Na Mira Edição 45

Grupo Prepara: mais de 500 unidades

Em forte processo de expansão, a Prepara Cursos Profissionalizantes conta com um modelo de negócio que possibilita ao seu franqueado, através de um investimento único, ter duas franquias em um mesmo ambiente: uma de cursos profissionalizantes (Prepara) e outra de idiomas (Aprenda Idiomas).

`A rede já ultrapassou a marca das 500 unidades vendidas em todo o País e espera chegar a mil unidades`, afirmou o presidente da rede, Rogério Gabriel.
www.preparacursos.com.br

Auxiliadora Predial atinge a marca de 600 corretores

A Auxiliadora Predial atingiu, no começo de agosto, a marca de 600 corretores de imóveis, espalhados pelas quase 60 lojas da rede no Rio Grande do Sul, em São Paulo, Santa Catarina e Paraná. A meta da empresa é atingir mil corretores no ano que vem, quando também pretende passar de 60 para 100 lojas. Uma das estratégias de expansão da Auxiliadora Predial está na abertura de novas lojas através de franquias. Com isso, muitos corretores, da Auxiliadora Predial ou vindos de outras empresas, hoje são franqueados.
www.auxiliadorapredial.com.br/empresa/trabalhe-conosco

Easycomp Plus avança

As franquias da área de educação e treinamento faturaram R$ 5,9 bilhões em 2011, segundo Associação Brasileira de Franchising (ABF). É neste atrativo cenário que a Easycomp Plus, rede de escolas de informática, capacitação profissional e inglês, aposta crescer no mercado. Com mais de 900 unidades entre licenciadas e franqueadas em todo o território nacional e, também, no exterior a Easycomp  já capacitou mais de 4 milhões de alunos. O investimento para abrir uma franquia da rede é de R$ 47 mil a R$ 99 mil (conforme o número de habitantes da cidade) e taxa de royalties fixa. O prazo de retorno varia de 18 a 24 meses e o lucro entre 30% a 40% sobre o faturamento bruto previsto entre R$ 25 mil e R$ 52 mil.

Kits especiais

A Mr. Beer, franquia de cervejas especiais, fechou parceria com a cerveja Duff para criar kits especiais, que serão comercializados a partir de outubro nas unidades da marca. O pacote é composto por uma garrafa, um copo e um chaveiro oficiais da cerveja, mais um pacote de porta-copos. Ao todo são sete mil packs, em formato de edição especial.

Gastos com livros aumentam em 2012

Dados do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, mostram que os brasileiros devem gastar R$ 8,23 bilhões em livros e publicações impressas em 2012, um aumento de 14,5% em comparação com 2011. A maior parte do potencial de consumo é da classe B, que corresponde a 24,45% dos domicílios e deve responder por 51,85% desses gastos. A menor parte será das classes D e E, que, com quase a mesma quantidade de domicílios da classe B (20,57%), serão responsáveis por apenas 3,7%. O Sudeste será responsável pela maior parte do consumo (54,7%), com estimativa de gasto de R$ 59,60 per capita ao ano. A segunda região do País que mais compra estes produtos é a região Sul, responsável por 16,12% do consumo, com gasto per capita de R$ 56,50. O menor consumo está na região Norte, com apenas 5,17% do total e média de R$ 35,54 por pessoa. Na análise por classe e por região do País, a classe B continua na frente em todas as regiões. No Sudeste, ela será responsável por gastos de R$ 2, 45 bilhõ.

Corretagem imobiliária

Referência no mercado mundial de corretagem imobiliária, a norte-americana Coldwell Banker anunciou o lançamento da marca no Brasil e um investimento de R$ 17 milhões no período de cinco anos.A decisão pelo Brasil ocorreu após análises de mercado realizadas pela Realogy Corporation – detentora de diversas marcas ligadas ao mercado imobiliário incluindo a rede de franquias Coldwell Banker -, que apontou as oportunidades de inserção da marca decorrentes do aquecimento do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos. A Coldwell Banker Brasil tem a expectativa de gerar um volume geral de vendas de R$ 10 bilhões nos próximos cinco anos.

