Na Mira Edição 62

Na Mira Edição 62
Clique aqui e acesse todo o conteúdo desta edição.

Siluets busca investidores no triângulo centro-sul

Com mais de 70 unidades franqueadas em cinco anos de atuação, a Siluets, rede de franquias de centros de estética, pretende inaugurar 30 unidades até o final de 2015, com foco principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. Hoje, a marca está presente em 14 estados brasileiros.
www.siluets.com.brCebrac pretende abrir 24 unidades
Até dezembro, o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), rede de cursos profissionalizantes, pretende abrir 24 unidades. Segundo a empresa, aproximadamente 30% de suas unidades faturam mais de R$ 2 milhões por ano e mais da metade das escolas ultrapassam a marca de R$ 1 milhão por ano. Atualmente, a rede tem cerca de 150 unidades em todo o território nacional.
www.cebrac.com.brMercadão dos Óculos entra na região Norte
A rede de óticas Mercadão dos Óculos inaugura neste mês a primeira unidade da região Norte, no Pará, estado onde pretende abrir dez unidades até dezembro. Atualmente, a marca conta com 42 lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Pernambuco e Pará. O Mercadão dos Óculos prevê fechar o ano com 82 lojas e faturamento de R$ 10 milhões.
www.mercadaodosoculos.comRestaura Jeans
a cada franquia, um cão castrado O Grupo Restaura Jeans lançou a campanha “Inaguracão”: a cada franquia vendida, um cão de rua é castrado. A ação, implantada em março em parceria com a Sociedade Lagunense de Proteção dos Animais (Solpra), já castrou oito cães – mesmo número de franquias abertas no período. Segundo a Solpra, a cada cão castrado, oito filhotes deixam de estar na rua. Em 2015, o Grupo Restaura Jeans planeja inaugurar 50 franquias, representando 400 cães a menos nas ruas neste ano.
www.restaurajeans.com.brTécnico Levir Culpi passa a franquear Azuki
O restaurante de culinária japonesa Azuki, fundado em 2009 em Curitiba (PR), acaba de entrar para o franchising. A primeira unidade franqueada será inaugurada no fim deste ano, também em Curitiba. Segundo a marca, cerca de dez solicitações de potenciais franqueados são recebidas por dia. O investimento total em uma unidade Azuki é de R$ 900 mil a R$ 1 milhão. O restaurante é comandado por Marília e Mayra Culpi, esposa e filha do técnico de futebol Levir Culpi.
www.azukisaboresdojapao.com.brLig-lig lança formato de loja para shopping
A Lig-Lig, rede de culinária chinesa, lança mais um formato de negócio, além das lojas de ruas: as unidades para shopping centers. Segundo a marca, a meta é chegar a 40 unidades em operação até o final de 2015. Hoje, a rede tem 34. A loja Lig-Lig para shopping será mais compacta do que a operação de rua: são necessários de 40m2 a 50m2 de área e de 12 a 16 funcionários. O investimento, sem contar ponto comercial, vai de R$ 210 mil a R$ 335 mil, mais taxa de franquia.
www.liglig.com.brSóbrancelhas aposta em unidade móvel
A Sóbrancelhas, rede especializada na composição da estética do olhar, apresenta novo modelo de negócio: a Sóbrancelhas Truck, primeira unidade móvel do segmento. O investimento inicial nessa modalidade é de R$ 150 mil. A marca, que também trabalha com os formatos de quiosque e loja em shopping, tem hoje 65 contratos fechados e 41 unidades em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e espera terminar o ano com 130 franquias em todo o Brasil.
www.sobrancelhasfranquia.com.brBob’s avança na região Nordeste
A rede Bob’s inaugurou em meados deste ano sua primeira loja na cidade de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. A loja está localizada no Shopping Megachina. Atualmente, o estado da Bahia conta com 46 unidades Bob’s, e há expectativa em abrir mais cinco em 2015. Na região Nordeste, já são mais de 180 unidades, entre lojas de rua, shoppings e quiosques. Em todo o Brasil, o Bob’s planeja abrir 130 pontos de venda.
www.bobs.com.brConcretta parte para microfranquias
A Concretta, rede de franquias de cursos profissionalizantes, tem dois novos modelos de negócio em formato de microfranquias: o Concretta Easy, com investimento a partir de R$ 36 mil, e o Concretta Compacta, com investimento a partir de R$ 90 mil. Com estes dois formatos, a empresa projeta abrir 30 microfranquias até o final deste ano e triplicar o faturamento, passando de R$ 11 milhões, em 2014, para R$ 35 milhões em 2015. A Concretta possui 50 unidades vendidas e 28 em operação no modelo convencional, cujo investimento é de R$ 300 mil. Em 2015, a projeção é operar 100 unidades em todo o País com os três modelos existentes (convencional, easy e compacta). No prazo de dois anos, a expectativa é que a rede tenha 300 novas unidades.
www.escolaconcretta.com.br

