Na Mira Edição 64

Na Mira Edição 64

 

Grupos J. Alves e Ornatus Alimentação anunciam fusão
No início de novembro, o Grupo J. Alves, com suas 250 unidades, e o Grupo Ornatus Alimentação, com 75 lojas, anunciaram a fusão de suas operações com a criação da Halipar – Holding de Alimentação e Participações, que passa a abrigar as marcas Griletto e Montana Express, vindas do Grupo J. Alves, e Jin Jin Wok, Jin Jin Sushi e My Sandwich, do Grupo Ornatus Alimentação. A Halipar também tem como sócio a G5 Evercore Private Equity, com participação minoritária. As 325 unidades franqueadoras da nova holding estão distribuídas em vinte estados e têm previsão de fechar 2015 com faturamento em torno de R$ 500 milhões. O objetivo da holding é, em cinco anos, chegar a mil unidades e alcançar faturamento de R$ 1,3 bilhão.

CNA - Revista Franqua & NegóciosConvenção CNA 2015 reúne mais de 1,3 mil pessoas
Mais de 1,3 mil pessoas participaram da Convenção CNA 2015, realizada de 22 a 25 de setembro, no Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Segundo a rede, foi a maior edição em 42 anos de história. O evento acontece anualmente com o objetivo de celebrar os resultados conquistados, reforçar o networking entre os próprios franqueados e anunciar as inovações e novidades da marca para o próximo ano, incluindo novas ferramentas e produtos para as escolas, além da próxima campanha publicitária.
www.cna.com.br

Tip Top - Revista Franquia & NegóciosTip Top inaugura primeira mega store no Nordeste
A Tip Top implantou a primeira mega loja no mercado nordestino com 234 m2 e mais de três mil itens. Cerca de R$ 1,2 milhão foi investido para consolidar a franquia em Teresina, no Piauí, que está sob o comando de Cristiane Diniz e Luiz Diniz Filho. A Tip Top tem oito mega lojas no País: além da nova unidade, quatro estão no interior de São Paulo (São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru e Cotia) e três na capital paulista. A expectativa da marca é abrir, no mínimo, outras dez neste formato em 2016.
www.tiptop.com.br

Portobello - Revista Franqua & NegóciosPortobello na Biblioteca Mario de Andrade
Em obra idealizada pela artista visual Regina Silveira e executada pelo arquiteto Ronald Monreal, a Portobello instalou quatro cores diferentes de produtos da linha Mineral nas duas entradas da Biblioteca Mario de Andrade, na esquina da Rua da Consolação com a Avenida São Luís, no centro de São Paulo. Mais de dois milhões de placas cortadas, em tons que vão do off white ao grafite, dão forma à palavra “biblioteca” em diferentes idiomas, criando um efeito visual como o de um bordado de ponto-cruz. O projeto contou com patrocínio do Banco Itaú.
www.portobello.com.br

Ahora Viagens - Revista Franquia & NegóciosAhoba Viagens lança modelo de franquia online
A rede Ahoba Viagens lançou um modelo de franquia com foco em freelancers: a Expert Agency, destinada a quem já atua na área de turismo. A ideia é tirar esses profissionais da informalidade e oferecer as vantagens de uma empresa consolidada – recuperando a sua competitividade no mercado –, como portal do franqueado, informe diário com promoções, suporte emergencial, assessoria contábil, marketing exclusivo em mídia social, entre outros. Para se tornar um franqueado Expert Agency, o investimento é de dez parcelas de R$ 360,00.
franquiaahobavigens.com.br

quinta-valentina-revista-franquia-negocios-ed64Quinta Valentina aposta em crescimento via home-based
Após fechar as portas da loja física e migrar exclusivamente para o modelo de venda direta personalizada, a rede de sapatos femininos Quinta Valentina prevê quintuplicar de tamanho e fechar 2015 com cerca de 500 franquias home-based. O faturamento deve alcançar R$ 10 milhões. Em média, as franquias trabalham com um mix de 60 modelos, com tíquete médio entre R$ 189 e R$ 279. Segundo a rede, o faturamento médio é de R$ 14 mil, com lucro líquido de R$ 3 mil. O retorno do investimento é de 3 a 11 meses. O investimento mínimo inicial é de R$ 16 mil, a taxa de franquia é de R$ 4 mil e o capital de giro, R$ 12 mil. Não há pagamento de royalties.
quintavalentinafranquia.com.br

