Na Mira Edição 66

Na Mira Edição 66

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Safe Clean inaugura primeira loja-conceito da marca
Com o objetivo de se aproximar dos clientes e ter um local próprio para treinamento e capacitação da equipe técnica e dos franqueados, a Safe Clean inaugurou sua primeira loja-conceito. Localizada no bairro Cambuí, em Campinas (SP), a loja de 160 m2 comercializará serviços de limpeza, higienização, desinfecção e impermeabilização e concentrará todas as operações da franquia. “Queremos propiciar um ambiente de experiências. Na loja, o cliente poderá tirar dúvidas pessoalmente e entender como funciona o serviço por meio de demonstrações”, explica o diretor comercial Victor Serra. A franquia especializada em limpeza e higienização de estofados investiu R$ 150 mil no espaço.
www.safeclean.com.br

iguis-piscinas-revista-franquia-negocios-ed66iGUi Piscinas apresenta novo modelo de negócio
A iGUi Piscinas, rede de franquias de piscinas em fibra de vidro, lançou um novo modelo de loja de piscinas batizado de Pratic, ideal para quem deseja empreender e não tem experiência no segmento de piscinas. Segundo a marca, o investimento é acessível e a abertura da loja é rápida, pois ela é entregue estruturada e com apoios prontos. A loja Pratic tem 30 metros quadrados e dispensa construção civil para sua instalação, é feita de material termoacústico, custa para o franqueado R$ 60 mil e é entregue pronta em dez dias. “Na maioria das vezes, o empreendedor que adquire uma franquia não tem experiência com reformas ou obras, o que pode atrasar o início da operação, causando sérios prejuízos”, disse o CEO da iGUi Piscinas, Filipe Sisson.
www.igui.com.br

pose-beleza-revista-franquia-negocios-ed66Posé Beleza realiza 3ª Convenção de Franqueados
A Posé Beleza realizou em meados de março, em Goiânia, a 3ª Convenção Anual de Franqueados. Sob o tema “Gestão de resultados – O Caminho para o sucesso do nosso negócio”, a empresa aproveitou o encontro para apresentar o reposicionamento da marca, que inclui novos produtos e serviços e a renovação da sua identidade visual e cartela de cores padrão. “A Posé de antes tinha um conceito mais voltado para a serenidade. A nova Posé apresenta um conceito muito além, agora com mais sofisticação”, anunciam as empresárias Claudia Vobeto e Karla Lima.
www.posebeleza.com.br

CNA inicia venda de cursos pelo e-commerce
Para melhorar o atendimento aos alunos e otimizar o processo de vendas de matrículas, a rede de escolas de idiomas CNA lançou duas novas plataformas tecnológicas: o “CNA, Olá!” e o “e-CNA”. O primeiro é uma plataforma de relacionamento multicanal que fornece aos futuros alunos informações sobre os cursos e escolas da marca, além de integrar os dados dos atendimentos feitos por meio de novos canais, incluindo chat e redes sociais, além de telefone e e-mail. Já o e-CNA é o primeiro portal de e-commerce da rede, que busca facilitar o processo de matrícula dos cursos e pagamentos, que poderão ser feitos on-line. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a rede espera operacionalizar 50 mil matrículas por ano com as novas plataformas, o que representa cerca de 10% da base de alunos da rede atualmente
www.cna.com.br

siluets-revista-franquia-negocios-ed66Siluets quer alcançar 100 unidades
A rede de estética Siluets prevê alcançar 100 unidades este ano. A marca, que iniciou no franchising em 2011, tem duas unidades próprias e 81 franqueadas. Com 85% do seu público formado por mulheres, a rede acredita que, embora a crise tenha feito a brasileira cortar alguns custos, essa realidade não foi tão sentida no segmento de estética nas classes AB – público-alvo da Siluets. Este ano, a rede espera alcançar faturamento de R$ 48 milhões.

