Início Notícias ABF em Ação ABF Nordeste debate jornada digital no 1º Encontro de 2021

ABF Nordeste debate jornada digital no 1º Encontro de 2021

ABF Nordeste debate jornada digital no 1º Encontro de 2021
Associados da ABF Regional Nordeste interagem em encontro on-line

No último dia 30 de março, a Regional Nordeste da Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou seu primeiro encontro de 2021. Com duração de cerca de 2h30, o evento proporcionou um amplo espaço de debate e troca de experiências entre os participantes, que puderam acompanhar a divulgação dos principais números regionais, além de palestra e mesa-redonda.

A apresentação do desempenho do setor na Região ficou a cargo do diretor da ABF Nordeste, Cândido Espinheira, sócio-fundador e diretor-presidente da Yes! Comestics; e Leonardo Lamartine, CEO da Branding, Hub & Franchising.

“A Jornada da Transformação Digital” foi o tema da palestra de Carlos Zilli, diretor de Estratégia Digital da ABF, sócio e diretor de Franquias do Café Cultura, e coautor do livro A Jornada da Transformação Digital – Um guia prático: cases, fundamentos e ferramentas.

Já a mesa-redonda teve como tema “Expansão e Multicanalidade”, e contou com a participação de Alisson Ramalho, vice-presidente do Grupo Sobrancelhas Design; Carlos Guimarães, gerente nacional de Franquias da rede Le Biscuit; e Raphael Mattos, CEO do Grupo PremiaPão.

Durante sua apresentação sobre a importância da presença de uma empresa em canais digitais, sobretudo nestes tempos desafiadores, Ramalho fez um update de uma das frases mais famosas de Bill Gates: “Em alguns anos, vão existir dois tipos de empresa: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”. Para o empresário do ramo da beleza, a frase do momento é: “Na atualidade existem dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora do mercado”. Ele ainda afirmou que a multicanalidade é, inclusive, uma ferramenta não apenas de atração de clientes, como também um atrativo para futuros empreendedores, que, inclusive, podem até fazer parte da clientela.

Alisson finalizou sua apresentação deixando uma reflexão: “O Brasil é a nação com maior taxa de empreendedorismo do mundo. O número de empreendedores vem crescendo no país. Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em dez anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23%, para 34,5%”.

Imagem: ABF/Reprodução