Pizza Hut - Revista Franquia & NegóciosPizza Hut INVESTE em novo modelo de negócio
A Pizza Hut decidiu apostar em um novo modelo de negócio para manter a expansão no Brasil: o Super Delco, canal que une o modelo delivery a um espaço para consumo, com aproximadamente 60 cadeiras. A primeira unidade foi inaugurada em novembro na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, e outras três nesse formato estão previstas até dezembro de 2015. Além do menu fixo, as unidades oferecem, no horário do almoço, um buffet de pizzas, entradas e sobremesas. A rede prevê encerrar 2015 com 125 restaurantes no Brasil.
www.pizzahut.com.br

Mundo Verde - Revista Franquia & NegóciosMundo Verde alcança 1 milhão de seguidores no Facebook
A fanpage oficial do Mundo Verde – rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina – alcançou a marca de um milhão de fãs no Facebook. Segundo Carlos Wizard Martins, presidente do Mundo Verde, o número mostra que a empresa está no caminho certo, engajando e interagindo de forma assertiva com os seus seguidores. A empresa também tem ampliado o investimento na marca própria “Mundo Verde Seleção”, tendo lançado uma linha de chás e outra de biscoitos salgados. Com isso, a rede alcançou aproximadamente 80 produtos de marca própria. “Essa é uma das principais estratégias para a consolidação definitiva da marca”, disse Martins.
www.mundoverde.com.br

Mr. Beer - Revista Franquia & NegóciosMr. Beer lança a linha “cerveja para os ouvidos”
A rede de franquias Mr. Beer, especializada em cervejas especiais, lançou a linha “cerveja para os ouvidos”, que associa o estilo da cerveja com os tipos de música. Segundo Fabiano Wohlers, fundador da Mr. Beer, a proposta é degustar a cerveja ao som do estilo musical indicado. “Queremos despertar novas experiências para os consumidores, que, além de gastronômicas, sejam também experiências sensoriais”, explica. A linha conta com cinco cervejas próprias, desenvolvidas em parceria com a cervejaria Dortmund, de Serra Negra, no interior de São Paulo. Os primeiros rótulos lançados foram a Stout Metal (pesada como o Heavy Metal) e a Hip Hop IPA (ousada e rica como o Hip Hop).
www.mrbeercervejas.com.br

Petland - Revista Franquia & NegóciosPetland quer alcançar 300 unidades só em SP
De olho na ascensão do mercado pet no País, a Petland prevê ter, somente na grande São Paulo, 302 unidades em cinco anos. Há um ano no Brasil, a franquia americana tem 17 lojas, entre abertas e em construção. Segundo a empresa, o faturamento da rede vem crescendo de 10% a 12% ao mês. O investimento inicial na franquia é a partir de R$ 350 mil, incluindo o treinamento de 10 dias na Universidade Petland. O prazo de contrato é de cinco anos, e o retorno é estimado em 24 a 36 meses. De acordo com a Petland, o faturamento médio, dependendo do tamanho da loja, pode chegar a R$ 876/m2, quando a empresa atinge maturidade.
www.petlandbr.com.br

Dzarm Revista Franquia & NegóciosCia. Hering avança com a DZARM
A Cia. Hering abriu no final de setembro a primeira loja da marca DZARM. O local escolhido foi o Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Em 2016, a marca quer expandir através de novas lojas próprias e pelo modelo do franchising. Hoje, a DZARM também está presente em mais de 3,5 mil lojas multimarcas no Brasil e na webstore dzarm.com.br/store.
Voltada para o público feminino de 18 a 30 anos, a marca também aposta na nova experiência de compra, onde passará a oferecer às clientes uma curadoria de moda durante as compras.
www.ciahering.com.br

