Bate-papo detalha missão à China

China
Multidão de visitantes na entrada da CIIE 2018: oportunidades de negócios em profusão na China

A ABF realizou na quarta-feira (12) um Bate-papo sobre a Missão China, ocorrida de 29 de outubro a 14 de novembro à Shangai e à capital Beijing (Pequim). O grupo da entidade foi ao gigante país oriental juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

China
Pavilhão do Brasil na feira: espaço e valorização para os produtos e serviços do País no mercado chinês

A missão foi centrada na participação do Brasil na China International Import Expo (CIIE), maior feira de negócios do mundo, que atrai centenas de milhares de visitantes e representantes de governos de dezenas de países para vender seus produtos e serviços à nação mais populosa do mundo, com aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas. O grupo da ABF realizou, ainda, visitas técnicas a empresas de varejo, consultorias de importação e a instituições.

Participaram do bate-papo Bruno Amado, gerente Internacional da ABF, Vanessa Bretas, gerente de Inteligência de Mercado da entidade, Isabel Fontoura, da gerência de Economia Criativa, Casa/Construção, Moda, Tecnologia e Serviços/Saúde da Apex-Brasil; Rodolfo Magalhães, sócio e diretor de Franquias da Coife Odonto, e Ling Hsieh, sócia-diretora da consultoria Win Education Business Support, que conduziu o grupo durante a missão.

Amado abriu o encontro apresentando as ações desenvolvidas em parceria com a Agência e detalhou a agenda de missões da entidade em 2019 (veja quadro abaixo). A missão integrou o projeto Franchising Brasil, realizado no âmbito do convênio da Associação com a Apex-Brasil, renovado até 2020. A iniciativa tem por objetivo promover a internacionalização de marcas e franquias brasileiras. Segundo o gerente internacional, em mais de dez anos de parceria, cerca de 100 empresas já foram beneficiadas pelo Franchising Brasil. Para Isabel, “o projeto vive um momento muito bom”. A executiva defendeu que as empresas não só estejam junto com ambas as organizações para oferecer “os melhores produtos e serviços dentro do projeto, mas que também sejam multiplicadoras, embaixadoras para outras franquias”.

Os mercados prioritários no biênio 2019-2020 são América Latina, Portugal, Espanha, França, além de Estados Unidos e China. “Há também mercados secundários no projeto, que nós estamos alertas e atentos ao que está acontecendo. (…) O mercado muda, os interesses mudam, a economia muda e nós temos que adaptar o projeto à medida que o tempo vai avançando”, observou Amado.

CIIE
Ling, sino-brasileira nascida em Taiwan, destacou a dimensão e importância da CIIE e detalhou a missão cujo objetivo principal foi apoiar a internacionalização das marcas associadas à ABF em sua expansão para o mercado chinês. “O país se mobiliza para a feira”, disse. Prova disso é que os dois primeiros dias do evento são feriados decretados pelo governo. Segundo os organizadores, na edição 2018 a feira ocupou uma área de 270.000 m², recebeu 150 mil pessoas por dia durante os cinco dias do evento (de 5 a 10 de novembro), reuniu 172 países, 3.617 empresas, das quais 200 são listadas entre as 500 da revista Fortune. “A feira é uma baita oportunidade para saber quais são seus concorrentes no mundo e o que estão fazendo”, ressaltou Ling.

A China atualmente possui mais de 500 milhões de usuários de smartphones, mais de 720 milhões de internautas, dos quais 55% utilizam pagamento móvel, contra 19% nos Estados Unidos. De acordo com a consultora, “além de escala, a China, por diretriz do governo, quer depender menos de importação e aumentar o consumo interno”, o que gera inúmeras oportunidades de negócios.

Ling deu suporte ao grupo da ABF nas visitas técnicas e nos encontros de negócios. No setor de varejo foram visitadas a City Shop, rede de produtos importados de todo o mundo instalada em grandes condomínios; HeMa, rede de supermercados basicamente de alimentos, uma iniciativa da gigante chinesa de e-commerce Alibaba para ter lojas físicas e oferecer uma nova experiência ao consumidor; e a Starbucks Roastery, cuja loja em Shangai é a maior da rede norte-americana no mundo. O grupo esteve também nas entidades importadoras Orient International e Shangai Free Trade Zone e, ainda, na Hejun, uma das maiores consultorias chinesas em varejo, na CCFA, congênere da ABF na China, e no Banco do Brasil.

China
Estande da Coife (Vip Dental Clinics) na CIIE: lição de casa feita para entrar na China

Experiência da Coife Odonto
Segundo Ling, os chineses gostam, assim como os brasileiros, de fazer relacionamento e não somente negócios.  Compreendendo a cultura local e fazendo a lição de casa, há mais de três anos a Coife Odonto atua na expansão para a China, onde se estabeleceu com a marca Vip Dental Clinics. A experiência da rede criada em Jundiaí, interior de São Paulo, há mais de 20 anos e com 175 unidades no Brasil, foi apresentada por Rodolfo Magalhães, sócio e diretor de Franquias. Segundo ele, é preciso não só visitar a China, mas fazer amizades e também participar de feiras específicas do segmento em que a rede de franquias atue.

Entre as principais dicas dadas pelo executivo para empresas interessadas em expandir para a China está o indispensável contato com fornecedores, no mínimo dez, antes de ir, e levar todos os materiais traduzidos. “Eles levam muito a sério a questão do respeito com a língua deles”, disse. Para Magalhães, o Brasil e as marcas brasileiras ainda são pouco conhecidos na China. “Temos que construir a reputação do Brasil lá”, defendeu.

Confira as Missões da ABF em 2019:

17 a 21 março – Expo Franchise Paris e Show Case de Franquias

24 a 27 de março – MUFC – Multi-Unit Franchise Conference

23 e 24 de abril – Missão Bolívia

26 a 29 de junho – Projeto Comprador (Brazil Franchise Experience) – ABF Franchising Week – São Paulo

3 a 10 de julho – Missão Colômbia e Peru

5 e 6 de setembro – Missão Argentina / Feira de Franquias

Setembro ou outubro – Missão Paraguai / Expo Paraguay Brasil

Novembro – Missão Portugal

Fotos: ABF/Divulgação