Água Doce lança cartão fidelidade eletrônico

A Água Doce Cachaçaria lançou seu novo cartão fidelidade, desta vez no moderno formato eletrônico. A novidade tecnológica já está disponível em todos os restaurantes da rede e permite que os clientes possam ganhar o benefício deste cartão diretamente em seus smartphones, recebendo o selo mesmo sem ter o aparelho em mãos. Basta informar, no caixa do restaurante, o número de celular, o CPF ou o número de cadastro na Água Doce para receber os pontos. As regras do cartão fidelidade continuam as mesmas. A cada R$ 50,00 gastos em um restaurante Água Doce, o cliente ganha um ponto. A cada 12 pontos, ele recebe R$ 40,00 para consumir como cortesia no restaurante em que acumulou os pontos, ou seja, para cada unidade Água Doce frequentada ele terá um cartão fidelidade.
www.aguadoce.com.br

Treinamento na loja piloto

A rede de franquias Nação Verde possui uma loja piloto no bairro de Santana, zona norte de São Paulo, que disponibiliza treinamento in loco aos franqueados da marca. O programa permite que o empreendedor fique por até 15 dias acompanhando na prática os seus colaboradores. Desta forma, quando começar a operar a unidade, conseguirá de uma forma ainda mais assertiva obter o retorno de seu investimento.

A franquia também disponibiliza um espaço gourmet, onde os consumidores poderão fazer uma pausa para experimentar sucos e também a Batata Box (batata recheada orgânica), um fast food natural com dez tipos diferentes de recheios.
www.nacaoverde.com.br

Novidades na Fitta Turismo

Uma das novidades da Fitta Turismo (empresa com foco em câmbio), é o Fitta Cash, cartão pré-pago de bandeira MasterCard em moeda estrangeira, usado para operações de saque e débito. Aceito para compras em cerca de 32 milhões de estabelecimentos e para saque em mais de 1,8 milhão de caixas automáticos em todo o mundo, o cartão pode ser carregado e recarregado em dólares americanos, euros ou libras. Outro serviço oferecido pela rede de franquias é a transferência internacional de dinheiro via Western Union, que possui 350 mil pontos de atendimento em mais de 200 países, sendo que, no Brasil, a Fitta Turismo lidera o ranking de vendas.
www.grupofitta.com

Vestcasa acelera expansão

A VestCasa, rede de lojas com itens de cama, mesa, banho e decoração, apresenta números de causar inveja. A marca, hoje com 86 lojas, está focada em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília, mas prevê ocupar todo o território nacional. Serão 400 lojas até 2015 e até o final deste ano 120 unidades serão abertas. As vantagens de ser um franqueado da VestCasa é ter logística e sistema 100% integrado, alta rentabilidade, retorno rápido de investimento, baixo custo de operação, alto giro, negócios ajustados para pequenos bairros e produtos com pouca sazonalidade e não perecíveis.

O preço dos produtos é um fator igualmente atrativo, por eliminar intermediários entre indústria e consumidor, o que permite uma margem bastante competitiva. O investimento é de aproximadamente R$ 150 mil incluindo custo para instalação, taxa de franquia e estoque inicial.
www.vestcasa.com.br

Frango Assado em shopping center em São Paulo

O conceito Frango Assado Express – desenvolvido para praças de alimentação em shopping center – inaugurou, recentemente, sua primeira loja na cidade de São Paulo. A unidade está situada no Shopping Metrô Santa Cruz e traz para os paulistanos os tradicionais produtos da estrada, como o Espetinho de Frango, o Frango a Passarinho e o Lanche do Patrão. Também traz novidades como o Frango a Passarinho desossado e o Frango Fingers. A marca Frango Assado Express iniciou sua trajetória nos aeroportos brasileiros no final de 2011 e, em junho de 2012, inaugurou o primeiro restaurante em shopping center, no Campinas Shopping. Nas estradas, a marca recebe anualmente cerca de 8,5 milhões de consumidores (apenas no restaurante) e oferece múltiplos serviços.
www.redefrangoasssado.com.br