Espeto Carioca - Revista Franquia & Neg´kociEspetto Carioca aposta em food truck
A rede de bares e restaurantes Espetto Carioca lançou na Expo Franchising ABF Rio o Espetto Truck. O novo modelo de negócio será inicialmente administrado pela rede franqueadora e depois poderá receber futuros franqueados. O investimento no novo modelo é de, no mínimo, R$ 120 mil, com retorno previsto em 12 meses. A projeção da marca é operar vinte trucks no primeiro ano de lançamento. A Espetto Carioca tem 18 unidades em operação, sendo cinco próprias e 13 franquias. Outras sete lojas estão sendo estruturadas para inauguração, sendo que uma estratégia da marca é entrar nos shopping centers das principais capitais do País.
www.espettocarioca.com.br

Domino's Revista Franquia & NegóciosDomino’s Pizza no e-commerce
Com 126 unidades no Brasil, a Domino’s Pizza começa a colher os resultados da estratégia desenhada para o e-commerce. Além do lançamento de um aplicativo para pedidos em celular nos sistemas IOS e Android – que prevê aumento de 20% no tíquete médio para pedidos on line –, o site da rede exclusivo para entregas cadastrou mais de 70 lojas em cidades como Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Curitiba, Vila Velha e Campina Grande e a expectativa da marca é que se torne o maior veículo de vendas. A previsão da Domino’s Pizza é fechar o ano com 75% das unidades de rua conectadas e investimento de R$ 500 mil para os próximos três anos.
dominos.com.br

Centro Britânico - Revista Franquia & NegóciosCentro Britânico propõe uma experiência inglesa
Durante o mês de outubro, o Centro Britânico promoveu a ação Fichips Food Truck em algumas unidades do estado de São Paulo. Foi a primeira van personalizada que ofereceu o tradicional prato inglês Fish & Chips, enquanto os funcionários do food truck atenderam os clientes em inglês. A ação ocorreu nos dias 7, 17 e 31 de outubro nas unidades do Parque São Domingos, Pompéia e Guarulhos. Segundo a rede, a ação permitiu aos apreciadores treinarem a fluência no idioma e viverem uma experiência única de viagem sem sair do País. O Centro Britânico atua desde 2008 no sistema de franquias e conta com mais de 30 unidades espalhadas por São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
www.centrobritanico.com.br

Spoleto Revista Franquia & NegóciosSpoleto QUER COMPARTILHAR
O Spoleto decidiu crescer no estado do Rio de Janeiro através do modelo de negócio store in store, no qual a marca compartilha o mesmo ambiente com outra rede de alimentação do grupo Trigo Franquias, como Domino’s Pizza e Koni. A ideia é chegar a mais cidades do interior e nas regiões serrana e dos Lagos, reduzindo os custos com aluguel e administrativo. Hoje, existem 36 unidades em operação nesse modelo em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Atualmente, o Spoleto tem 365 restaurantes em operação (13 próprios), dos quais 354 no Brasil e o restante no exterior (México, Costa Rica e Estados Unidos). A marca prevê crescer 7% em 2015, com a inauguração de 37 unidades.
www.spoleto.com.br

Hope Lingerie quer 500 pontos store in store
O plano de expansão do Hope Sob Medida (HSM) – projeto store in store da Hope Lingerie – prevê alcançar 500 unidades em 2015. Atualmente, o HSM tem 386 pontos em 26 estados brasileiros que, segundo a rede, incrementam o faturamento de lojas multimarcas em até 40%. O investimento gira em torno de R$ 5 mil e exige uma área de, no mínimo, dois metros dedicada aos produtos. A atuação desse projeto nas lojas multimarcas começou em 2011 com o objetivo de qualificar esse canal, além de potencializar a marca em cidades com menor número de habitantes.
www.hopelingerie.com.br

Marisol - Revista Franquia NegociosMarisol S.A inaugura terceira franquia
A Marisol S.A inaugurou em outubro sua terceira franquia Marisol. A loja está localizada no Partage Shopping, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Em maio, foi inaugurada a primeira franquia da marca Marisol, no Shopping Palladium, em Curitiba (PR), e em agosto foi a vez do Shopping Campo Grande, em Campo Grande (MS). A iniciativa faz parte do processo de expansão da companhia, que prevê terminar 2015 com cinco lojas. O investimento inicial em uma franquia da marca é de aproximadamente R$ 400 mil com retorno de capital de 36 a 48 meses. A Marisol S.A é detentora das marcas Marisol, Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Mineral e Mineral Kids.
www.marisol.com.br

