A ABF e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promoveram uma missão de empresários do franchising brasileiro à 40ª Feira Internacional de Franquias do México (FIF), realizada de 9 a 11 de março na capital mexicana.
A missão faz parte do Programa Franchising Brasil, uma parceria entre ambas as instituições. No estande do País, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as marcas Habib’s, LUG’s, Ortoplan, Patroni Pizza e Smart Fit / Bio Ritmo, além dos serviços da consultoria Global Franchise.
De acordo com Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade da ABF (2º à esq. na foto), “as redes de franquia brasileiras têm demonstrado maior interesse em se internacionalizar, participando de eventos como a FIF, para conhecer os diferentes mercados, buscando desenvolver planos estruturados de negócios customizados para cada país. As similaridades culturais como idiomas, hábitos de consumo e de negócios, entre outros aspectos, contribuem para acelerar o processo de expansão das marcas brasileiras”, observa.
A missão contou com uma agenda intensa no atendimento de interessados durante os três dias da feira. Houve um encontro de networking com delegações estrangeiras, potenciais franqueadores e reuniões com potenciais investidores, entre eles o Grupo Alsea, detentor de 3.100 lojas franqueadas de diversas marcas do segmento Alimentação na América Latina, e com o setor comercial da Embaixada Brasileira no México.
Considerada uma das principais feiras de franquias das Américas, a FIF 2017 reuniu 380 marcas expositoras e recebeu 35 mil visitantes. A expectativa de geração de negócios das marcas expositoras brasileiras é de US$10,500 milhões nos próximos 18 meses.
Segundo levantamento da ABF, atualmente 13 redes brasileiras já atuam no México nos segmentos de Casa e Construção (31% de participação), Moda (23%), Serviços Educacionais (15%); Alimentação, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Hotelaria e Turismo, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, todos com 8% de participação no mercado local. As marcas brasileiras, associadas à ABF, presentes no México são: Carmen Steffens, CCAA, Chilli Beans, Havaianas, iGUi, Information Planet, Louyt, Smart Fit e Spoleto.
O franchising no México
Mais de 1.000 marcas compõem o mercado de franquias mexicano, sendo 80% delas de conceitos nacionais. O principal segmento é o de Alimentos e Bebidas, que reúne mais de 350 redes e 9 mil unidades. Já o segmento de Educação, Capacitação e Coaching (Treinamento) é o que mais cresce no País atualmente. Além do pavilhão brasileiro a feira recebeu delegações da Espanha, Estados Unidos e Argentina.
O franchising no México é um setor em desenvolvimento. Apenas 8% das empresas franqueadoras que operam no País têm mais de 100 unidades e mais de dez anos de atuação, e 25% são franquias de baixo investimento.
Nação da América do Norte com cerca de 127 milhões de habitantes, o México registrou 2,4% de crescimento do PIB em 2016. A inflação mexicana ficou em 3,36% no ano passado e a taxa de desemprego, em 4,1%.
Fotos: ABF/Divulgação