Início Notícias ABF em Ação Aspectos jurídicos e estratégias de marketing chamam a atenção de especialistas em debates Pós-IFA 2022

Aspectos jurídicos e estratégias de marketing chamam a atenção de especialistas em debates Pós-IFA 2022

Aspectos jurídicos e estratégias de marketing chamam a atenção de especialistas em debates Pós-IFA 2022
Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF, apresenta o Pós (IFA)
  • Considerações são realizadas nesta terça-feira (22/3) em evento digital da Associação Brasileira de Franchising.
  • Temas e tendências abordadas no Congresso da International Franchise Association – IFA são analisados por profissionais renomados

22/03/2022.

 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realiza nesta terça-feira, dia 22, o Pós-IFA 2022, com transmissão ao vivo e digital. De acordo com as considerações da Juliana Sayão, Head de Franquias no Banco Safra, as melhores práticas voltadas para os aspectos financeiros do mercado de franquias são voltadas para: alternativas customizadas que dão suporte às franquias e o valor das informações consolidadas sobre o franqueador, franqueado e fornecedores, visto que se cruzam para o desenvolvimento de benefícios e produtos customizados para a rede.

(A partir da esq.) Tatiana Sister, sócia do escritório Pinheiro Neto Advogados; Sidnei Amendoeira – diretor jurídico da ABF/ MMA Advogados; e Renata Pin, sócia do escritório Andrea Oricchio Advogados

Pontos de atenção!

Com a moderação de Sidnei Amendoeira – diretor jurídico da ABF/ MMA Advogados, o  painel Aspectos Jurídicos e finanças: pontos de atenção!, uma equipe de advogados apresentou a importância de ser ter parceiros jurídicos internacionais.

De acordo com a Tatiana Sister, sócia do escritório Pinheiro Neto Advogados, o autoconhecimento do negócio e avaliações internacionais sobre o mercado são cruciais para o início da compreensão dos territórios alvos e suas respectivas legislações e burocracias trabalhistas. “O ideal é lincar um profissional jurídico do país de origem do franqueado com um advogado do país onde o modelo de negócio será colocado”, destaca a advogada.

Juntamente com a Renata Pin, sócia do escritório Andrea Oricchio Advogado, os advogados também citaram o Burguer King, fundada nos Estados Unidos, que teve que se adaptar ao registro de titularidade do nome da marca, como na Austrália, que passou a ser chamado de Hungry Jack’s.

Para Renata, os norte-americanos estão dispostos a ampliar a relação entre franqueadora, franqueador e o setor de recrutamento tanto no processo de expansão internacional, quanto no processo de investimento no treinamento com cultura e plano de carreira muito bem estruturados.

Franchise Disvlousure Document – FDD

O moderador Sidney Amendoeira também destacou um tema recorrente no Congresso da International Franchise Association deste ano: as informações que devem constar no Documento de Divulgação de Franquia, Franchise Disvlousure Document (FDD) no Canadá.

A legislação canadense diz que o executivo que assina o termo de entrega do documento responde diretamente pelas informações que a franqueadora presta. Para o advogado, isso vai “contra qualquer conceito de pessoal física e jurídica no Brasil e nos estados Unidos”.

As melhores práticas em marketing

No último pinel do Pós-IFA 2022, As melhores práticas em marketing,  a moderador Adriana Auriemo, Diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF e Sócia-diretora da Nutty Bavarian, pontou o uso dos dados pelas franquias e franqueadoras, lincado ao marketing para maior atração de clientes, tema muito abordado durante a Convenção.

A apresentação de Beno Krivkin, coordenador da Comissão de Fornecedores da ABF e Fundador e CEO da Tribeca, reiterou o uso dos dados para entender a jornada do comprador no cenário atual, como um caminho para a marca compreender os processos de marketing efetivos. Segundo Raphael Mattos, CEO da Premiapão e Player Media,  as métricas criadas e milhares de rastros – dados – compilados devem ser simplificados da melhor maneira possível em um campo de visão amplo para que o franqueado saiba quais os seus próximos passos no marketing local.

Encerramento

A, Fabiana Estrela, diretora de capacitação da ABF, encerrou o evento após intensivos debates sobre os principais insights e temas abordados na Convenção, como: visitas técnicas e tour guiado realizados pelo Grupo ABF nos Estados Unidos, sustentação da marca diante de um relacionamento entre franqueadores, franqueados e clientes, tendências de expansão e internacionalização, pontos de atenção às finanças, aspectos jurídicos e a prática do uso de dados no marketing   de uma marca.

Você pode conferir o conteúdo na íntegra através da Plataforma ABF Educação, acesse aqui.

Saiba mais sobre o Pós-IFA 2O22:

ABF debate tendências e insights.

Foto: Divulgação/ABF.