Geofusion recebe aporte de R$ 35 milhões
O gestor de fundos de participações DGF Investimentos aportou R$ 35 milhões na Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica de mercado (geomarketing). Em 2011, a empesa já havia recebido aportes do fundo Criatec e em 2013, da Intel Capital. Segundo a Geofusion, o foco é investir em tecnologia de ponta, alcançar faturamento de R$ 100 milhões no médio prazo, duplicar a equipe e triplicar o espaço físico. De acordo com o CEO da empresa, Pedro Figoli, a Geofusion pretende fazer aquisições a partir de 2016, quando deve buscar empresas inovadoras que atuem com analytics, big data e serviços/produtos complementares à sua plataforma.
www.geofusion.com.br

Maria Brasileira - Revista Franquia & NegóciosMaria Brasileira lança aplicativo
A rede Maria Brasileira, especializada em serviços de limpeza, cuidados e conservação de ambientes domésticos e empresariais, lançou o aplicativo Maria Brasileira Franchising, onde o cliente pode consultar as unidades mais próximas, solicitar orçamentos e conhecer mais sobre a marca. Com o novo recurso, a rede de franquias espera aumentar em 10% o número de atendimentos realizados. “O aplicativo chega para reforçar nossa estratégia de divulgação dos serviços da marca, além de representar um novo canal de relacionamento com o cliente, facilitando as contratações”, afirma o sócio-diretor da rede, Eduardo Pirré. Em um primeiro momento, o aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e, posteriormente, para o sistema iOS, da Apple.
www.mariabrasileira.com.br

Vanessa Silveira - Revista Franquia & NegóciosVanessa Silveira mira faturamento de R$ 2 milhões
A rede de clínicas Vanessa Silveira – especializada em micropigmentação estética e paramédica para tratamento de calvície, estrias, manchas de pele, entre outros – prevê chegar a 15 unidades até o final de 2015. Fundada em 2010, a empresa tem hoje nove unidades nas cidades de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC), Natal (RN) e Brasília (DF). Com crescimento médio de 20% ao ano, a rede também projeta faturar R$ 2 milhões em 2015.
www.vanessasilveira.com.br

Cacau Show - Revista Franquia & NegóciosCacau Show alcança loja de nº 1.900
A Cacau Show abriu a franquia de número 1.900 no Shopping Porto Itaguá, em Ubatuba (SP). A meta da empresa é encerrar 2015 com duas mil unidades em operação e faturamento de R$ 3 bilhões. O foco do crescimento da empresa está em cidades com mais de vinte mil habitantes, além de grandes centros comerciais. A Cacau Show tem três modelos de negócio: a Loja Convencional; o Quiosque; e o modelo Express, com investimento inicial de R$ 180 mil e tempo de retorno estimado de 24 meses. Em 2015, a marca investiu R$ 100 milhões na aquisição, construção e maquinário de seu novo complexo, em Itapevi (SP).
www.cacaushow.com.br

Sorvetes Rochinha - Revista Franquia & NegóciosSorvetes Rochinha adere ao franchising
Com trinta anos de mercado, a Sorvetes Rochinha entrou para o franchising com a primeira loja inaugurada em Ilhabela (SP). A empresa pretende abrir mais cinco lojas nesse modelo em 2015 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e mais de 40 em três anos. As novas franquias Rochinha contarão com os sorvetes da marca, agora com versões zero açúcar, sem lactose, sem glúten e funcionais, além de suqueria e sanducheria. O investimento em uma franquia da marca é de R$ 150 mil a R$ 250 mil, com faturamento médio previsto em R$ 600 mil por ano. A marca prevê crescer 50% em 2015.
www.sorvetesrochinha.com.br

Imaginarium - Revista Franquia & Negócios Imaginarium inaugura a 1ª operação em aeroporto
A Imaginarium inaugurou no final de outubro sua primeira operação em aeroporto. O quioque de 6 m2 está localizado na área de embarque do Aeroporto de Congonhas, o terceiro mais movimentado do País. Segundo o gerente nacional de expansão e relacionamento, Uggo Angioletti, o plano é testar inicialmente a operação, adequando-se às condições de logística, hábito de compra e perfil do consumidor. Após a fase de adaptação da primeira operação, a marca pretende se firmar também no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Em 2015, a Imaginarium prevê a abertura de 40 operações franqueadas e alcançar faturamento de R$ 225 milhões.
www.imaginarium.com.br