CNA inaugura escritório na Barra da Tijuca
A rede de escolas de idiomas CNA acaba de inaugurar novo escritório regional, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Segundo a rede, a nova unidade têm a missão de oferecer suporte comercial e pedagógico aos franqueados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, regiões que concentram alta média de alunos por escola. De acordo com o CNA, a região fluminense abriga atualmente 74 das 609 escolas da rede, que registram uma média anual de 1.168 estudantes cada.
www.cna.com.br

Divino Fogão investe em novo formato de negócios
O Divino Fogão inicia uma nova operação: o Divino Fogão no Prato, no qual os consumidores terão oito opções por dia de refeição a ser servida diretamente no prato. Para o período da noite, o cliente também tem à disposição um cardápio de caldos, omeletes, lanches e aperitivos. O novo formato de negócios permite ao franqueado ter um ponto com metragem menor (39 m2) que o modelo tradicional, o que abre espaço para a operação chegar a supermercados e centros comerciais. O primeiro piloto será foi aberto em junho na praça de alimentação do Carrefour Giovanni Gronchi, na zona Sul de São Paulo. A rede tem 184 lojas em todo o Brasil.
www.divinofogao.com.br

5àsec MIRA municípios com mais de 70 mil habitantes
Apostando no potencial de crescimento do mercado de serviços e cuidados com a roupa, a rede de lavanderias 5àsec prevê inaugurar 40 lojas nos próximos dois anos. A maior aposta é em municípios com, no mínimo, 70 mil habitantes. Segundo a marca, apenas 3% dos consumidores brasileiros frequentam lavanderias, enquanto nos Estados Unidos esse número é de 65% e na Argentina, de 25%, o que demonstra o potencial do mercado. Atualmente, a 5àsec conta com 430 pontos de venda em todo o Brasil. O faturamento das lojas varia entre R$ 15 mil e R$ 80 mil por mês.
www.5asec.com.br

Squadra Investimentos fica com 100% da Imaginarium
O fundador da Imaginarium, Luiz Sebastião Rosa, vendeu o controle total da companhia para a Squadra Investimentos, que já havia ingressado como sócia da marca em 2012. Com isso, o empreendedor, suas filhas Nanina e Cecília Rosa, e o presidente da empresa, Carlos Zilli, deixam o quadro societário da franqueadora. Zilli será agora membro do Conselho de Administração da Imaginarium e responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da marca. Já Rosa se dedicará ao seu mais novo projeto, o Sítio Educação Arte Coworking (www.ositio.com.br), criado para ser um centro de estudos e convivência com atividades voltadas para as áreas da arte, design, bem estar, educação e coworking. A Imaginarium esperar abrir 30 lojas franqueadas em 2015 e faturar mais de R$ 200 milhões. Hoje, a empresa contabiliza  182 operações exclusivas: 171 lojas, 11 quiosques, 650 pontos multimarcas e 50 lojas no formato Love Brands em todo o Brasil.
www.imaginarium.com.br

It Beach quer franquias internacionais
A It Beach, marca de calçados injetados, bolsas e acessórios femininos com conceito ‘Resort Wear’, tem planos de abrir franquias internacionais este ano. A empresa já exporta para mais de vinte países e acaba de fechar parceria com a maior rede de varejo da Ásia, a Isetan, para vender seus produtos. Em 2015, a It Beach prevê inaugurar de 10 a 12 lojas e elevar o faturamento entre 8% e 10% no período. Hoje, a rede tem 47 unidades em operação.
www.itbeach.com.br

