos produtos, que estarão disponíveis nas mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil, foram criados pelo Café do Centro, e detentor de outras marcas como: Astro Café, Madame D’orvilliers, Danza e Spress Café.
www.amoraospedacos.com.br

2016-tutores-franquia-negocios-ed69Tutores abre seis unidades no terceiro trimestre
A Tutores, rede de reforço multidisciplinar, inaugurou seis unidades no terceiro trimestre: Natal (RN), São José dos Campos (SP), Amambai (MS), Niterói (RJ), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP). Essas novas unidades fazem parte do plano de expansão da marca que visa até o final de 2016 abrir 35 unidades. Para o gerente de franquias da Tutores, André Luiz da Silva, apesar de o ano ter sido mais parado economicamente, a infraestrutura e o suporte da rede continuam atraindo investidores. “Além de ser uma microfranquia de baixo custo, nossa marca tem boa aceitação no mercado e tem crescido consideravelmente”, afirmou.
www.tutores.com.br

2016-dominos-franquia-negocios-ed69Domino’s direciona R$ 1 milhão para pizza PAN
A Domino’s – controlada no Brasil pelo Grupo Trigo – lançou em setembro a pizza PAN. Com a novidade, que recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão, a Domino’s espera 20% de crescimento das vendas no segundo semestre do ano. A expectativa, de acordo com a gerente de marketing da rede, Alice Urbanetto, é que a pizza PAN venha representar 15% dos pedidos do menu, além de ampliar as opções de produtos para os clientes.
Segundo a rede, a pizza PAN tem uma massa mais consistente, porém aerada.
Com pequenos flocos de manteiga, tem um gostinho amanteigado, mas não gorduroso porque não leva gordura vegetal. Além disso, a PAN é montada numa assadeira especial.
Daí o nome PAN, do inglês, que significa panela.
www.dominos.com.br

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ACONTECE NA ABF
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2016-abf-brasil-estados-unidos-revista-franquia-negocios-ed69Missão Comercial  Estados Unidos-Brasil  reúne empresários na ABF
Com apoio da ABF e da International Franchise Association (IFA), o Serviço Comercial dos Estados Unidos – Consulado Americano promoveu na sede da ABF, em São Paulo, a inédita Missão Comercial Estados Unidos–Brasil. A iniciativa reuniu dez redes de franquia norte-americanas que procuram investidores no Brasil. Dessas, oito marcas desembarcam no Brasil pela primeira vez (Bonchon Franchise, Dairy Queen, Papa John’s, The Melting Pot, Wing Zone, World of Beer e Assisting Hands Home Care), duas buscam ampliar sua expansão (Carl’s Jr. e Coldwell Banker) e outra quer retornar ao mercado brasileiro (Fastsigns). A maior parte das redes, sete no total, são do segmento de Alimentação, sendo as demais dos segmentos de Comunicação Visual, Imobiliário e Saúde. O evento totalizou 80 reuniões.

2016-abf-na-ifaMissão da ABF vai à IFA, em Washington
Representantes da diretoria e do Conselho de Associados da ABF desembarcaram em Washington (EUA) no começo de setembro para uma missão oficial à International Franchise Association (IFA), na sede da entidade. Integraram o grupo a presidente da ABF, Cristina Franco, o vice-presidente Altino Cristofoletti Junior, o diretor jurídico Fernando Tardioli e Marcelo Cherto, membro do Conselho de Associados. Foram dois dias de reuniões de trabalho com líderes do franchising americano. Dentre os assuntos tratados está a implantação de um projeto na área educacional. A proposta levada pela ABF à entidade que representa oficialmente o franchising nos Estados Unidos é oferecer cursos para o mercado de franquias brasileiro em parceria com a IFA. Além das reuniões na IFA, o grupo teve, ainda, um encontro na Associação de Franquias alemã, que possui representação em Washington.

Novidades da 16ª Convenção ABF do Franchising
Além de contar com palestra da CEO da Fastsigns International, Catherine Monson, a 16ª Convenção ABF do Franchising está cheia de atrações inovadoras e inspiradoras, como o lançamento da pesquisa de internacionalização, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); o ABF Talks, um novo formato de palestra dinâmica, com curta duração; painéis com temática centrada no multifranqueado e em seu potencial para alavancar os negócios; e um formato diferente para o Franchising do Futuro, coordenado por uma das pioneiras em economia criativa no Brasil, Lala Deheinzelin, com insights importantes sobre como as empresas deverão ser conduzidas no futuro, por meio de um olhar à frente do tempo atual.

Projeto Franchising Brasil leva seis marcas para feira de franquias na Argentina

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Entre os dias 24 e 26 de agosto, a ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveram, por meio do Projeto Franchising Brasil, mais uma missão internacional a Buenos Aires para participar da 22ª Argentina Franquicias. As marcas Carmen Steffens, Fast Açaí, Lug’s, Puket, Sóbrancelhas e Único Asfaltos foram expositoras do Pavilhão Brasil. Essa edição da feira bateu recorde, com mais de nove mil visitantes. Atualmente, 16 marcas brasileiras atuam em solo argentino. Antes da feira, o diretor de inteligência de mercado e sustentabilidade da ABF, Claudio Tieghi, a gerente internacional da ABF, Rachel Fernandes, e o representante da Supervisão de Economia Criativa e Serviços da Apex-Brasil, Frederico Silva, participaram de uma reunião na Embaixada Brasileira com o chefe do setor de promoção comercial do Brasil na Argentina, Victor Kaminsky Martins.

2016-abf-comite-industriasNovo Comitê de Indústrias debaterá desafios no franchising
Recém-lançado, o Comitê de Indústrias se reuniu pela primeira vez em agosto, na sede da ABF, em São Paulo. O objetivo do grupo é discutir temas de interesse dos associados franqueadores que atuam no setor industrial. Marcas como Arezzo, Cacau Show e O Boticário participam do Comitê. Assuntos pertinentes, como a revisão da margem de valor agregado (MVA), praticada por secretarias estaduais da Fazenda no regime da Substituição Tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e a inclusão dos royalties na respectiva base de cálculo são alguns dos temas já trabalhados. Participaram do encontro o presidente do Conselho de Associados da ABF, Artur Grynbaum, a presidente da entidade, Cristina Franco, o diretor jurídico, Fernando Tardioli, e o gerente jurídico, Valério Travain.