Lançamento imobiliário

O consultor imobiliário Profº Eduardo Coelho Pinto de Almeida lançou o livro, `Lançamento Imobiliário`, publicado pela RG Editores. O evento aconteceu no pavilhão Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo e foi apoiado pela Paulo Roberto Leardi, que recentemente aderiu ao sistema de franchising. A obra apresenta diversos ensinamentos que contribuem com o dia a dia dos profissionais do mercado, através de experiências e relatos ouvidos ao longo da carreira do próprio autor.

Linha verde e crédito

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) assinou  convênio com a Desenvolve São Paulo para proporcionar aos associados a Linha Verde de Crédito. A ideia, de acordo com a associação, é fazer com que o supermercadista adapte a loja com base no Guia Loja Verde, lançado pela APAS em novembro de 2011.

Mudanças no CNA

A rede de ensino de idiomas CNA receberá investimentos de R$ 135 milhões da Actis, fundo de private equity com atuação exclusiva em mercados emergentes. Segundo comunicado oficial do CNA, a Actis terá `participação minoritária relevante` na rede. A gestão do CNA também muda: Décio Casarejos Pecin, que ocupava a vice-presidência desde 2010, assume como sócio-presidente do CNA, com participação minoritária. Já o fundador Luiz Gama assume a presidência do recém-criado Conselho de Administração. A expectativa do CNA é chegar a mil unidades em operação até 2018. Atualmente, a rede conta com 501 unidades em operação e 200 em implementação.

Em 2011, o CNA registrou faturamento de R$ 651 milhões e crescimento médio de 25% junto aos consumidores diretos e investidores interessados em abrir um novo negócio.
www.cna.com.br

Novo modelo

A Hope criou novo modelo de negócio para lojistas multimarcas. Com investimento inicial de R$ 5 mil, é possível abrir uma pequena loja, dentro do estabelecimento existente. A ideia é dar destaque aos produtos da marca e ajudar a ampliar as vendas. O valor é o custo do mobiliário para montar o espaço, que é semelhante aos utilizados nas franquias da marca. Com o espaço, os lojistas terão acesso a produtos exclusivos, que normalmente as lojas multimarcas não têm. De acordo com a Hope, as lojas que aderiram ao modelo tiveram, em média, um crescimento de 50% nas vendas dos produtos da marca.
www.hope.com.br

MegaMatte investe R$ 400 mil em dois grandes lançamentos

A MegaMatte fez dois grandes lançamentos na Rio Franchising Business: o mate embalado nas caixas tetrapak e o novíssimo modelo de microfranquia, que exige um investimento de R$ 50 mil, enquanto a loja tradicional exige investimento de R$ 250 mil. Durante os três dias de evento a MegaMatte também distribuiu 10 mil caixinhas de mate para degustação do público.
www.megamatte.com.br

Direto de Portugal

Líder de mercado em Portugal, a rede de franquias House Shine tornou-se um case de sucesso no Brasil. Em apenas quatro meses, a franqueadora projeta a abertura de 40 unidades. Especialista em limpeza residencial e comercial é a primeira no Brasil que disponibiliza a oferta mais completa do setor, oferecendo serviços de máxima qualidade, equipamentos próprios, forte imagem, preço competitivo e avanço tecnológico. O investimento é de R$ 50 mil, e o faturamento estimado em R$ 100 mil por mês.
www.houseshine

Escolas express

A Microlins – maior rede de ensino profissionalizante do Brasil – anuncia a abertura de 100 novas escolas Express, seu modelo de franquias de baixo investimento, até o final de 2013. Criada em 2012,  a modalidade objetiva levar os cursos e a metodologia da Microlins para municípios menores de 100 mil habitantes e também bairros e distritos em cidades de maior porte que não comportem uma unidade no modelo tradicional. A microfranquia Express demanda baixo investimento inicial – a partir de R$ 49 mil – e apresenta a mesma qualidade das unidades.
www.microlins.com.br