Seletti aposta em crescimento em espiral
O Seletti Culinária Saudável prevê crescer cerca de 45% este ano, totalizando 55 unidades entre abertas e contratadas. Para tanto, a estratégia é a de crescimento em espiral, priorizando a abertura de novas lojas em cidades que já contam com ao menos uma unidade em operação e com foco especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Até 2019, o plano de crescimento do Seletti prevê chegar a 150 operações em todo o Brasil. Atualmente, a rede tem 35 lojas em operação em shoppings localizados em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Piauí, Ceará e Distrito Federal.
www.seletti.com.br

Casa do Construtor INVESTE em gestão criada pela Toyota
A Casa do Construtor acaba de implantar uma nova metodologia de gestão de franquia: a LEAN (Lean Manufacturing), criada pela indústria automotiva japonesa Toyota. Segundo o sócio-fundador da Casa do Construtor, Expedito Eloel Arena, a rede é a primeira a investir nessa metodologia no setor do franchising nacional. O LEAN Casa do Construtor contempla mudanças nas áreas de Logística, Manutenção, Organização, Estoque, Comercial, Financeiro e Recursos Humanos, com o objetivo de ampliar a produtividade e potencializar o relacionamento com o cliente final.  “Até o final de 2015, a meta é alcançar 80 lojas com a metodologia e no ano que vem a previsão é estar com as 222 lojas da rede operando com o novo formato”, explica Arena.
www.casadoconstrutor.com.br

Pandora quer dobrar número de franquias
A joalheria Pandora espera dobrar o número de franquias este ano em relação ao ano passado, alcançando 70 lojas. Segundo a empresa, esta previsão vai ao encontro de um período de aquecimento no mercado de joias, uma vez que um relatório do McKinsey Global Institute estima que as vendas anuais do setor chegarão a US$ 250 bilhões ao ano até 2020. A Pandora foi fundada em 1982 em Copenhague, na Dinamarca, e chegou ao Brasil em 2009, onde opera com mais de 50 lojas conceito, sendo 40% delas franquias.
www.pandorajoias.com.br

Espetto Carioca faz planos para São Paulo
A rede de bares Espetto Carioca quer expandir para fora do Rio de Janeiro, principalmente para a capital e interior de São Paulo. A primeira unidade dessa estratégia será na cidade de Piracicaba, com inauguração prevista para novembro deste ano. Além de São Paulo, a rede tem projetos de expansão na capital fluminense: mais sete unidades serão abertas nas zonas Norte (Norte Shopping), Sul (Leblon) e Oeste (Barra da Tijuca) ainda em 2015. Hoje, a rede tem 19 unidades em operação, sendo 14 delas franquias.
www.espettocarioca.com.br

Grupo Trigo busca mil lojas até 2018
Com 584 unidades no Brasil, o Grupo Trigo – controlador do Trigo Franquias, que administra as franqueadoras marcas Spoleto, Domino’s Pizza e Koni – quer chegar a mil lojas até 2018. O Grupo deu o pontapé inicial em dois novos negócios que ampliam a atuação no segmento de culinária japonesa. O GoKoni, delivery online que já opera no Rio de Janeiro e reforça junto com a Domino’s o investimento no e-commerce, e o Gurumê, restaurante do segmento casual dining, com cardápio japonês fusion, que opera com grande sucesso num shopping da zona sul do Rio de Janeiro.

