Presidente da Farma & Farma e sócio/vice-presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic debatem Gestão de Franquias de Alta Performance
12/08/2022
Sob o tema Gestão de Franquias de Alta Performance, a ABF realizou nessa quarta-feira (10/8) o Encontro Virtual da Comissão de Saúde e Bem-Estar. O evento contou com a participação de Rinaldo Ferreiro, presidente da Farma & Farma, e Lucas Romi, sócio e vice-presidente de Expansão e Novos Negócios na Odontoclinic. Exclusivo e gratuito, o Encontro teve o patrocínio oficial da Med Systems Negócios e Redes e reuniu 40 representantes de marcas associadas à ABF.
Danyelle Van Straten, diretora da ABF Regional Minas Gerais e CEO da Depyl Action, e Thaís Ramos, coordenadora da Comissão de Saúde, Beleza e Bem-Estar e máster franqueada da Não + Pelo moderaram o Encontro.
As executivas apresentaram os dados do desempenho do setor no primeiro trimestre de 2022 e destacaram a importância da cadeia do segmento.
Para Danyelle, ter franqueados com alto desempenho é o sonho de muitos franqueadores e foi sobre esse mote que aconteceu o Encontro Virtual. “O grupo trouxe cases de sucesso e trocas de experiência que fomentam franqueados de alta performance. A Farma e Farma trouxe um modelo de gestão compartilhada por células de competência e a Odontoclinic aposta em um modelo onde 10% da rede pode participar de um grupo ‘tropa de elite’ de franqueados de alta performance. O encontro trouxe, ainda, o BI [Inteligência de Mercado ou Business Intelligence na sigla em inglês] como grande ponto de apoio para melhorar a visita em campo”, reiterou.
Gestão Compartilhada de Performance
Ferreiro, da Farma & Farma, apresentou alguns rankings que definem as farmácias, como: faturamento, ticket médio, número de atendimentos e de itens vendidos, lucratividade e gestão administrativa e de marketing. “Após a identificação dos pontos fortes e fracos da marca, realizamos o monitoramento da execução dos planos de ação estabelecidos juntamente com o franqueado para o sucesso absoluto,” disse.
Os resultados são vistos na redução de custos da unidade, melhoria nos processos e operações e estratégias de mercado.
Gestão de Redes de Alta Performance
Em meio à crescente onda de procura por procedimentos odontológicos, uma avaliação de desempenho e potencial da marca fez-se mais que necessário. De acordo com Romi, da Odontoclinic, a colaboração de um franqueado pode ser identificada a partir de uma análise fundamentada e direcionada.
“Trabalhamos com retenção e gestão de dados para então definir a melhor forma de trabalho e o nível de suporte favorável ao crescimento do franqueado”, afirmou.
Os próximos encontros da Comissão de Saúde e Bem-Estar serão realizados no dia 28/09, de forma presencial, e virtual, em 22/11.
Foto: ABF/Divulgação