Início Notícias ABF em Ação Executivos de 18 marcas brasileiras realizam visitas técnicas às redes portuguesas em Missão Comercial

Executivos de 18 marcas brasileiras realizam visitas técnicas às redes portuguesas em Missão Comercial

Executivos de 18 marcas brasileiras realizam visitas técnicas às redes portuguesas em Missão Comercial
Participantes da Missão Comercial para Portugal visitam a rede Onodera

Viagem atingiu recorde de participantes e foi organizada pelo programa de internacionalização da ABF, em conjunto com a Associação Portuguesa de Franchising (APF) e Empresarial de Portugal (AEP).

ABF e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) organizaram uma Missão Comercial para Portugal, em conjunto com a Associação Portuguesa de Franchising (APF) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP). A viagem aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro e reuniu representantes de 18 franquias brasileiras: Açaí Concept, Arranjos Express (Sapatop), Best Shape Spa (Emagrecentro), BF Brands Franchising (Bioflora), Braza Churrasqueira, Caricanecas, Emporium da Beleza, Eyebrow Design, Global Franchise, Goola Açaí, L’entrecôte de Paris, Maria Pitanga, NTW Contabilidade e Gestão Empresarial, Onodera Estética, School of Rock, The Coffee, Tropicool e Unhas Cariocas.

Representando a ABF, compuseram a missão Silvana Buzzi, Diretora Executiva, e Bruno Amado, Gerente de Projetos Internacionais e Gerente Executivo do Franchising Brasil, programa criado pela ABF em parceria com a Apex-Brasil para promover a internacionalização das franquias brasileiras.

A missão foi marcada pela CEO Franchising Conference, com palestras sobre o mercado português  de Cristina Matos, CEO da APF; Beatriz Goes, chefe do setor de promoção comercial da Embaixada Brasileira; Helena Teixeira, CEO da Agência ALLBY; Marta Gonçalves; sócia da SAYU Comunicação, e Ricardo Teixeira, CEO e Especialista em Marketing Digital.

Cristina reiterou a importância do evento após dois anos de pandemia do coronavírus, que paralisou as missões comerciais do setor. “Uma experiência fantástica de networking, conhecimento de operações de marcas que são referência no país. Parabenizo os organizadores e aos franqueadores pela resiliência e capacidade de adaptação às medidas de internacionalização e pandemia”, disse

“Sem dúvida nenhuma as redes voltam para a casa entendendo melhor sobre os benefícios de se estabelecer nesse país, como a facilidade com a língua e quanto a estratégia de se apostar em mercados diferentes. Mas,  mais consciente sobre os desafios que existem como a legislação trabalhista e tributária”, afirmou Silvana.

Na agenda, os integrantes da missão participaram de rodadas de negócios e mesas-redondas com convidados especialistas do setor e os seguintes temas: Empresários (brasileiros e portugueses) adquirem marcas de renome internacional para expandir em Portugal; Expansão territorial – Quais as opções do mercado?; Fiscalidade e legislação de franchising no mercado europeu; e O desafio dos empresários brasileiros e portugueses que criaram franquias em Portugal.

Amado também destacou a importância das visitas técnicas para a possível expansão das marcas brasileiras para Portugal. “Aproveitamos cada palestra, visitas e networking com o apoio da Associação Portuguesa de Franchising e mobilização de empresários portugueses. Agradeço a todos pela parceria e incentivo ao franchising brasileiro”, afirmou.

A delegação brasileira também realizou networking e visitas técnicas às franqueadoras portuguesas, entre elas: à rede de pizzarias Luzzo – pertencente ao Grupo Gourmet World Food –; operação e a fábrica da rede de esfihas Harabs; School of Rock; ao Centro Comercial UBBO; rede Braza; Onodera; Agriloja; Norte Shopping; NBrands; entre outras.

Segundo Paulo Mauro, cofundador da Global Franchise, “Portugal está se mostrando uma ótima porta de entrada para negócios com as franquias brasileiras, principalmente, para expansão em toda a Europa e outros continentes. Tem muita oportunidade de financiamento, o que ajuda a viabilizar novas transações”.

As empresas que participaram da missão para Portugal reportaram mais de US$ 1 milhão em previsão de negócios naquele país.

Internacionalizando o franchising brasileiro

Ao longo do biênio de 2021/22, o Programa Franchising Brasil realizou mais de 25 atividades, entre missões comerciais para países dos cinco continentes: América do Sul, América do Norte, Europa, África e Ásia, roadshows, além de premiações de Franquias Internacionais.

Em 2022, além dessa em Portugal, foram realizadas missões comerciais para Colômbia e Peru, Paraguai e Bolívia e Emirados Árabes. Por meio do Franchising Brasil, a ABF também participou das feiras Expo Franchise Paris e Multi-Unit Franchising Conference. Essas ações resultaram em US$ 7,2 milhões em previsão de negócios.

A área Internacional da ABF celebra a participação do número recorde de empresas participando do Programa, mais de 170 até o momento. Além disso, o aplicativo Franchising Brasil desenvolvido em 2020 facilitou e promoveu acesso à informação das viagens, fomentando networking entre todas as redes de franquias participantes.

 Foto: ABF/Divulgação