Jan-Pro aposta em expansão e em escritórios regionais
A Jan-Pro, especializada em limpeza corporativa e industrial, espera terminar o ano com 50 novas franquias e faturamento 78% maior que o registrado em 2014. As novas unidades devem ser abertas em todo o território nacional, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Segundo a empresa, entre janeiro e abril de 2015, uma média de 320 empreendedores por mês se candidatou para abrir uma franquia da empresa no País. Outro plano da marca é abrir mais seis escritórios regionais, em locais nos quais já conta com franqueados unitários e que vêm registrando um aumento intenso na procura por serviços de limpeza profissional. Estão na mira da empresa Curitiba, Florianópolis, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia, Cuiabá, Londrina e Campo Grande.
www.empresadeservicosdelimpeza.com.br

Lug’s projeta 500 lojas em dois continentes
Com 117 franquias já comercializadas na América do Sul e Europa, a Lug’s Franchising quer alcançar a marca de 500 lojas nos dois continentes até 2016. No Brasil, a Lug’s tem unidades em operação, montagem ou comercializadas em praticamente todos os estados brasileiros. Na América do Sul há lojas vendidas no Uruguai, Argentina, Colômbia e Bolívia. Todos os franqueados internacionais já iniciam o negócio como másters franqueados, ou seja, com mais de uma loja em seus países. O investimento na rede especializada em batata frita belga e chiken tasty vai de R$ 50 mil a R$ 200 mil.
www.lugs.com.br

Yázigi lança bicicleta-biblioteca
O Instituto de idiomas Yázigi, marca da Pearson, lança para seus franqueados o bikebook, iniciativa de marketing que procura disseminar conhecimento a partir do empréstimo de livros. Como funciona o bikebook? O promotor da ação, chamado de biker, andará pela cidade com a bicicleta-biblioteca em busca dos locais de circulação de futuros alunos. No percurso e no destino, ele abordará e conversará com as pessoas, oferecendo os livros da biblioteca e incentivando a prática do contato com a língua inglesa. Qualquer pessoa pode pegar um livro emprestado, basta, ao final da leitura, devolvê-lo na unidade do Yázigi mais próxima.
www.yazigi.com.br

Domino’s Pizza tem novidades para 2015
A Domino’s Pizza estima abrir 41 unidades este ano, chegando a dezembro com 156 lojas. As regiões de maior interesse são o Nordeste, o estado de Minas Gerais e São Paulo, interior e capital. A marca lançou recentemente um novo modelo de negócio, a loja contêiner, que reduz o custo fixo com o aluguel do ponto comercial (Veja matéria de capa).
www.dominos.com.br

Quiksilver expande através do franchising
A Quiksilver, empresa australiana fundada em 1969 e detentora das marcas Quiksilver, Roxy e DC Shoes, iniciou em março de 2015 seu projeto de expansão em franquias nas principais cidades brasileiras. A empresa pretende abrir entre cinco e dez unidades até o final do ano. O potencial avaliado pela marca é de ter, pelo menos, uma loja em cada uma das capitais brasileiras, e em cidades do interior com maior potencial. O projeto de franquias do grupo contempla desde lojas maiores com 100 m2 envolvendo o portfólio completo de produtos das três marcas do grupo, até lojas com apenas 40 m2 com uma oferta reduzida de produtos. Os investimentos iniciais variam de R$ 350 mil a R$ 600 mil, com retorno de capital em aproximadamente 35 meses.
www.quiksilver.com.br

Wizard lança modelo Kids
A rede de ensino de idiomas Wizard acaba de lançar o Wizard Kids, que tem como foco principal crianças de 3 a 12 anos. Segundo a marca, o novo modelo de negócio tem uma estrutura diferenciada, lúdica e criativa para atrair os pequenos no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Com atuação no mercado desde 1987, a Wizard tem mais de 1.200 escolas no Brasil, além de unidades nos Estados Unidos, Japão, Costa Rica e Paraguai.
www.wizard.com.br

Morana avança nos Estados Unidos
Depois de abrir a primeira unidade nos Estados Unidos em 2013 – em Los Angeles, no Westfield Fashion Square Mall –, a Morana inaugura mais uma loja no país, dessa vez em Orlando, no Florida Mall; um dos maiores e principais shoppings de Orlando. Desde 2007, a rede de acessórios femininos está em Portugal, com duas operações na capital Lisboa. Em 2014 abriu sua primeira operação na Espanha, na cidade de Málaga, dentro do El Corte Inglès, a maior loja de departamentos do país. O Grupo Ornatus prevê mais algumas inaugurações este ano, em locais como Houston, Miami e na capital de Washington.
www.morana.com.br