O investimento inicial em uma unidade da Siluets está em torno de R$ 350 mil e o faturamento anual é de cerca de R$ 900 mil, com retorno médio a partir de 18 meses.
www.siluets.com.br

moldura-minuto-revista-franquia-negocios-ed66Moldura Minuto anuncia expansão internacional
Com mais de 70 lojas no Brasil, a Moldura Minuto decidiu ampliar a atuação no exterior. Após a abertura da primeira loja em Assunção, no Paraguai, a marca planeja abrir mais seis unidades internacionais ainda este ano. A segunda será inaugurada na Bolívia. Países como Colômbia, Peru, Chile, Equador, Uruguai, Argentina e México estão no alvo da companhia, pois, segundo a rede, possuem muito potencial com forte concentração de renda. “A expansão internacional nos dá a oportunidade de ampliar outros mercados, aumenta a credibilidade da empresa, além da visibilidade, do poder e do valor da marca”, disse o fundador da rede Moldura Minuto, Antonio Carlos Viegas.
www.molduraminuto.com.br

Fototica muda de nome e entra no franchising
Presente no Brasil há 96 anos, a Fototica incorporou o nome do grupo holandês do qual faz parte – passando a se chamar GrandVision by Fototica – e incluiu o franchising em seu plano de expansão. A rede, que conta com 100 lojas próprias nos estados de São Paulo, Sergipe, Pernambuco e Bahia, espera que a iniciativa gere novos negócios ao longo deste ano. O investimento inicial, com taxa de franquia já inclusa, custa a partir de R$ 285 mil. “Nós temos grandes ambições para expansão do conceito GrandVision by Fototica em todo território nacional. Para isso, contamos com um modelo de negócios simples e desenvolvido com todo o know-how da GrandVision, e que já opera mais de mil franquias em outros países”, destaca o diretor geral da GrandVision by Fototica, Alvaro Vieira. O GrandVision tem mais de seis mil unidades em todo o mundo, das quais mil são franqueadas.
www.fototica.com.br

hope-revista-franquia-negocios-ed66Hope Lingerie bate recorde de venda de franquias
A Hope Lingerie bateu recorde de expansão no ano passado ao fechar a venda de 40 contratos. “Existem dois produtos disponíveis no mercado: crise ou oportunidade. Decidimos repensar as estratégias de negócios no final de 2014. Após a Copa do Mundo, percebemos a instabilidade econômica, e nesse momento entendemos que para continuar crescendo teríamos que criar algo diferente”, explica o diretor de expansão da marca, Sylvio Korytowski. Diante disso, a rede estruturou dois modelos de franquia mais compactos: o Hope Store e o Hope 1.0, com investimento inicial de R$ 180 mil e de R$ 280 mil, respectivamente. Este ano, a marca pretende abrir mais 40 lojas, 20 em cada modelo compacto.
www.hopelingerie.com.br

5àsec traça estratégia de crescimento
Ao identificar potencial para expandir a operação principalmente nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul, a 5àsec prevê aumentar em 5% o número de lojas este ano e elevar em 8% o seu faturamento. Segundo o diretor de expansão da marca no Brasil, Sérgio de Souza Carvalho Jr., a estratégia de crescimento da 5àsec está baseada em estudos de big data, que demonstram o potencial de consumo do setor de lavanderias no Brasil. “Para este ano, a 5àsec aposta no potencial de municípios com cerca de 100 mil habitantes. Esse é um dado balizador, pois além do número de habitantes, outros fatores (vocação econômica da cidade, estilo de vida dos moradores, localização geográfica estratégica, etc) são avaliados”, explica.
www.5asec.com.br

esmalteria-nacional-revista-franquia-negocios-ed66Esmalteria Nacional alcança 200 unidades abertas
Fundada há menos de cinco anos pelo empresário Gustavo Andare, de 33 anos, a Esmalteria Nacional alcançou a marca de 200 unidades abertas. Este ano, a intenção da empresa é abrir 80 unidades em território nacional. A última unidade foi aberta em Santos, no litoral Sul de São Paulo. O investimento inicial parte de R$ 60 mil. A taxa de franquia é de R$ 30 mil e o prazo médio de retorno do investimento é 18 meses.
www.esmalterianacional.com.br

