Na Mira Edição 46

Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Por Lu Motta

Eudora investe em novas Embalagens de Natal

Para atrair ainda mais atenção para sua campanha de final de ano, a Eudora, empresa de cosméticos do Grupo Boticário, investiu na produção de novas embalagens de Natal para seus produtos. A Antilhas foi a responsável pela produção desta nova linha, que está sendo distribuída em todo o Brasil, através da estrutura multicanal da marca: vendas diretas por meio de representantes, lojas e e-commerce. Produzida na cor dourada, e impressas em off-set, as embalagens foram confeccionadas em material com certificação FSC, que garante a procedência sustentável do papel utilizado.

A Eudora comercializa produtos de perfumaria, maquiagem, corpo, banho e rosto que estão divididas em quatro momentos da mulher: casual, descolada, poderosa e entre 4 paredes.
www.eudora.com.br

HSBC amplia parcerias

As franquias Dia%, Moldura Minuto e Carmen Steffens são as novas parceiras do HSBC. Agora, o banco tem mais de 70 parcerias no setor de franquias. No primeiro semestre, a carteira de ativos no setor do banco cresceu 75%, na comparação com o 1º semestre de 2011 e de 38% na carteira de clientes para o mesmo período. A eles, o banco oferece estrutura formatada com gerente de relacionamento especializado em franquias, política de financiamento para expansão das redes e um portfólio com soluções de crédito, seguros, pagamentos, recebimentos e serviços exclusivos para as franquias parceiras. www.hsbc.com.br

Rede Portobello Shop segue em expansão

A Portobello Shop, rede de franquia do segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil e que está presente há 15 anos no País, abriu 20 lojas em todo o território nacional em 2012 e pretende aumentar sua rede de franquia em mais de 30% para o próximo ano. Essas são algumas das metas do plano de expansão da rede, que hoje está presente em todas as regiões brasileiras.

`No SER Portobello Shop, eles acumulam pontos na medida em que realizam compras, sejam estas em nome próprio ou de seus clientes, nas mais de 100 lojas da rede Portobello Shop`, enfatiza o diretor da Portobello Shop, Juarez Leão.Um dos diferenciais da Portobello Shop é o SER Portobello Shop, maior programa de relacionamento da área de arquitetura no Brasil, que conta hoje com mais de 28 mil inscritos, entre arquitetos, designers de interiores e engenheiros.
www.portobelloshop.com.br

ABES lança portal para denúncias de pirataria

Como parte dos esforços para reduzir a pirataria de software no Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em conjunto com a (BSA) The Software Alliance, lançaram o Portal de Denúncias de Pirataria de Software, com foco em empresas e revendas que utilizam ou comercializam programas sem o devido licenciamento. De acordo com dados da BSA, a cada dez programas adquiridos ou baixados pela internet em território nacional, mais de cinco são obtidos ilegalmente. A estimativa é que, se a taxa de pirataria diminuísse 10 pontos percentuais nos próximos quatro anos (de atuais 53% para 43%), quase R$ 8 bilhões seriam acrescentados à receita da indústria, dos quais 74% permaneceriam dentro do país (R$5,8 bilhões). Além disso, mais de 12 mil novos empregos no setor seriam criados com essa redução.
www.denunciepirataria.org.br

Grupo Multi aposta em escolas sustentáveis

O Grupo Multi, detentor das marcas Wizard, Yázigi, Skill, Alps, Quatrum, Microlins, SOS, Bit Company, People e Smartz, terá 600 escolas sustentáveis até 2013, o que representa 20% das unidades.

A meta é parte do plano de adesão das redes do grupo ao Programa Franchising de Baixo Carbono, realizado pela AFRAS (Associação Franquia Sustentável, entidade vinculada à ABF). O objetivo é ter 100% de adesão das escolas em cinco anos.
www.mh1.com.br

Rede Depillah lança clube de vantagens

A rede Depillah, especializada em depilação e manicure, lançou o Clube de Vantagens Depillah, em parceria com o Multiplus Fidelidade, maior rede de fidelização do País. O programa, que administra os planos de fidelidade da Ipiranga, HSBC, TAM Viagens, Editora Globo, dentre outros, é sucesso por concentrar em uma só conta os pontos acumulados de diversas empresas afiliadas. O grande diferencial do programa é que os pontos poderão ser gastos em serviços e produtos dos demais parceiros do Multiplus Fidelidade, diferente dos demais programas de fidelidade do segmento de beleza e estética.
www.depillah.com.br

Megamatte foca na classe média

Em sua convenção nacional, a MegaMatte, empresa presidida pela empresária Fátima Rocha, enfatizou a importância da `Renovação` para evoluir ainda mais em 2013. Ao atingir a marca de 100 unidades franqueadas, Fátima destacou que a classe média será o foco dos produtos da rede: `Já percebemos que esta fatia da sociedade brasileira, que hoje representa 48% da renda nacional, prefere maior qualidade de serviço a preço baixo`.
www.megamatte.com.br

Startups

Relatório publicado recentemente pelo Sebrae aponta que o Brasil está se tornando um celeiro de startups – novas e inovadoras empresas – que se destacam em todos os campos. Nada menos que três mil ideias criativas são registradas diariamente em todo o País. A inovação é a responsável por esse número e, para o empreendedor, fator fundamental para conquistar mercados e negócios.