Sóbrancelhas quer 300 franquias em três anos
A Sóbrancelhas pretende fechar 2015 com 120 unidades e faturamento de aproximadamente R$ 3 milhões. Nos próximos três anos, a meta é alcançar a marca de 300 franquias. O investimento em um quiosque da marca é de R$ 80 mil, em loja de shopping é a partir de R$ 100 mil e no “Sóbrancelhas Truck”, R$ 150 mil. Segundo a fundadora e gestora da rede, Luzia Costa, o faturamento mensal varia de R$ 35 mil a R$ 70 mil, com lucro líquido em torno de 45% a 50% do faturamento bruto. A rede especializada no embelezamento do olhar e da face foi fundada em 2013 e hoje atende a uma média de 60 mil pessoas por mês, com serviços que variam de R$ 25 a R$ 490.
www.sobrancelhasfranquia.com.br

Nutty Bavarian - Revista Franquia & NegóciosAdriana Auriemo integra diretoria da Fiesp
A diretora da Nutty Bavarian, Adriana Auriemo, foi convidada para integrar a diretoria da Divisão de Nozes e Castanhas do Departamento de Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O grupo pretende consolidar informações do setor, estimular o crescimento do mercado no País e apoiar pesquisas para o segmento agrícola. Em 2016, a Nutty Bavarian completa vinte anos no mercado brasileiro. Atualmente, a rede conta com 119 quiosques em 16 estados mais o Distrito Federal, presente em shoppings, aeroportos, terminais rodoviários. A marca espera terminar 2015 com 140 quiosques e faturamento de R$ 51 milhões.
www.nuttybavarian.com.br

Frans Café Revista Franquia & Negócios Fran’s Café contrata João Augusto Ribeiro Penna
A rede Fran’s Café contratou João Augusto Ribeiro Penna como gerente geral da empresa. O executivo chega para amparar o crescimento da rede que, até o final de 2016, deve chegar a 165 lojas. “Com o crescimento da marca, é hora de foco e planos muito agressivos para ampliar as praças de atuação. Centro-Oeste, Norte e Nordeste e São Paulo estão no nosso radar”, comenta. Penna, que é formado em engenharia civil e administração de empresas, atuou durante 25 anos na rede Habib’s, primeiro como consultor e depois como diretor de expansão.
www.franscafe.com.br

#ConvençãoABF reúne mais de 500 pessoas na Bahia
Convenção ABF 2015
Em sua 15ª edição, ocorrida entre os dias 21 e 25 de outubro, no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, a Convenção ABF lançou o lema “Envolvimento, Produtividade e Positivismo” como norteador das ações em 2016. Entre os pontos altos do maior encontro com conteúdo sobre o setor de franchising estiveram as apresentações do fundador da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, do cartunista e escritor, Ziraldo, e do jornalista, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Zuenir Ventura.
O protagonismo do franchising foi confirmado com a presença de importantes representantes do Poder Público, como o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcelo Maia, do deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP) e do ministro conselheiro para Assuntos Comerciais da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Rick Ortiz, além do professor da Cornell University, Humberto Ribeiro, e do empreendedor Endeavor, Wilson Poit.
www.convencaoabf.com.br

ABF Expo Nordeste 20155ª ABF Franchising Expo Nordeste recebe seis mil visitantes
A 5ª ABF Franchising Expo Nordeste, ocorrida de 3 a 6 de novembro, reuniu mais de 200 marcas e seis mil visitantes no Centro de Convenções de Pernambuco, segundo a Informa Exhibition, organizadora do evento. Para o diretor da ABF Regional Nordeste, Leonardo Lamartine, o evento foi de extrema importância para o mercado de franquias do Norte e Nordeste, pelo fato de agregar franqueadores de diversos lugares do Brasil e um público selecionado. “A maioria das pessoas se mostrou bastante satisfeita. Esperamos ter um aumento de, pelo menos, 40% em número de expositores para o próximo ano”, afirma. A próxima edição da feira será de 8 a 11 de novembro de 2016, no mesmo local.
www.abfexponordeste.com.br