Campanha de novos sabores

Em pouco mais de dois meses foram vendidas 1,6 milhão de unidades de Nhá Benta Duo, versão do clássico da Kopenhagen que uniu o inconfundível marshmallow da marca ao morango,
ao maracujá e ao chocolate. A campanha dos novos sabores teve início em meados de julho e as vendas já representam 25% do faturamento da rede. Para se ter uma ideia do sucesso, em 2011, foram vendidas 3,5 milhões de unidades de Nhá Benta.
www.kopenhagen.com.br

Cursos profissionalizantes

A rede Microlins lançou oito cursos que integram seu portfólio de mais de 40 opções profissionalizantes da rede, além do inglês. Quem quiser se posicionar no mercado de trabalho agora pode optar pelos cursos de Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Massoterapia, Cuidador de Idosos, Matemática Financeira com HP 12C, Excel Finanças, Excel VBA, Gestão da Qualidade e Manutenção de Computadores. Finanças, Excel VBA, Gestão da Qualidade e Manutenção de Computadores.
www.microlins.com.br

Franquia de escola de informática na plataforma Apple

A Mctech, primeira franquia de escolas de informática a oferecer cursos na plataforma Apple a preços acessíveis, chegou ao Rio de Janeiro. Para os usuários, principalmente os jovens da classe C, será uma oportunidade de aprender a trabalhar com o sistema operacional Mc OS da plataforma Apple e seus aplicativos, hoje utilizados em todas as agências de publicidade e principais empresas. São cursos comuns nos Estados Unidos, mas novos no Brasil, pelo menos a preços acessíveis. A empresa está buscando parceiros em todo o Brasil, em cidades com mais de 100 mil habitantes.
www.cursosmctech.com.br

Morana chega no interior

A Morana econômica é a nova estratégia de mercado do Grupo Ornatus  para cidades sem shopping centers, com média de população de 50 a 200 mil habitantes, mas com forte potencial de crescimento. O modelo de lojas compactas oferece diferentes opções para os investidores, conforme o capital disponível e o perfil da região em que atuam. A Morana convencional exige investimento de R$ 380 a R$ 700 mil, em média, incluindo o ponto comercial. No caso da Morana econômica, o total previsto é de R$ 180 mil. A taxa inicial de franquia é a mesma para as duas, R$ 30 mil.

O diferencial são os investimentos com estoque e instalações, proporcionais ao movimento de uma cidade menor. Para Jae Ho Lee, CEO do Grupo Ornatus, `o novo modelo vai ajudar a expansão da marca no interior e diversificar a seleção de investidores`.
www.morana.com.br

Lançamento

Editora Évora lançou o livro Bem-me-quer, Malmequer – Histórias Verdadeiras de Mulheres e suas Escolhas de Carreiras. As autoras, Fernanda Angerami e Stella Angerami, empresárias e pioneiras na aplicação de counselling no Brasil, e que, há mais de 20 anos, atuam no mercado corporativo, enfocam a mulher e a carreira profissional compartilhada aos inúmeros papéis que todas são capazes de assumir. A publicação é feita para pessoas que querem entender a mulher profissional.

O livro traz também um levantamento realizado com mulheres de diversas faixas etárias, a explicação do método criado por elas e um estudo da ONU, com os `Princípios do Empoderamento das Mulheres` e está disponível em todas as livrarias.

Fusão

Via Verde Produtos Naturais e Toca do Biscoito fecharam uma fusão e criaram uma holding que controlará a operação das duas empresas. O novo grupo já nasce com 41 lojas, distribuídas por três regiões: Sudeste, Nordeste e Sul. A operação visa ao fortalecimento e ao incremento dos negócios para ambas as marcas. A meta é obter crescimento de 50% no número de lojas nos próximos 12 meses com um faturamento global anual de cerca de R$ 45 milhões.