Início Notícias Dr. Dráuzio Varella trata de relações pessoais e de trabalho em Convenção ABF

Dr. Dráuzio Varella trata de relações pessoais e de trabalho em Convenção ABF

Dr. Dráuzio Varella trata de relações pessoais e de trabalho em Convenção ABF
Dr. Dráuzio Varella realizando a Palestra de Encerramento da 20ª Convenção ABF

Médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, Varella realizou palestra de encerramento e debateu mudanças no comportamento humano pós-pandemia e formas de buscar uma melhor qualidade de vida.

24/10/2022

No início da tarde do último sábado, dia 22/10, o Dr. Dráuzio Varella realizou a Palestra de Encerramento da 20ª Convenção ABF, a maior edição de sua história. O médico oncologista, cientista e escritor brasileiro abordou temas contemporâneos, como: as recentes mudanças nas relações pessoais e de trabalho neste momento de pós-pandemia do coronavírus e como buscar uma melhor qualidade de vida.

Partindo do princípio de que nós, seres humanos, não surgimos do agora, Varella iniciou sua fala apontando diversos momentos importantes de um longo processo de evolução humana até os últimos anos de pandemia do novo coronavírus.

O médico apresentou um overview que abrangeu desde as relações pessoais, físicas e diárias nos primórdios até a chegada do fax, e-mails e ampliação da tecnologia instantânea com o WhatsApp.

“As cidades cresceram tanto que não temos mais a necessidade de viver no mesmo grupo em que nascemos e ter famílias enormes. Contrariamos milênios de evolução. Nós tivemos mudanças significativas e intensas no comportamento humano”, afirmou.

No entanto, ele alertou que o nosso cérebro ainda não está preparado para as milhares de cobranças e informações que chegam durante as 24 horas do dia nos celulares e computadores portáteis. “É a partir disso que começamos a compreender o aumento dos casos de depressão, ansiedade e falta de assimilação da memória. Nos tornamos seres individualistas e a pandemia ampliou ainda mais este sentimento quando nos isolamos”, disse. Situação que segue sendo perpetuada nas relações pessoais e de trabalho, principalmente, quando se refere às doenças mentais e temor pela perda do emprego.

Com isso, Varella falou sobre a necessidade de termos uma cultura que permita uma discussão a respeito das condições psicológicas de colaboradores e donos de empresas, ou até iniciativas para que as pessoas falem com profissionais. “É muito importante você falar”, salientou. Para ele, esses transtornos são fáceis de serem tratados no começo e “o estímulo das empresas deve fazer a diferença na vida de cada um antes que o quadro se agrave”.

Por fim, o médico deu dicas para quem quer começar uma atividade física, visto que ela colabora positivamente para a saúde geral, principalmente a mental, iniciando de forma leve e disciplinada até que se torne algo prazeroso.

Varella também parabenizou a ABF pela iniciativa de trazer esse debate à tona, juntamente com franqueados, fornecedores e seus familiares, para que todos possam buscar melhora constante da qualidade de vida pessoal e profissional. “Não espere ter disposição para iniciar um exercício, pois ela não virá. Nunca vivemos em um mundo tão confortável como hoje em dia, temos tudo nas nossas mãos e pensando sempre nas futuras gerações. Não podemos jogar tudo isso fora”, finalizou.

Foto: Keiny Andrade