Início Notícias ABF em Ação Comissão de Microfranquias discute inovação em visita técnica à Cacau Show

Comissão de Microfranquias discute inovação em visita técnica à Cacau Show

Comissão de Microfranquias discute inovação em visita técnica à Cacau Show
Associados durante o Encontro Presencial da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos na sede da Cacau Show, em São Paulo

Cerca de 80 executivos participaram de palestras com especialistas do setor, mesas-redondas e uma visita técnica na sede da marca, em São Paulo.

27/09/2022

A ABF realizou nesta terça-feira (27/9) o Encontro da Comissão de Microfranquias e Novos Formatos, das 9h30 às 16h30, na sede da Cacau Show, em Itapevi, São Paulo, e contou com a presença de cerca de 80 associados. O evento foi liderado por Adriana Auriemo, diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da Associação, e Felipe Buranello, coordenador da Comissão de Microfranquias. Os anfitriões também apresentaram os membros da Comissão e agradeceram aos associados presentes.

Em seguida, Arlan Roque, gerente de Expansão e Novos Negócios da Cacau Show, foi convidado para falar sobre a história geral até o sucesso atual da franqueadora. “Hoje, temos em torno de 3 mil lojas, entre próprias e franqueadas, uma representação que não chega a 12% do mercado de chocolate, o que acaba sendo uma oportunidade gigantesca para o crescimento da Cacau Show”, disse. Além disso, o executivo destacou que o repasse de lojas se tornou um dos focos da marca nos últimos sete anos, contrariando o sentimento de preocupação de grande parte das franqueadoras, em geral. “Entendemos que o repasse faz parte do negócio, é compra e venda de loja. Nos desesperamos no início, mas hoje já temos um núcleo próprio para esse tipo de negociação e consideramos aceitável ter em torno de 5% a 7% da base existente disponível para repasse”, frisou Arlan.

A palestra de Comportamento dos Franqueadores de Sucesso, ministrada por Alexandre Sita, CEO da Proselling, abordou a importância de o franqueado ter experiência no ramo de vendas e do trabalho em conjunto com franqueadora, franqueado e consultorias de campo. Para o CEO, “o franqueado que não tem bagagem na área comercial ou executiva tende a sentir mais dificuldade ao migrar para o setor. Entendemos essa fraqueza e criamos um time de consultoria para capacitar essas pessoas em todos os processos operacionais”.

Alexandre Costa, CEO da Cacau Show, bate-papo com os associados participantes do Encontro

Os associados tiveram, ainda, um bate-papo com Alexandre Costa, CEO da Cacau Show, que falou um pouco sobre a sua história pessoal e os seus primeiros chocolates vendidos. Além de alguns insights, troca de experiências e a construção de uma marca referência do setor alimentício. “A Cacau Show é uma obra do coletivo e vivemos juntos para tocar o coração das pessoas com produtos de qualidade, design, competitividade e competência. São 16 mil pessoas que dependem de nós. Somos sérios e buscamos novidades a todo instante, estando perto do consumidor”, afirmou o executivo.

Logo após, seis mesas-redondas com temas diversificados para troca de experiências foram formadas com os seguintes moderadores: Lilian Marques, diretora de Expansão da TRATABEM; Humberto Madeira, vice-presidente da Prudential; Adriana Auriemo; Alexandre David, sócio da Alexandre David Advogados; Antônio Brizoti, co-fundador da Parça Franchising ; e José Rubens, CEO e cofundador da Guia-se.

Para Humberto, a experiência na Cacau Show superou todas as expectativas e fez com que, mais uma vez, todos pudessem compreender a importância do propósito das marcas e do networking geral entre representantes de franquias diferentes”. Já para André Machado, CEO e fundador da Compre Store, a história e os desafios pontuados pelo líder da Cacau Show são fundamentais para compreendermos que as dores de uma franquia com 2 ou 2 mil lojas são as mesmas, demandando intensos trabalhos e soluções. “Todos temos problemas e o desafio é seguir em frente com transparência”, afirmou.

Por fim, todos participaram de um tour pela sede da Cacau Show, onde conheceram as operações e a linha de produção dos chocolates da marca.

Foto: ABF/Divulgação