nys-revista-franquia-negocios-ed66NYS Collection quer expandir no Centro-Oeste
Com mais de mil pontos de venda nas principais cidades do mundo, a NYS Collection, marca americana de óculos de grau e sol, traçou o plano de expansão com foco em novos franqueados na região Centro-Oeste. A perspectiva para 2016 é inaugurar dez unidades em cidades onde a rede não atua. De acordo com diretora da marca no Brasil, Cristiane Capella, o mercado do Centro-Oeste tem um grande potencial para absorção de novas franquias. “Já temos unidades em operação em Cuiabá (MT) e em Goiânia (GO). Todavia, o nosso objetivo é expandir em outras cidades da região para que o público tenha acesso ao mix diferenciado da NYS Collection”, disse.
www.nysbrasil.com.br

Sigbol Fashion investe em estrutura para crescer
A Sigbol Fashion, rede de franquia de cursos profissionalizantes de corte e costura, decidiu investir na estrutura interna para crescer 50% em número de unidades e 35% no volume de matrículas. “Na atual crise econômica, nós acreditamos que os cursos profissionalizantes são uma oportunidade para quem busca manter seu emprego, a recolocação no mercado de trabalho ou ainda para quem deseja empreender”, afirma o diretor da Sigbol Fashion, Aluizio de Freitas. No ano passado, a marca faturou R$ 8 milhões em 20 escolas em operação em São Paulo, Brasília e Minas Gerais.
www.sigbol.com.br

sobrancelhas-revista-franquia-negocios-ed66Sóbrancelhas avança no Ceará
A Sóbrancelhas estreou em Fortaleza, no Ceará, com a inauguração de duas lojas. Este ano, a marca de embelezamento do olhar e da face pretende inaugurar 180 lojas, alcançando 300 operações, das quais 15 no estado cearense. “Estamos expandindo no Nordeste por ser uma região do Brasil que apresenta inúmeras oportunidades e está de portas abertas para marcas que possam realmente agregar valor para os consumidores. Nesse contexto, Fortaleza tem se mostrado uma das cidades mais promissoras”, afirmou a idealizadora e fundadora da Sóbrancelhas, Luzia Costa. Em 2016, a rede estima alcançar faturamento de R$ 50 milhões.
www.sobrancelhasfranquia.com.br

maria-brasileira-revista-franquia-negocios-ed66Maria Brasileira lança aplicativo
A Maria Brasileira lançou o aplicativo Maria Brasileira Franchising para os interessados em contratar os serviços da rede especializada em limpeza, cuidados e conservação de ambientes domésticos e empresariais. Pelo aplicativo, disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOS, os clientes podem consultar as unidades mais próximas, solicitar orçamentos e conhecer mais sobre o portfólio e a história da marca. Com o recurso, a rede de franquias espera aumentar em 10% o número de atendimentos realizados. “O aplicativo representa um novo canal de relacionamento com o cliente, facilitando as contratações”, afirma o sócio-diretor da rede, Eduardo Pirré.
www.mariabrasileira.com.br

croasonho-revista-franquia-negocios-ed66Croasonho inicia operação em aeroportos
A Croasonho, rede de franquias especializada em croissants, acaba de alçar voo para novo ponto comercial: o de aeroportos. A primeira unidade da marca em terminais aéreos foi aberta no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).
Com 68 m2 e capacidade para 60 pessoas sentadas em um lounge, a loja do aeroporto incluiu uma carta de vinhos tintos e brancos e espumantes para que os clientes possam harmonizar a bebida com as mais de 40 opções de croissants doces e salgados. A rede tem atualmente 70 lojas no País e entre os municípios que devem receber unidades da marca este ano estão São Luís (MA) e Teresina (PI).
www.croasonho.com.br

