Perspectivas para 2019 foi tema do último evento do ano da ABF Rio

Evento foi uma excelente oportunidade de confraternização

A ABF Rio reuniu na terça-feira (11/12) mais de 80 pessoas entre associados e parceiros no último evento do ano, que se transformou também numa excelente oportunidade de confraternização.

Para encerrar o calendário de eventos de 2018, a ABF escolheu a palestra “Cenários Econômicos para 2019”, apresentada pelo economista do Banco Santander Rodolfo Margato. Além de um panorama geral sobre a economia global e do Brasil, o economista fez um recorte especial sobre o Estado do Rio de Janeiro. “A tendência é de melhora no desempenho da economia, uma vez que a demanda reprimida das famílias é grande”, afirmou. Ainda segundo Margato, a boa notícia para  empreendedor é que o ambiente para os negócios também deve melhorar uma vez que a previsão é de juros e inflação baixa para 2019. Além disso, o crédito tem bastante potencial para seguir em expansão”.

Depois de apresentar muitos dados, Rodolfo Margato finalizou sua palestra dizendo que o principal problema brasileiro continua sendo a questão fiscal.

ABF em Números

Os participantes tiveram a oportunidade também de conhecer mais sobre as atividades da ABF Rio e também de conhecer os atuais diretores da entidade. Durante a abertura do evento, a presidente Eliane Bernardino destacou que o desempenho do franchising no Estado  cresceu 9,9% no terceiro trimestre desse ano. “Foi um ano desafiador. “Nesse contexto, quanto mais unidos estivermos, melhor para trabalhar pelo setor”, afirmou Eliane.

Para encerrar o evento com muita motivação, o especialista em voo livre de longa distância Glauco Cavalcanti, que é também economista e  professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Negociação pela Harvard Law School, fez uma analogia muito interessante sobre os desafios da asa delta com o dia a dia dos empreendedores.

Homenagens

Ainda durante o evento, a presidente Eliane Bernardino, aproveitou a presença de todos e fez  homenagens  a pessoas importantes para o desenvolvimento do franchising no Rio. O objetivo foi reconhecer o empenho de profissionais e parceiros da entidade.

Os homenageados foram o ex-presidente da ABF Rio Beto Filho, que esteve presente à frente da entidade  por três mandados e ainda hoje colabora com a ABF; o gerente da área de soluções e inovações do Sebrae Rio, Ricardo Vargas; a Analista do Sebrae Rio, Jaqueline Garcia; e o coordenador acadêmico Jorge Duro do MBA de Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC Rio, entidade parceira da ABF Rio na oferta de cursos de capacitação.

Renovação de  convênio com AGERio

Ainda durante o evento, a ABF Rio renovou por mais um ano a parceria através de um aditivo no acordo de cooperação com a AgeRio, empresa ligada ao governo Estadual que fomenta o empreendedorismo no Estado.

O acordo foi assinado pela presidente da ABF Rio Eliane Bernardino e pela diretora de desenvolvimento da AgeRio, Dara de Souza que destacou o objetivo da agência de fomentar o empreendedorismo no Estado e principalmente o modelo de franchising.

Segundo ela, são inúmeras as vantagens oferecidas pela AgeRio ao sector de franchising. Uma novidade anunciada pela diretora da agência é que a AgeRio tem  a exclusividade de ofertar ao mercado de R$ 90 milhões do FINEP para incentivar a inovação.

Após a manhã cheia de conteúdo, a ABF Rio convidou todos os participantes para um almoço de confraternização e networking.

CONFIRA ABAIXO A GALERIA DE FOTOS