Quatro comissões da ABF realizaram seus últimos encontros do ano: Expansão e Pontos Comerciais; Transformação Digital; Vestuário, Calçados e Acessórios; e Fornecedores.
A ABF realizou quatro encontros de comissões em novembro, sendo elas: de Expansão e Pontos Comerciais; Transformação Digital; Vestuário, Calçados e Acessórios; e Fornecedores. Todas as reuniões foram exclusivas para os associados da entidade.
O Encontro da Comissão de Expansão e Pontos Comerciais foi realizado no dia 17/11, de forma presencial, na sede do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais (PR), com 85 inscritos e vagas esgotadas. Em um bate-papo com os participantes, o vice-presidente de operações do Grupo, Sérgio Sampaio, apresentou a história da companhia que possui nove marcas, presença em 16 países, 20 mil SKU’s (Unidade de Manutenção de Estoque), 14 mil funcionários, duas fábricas – sendo que uma delas é a terceira mais moderna do mundo no segmento). No total, são 3.653 lojas, 771 espaços do revendedor e grandes grupos de franqueados multilojas.
Para Renata Rochou, coordenadora da Comissão, o “evento foi um sucesso. Participamos de uma visita técnica e pudemos ver de perto as operações das duas fábricas do Grupo, que é um exemplo de relacionamento de longo prazo com os franqueados e que continuam crescendo em lojas, mas sempre com a base interna de franqueados”, ressaltou.
Transformação Digital
A Comissão de Transformação Digital também teve o seu último Encontro do ano no dia 25 de novembro. De forma inédita e inovadora, a reunião foi realizada no Metaverso e contou com a participação dos avatares do diretor da Comissão, Carlos Zilli, do coordenador, Julio Monteiro, do gerente de Transformação Digital e Marketing, Alexandre Passarelli, e dos membros: Ana Flávia Martins, Alexandre Gotco, Dany Levkovits, Fábio Khouri, Gustavo Schifino (Guga), José Rubens Oliva Rodrigues (Zé Rubens), Marcelo Tristão, Raphael Mattos e Tiago Gil.
Monteiro esteve à frente da reunião, em que “cada participante se conectou à distância em um escritório online com avatares”, explicou.
O planejamento estratégico da Comissão para 2023 foi o foco dos membros. O coordenador afirmou, ainda, que “a interação foi totalmente real, mesmo estando no digital. O grande aprendizado nesse formato foi a interação, sem dúvidas, melhor do que em uma vídeo conferência”.
Vestuário, Calçados e Acessórios
Em 29/11, a Comissão de Vestuário, Calçados e Acessórios reuniu 33 participantes na sede da Chilli Beans para o seu último Encontro do ano. Caito Maia, CEO da rede, expôs toda a mudança de mindset para se ter uma segunda marca e todas os desafios de implantá-la. Além disso, apresentou a ótica Chilli Beans, sua equipe, procedimentos e produtos que se diferem da logomarca em vermelho.
“Pudemos conhecer a sede da marca e como tudo funciona. Foi muito enriquecedor para os franqueadores que estavam lá como AlphaGrafics, CVC, Lupo, Malwee, Paris6, Petland, Pusco, entre outros.”, afirmou Celina Kochen, coordenadora da Comissão.
Fornecedores
Já a Comissão de Fornecedores se reuniu no dia 30/11 para debater ESG e LGPD no franchising. “A pesquisa do Selo de Excelência em Franchising (SEF) e o Prêmio Destaque de Sustentabilidade, ambos da ABF, também foram destaques, visto que fomentam as boas práticas de ESG no setor”, acrescentou Beno Krivkin, coordenador da Comissão.
A relação entre a LGPD e os fornecedores também foi abordada e contou com a participação de Marcos Lima, head of Cyber Security do Grupo Santander. O executivo explicou que o Grupo conta com cinco mil fornecedores e a administração, gerenciamento e segurança de ponta são mais que necessários. “Hoje o crime cibernético é realizado por quadrilhas estruturadas, como um crime organizado mesmo. Não é mais um adolescente brincando com dados, mas organizações especializadas em crimes cibernéticos”, alertou.
Fotos: ABF/Divulgação