emagrecentro-revista-franquia-negocios-ed66Emagrecentro INAUGURA UNIDADE em Bogotá
A rede de franquias de estética e emagrecimento Emagrecentro inaugurou sua primeira unidade em Bogotá, na Colômbia. Com 150 unidades em todo o território brasileiro, o principal objetivo da rede é fortalecer a marca em países da América Latina. O plano de expansão da Emagrecentro também inclui a cidade de Miami, nos Estados Unidos. “Esperamos abrir a nossa primeira unidade no território americano. A expectativa é tratar duas mil pessoas nos Estados Unidos, mas com um tíquete médio quatro vezes maior”, disse o fundador da marca, Edson Ramuth. A Emagrecentro completa 30 anos em 2016 e é uma das sete marcas pertencentes ao Grupo MultiFranquias.
www.emagrecentro.com.co

fisk-revista-franquia-negocios-ed66Fisk aposta na geração millennial
Com o objetivo de atrair a geração millennial, a Fisk lança, a partir de julho, a série Immediate Conversation in English, voltada para o público adolescente, jovem e adulto. “Essa série promete mexer com o mercado, pois traz muitos recursos tecnológicos e tudo o que há de mais moderno para o aprendizado de um novo idioma”, afirmou o diretor da Fundação Richard Hugh Fisk, Christian Ambros. Outra ação para atrair os nascidos após 1980 é o Cyber Fisk, plataforma virtual que reúne jogos, atividades interativasm, games, livros com QR Code, aulas com material digital e e-book. Com as novidades, o centro de idiomas prevê um crescimento de 5% a 10% para este ano, com expansão focada nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.
www.fisk.com.br

Ortodontic Center reformula operação
Para manter o ritmo de expansão, a Ortodontic Center decidiu reformular toda a operação. Entre as principais mudanças está a entrada de investidores imobiliários, que, segundo a marca, reduzem o investimento por parte dos novos franqueados de R$ 500 mil para R$ 71 mil. Outra mudança foi a redução da metragem da loja de 600m2 para 100 m2, comportando quatro cadeiras de dentistas. O tempo de montagem de uma unidade também foi reduzido de 180 dias para 35 dias. Além disso, foi feito um estudo de geolocalização que mapeou áreas de interesse com 100 mil habitantes das classes B2, C e D e que proveriam até sete mil clientes para o franqueado em dez anos de unidade. Em 2016, a marca pretende vender 74 franquias e aumentar o faturamento em 59%. A Ortodontic Center fechou 2015 com 142 unidades em operação e faturamento de R$ 81,5 milhões.
www.ortodonticcenter.com.br

Valisere aposta em novo modelo de negócios
A Valisere lançou recentemente novo modelo de negócios: o Valisere Brands, que visa garantir a distribuição das marcas Valisere, Triumph, Valfrance, Sloggi, Água Doce e Classic em um canal especializado. Segundo a marca, o Valisere Brands complementa o atual modelo de franquia premium, que é aplicado nos principais shoppings nacionais. As unidades estão previstas para cidades com menos de 400 mil habitantes, sendo de rua ou shopping, e para shoppings nas capitais focados no público B/C. O projeto é simplificado, e tem custo que pode chegar até R$ 2 mil o metro quadrado.
www.valisere.com.br

Ronaldo Academy quer 217 franquias até 2020
A Ronaldo Academy – rede de academias de futebol do ex-jogador Ronaldo em parceria com o empresário Carlos Wizard Martins – inaugura em abril a primeira unidade na Região Sul do País, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. No Brasil, a marca tem três unidades em São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto. Nos Estados Unidos já são quatro franquias confirmadas em Orlando, Miami, Pompano e Heines City e a rede também chegará à China com cerca de 30 unidades negociadas. A meta é atingir 217 franquias ativas até o final de 2020.
ronaldo.academy/pt