Cartório Mais em fase de expansão

Em fase de expansão, a Cartório Mais atende tanto pessoas físicas, que fecham negócio direto, quanto escritórios de advocacia e imobiliárias. Conta com uma Central de Atendimento moderna, que possibilita realizar buscas de mais de 220 tipos de certidões em todo o Brasil além de consultoria e assessoria para crédito imobiliário.

O portfólio dos serviços oferecidos da Rede Cartório Mais é grande: realiza tradução juramentada, busca de bens, protestos, notificações extrajudiciais, reabilitação de crédito e Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que gera, controla, armazena, compartilha e recupera informações existentes em documentos. Para quem busca financiamento ou crédito imobiliário, o Cartório Mais, que é consorciado com a rede bancária, realiza a Pasta Mais, que providencia todos os documentos necessários na negociação. Além de atender a pessoa física, o serviço é realizado de forma personalizada também para profissionais como advogados, empresas e instituições públicas, sempre com economia e agilidade, para que não haja perda de tempo e dinheiro em filas de espera ou viagens.
www.cartoriomais.com.br

XV Prêmio automação da GS1 Brasil homenageia as melhores soluções inovadoras

A noite de 12 de novembro, em São Paulo, foi marcada pelo XV Prêmio Automação, promovido pela GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação. Em sua décima quinta edição, a solenidade prestou homenagem aos empreendedores e entidades que fomentam projetos inovadores em processos automatizados seguindo os padrões tecnológicos GS1. Os vencedores fazem parte do quadro de 55 mil associados da GS1 Brasil, além de parceiros.

Neste ano, a premiação, que aconteceu no HSBC Brasil, contemplou as seguintes categorias: Multiplicadores; Segurança do paciente;  Provedores de solução; Visibilidade; Varejo; Sincronização; Central de compras; Gerenciamento de categorias; Atacadista, Distribuidor; Automação da expedição; Operação logística; Imprensa; Indústria; Case de sucesso; Segurança do alimento.

Segmento Educacional

O Complexo Educacional Damásio de Jesus (CEDJ), a mais tradicional franqueadora no mercado de preparação para carreiras públicas de nível médio e superior, carreiras jurídicas e preparação para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil Unificado, implantou o sistema de franchising em 2006, sendo atualmente a única franqueadora no segmento educacional de preparação para concursos afiliada à Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os franqueados contam com apoio na escolha do ponto, dispõem de acompanhamento e assessoria para ações de reforma, evento de inauguração e plano de ações, além de receberem treinamento especial em todas as áreas do negócio, desde a utilização dos sistemas da rede até palestras sobre o funcionamento e a prestação de serviço das áreas de marketing, assessoria de Imprensa e comercial.
www.sejadamasio.com.br

Sadia e Seletti fecham parceria

A BRF fechou parceria inédita, por meio da marca Sadia, com a rede Seletti para todo o País. O objetivo é reforçar os atributos de saudabilidade, qualidade e sabor dos produtos Sadia e iniciar o trabalho de associação entre as marcas.
A parceria também marca o lançamento do conceito de refeições combinadas na rede, que passa a oferecer `Combos` em opções saudáveis. Entre as novidades, destaque para o combo `Break`, wrap feito com o legítimo peito de peru Sadia, e saladinha verde ou batata assada, mais suco de fruta natural.
www.seletti.com.br

GS&MD prevê alta no setor de materiais de construção

Segundo estudo feito pela GS&MD – Gouvêa de Souza, o mercado de materiais de construção deve movimentar R$ 80 bilhões em 2012, um crescimento de 9,2% frente a 2011. O estudo foi realizado com 1,2 mil consumidores que iniciaram obras até seis meses atrás. Os dados mostram que a estimativa para 2014 é chegar a R$ 104,4 bilhões em faturamento.