ABF Rio 2015 - Revista Franquia & NegóciosExpo Franchising ABF-Rio se consolida no Top 10 mundial
No início de outubro, o Riocentro, no Rio de Janeiro, sediou a nona edição da Expo Franchising ABF-Rio, uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, segundo a organização. O evento é realizado pela seccional ABF Rio e organizado pela Fagga | GL events Exhibitions. “Mesmo em nosso atual cenário de incertezas, o franchising é portador de boas notícias. Com um crescimento de 11,2% no primeiro semestre e mais de três mil marcas franqueadoras, o franchising nacional demonstra grande força e capacidade”, afirmou o diretor-presidente da ABF Rio, Beto Filho. Durante os três dias de evento, os visitantes também puderam participar do Fórum de Franchising.
www.abf.com.br/abf-rio

IFA 2016 - Revista Franquia & NegóciosPrepare-se para a 56ª Convenção da IFA, no Texas
O Grupo ABF já está arrumando as malas para a 56ª Convenção da International Franchise Association (IFA), que acontecerá em San Antonio, no Texas, entre 17 e 24 de fevereiro de 2016. O evento é organizado pela maior associação de franquias do mundo e apresentará tendências e discussões que antecipam o cenário mundial do setor. Os participantes que embarcarem na quarta delegação da ABF terão acesso a visitas técnicas exclusivas em Dallas. Reserve já sua vaga pelo telefone (11) 3020-8801 ou pelo e-mail [email protected]

ABF lança Cartilha de Mediação
A ABF lançou no início de novembro a Cartilha de Mediação, uma iniciativa que contou com o apoio do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil (IMAB) e da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI). “Com uma linguagem simples e direta, a cartilha visa esclarecer o que é a mediação e seus benefícios para a resolução de conflitos do sistema de franchising”, explicou a coordenadora do Comitê Jurídico da ABF, Melitha Prado. A cartilha, que será distribuída pela ABF aos associados durante os eventos, está disponível para download no QR Code ao lado.

Diretor ABF condecorado - Revista Franquia & NegóciosDiretor da ABF é condecorado pelo TRT/RJ
O diretor jurídico da ABF e sócio da Dannemann, Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira, Luiz Henrique do Amaral, foi agraciado com a outorga no grau Comendador da Ordem do Poder Judiciário TRT da 1ª Região (TRT/RJ). A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, no último dia 1 de dezembro. O evento reconheceu 57 personalidades que se destacaram por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho, ou por serviços prestados à cultura jurídica.

Conselho de Associados da ABF é renovado
No dia 30 de novembro foram escolhidos em Assembleia Geral Ordinária quatro novos membros para o Conselho de Associados da ABF para o biênio 2016/2017: Luiz Henrique Oliveira do Amaral (Danemann Siemsen, Bigler & Ipanema Moreira Advogados), Marcelo Raposo Cherto (Cherto Consultoria Empresarial), Carlos Alberto Zilli (Imaginarium) e Claudio Luiz Miccieli dos Santos (Giraffas). Os eleitos unem-se aos demais membros do Conselho, que são Artur Grynbaum (Grupo Boticário), Ricardo Bomeny (BFFC) e Cristina Franco (5àSec). Na ocasião, os presentes também aprovaram por unanimidade o balanço financeiro da ABF de 2014.

ABF e Apex-Brasil renovam Convênio de Cooperação
A ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) renovaram o Convênio de Cooperação para o biênio 2015-2017. A continuidade da parceria, iniciada em 2005, possibilitará manter, ampliar e estimular a presença de franquias brasileiras no exterior, com foco em sua capilaridade, um dos pilares da gestão da ABF. No período, o Convênio já levou mais de 106 empresas a mais de 50 países, em feiras e eventos. Uma novidade do convênio é a implantação do projeto Franchising Operation USA. A iniciativa consiste em um grupo de marcas franqueadoras brasileiras que querem iniciar suas operações nos Estados Unidos, maior mercado consumidor do mundo e até 2014 o principal destino das franquias brasileiras (31 no total, de acordo com dados da ABF).