los-paleteros-revista-franquia-negocios-ed66Los Paleteros investe em inovações para 2016
Além do lançamento da linha Poëse (minibola de sorvete com recheio de paleta e cobertura de chocolate), que sinaliza o primeiro passo para a empresa se tornar multimarcas – com portfólio de produtos adequado para as diferentes ocasiões de consumo dos seus clientes –, a rede adotou a estratégia de ampliar os canais de venda com freezers em padarias, farmácias, bancas e restaurantes. Outra ação recente é a inauguração do LAB Paleteros, em Moema, zona sul de São Paulo, voltado para o desenvolvimento de novos sabores e aprimoramento das opções já comercializadas pela marca. Em 2015, a rede cresceu 10% e alcançou faturamento de R$ 76 milhões. Já o número de unidades aumentou 54%, ultrapassando 100 lojas.
www.lospaleteros.com.br

ortoplan-revista-franquia-negocios-ed66Ortoplan mira unidades no Mercosul
A Ortoplan, rede de franquias de clínicas odontológicas, quer chegar até dezembro com 75 unidades contratadas. Hoje, a rede tem 55 clínicas, entre abertas e contratadas. Das 20 novas clínicas, 17 devem ser instaladas em território brasileiro e as outras três em países do Mercosul, com prioridade para o Paraguai, onde a rede já conta com unidades em operação, e no Chile, país em que há negociações avançadas. No Brasil, diz o presidente da Ortoplan, Faisal Ismail, o interesse é solidificar a atuação nos estados da região Sul do País, berço da marca, fortalecer a atuação em São Paulo e ganhar capilaridade em estados do Nordeste.
www.ortoplan.com

Rei do Mate expande atuação na Bahia
O Rei do Mate inaugurou mais duas lojas na Bahia, no Terminal Lapa Salvador e no Shopping Piedade, elevando para 13 as unidades no estado. Outras duas unidades estão previstas para serem abertas no estado, no Juá Garden Shopping e no Boulevard Shopping Vitória da Conquista, demonstrando o foco da marca em crescer na Bahia, região que, segundo a marca, tem apresentado números positivos. A empresa quer manter o ritmo de expansão de 20 a 25 lojas por ano, tendo investido no store in store (loja dentro da loja) e no marketing. No ano passado, o Rei do Mate alcançou faturamento de R$ 250 milhões em 342 lojas.
www.reidomate.com.br

Ortoplan mira unidades no Mercosul
A Ortoplan, rede de franquias de clínicas odontológicas, quer chegar até dezembro com 75 unidades contratadas. Hoje, a rede tem 55 clínicas, entre abertas e contratadas. Das 20 novas clínicas, 17 devem ser instaladas em território brasileiro e as outras três em países do Mercosul, com prioridade para o Paraguai, onde a rede já conta com unidades em operação, e no Chile, país em que há negociações avançadas. No Brasil, diz o presidente da Ortoplan, Faisal Ismail, o interesse é solidificar a atuação nos estados da região Sul do País, berço da marca, fortalecer a atuação em São Paulo e ganhar capilaridade em estados do Nordeste.
www.ortoplan.com

trend-foods-revista-franquia-negocios-ed66Grupo TrendFoods lança Gokei
O Grupo TrendFoods lançou uma nova marca: o Gokei, restaurante a quilo especializado em comida oriental, oferecendo comida japonesa, chinesa, tailandesa e coreana. A loja piloto foi inaugurada no Shopping Metrô Tatuapé, na capital paulista. A expansão da bandeira com lojas próprias, que recebeu um investimento inicial de R$ 450 mil, deve começar no segundo semestre de 2016. Já a abertura de franquias está programada para 2017. “Percebemos que havia potencial para expandirmos com novos conceitos, além das nossas marcas já consolidadas. Hoje somos líderes em número de lojas: são mais de 210 espalhadas pelo Brasil, em 22 estados, das marcas China in Box e Gendai”, disse o presidente do Grupo, Robinson Shiba.
grupo.trendfoods.com.br