Apex-Brasil fecha acordo com a FIFA

Durante a Copa do Mundo da FIFA 2014T, a Apex vai ampliar ainda mais as oportunidades de negócio das empresas brasileiras. Acordo local assinado com a Associação Internacional das Federações de Futebol (FIFA) permitirá à Apex-Brasil realizar ações em todas as partidas da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo da FIFAT, em 2014. O acordo entre FIFA e Apex-Brasil tem abrangência dentro do território nacional. A iniciativa com a FIFA objetiva aproximar empresários brasileiros e potenciais compradores estrangeiros, estreitando o relacionamento e propiciando a realização de negócios imediatos e a curto e médio prazos.

Também serão promovidas ações para atrair investimentos estrangeiros diretos ao País. `As ações de promoção comercial na Copa do Mundo e na Copa das Confederações são oportunidades únicas de mostrarmos ao mundo inteiro um Brasil inovador, capaz de organizar megaeventos e desenvolver produtos e serviços com alto valor agregado e design diferenciado`, disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.

Sudeste lidera cresciemtno do franchising brasileiro

De olho no superaquecimento do mercado de franquias, redes como o FasTracKids e a Cartório Postal apostam na expansão de suas marcas pela região Sudeste. O FasTracKids, voltada à educação infantil, pretende dobrar a quantidade de franquias anualmente, pelos próximos quatro anos. A meta é atingir 200 unidades, entre operações independentes (Espaços FasTracKids) e dentro de escolas (Salas FasTracKids ou Escolas Parceiras FasTracKids).

Já a rede Cartório Postal, que bateu a meta de 500 unidades, quer ir além. Para tanto, aposta na diversidade e qualidade dos serviços que oferece: busca de segunda via de certidões, pesquisa patrimonial, encaminhamento de títulos para protesto, assessoria em registros de contratos, notificações, entre muitos outros.
www.fastrackids.com.br / www.cartoriopostal.com.br

Spoleto abre unidade na Costa Rica

O Spoleto iniciou em novembro operações em San José, na Costa Rica. O investimento médio na loja da Costa Rica é de US$ 150 mil. O projeto de expansão da marca prevê a abertura de 15 lojas nos próximos cinco anos no exterior. A previsão é alcançar novos mercados na América Latina, como Argentina, Chile, Peru e Equador. Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto – maior empresa do Grupo Trigo – tem atualmente 322 restaurantes (16 próprios): 292 no Brasil e 30 no exterior. Presente em quase todos os estados brasileiros, a maior concentração de lojas está em São Paulo (106) e no Rio de Janeiro (68).

Atualmente, a rede conta com 950 funcionários.
www.spoleto.com.br

Cebrac emprega mais de três mil alunos

Mais de três mil alunos da rede de franquias de escolas de cursos profissionalizantes Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos conseguiram uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho somente este ano, por meio de uma parceria da marca com empresas privadas nas cidades onde atua. Criada em 2010, a chamada Agência de Empregos Cebrac não tem custo algum às empresas e aos alunos.

`O sucesso já conquistado pelo programa ajuda a atrair novas empresas para a iniciativa, gerando ainda mais oportunidades de emprego para os nossos alunos. E com o crescimento da rede (novas escolas que estão sendo inauguradas), oferecemos também um número maior de profissionais capacitados. Com isso, esperamos um resultado ainda mais positivo para 2013`, diz Wilson Roberto Giustino, presidente da rede Cebrac, que já tem mais de 105 unidades distribuídas pelo País.

Nas escolas da rede, os alunos têm mais de 40 opções de cursos em seis diferentes áreas: administrativa, comercial, saúde, desenvolvimento pessoal, industrial e tecnológica.

A Subway, rede de fast-food americana, atingiu uma marca inédita: a abertura da milésima unidade no Brasil. Foram abertas mais de 250 unidades em 2012, o que impactou em um aumento direto de 20% no faturamento da rede no País em comparação ao ano passado.

Para 2013, a meta é manter esse crescimento, que corresponde a cerca de 30% ao ano. Com mais de 38 mil unidades em 99 países (sendo mais de 2.500 na América Latina e Caribe), a expectativa é chegar a 2 mil lojas no Brasil até 2015 e a 8 mil pontos na América Latina e Caribe nos próximos dez anos.
www.subway.com.br

Empreendedorismo inovador

Abrir um negócio em sociedade parece ser a melhor maneira de dividir as responsabilidades e gerenciar ideias que complementam as suas, sabendo que seu parceiro tem as mesmas preocupações e pensamentos que você quando o assunto refere-se ao crescimento da empresa. Em outras situações, ter um sócio deixa de ser confortável e produtivo e passa a ser motivo de frustração. As desavenças, a dependência para tomadas de decisão e a falta de liberdade são fatores questionáveis quanto à decisão de optar ou não pela companhia de um parceiro.

