Início Notícias ABF em Ação ABF representa o Brasil em Assembleia Geral da Federação Ibero-Americana de Franquias na Venezuela

ABF representa o Brasil em Assembleia Geral da Federação Ibero-Americana de Franquias na Venezuela

ABF representa o Brasil em Assembleia Geral da Federação Ibero-Americana de Franquias na Venezuela
Executivos participam da Assembleia Geral da Federação Ibero-americana de Franquias, na Venezuela

Executivos de dez países estiveram presentes no evento realizado nos dias 11 e 12 de novembro, na cidade de Caracas.

A ABF esteve presente na Assembleia Geral da Federação Ibero-Americana de Franquias, realizada na cidade de Caracas, na Venezuela, entre os dias 11 e 12 de novembro. O Brasil é membro fundador da FIAF e foi representado por Natan Baril, Diretor Internacional da ABF e Conselheiro Institucional da FIAF, e Bruno Lucius, Gerente Jurídico da ABF. No total, nove países membros participaram do evento:  Argentina, Brasil, Colômbia, Guatemala, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

A recepção venezuelana surpreendeu de forma positiva. Para Lucius, “a reunião foi muito bem organizada e vale destacar o empenho da Venezuela em realizar o evento da melhor forma possível, superando todas as expectativas”.

O primeiro dia de Assembleia foi marcado pela leitura e aprovação da ata da reunião de Buenos Aires, momento em que cada país falou sobre o seu respectivo cenário econômico e os números do setor de franquias. A Convenção da FIAF 2023, que será realizada em Cancun, também foi pautada entre os executivos, além de mesas-redondas com temas para debate: necessidade ou não de leis específicas para as franquias, os seus prós e contras; e temas de educação de franquias na Convenção da FIAF.

Além disso, Baril deu entrevistas sobre o sistema de franquias brasileiros para a TV venezuelana. A participação do conselheiro institucional da FIAF foi vista como efetiva no âmbito institucional, consolidou sua posição e ampliou a importância da ABF.

No dia 12 de novembro, segundo dia de Assembleia, as mesas-redondas foram encerradas com a apresentação das conclusões dos dois grupos ao secretário-geral da FIAF, Gabriel Grasiuso.

Na parte da tarde, representantes da Venezuela deram início à amostra da Feira de Franquias, onde dez marcas expuseram seus produtos e serviços e destacaram o apoio do governo à iniciativa privada e ao setor – colaborando diretamente para a realização da Feira após oito anos paralisada. Ao final, cada país apresentou os resultados de suas feiras e a Assembleia foi encerrada.

Na sequência, Lucius também participou de uma rodada de perguntas com o representante da Argentina, Gabriel Sperandini, e do México, Mario Briceño, sobre o mercado de franquias no Brasil, pontos fortes, crescimento do setor, projeções para 2023 e trabalho da ABF em prol dos associados. No final do dia, os países participantes atenderam o público visitante da feira.

O Gerente Jurídico da ABF reitera, ainda, que “o maior aprendizado dessa edição foi ver a força que o franchising tem, sempre perseverando diante de qualquer cenário”.

Foto: ABF/Divulgação