sanders-revista-franquia-negocios-ed66Sanders quer crescer 40% em 2016
A Sanders Estratégia Digital, agência especializada em gestão de lojas virtuais, produtora de sites de negócios e gestora de marketing digital, prevê elevar o faturamento em 40% este ano. Segundo os sócios-fundadores da empresa, Rafael Jakubowski e Raphael Ferrari, a meta deve ser alcançada com novas frentes de trabalho, como o e-commerce voltado ao B2B, o desenvolvimento de novas funcionalidades e o aperfeiçoamento de conceitos relacionados à psicologia do consumidor, além do incremento no departamento de BI da agência. A Sanders também quer iniciar este ano a sua internacionalização para a América Latina, a começar pelo Chile. “Investimos cerca de R$ 150 mil nesse início de atividades e a nossa expectativa é a de que, ao final de seis meses, tenhamos cerca de 30 clientes ativos. Isso vai corresponder a 20% do nosso faturamento total”, afirma Jakubowski.
www.sandersdigital.com.br

rabusch-revista-franquia-negocios-ed67Meta da Rabusch é inaugurar 23 franquias até 2017
A Rabusch, marca de vestuário feminino com 17 lojas próprias e 25 franquias, pretende abrir 23 unidades até 2017 e focar investidores na região Sul do País. A marca aderiu ao sistema de franchising em 2011 e hoje está presente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte. “Em 2016, mesmo em um cenário de crise econômica e de incertezas políticas, a expectativa é alavancar nosso faturamento em 10%”, disse o fundador da Rabusch, Alcides Debus. No ano passado, a empresa faturou aproximadamente R$ 52 milhões. A rede tem 199 funcionários, distribuídos em sua planta fabril e escritório administrativo, sediados em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e em suas lojas próprias.
www.rabusch.com.br

Multicoisas cria canal no Youtube
Com objetivo de fidelizar e aproximar o cliente da marca, a Multicoisas lançou no Youtube o Canal Multicoisas. Os vídeos são produzidos pela Universidade Multicoisas no estilo ´Faça Você Mesmo´ e são divididos em temas como elétrica, hidráulica, reparos, entre outros. “A busca por vídeos na internet com conteúdo didático já é um dos principais resultados das pesquisas realizadas no mundo virtual, sendo o Youtube o segundo com maior número de pesquisas na web, ficando atrás apenas do Google”, disse a coordenadora de marketing da rede, Silmara de Andrade. O Canal Multicoisas pode ser acessado pelo site da empresa ou no endereço www.youtube.com/MulticoisasOficial
www.multicoisas.com.br

100-pet-revista-franquia-negocios-ed66100% PET filia-se à ABF
A 100% PET, rede de franquias de lojas especializadas em produtos e serviços PET, filiou-se à Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Recebemos com alegria a aprovação da nossa associação à ABF, reforçando a credibilidade e qualidade de nossa marca. Acreditamos que, a partir de agora, uma nova fase se inicia, trazendo mais tranquilidade aos prospects e interessados no setor PET e no sistema franchising”, afirmou o gerente de franquias da 100% PET, Samuel Quintans. Com sete lojas em operação, a marca espera chegar até dezembro com 15 unidades.
www.cemporcentopet.com.br

CEO do Giraffas é o novo presidente do IFB
O CEO do Giraffas, Alexandre Guerra, assumiu a presidência do Instituto Foodservice Brasil, formado pelos líderes das principais empresas do mercado de Foodservice. Anteriormente, o posto era ocupado por Tupa Gomes, presidente da Martin Brower, que agora integra o Conselho do Instituto. Segundo o IFB, o mercado de food service faturou R$ 60 bilhões no ano passado, empregando mais de 220 mil colaboradores em mais de 9,6 mil pontos de venda. Em 2016, o Instituto estima crescimento de 7,7% nas vendas.
www.institutofoodservicebrasil.org.br

grupo-paqueta-revista-franquia-negocios-ed66Grupo Paquetá tem novo presidente
O engenheiro químico Vicente Smania de Freitas assumiu como presidente executivo da Paquetá The Shoe Company, no lugar de Adalberto Leist, que irá se dedicar integralmente ao Comitê de Sócios e à Presidência do Conselho Consultivo. Freitas, que também tem formação complementar pela Harvard Business School, atuou por 24 anos na Petropar, atual Évora, sendo 22 na Fitesa. Também foi diretor-presidente da Companhia Providência. O portfólio da Paquetá The Shoe Company é composto pelas marcas próprias Dumond, Capodarte, Lillys Closet, Ateliermix e Ortopé e pelas marcas de varejo Paquetá, Paquetá Esportes, Gaston e Esposende. Compõe o portfólio de negócios a Praticard, administradora de cartões, e a Colina Urbanismo.
www.paquetatheshoecompany.com