Esse é um dos temas abordados no livro `Empreendedorismo Inovador`, da Editora Évora, organizado pelo consultor Nei Grando. A obra dedica um capítulo inteiro para falar sobre a capacidade de ação em parceria e explicar as vantagens e desvantagens de se ter um sócio. O autor utiliza suas experiências profissionais para abrir um debate sobre a necessidade de um parceiro perante um novo negócio e explora as características de um bom sócio, além de como escolhê-lo e os perfis que devem ser evitados.

Título: Empreendedorismo Inovador
Subtítulo: Como criar startups de tecnologia no Brasil
Organizador: Nei Grando
Assunto: Empreendedorismo, gestão e negócios.
Preço: R$ 79,90
Páginas: 582

Chefe Sérgio Arno assina primeiro vinho italiano

Sérgio Arno trouxe para a carta de vinhos da rede La Pasta Gialla, o Vivi Primitivo IGT Edizione Sergio Arno. Proveniente de Puglia, é o primeiro vinho italiano assinado pelo chefe. O nome significa `viver` em Italiano e tem como conceito o famoso Italian Lifestyle, que cultiva e preserva a arte do bem viver por meio da apreciação de gastronomia, vinhos e cultura. O Vivi Primitivo IGT Edizione Sergio Arno é de fácil degustação, tem coloração rubi intensa e possui aromas frutados com toque de especiarias. Com taninos maduros e de final persistente, é redondo na boca e harmoniza com massas à base de molho vermelho e carnes com molhos especiais, muito presentes no cardápio do La Pasta Gialla.
www.pastagialla.com.br

Editora Lamonica firma parceria com a AACD

Em apoio a uma das mais nobres iniciativas dedicadas ao tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência física, a Editora Lamonica firmou, em 2012, parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente. Agora, em todas as publicações da Lamonica, a AACD tem suas campanhas divulgadas em conteúdos editoriais e veiculação de anúncios.

Com 62 anos de atuação, a AACD – entidade privada e sem fins lucrativos – tem, desde sua fundação, a missão de promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e adultos, favorecendo a integração social. Atualmente, a AACD oferece tratamento aos pacientes por meio da `medicina social`, que consiste em reabilitar para o convívio diário e para o trabalho quem estiver inabilitado.

Considerada centro de referência no tratamento de pessoas com deficiência física, a entidade se tornou um núcleo de excelência para médicos, terapeutas e professores, e conta hoje com mais de 2.200 colaboradores e cerca de 1.500 voluntários. No total, são 14 unidades distribuídas pelo Brasil e mais duas em construção.

O orçamento da AACD é composto pela receita gerada a partir de parcerias, venda de produtos ortopédicos e de roupas e produtos em bazares, doações de pessoas físicas e jurídicas, arrecadações no Teleton, comercialização de produtos médico-hospitalares do segmento ortopédico, além do licenciamento de itens com a marca da AACD. Em 2012, a AACD reafirmou seus compromissos e práticas sustentáveis ao aderir ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), cujos princípios são: direitos humanos, condições de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A entidade também tem investido em pesquisas clínicas e científicas, buscando desenvolver inovações terapêuticas para prevenção, controle e tratamento de doenças que afetam o aparelho locomotor: atrites inflamatórias, doenças autoimunes e síndromes dolorosas.

Franquias participam do TELETON 2012

Em ação inédita, a Associação Franquia Sustentável (Afras) reuniu 18 marcas para realizarem doação em prol da AACD, conseguindo destaque no Teleton, programa exibido pelo SBT entre os dias 9 e 10 de novembro com intuito de angariar recursos para a instituição. Ao todo, foram doados R$ 100 mil, advindos das empresas associadas à ABF que participaram da ação.

Aderiram à doação as seguintes marcas: Alps, Bit Company, Bob`s, Editora Lamonica, Megamatte, Microlins, Milk Shake & Cia, Moldura Minuto, Nutty Bavarian, People, Purific, Quatrum Escola de Inglês, Skill, Smarts School, SMZTO, SOS Educação Profissional, Wizard e Yázigi.  Ao lado do presidente da Afras, Claudio Tieghi, estiveram presentes no palco da emissora de Silvio Santos a vice-presidente da ABF, Cristina Franco, e a diretora de RH do Grupo Multi, Josania Bortoletto.

Neste ano, o programa havia estipulado como meta arrecadar R$ 25 milhões. Contudo, mais de R$ 30 milhões foram doados ao longo de mais de 24 horas de programa. Os recursos serão utilizados na manutenção dos centros de Reabilitação AACD distribuídos no Brasil e no Hospital Abreu Sodré.