Grupo CVC contrata novos diretores
O Grupo CVC, formado pelas empresas CVC, RexturAdvance (turismo corporativo) e Submarino Viagens (turismo on-line), contratou dois executivos em março para dar suporte às metas de crescimento no longo prazo: Alípio Camanzano, ex-diretor geral da Decolar, assume como diretor-presidente do Submarino Viagens, e Fabio Mader, ex-GOL, passa a comandar a Diretoria de Produtos Internacionais da CVC.
www.cvc.com.br

Acontece na ABF

ABF ganha novos membros na diretoria
O executivo Ronaldo Pereira, CEO da Óticas Carol, passou a ocupar o posto de diretor institucional da ABF, e Décio Pecin, presidente do CNA, foi para a diretoria de marketing. O advogado Fernando Tardioli assumiu a diretoria jurídica. Antes, Tardioli ocupava a diretoria institucional. As diretorias jurídica e de marketing anteriormente eram ocupadas por Luiz Henrique do Amaral, da Danemann Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira Advogados, e por Carlos Zilli, da Imaginarium, que foram eleitos para o Conselho de Associados da ABF e tomaram posse no início do ano.
www.abf.com.br

Grupo ABF participa da 56ª Convenção da IFA, no Texas
A ABF levou 33 participantes em sua quarta comitiva para a Convenção da International Franchise Association (IFA), que aconteceu em fevereiro, em San Antonio, no Texas (EUA). A maior entidade de franquias do mundo promoveu o 56º evento e reuniu mais de 3,4 mil participantes. As tendências do franchising internacional foram debatidas em painéis temáticos e mesas redondas, divididas em “trilhas” jurídicas, de marketing, operações e diversos outros temas que abarcam uma rede franqueadora. “As mesas redondas são riquíssimas e servem para mostrar o quanto estamos avançados em comparação com o resto do mundo nas melhores práticas de franchising. A prova disso é que todos querem nos ouvir”, afirmou o diretor jurídico da ABF, Fernando Tardioli.

Pós-NRF ABF recebe mais de 250 pessoas
Mais de 250 pessoas compareceram à sexta edição do Pós-NRF ABF, realizado no último dia 15 de fevereiro, na Torre Santander, em São Paulo. O evento apresentou as principais tendências do maior encontro sobre varejo no mundo, o NRF’s Big Show, que teve a sua 105ª edição realizada em janeiro, em Nova Iorque. Essa foi a primeira edição do evento com transmissão simultânea pelo Portal da ABF (www.abf.com.br). “A ABF cumpre um papel de protagonismo e capacitação. Tivemos acesso a muito conteúdo relevante, com bastante networking e a comprovação de que o Brasil continua sendo interessante para mercados estrangeiros. Há um grande potencial de consumo a ser explorado”, disse o vice-presidente da ABF, Altino Cristofoletti, na abertura do evento.

ABF e Getnet firmam parceria
Durante o Pós-NRF, em São Paulo, a presidente da ABF, Cristina Franco, o vice-presidente da entidade, Altino Cristofoletti, e Pedro Coutinho, presidente da GetNet, assinaram um acordo de intenção de colaboração entre a operadora de cartões e o sistema de franquias. “A parceria de sucesso com o setor se consolidou ao longo do ano passado, principalmente em julho, com o Fampe Franquias. Agora, essa parceria dá condições para as franquias alavancarem ainda mais os resultados”, afirmou Coutinho, na ocasião.